+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dividindo a rede usando dois roteadores caseiros, qual a maneira certa?

    Tenho internet de 15M da Net em Belo Horizonte e pretendo dividir a minha rede usando dois roteadores caseiros. Um vai ficar somente para o CFTV com câmeras IPs e o outro vai ficar com o restante dos dispositivos da casa. Pesquisei sobre o assunto na internet e encontrei duas maneiras diferentes e fiquei na dúvida sobre qual vai me atender. O IP do meu roteador é 192.168.0.1 que pelos dois jeitos ficaria como Roteador Principal ligado direto na internet e não mudaria a configuração. Agora quanto ao Roteador Secundário, para o primeiro jeito eu teria que mudar o último número do IP dele como por exemplo: 192.168.0.2; depois ligaria uma das portas LAN a uma porta LAN do Roteador Principal e deixaria desabilitado o DHCP do Roteador Secundário utilizando o cabo de rede direto. Mas, outro tutorial explica que dando o comando de "ping" referente a um IP do Roteador Secundário, no Roteador Principal ele responderia, portanto estaria na mesma rede. Ai aparece a segunda forma que seria manter a ligação e configuração do Roteador Principal; mudar o penúltimo número do Roteador Secundário (192.168.2.1); a ligação seria na porta LAN do principal e no secundário seria na porta WAN; quando ao DHCP, não entrou em detalhe, acredito que deixaria ligado tbm no secundário.

    Primeiro jeito:

    http://www.gadoo.com.br/tecnologia/c...na-mesma-rede/

    Segundo jeito:

    http://kb.linksys.com/Linksys/GetArt...04&converted=0

    Qual a maneira certa? Desabilito ou não o DHCP se for do segundo jeito? Uso o cabo direto ou crossover?

    Espero que alguém consiga me ajudar, obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Dividindo a rede usando dois roteadores caseiros, qual a maneira certa?

    Ligue cabo na porta lan do principal e na porta wan do secundário. Altere o IP do segundo colocando em outra rede mas configure na lan apontando o DNS o IP do router primário. Desta forma eles não se pingam mas o secundário tem internet mesmo estando em redes distintas.

  3. #3

    Padrão Re: Dividindo a rede usando dois roteadores caseiros, qual a maneira certa?

    Ranieri,

    Obrigado pela resposta, mas ainda não entendi. Desabilito ou não o DHCP no segundo roteador? Uso o cabo direto ou crossover? Como eu faço a configuração na lan para apontar o DNS o IP do roteador primário? Vc conhece algum tutorial que ensina? O meu roteador é um intelbras WRN240.