+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [duvida] Montando Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    Bom dia amigos, sou novo de registro no forum, porem ja o acompanho algum tempo.

    To com algumas duvidas, e gostaria de alguma sugestão dos amigos que são mais entendidos.


    Tive na fazenda do meu cliente, e ele tem sinal 3G vivo MG(850mhz). e to pensando em montar os equipamentos para jogar do alto desse morro até a casa dele.

    Para alimentação existem duas possibilidades.

    1ºLevar 220V até esse poste que fica a uns 500 metros da casa do cliente usando fios FE.

    2º( Acredito ser a mais segura) Instalar uma placa solar + baterias com autonomia de uns 5 dias sem ensolação.( no caso precisaria de uma ajuda nesse calculo.


    para recepção de sinal, eu irei utilizar
    1 Antena de 20dbi Aquario na frequencia de 850 MHZ Yagi
    3 metros Cabo Rg56
    1 Roteador 3G ZTE http://produto.mercadolivre.com.br/M...na-externa-_JM

    e para envio pra residencia do cliente:

    1 CPE Intelbras WOM 5000( tem visada direta nos 500 metros)

    e recepção na casa

    1 CPE Intelbras WOM 5000

    OBS: O roteador 3g funciona com Wireless 2.4ghz, porem não tenho ideia da potencia dele, pois se tivesse boa capacidade ele poderia enviar usando uma grade 2.4 e na casa do cliente poderia receber com uma CPE 2.4 intelbras ou Proeletronic.


    No caso, se eu optar pela energia solar, qual tamanho da bateria seria necessaria e qual potencia de placa solar?

    O roteador vi em algum lugar que usa no maximo 12 V e 2A.

    O CPE intelbras é 12V e 1A.


    caso tenha alguma dica melhor fiquem a vontade para comentar.

    grande abraços, e desde ja agradecido pela atenção de todos.

  2. #2

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    Deixa eu ver se entendi.Você quer receber um sinal 3g em um morro e repetir para casa do cliente,é isso?
    Ser for é possível sim,mas já que você pretende criar uma estrutura em um morro não seria mais viável encontrar algum provedor na região.
    Vamos ao que vc quer fazer;
    *alimentação,se é possível levar cabo esqueça painel solar.É ótimo e recomendo mas a energia convencional lhe dará mais segurança com relação a aspectos técnicos.Compra cabo pq anti-chama e se possível enterre o cabo.
    *recepção 3g,não gosto de nenhum serviço 3g.Nunca usei antenas externas de celulares,mas tem vários relatos de bons resultados.
    *repetir para cliente,se vc pretende usar um roteador este tiver uma antena externa poderá tentar receber este sinal na residencia do cliente.Caso não tenha vc terá q jogar este sinal em algum ap mesmo.Mas para diminuir os aps coloque um ap 2.4ghz como AP na casa do cliente e um ap como estação no morro.

  3. #3

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    Amigo o mais confiavel é montar um REPETIDOR para sinal da VIVO. Se for so telefone (GSM) é 850MHz porem de quiser levar internet 3G tem que verificar porque a frequencia NAO É 850MHz, ela deve ser 1800MHz ou similar. O Repetidor tem que comprtar GSM e 3G

    Para levar energia compensa muito mais uma linha e por um nobreak no final para proteger o repetidor. Utiliza poste de eucalipto e a linha pode ser feita a te com fio telefonico de drop (aquele par preto) pois o consumo e muito baixo e como tem o nobreak no final , ele vai compensar a caida de tensão. Barato e resistente,

