+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com internet via rádio

    Olá, sou novo por aqui, e como sempre ao buscar informações me deparo com este site e vejo muita gente capacitada ajudando os outros, venho pedir ajuda.

    Tenho uma conexão via rádio de 2 mega (para meu uso é o suficiente), mas de uns tempo pra cá não recebo os 2 megas, verifiquei com o provedor e ele diz estar tudo ok.
    Minha rede está assim, uma antena de grade 20dbi com 10 metros de cabo, ligada diretamente em um router tp-link 741nd com firmware dd-wrt, configurado como cliente, com potência de transmissão em 17dbm, ganho da antena em 0, ack desabilitado, dhcp ativado, este por sua vez, está ligado via cabo de rede em um router intelbrás 300N, na mesma faixa de ip, dhcp desativado, no mesmo canal do provedor. A potência do sinal está oscilando entre 35 e 38%, sem visada, sei que isso é problema, mas tempos atrás isso não impedia a conexão completa (2mb). Já fiz muita coisa, dentro do meu limitado conhecimento, verifico que nos teste de velocidade, o speedtest não passa de 1 mega, como se estivesse bloqueado (antes ia até 2 mb), e o simet mostra 2 megas mas oscila bastante, o upload está maluco. A latência está boa (entre 21 e 40), mas realmente parece que não alcança os 2 megas, as vezes a conexão parece que roda em falso, fica parada e derrepente vai, o sinal do provedor está no canal 3, está a aproximadamente 3 km de distância e existem apenas 2 antenas no mesmo canal, mas estas são de outro provedor.

    Então o que será que afeta minha rede?
    Será que é a interferência das antenas do outro provedor?
    Será que é a falta de visada ou a baixa potência do sinal? (antes funcionava!)
    Será alguma incompatibilidade entre meus routers?
    Ou será algo que eu não tenha percebido ou que não saiba configurar?

    Se alguém puder me dar dicas, ficarei muito agradecido.

    Valeu

  2. #2

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    Citação Postado originalmente por rocha33 Ver Post
    Olá, sou novo por aqui, e como sempre ao buscar informações me deparo com este site e vejo muita gente capacitada ajudando os outros, venho pedir ajuda.

    Tenho uma conexão via rádio de 2 mega (para meu uso é o suficiente), mas de uns tempo pra cá não recebo os 2 megas, verifiquei com o provedor e ele diz estar tudo ok.
    Minha rede está assim, uma antena de grade 20dbi com 10 metros de cabo, ligada diretamente em um router tp-link 741nd com firmware dd-wrt, configurado como cliente, com potência de transmissão em 17dbm, ganho da antena em 0, ack desabilitado, dhcp ativado, este por sua vez, está ligado via cabo de rede em um router intelbrás 300N, na mesma faixa de ip, dhcp desativado, no mesmo canal do provedor. A potência do sinal está oscilando entre 35 e 38%, sem visada, sei que isso é problema, mas tempos atrás isso não impedia a conexão completa (2mb). Já fiz muita coisa, dentro do meu limitado conhecimento, verifico que nos teste de velocidade, o speedtest não passa de 1 mega, como se estivesse bloqueado (antes ia até 2 mb), e o simet mostra 2 megas mas oscila bastante, o upload está maluco. A latência está boa (entre 21 e 40), mas realmente parece que não alcança os 2 megas, as vezes a conexão parece que roda em falso, fica parada e derrepente vai, o sinal do provedor está no canal 3, está a aproximadamente 3 km de distância e existem apenas 2 antenas no mesmo canal, mas estas são de outro provedor.

    Então o que será que afeta minha rede?
    Será que é a interferência das antenas do outro provedor?
    Será que é a falta de visada ou a baixa potência do sinal? (antes funcionava!)
    Será alguma incompatibilidade entre meus routers?
    Ou será algo que eu não tenha percebido ou que não saiba configurar?

    Se alguém puder me dar dicas, ficarei muito agradecido.

    Valeu
    Já testou com um computador conectado direto no TL-741ND por cabo?

    Se a conexão ficar satisfatória testando assim, o problema está na sua rede wireless interna, do Intelbras 300N (é o mais provável), o que pode ser por vários motivos:

    - interferência: como disse que o problema começou a pouco tempo, pode ser que algum vizinho tenha instalado um roteador funcionando na mesma frequência que o seu, o que atrapalha. Tente mudar a frequência/canal no 300N.
    - obstrução: rede wireless indoor é sempre problemática. Tem muito obstáculo e muita coisa que causa reflexão do sinal. A solução nesse caso é colocar o ponto de acesso em um local melhor ou colocar mais um equipamento em algum lugar estratégico do imóvel (conectado por cabo diretamente ao TP-Link).
    - defeito: é o menos provável, mas pode ocorrer do rádio do 300N estar defeituoso. Ponto de acesso doméstico não aguenta muita coisa, foi feito para dar problema e te fazer comprar outro. É mais fácil o problema ser outra coisa, mas se for isso só resolve trocando o 300N por outro (só troque equipamento após ter 100% de certeza que o problema não é causado por outra coisa).
    - cabo do 741ND para o 300N danificado: pode estar havendo perda de dados entre um roteador e o outro. É menos provável, mas se for isso, basta trocar.

