+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Dúvida cruel!

    Pessoal vou tentar ser o mais breve possível...

    Estou no ramo de provedor faz aproximadamente 5 anos, dei suporte em alguns provedores depois larguei, á 1 ano e 3 meses montei meu provedor cabeado, e tem crescido de uma maneira muito satisfatória. Quando comecei era literalmente leigo em Mikrotik e Ubiquiti, más graças ao Under e muitas fuçadas no Google montei toda a topologia como queria, e tudo funciona muito bem.

    Hoje tenho um link GVT de 50 mega e uma RB 450G gerenciando via hotspot aproximadamente 100 clientes, porém alguns clientes me chamaram reclamando de lentidão, pedi outro link de 50 para fazer um balance nessa RB 450G e vou colocar uma 1100AHX2 para gerenciamento dos clientes, creio que consigo configurar o balance certinho com os modens em modo bridge.

    Agora vem a pergunta cruel...

    Já que as configs de Rotas, NAT, DNS ficam no balance (450g) qual configuração básica terei que fazer no concentrador (1100ahx2) para funcionar somente a internet? Sei que preciso configurar a autenticação dos clientes (hotspot, pppoe) preciso configurar novamente também meu VPN, DDNS, minhas regras de Firewall personalizadas...

    Terei que setar o ip vindo do balance e adicionar no concentrador como se fosse um MK em modo roteado? E no caso de um serviço DDNS, terei que setar a interface de entrada do meu concentrador?

    As perguntas são toscas, más são de extrema importância pra que eu já leve todo o material configurado para o POP, deixar esse pessoal fora 5 minutos é fogo.

    Agradeço aos amigos pela atenção!.

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Amigo um conselho, compre uma ccr1036 para resolver o problema e configure pppoe.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    CCR1036 é muita coisa pra quem tá começando, não?
    Então Arthur o que vc indicaria para o amigo que ta sofrendo um Cisco 7606?
    A difirença que ele vai pular de um equipamento que custa R$450,00 para um de R$4000,00 vc acha mesmo que é pra começar?
    Indico o que funciona já vi rodar mais de 4 mil assinantes num router desses, mas claro o negocio configurado certo né. Pois tem um montão que coloca bgp, hotspot, dhcp, pppoe, vlan e a torcida do flamengo e quer que funcione, o grande problema do Brasileiro que ele tem a péssima mania de não ler a bula/manual ai fica complicado dizer que é ruim.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Jogue o balance e a autenticaçao de clientes na 1100ahx2 e seja feliz

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    enxugue o maximo possivel, use uma 1100ahx, usamos ela até 900 usuarios simultaneos o @Arthur Bernardes viu ela em produção ainda com ospf, mpls/vpls, e ela estava com pouco mais de 70% isso com 900 users online e link de 180mb dedicado, com planos de 2 a 7mb

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         core way.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	344,9 KB
ID:      	57260

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Diversas respostas e ninguém entendeu o que eu perguntei....

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    entendeu sim, é que entrou outros assuntos no meio.
    faz assim pega o backup desta sua RB e joga na nova, e zera a sua RB velha, tenta configurar ela com apenas um LINK de primeiro mandando para a nova, depois vc coloca o segundo LINK e tenta fazer o LD, e seja feliz.

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6-gvt.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	295,7 KB
ID:      	57271

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    rsrrrr

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    entendeu sim, é que entrou outros assuntos no meio.
    faz assim pega o backup desta sua RB e joga na nova, e zera a sua RB velha, tenta configurar ela com apenas um LINK de primeiro mandando para a nova, depois vc coloca o segundo LINK e tenta fazer o LD, e seja feliz.
    Queria saber se preciso criar um dhcp server e setar na porta de saída (local) da 450G logo após criar um dhcp client na 1100ahx2 setando o link vindo da 450G?

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Dúvida cruel!

    depende, do que quer fazer, se for usar a 450 pra receber o link e passar para a sua 1100, não sera necessario, apenas deve colocar um IP /30 entre as duas.