Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Galera Boa tarde

    Estou planejando o meu pop,e gostaria de saber,por experiências de vocês,qual desses painéis oferecem melhor qualidade . Em questão de sinal?

    Outra dúvida tbm,é sobre um vídeo que postaram no youtube ,um rapaz mencionou que o painel da Ubiquiti durante uma forte chuva resetou . E o painel da computech parou,queimou e não funciona mais,por motivo de não ser aterrado...queimou o radio por causa da antena .

    Enfim,gostaria de saber, o que é melhor e como proteger meus pops. Postem ai suas experiências...


    Vou precisar de no max 2 painéis de 90º .

    1 é suficiente ,pensei em usar provisoriamente 2 nanoloco m5 como Ap. O que vcs acham sobre isso ?

    ATT

  2. #2

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Valeu amigo,vou enviar umas msg para ele...

  3. #3

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    @Guimagal basestation de 17 ou 20dbi 90° você esta bem servido, muito bem servido na verdade. Não tem nem o que comparar os painel da ubnt com computech.

    Tenho na torre instalados a quase 4 c/ rocket m5 e por ultimo com rb912.

  4. #4

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Guimagal basestation de 17 ou 20dbi 90° você esta bem servido, muito bem servido na verdade. Não tem nem o que comparar os painel da ubnt com computech.

    Tenho na torre instalados a quase 4 c/ rocket m5 e por ultimo com rb912.

    O legal amigo

    Sobre sinal

    Minha torre terá 16m,num morro de uns 100m aprox. Vc acha que terei que ajustar bem o TILT para distribuir para os mais próximos ?


    Elas consegue mandar bem né,nada de falha na cobertura de abertura dela...

  5. #5

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Tenho as minha desde torres de 30mts a 60mts. Atendo muito bem cliente a 60mts da torre como clientes a 6km

  6. #6

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    A sua já funciona a 4 anos ?

  7. #7

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Sim tenho as mais velhas a 4 anos instaladas, ja queimo trocentos radios com raio direto na torre e elas continua firme e forte

  8. #8

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Nossa sério,elas estão lá perfeitamente funcionando. Fico satisfeito com o resultado;

    Tenho muita preocupação com raio,se souber alguma coisa que devo estudar para instalar na minha torre poste ai... Penso em isolar as antenas com borracha,fazer aterramento separado da torre.

    Você consegue colocar quais planos e quantidade de clientes conectados e cadastrados nela?

  9. #9

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Ja cheguei a ter painel com 60 conectados passando media de 10mb. Depois de uma dor de cabeça com ccq ruim vendo de um lciente, achei melhor instalar um novo painel e dividir a carga.

    Atualmente a mais tem 49 conectados e trafego de 6 a 8mb

  10. #10

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Legal muito bom...

  11. #11

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Só cuida uma coisa: As Bastestation 5GHz 19dBi 120º e as 20dBi 90º tem angulo vertical de apenas 4°.
    As outras (16dBi 120º e 17dBi 90º) tem o dobro, ou seja, 8º.

    Com apenas 4º não tem angulo que atinja o chão a 500m e uma altura tipo 6m a 2Km de distancia, é um foco muito fechado, só serve pra torre baixa mesmo (E região plana).

    A 20-90º tem 2º de downtilt eletrico, ou seja, se colocar ela reto na vertical ela tem 4º pra baixo da linha do horizonte. E 4º em 500m são:
    500m é o raio de um circulo de 1000m, então multiplica esses 1000m pelo numero PI, dá 3141, aí divide esse resultado por 360º, 3141/360= 8,72m, ou seja, cada grau tem 8,7m, e 4 graus dá 34m, ou seja, se colocar ela a 44m de altura o sinal dela a 500m de distancia da torre estará a 10m de altura, e nem sempre as casas são altas o suficiente.
    Já se virar ela mais pro chão, digamos 1º? Bom, em 2Km você tem um circulo de 4000m, vezes 3,14 dá 12560, que dividido poir 360° dá 34m, ou seja, o 1º fez o sinal estar 34m abaixo da antena. Se a antena estiver a 34m de altura o sinal estárá na linha do chão a essa distancia, e... no chão nunca tem visada.

    Ou seja, é um angulo vertical chato pra caramba de trabalhar! Já com 8º você tem espaço de sobra pra dar um tilt adicional de 3º e atender cliente a 300m ou 6Km sem problemas. Se usar torre de 30 ou 40m fuja das 19-120 e 20-90 então.

  12. #12

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Pura terioria da sua parte meu amigo @rubem.

    Ja falei e volto a repetir tenho basestation 20dbi 90° a 60mts de altura e atendo cliente desde 60mts da torre como a 6km.

    Cliente mais distante -67 visada mais ou menos nanobridge m5 25dbi 6.7km

    Cliente mais proximo -58 airgrid m5 23 e tenho mais uns 5 todos a menos de 300mts da torre sem problema algum.

  13. #13

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pura terioria da sua parte meu amigo @rubem.

    Ja falei e volto a repetir tenho basestation 20dbi 90° a 60mts de altura e atendo cliente desde 60mts da torre como a 6km.

    Cliente mais distante -67 visada mais ou menos nanobridge m5 25dbi 6.7km

    Cliente mais proximo -58 airgrid m5 23 e tenho mais uns 5 todos a menos de 300mts da torre sem problema algum.

    Mas com airgrid grudada na torre você fura até o Rocket, nem precisaria de basestation, somente o rocket com dois clipes no lugar da antena.

