+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Isolamento de portas em bridge - Mikrotik

    Olá pessoal, tenho uma rede composta com aproximadamente 200 enlaces, todos em bridge. De um tempo pra ca, tenho percebido intermitência na rede vindo de vários pontos, com por exemplo, se eu desativar uma interface perco pacote pingando para um Host localizado fora desse ''segmento''. Já tentei isolar quase toda a rede e nao consigo identificar a origem. Creio que isso deva estar relacionado a bridge pois todos os meus enlaces estão em perfeitas condições. Uso UBNT + MK.
    Poderiam me ajudar em com isolar as interfaces ? Ou alguma implementação que possa diminuir o broadcast?
    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Isolamento de portas em bridge - Mikrotik

    Tem algum mikrotik ou switch gerenciavel na rede..?
    Vá isolando a rede por VLAN ou VPLS..

    Segue material:
    http://mum.mikrotik.com/presentations/BR13/braum.pdf

  3. #3

    Padrão Re: Isolamento de portas em bridge - Mikrotik

    750. 1100 , 2011 modelos dos MK

  4. #4

    Padrão Re: Isolamento de portas em bridge - Mikrotik

    Então fica fácil..
    Só fazer hehe

  5. #5

    Padrão Re: Isolamento de portas em bridge - Mikrotik

    Aconselho VLAN, simples e muito eficiente. Cria uma VLAN, para cada AP, no roteador concentrador (Mikrotik), todas saindo pela mesma interface. Dai distribui para cada AP mediante um switch convencional que permita VLAN. Em cada AP configura a função VLAN para tirar o "Tag" (desencapsular) e assim os clientes se conectam normalmente e vao todos roteados ate o concentrador , por uma LAN (VLAN) exclusiva para esse AP. Nehum AP consegue "enxegar" o outro e isso disminui o broadcast sustancialmente.

    Para cada VLAN criada no concentrador, tem que criar os servidores de POOL, DHCP, HOTSPOT, etc pois cada VLAN e totalmente independente.

    Todo o exposto pode ser implementado aos poucos, com a rede em bridge en funcionamento!!!! Um AP apos outro!!!

    Temos 8 POPs com tres APs por cada, e todos funcionando desse jeito, 24 VLANS diferentes !!! Muito facil e tranquilo...