    Agora, se testando no computador conectado no 741ND diretamente por cabo a conexão não ficar boa, o problema pode estar em muita coisa:

    - interferência externa: esse roteador trabalha na frequência 2.4GHz, que está bem poluída em praticamente todo lugar do mundo. Além disso, a parte interna (circuitos e componentes) desses roteadores domésticos não são uma obra prima da engenharia, e como nem se quer foram feitos para o uso que você está fazendo do 741ND, ele sofre para fazer algum milagre (o ideal seria um CPE outdoor). Os provedores estão migrando para 5GHz para resolver esse e outros problemas e, nesse caso, essa seria a solução aí.
    - antena desalinhada: pode ter ocorrido alguma coisa (vento forte, um boi passou voando e esbarrou na grade...) e a antena saiu do alinhamento adequado, causando perda de sinal.
    - 741ND defeituoso: o rádio desse seu roteador pode ter perdido potência de transmissão por milhares de motivos prováveis (acontece até em produtos mais profissionais, quanto mais nesse), ou alguma outra coisa pode não estar bem nele.
    - cabo da antena estragado: alguém pode ter dobrado de mais o cabo, colocado algo muito pesado sobre ele, cortado-o ou usado-o para brincar pular corda e acabou causando danos. A solução é troca da antena com cabo e tudo mais ou o corte do cabo próximo à antena, onde é colocado um conector que liga a um cabo novo que vai até o rádio (no caso, o 741ND).

    Como você disse que o provedor afirmou estar tudo normal, (confiando que realmente testaram tudo, e não só deram uma resposta genérica de preguiçoso) é mais provável que o problema seja com a rede interna, então confira a primeira lista de problemas.

    Além disso, você disse que a rede wireless do 300N está no mesmo canal que a rede do provedor. Se um roteador estiver bem próximo ao outro (um encima do outro, por exemplo), eles podem interferir um no outro. Pode não ser essa a causa do seu problema recente (ou pode, se tiver colocado eles próximos recentemente), mas deixá-los um pouco afastados ou mudar o canal do 300N deve melhorar um pouco.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    bom, em 2.4 complicado mesmo planos de 2 mb, teoricamente o provedor usa modo N, pode ser a base deles saturada, pois planos de 2 mb se colocar muito cliente complica, mesmo sendo n E COMPLICADO. tem mais uma coisa, pode ser mesmo interferência, é, se você não contratou LINK FULL quem disse que tem que bater os 2 mb sempre??. depende do contrato, a garantia ta ali, e posso te garantir, não e de 100% .

  4. #4

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    Já testei a rede conectada diretamente ao 741nd, e fica a mesma coisa, tenho outro router, um oiwtech, mas é bem ruim, muito ruim na verdade, e sim, deu uma tempestade aqui, a antena ficou cansada com o vento e deitou, ou foi um boi voando mesmo, mas não chegou a se soltar e danificar o cabo, visualmente falando, já tentei alinhar ela mas não consegui aumentar a recepção, como vc disse, um cpe seria uma excelente opção, mas pela distância da antena do provedor, não sei se pegaria o sinal, pensei em colocar uma ubiquiti bullet 2 entre a antena e o router, será que serviria para esse fim?, creio que seja um conjunto de problemas, meu provedor é meio safado, homologado pela anatel e tudo mais, mas eu não comprei o kit deles, daí ele ficou meio chateadinho, sei não se ele verificou a minha conexão. vou procurar aparelhos de maior desempenho e tentar melhorar isso, moro no limite entre cidade e campo e as antenas são demasiadamente afastadas e existem muitas árvores e todo tipo de interferência. Obrigado pela atenção.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    Meu provedor usa padrão b g (para transmissão creio eu), e realmente a interferência e a falta de visada devem ser meus maiores problemas, e sim vc tem razão, o link não é full, mas toda vez que eu falo com o provedor , ele garante que entrega os 2 megas a todos, mas cara o incrível é que a uns 2 meses atrás funcionava que era uma maravilha, batendo quase 3 megas em todas as verificações, em diversos teste de velocidade, acho que vou ter que mudar de provedor, mas tá ficando meio caro por aqui, bom obrigado pela atenção.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    Citação Postado originalmente por rocha33 Ver Post
    e sim, deu uma tempestade aqui, a antena ficou cansada com o vento e deitou, ou foi um boi voando mesmo, mas não chegou a se soltar e danificar o cabo, visualmente falando, já tentei alinhar ela mas não consegui aumentar a recepção
    Então é esse o problema.
    Nesse caso, tem que chamar um técnico do seu provedor para alinhar novamente a antena.

    Citação Postado originalmente por rocha33 Ver Post
    pensei em colocar uma ubiquiti bullet 2 entre a antena e o router, será que serviria para esse fim?
    Funciona, e deve melhorar um pouco o sinal, já que vai tirar 10 metros de cabo RGC58, mas de qualquer forma tem que fazer o alinhamento da antena porque um Bullet não vai fazer milagres.
    Mas nem precisa gastar com isso, é só alinhar a antena que fica tudo normal novamente, com os equipamentos que já estavam.

  7. #7

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    OK, vou pedir para ele vir fazer o alinhamento, muito obrigado pela rápida resposta, ótimo saber que podemos contar com ajuda de pessoas bem intencionadas e com grande conhecimento sobre o assunto, valeu!!!

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    Antena deve ter desalinhado, e tendo paciência vc msm pode alinhar, mas precisa de duas pessoas para isso e use testando pelo proprio software do roteador ou canal de video(acho mais adequado). Nem sempre o melhor sinal, tem a melhor velocidade. Alguns roteadores precisam resetar e reprogramar de novo de vez em quando.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com internet via rádio

    bom dia, só pra começar, tplink 741nd é o pior roteador wireless que já vi, te falo pq tenho um, sempre tenho que resetar ele, e resetando ele volta ao normal, e alinha essa antena, abraço