  14. #14

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Mas com airgrid grudada na torre você fura até o Rocket, nem precisaria de basestation, somente o rocket com dois clipes no lugar da antena.
    Nao fale oque nao sabe! Voce tem painel a 60mts de altura e cliente no pé da torre? Bom creio que nao, pois se tivesse saberia o trabalho que da pra alinhar e que depois de alinhado nao preciso mais que 2dbi de ganho no radio.

    E pq airgrid no pe da torre? Pq se fosse nanostation ficaria tao reto que entraria agua com certeza pelo conector de rede.

  15. #15

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nao fale oque nao sabe! Voce tem painel a 60mts de altura e cliente no pé da torre? Bom creio que nao, pois se tivesse saberia o trabalho que da pra alinhar e que depois de alinhado nao preciso mais que 2dbi de ganho no radio.

    E pq airgrid no pe da torre? Pq se fosse nanostation ficaria tao reto que entraria agua com certeza pelo conector de rede.
    Calma rapaz. Foi só uma brincadeira e o que eu disse que não sei? Não disse oq ou não usar.
    E sim, tenho painel, aliás só uso basestation, e tenho cliente no pé da torre.
    Já experimentaram o Nanobeam 16 no pé da torre?

  16. #16

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pura terioria da sua parte meu amigo @rubem.

    Ja falei e volto a repetir tenho basestation 20dbi 90° a 60mts de altura e atendo cliente desde 60mts da torre como a 6km.

    Cliente mais distante -67 visada mais ou menos nanobridge m5 25dbi 6.7km

    Cliente mais proximo -58 airgrid m5 23 e tenho mais uns 5 todos a menos de 300mts da torre sem problema algum.

    Nossa amigo

    O Minha torre no morro,vai ter lugar que vai pegar 200m de altura . O que eu devo fazer?

    Esses clientes vão estar até a 1,5 km . Os demais clientes estão numa regiao mais alta ,porém com distância de até 2km.

    O certo é usar airgrid em todos clientes ou o que será melhor para mim ?

    Tudo M5 .

  17. #17

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Nossa amigo

    O Minha torre no morro,vai ter lugar que vai pegar 200m de altura . O que eu devo fazer?

    Esses clientes vão estar até a 1,5 km . Os demais clientes estão numa regiao mais alta ,porém com distância de até 2km.

    O certo é usar airgrid em todos clientes ou o que será melhor para mim ?

    Tudo M5 .
    Em uma torre de 33 metros do alto de uma serra, coloquei um jogo de basestation no topo da torre e outro jogo no meio da torre.

  18. #18

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pura terioria da sua parte meu amigo @rubem.

    Ja falei e volto a repetir tenho basestation 20dbi 90° a 60mts de altura e atendo cliente desde 60mts da torre como a 6km.

    Cliente mais distante -67 visada mais ou menos nanobridge m5 25dbi 6.7km

    Cliente mais proximo -58 airgrid m5 23 e tenho mais uns 5 todos a menos de 300mts da torre sem problema algum.
    7Km? Tá usando potencia alta então?

    Bom, se potencia alta faz lóbulo secundário atingir cliente proximo beleza.

    Eu tenho L-com de 17dBi, de 90° a antena tem vertical de 5º, com 18dBm de potencia não conecta a menos de uns 150m, está a uns 42m de altura, inicialmente deixei ela quase reta (Menos de 1º de inclinação provavelmente) e na minha loja a 250m não conectava, aí virei demais pra baixo e perdi conexão numa chácara a uns 3Km, tive que ajeitar a inclinação olhando o sinal dessas 2 conexões pra achar um meio-termo.

    Pra mim que basestation com 4º seria ainda pior. Mas viva o lóbulo secundário (Eu não uso 5,1 a 5,6GHz então preciso limitar muito a potencia, 24dBm por perto mata até meus PTP com SXT).

  19. #19

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Em uma torre de 33 metros do alto de uma serra, coloquei um jogo de basestation no topo da torre e outro jogo no meio da torre.

    Boa ideia ... Não tinha pensado nessa possibilidade . O lugar aqui vou ter até uns 200m no max de altura (altitude) / O que me recomenda usar no cliente? Airgrid pode sair melhor que as nanoloco ?






    Como configurar a potência das rocket para conseguir atender os clientes dessa localização? no raio max de 2km .

  20. #20

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Boa ideia ... Não tinha pensado nessa possibilidade . O lugar aqui vou ter até uns 200m no max de altura (altitude) / O que me recomenda usar no cliente? Airgrid pode sair melhor que as nanoloco ?






    Como configurar a potência das rocket para conseguir atender os clientes dessa localização? no raio max de 2km .
    Eu te falar oq vai funcionar é complicado, pra cada um funciona de uma maneira. Mas faz o teste mesmo. Nao sei como é sua disponibilidade de equipamento e quem monta para você. Eu terceirizo a instalação e faço o instalador testar, Nano Loco M5 ou Airgrid M5 11x14 23dbi. Outra coisa, qual basestation que vc usará, aquela grandona(sugiro) ou aquela pequena(barata)?
    A pequena, independente do grau de abertura, faz cliente conectar até nas costas dela, parena mais uma omni, já a grande é bem limitada mesmo, se é 90 graus, acaba sendo até menor. Usei a pequena uma vez, mas gerou poluição ae guardei ela. Entao como uso só a grande, tem q ser no teste mesmo. Outra coisa, não esqueça que a basestation é 2x2 e a airgrid 1x1, entao na casa do cliente, lembre que vc pode testar ela tanto na horizontal quanto na vertical.