  4. #4

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Deixa eu ver se entendi.Você quer receber um sinal 3g em um morro e repetir para casa do cliente,é isso?
    Ser for é possível sim,mas já que você pretende criar uma estrutura em um morro não seria mais viável encontrar algum provedor na região.
    Vamos ao que vc quer fazer;
    *alimentação,se é possível levar cabo esqueça painel solar.É ótimo e recomendo mas a energia convencional lhe dará mais segurança com relação a aspectos técnicos.Compra cabo pq anti-chama e se possível enterre o cabo.
    *recepção 3g,não gosto de nenhum serviço 3g.Nunca usei antenas externas de celulares,mas tem vários relatos de bons resultados.
    *repetir para cliente,se vc pretende usar um roteador este tiver uma antena externa poderá tentar receber este sinal na residencia do cliente.Caso não tenha vc terá q jogar este sinal em algum ap mesmo.Mas para diminuir os aps coloque um ap 2.4ghz como AP na casa do cliente e um ap como estação no morro.
    o 3g vai ficar so la no morro, embaixo vou mandar wifi 5.8ghz.
    No caso o roteador que vou usar no alto e um roteador com placa 3g, ela recebe sinal 3G e envia wifi. Inviavel enterrar o cabo toda essa distancia, lá teria de ser via aereo, temos varios casos de sucesso na região usando cabo padrão usado nas operadoras de telefonia fixa, cabo FE80 ou FE100( mais recomendado)

    Tambem não gosto de 3G. Na minha casa que fica a uns 5 km tenho internet via radio, tentei conversar com o provedor para oferecer o link pra esse pessoal, mas ele não demosntrou nenhum interesse. Link confiavel alem desse, só a uns 40km, coisa que ficaria bem mais custoso. Iria usar o WOM5000 no alto como AP.

  5. #5

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    @emilidani Repetidor que atenda aqui vai ficar por um valor digamos 3 a 4 vezes maior que montar esse esquema. Em MG a vivo opera nas seguintes frequências:
    GSM EDGE:900 MHZ
    3G:2100MHZ nos grandes centros( ex BH e algumas outras poucas cidades) e nas demais 850mhz(usam o antigo espectro do TDMA, aproveitaram a frequência. No caso eu iria usar a torre de Frei Inocêncio-MG já verifiquei na vivo e la é GSM 900mhz e 3G:850MHZ

    ja a parte da energia ja tinha pensado em algo como informado, pore vc agregou o Nobreak, vou incluir no projeto.

  6. #6

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    olha se fosse eu eu faria o seguinte.
    usaria apenas o moldem roteador o zte, colocava a antena certa para o 3g(ver se e 800 ou 1800mhz), e colocava uma antena de grade apontada para a casa do cliente. no cliente colocaria tb outro roteador para receber o sinal, duas antenas de grade o sinal ficaria + que bom.
    por que isso? simples voce tera so um equipamento para dar problema, menor consumo de energia.

    quanto a alimentaçao dava uma olhada qual e a voltagem da fonte do roteador. se for 5 volts da pra usar paines solares daqueles q carrega celular, colocando ums 4 paineis da quele ja resolveria, acho q o consumo desse roteador nao deve ser maior que uns 12 w.
    pode usar tb bateria de luminaria de emergencia se nao me engano e 6v coloca umas 2 ou 4 que da pra ums 5 dias ligado direto, liga isso num painel solar com regulador de tensao.

    ser for 12v a tensao de alimentaçao do reteador ai bota painel de 12 v e baterias estacionarias, aquelas de nobreak quanto maior a bateria
    maior o tempo de duraçao sem sol.


    e recomendo levar a energia da casa do cliente, se caso o aparelho trave ele tira da tomada e coloca denovo resolve o problema, pq senao toda vez q o ap travar vai ter q subir o morro.

    qualquer duvida a disposição.

  7. #7

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    A tensão é 12V mesmo. Roteador se não estou enganado é 1A a 12V.

  8. #8

    Padrão Re: [duvida] Montanto Link de internet para cliente com Uso de 3G Vivo +Wireless + Energia solar.

    Galera estive no local e vi que tem algum sinal 2.4ghz presente la. To com medo de alguma forma esse sinal interferir, por isso estou decidido a usar 5.8ghz. do alto do morro até a casa dá 500m, area 100% livre de morros ou arvores. Por uma pequena diferença de preço estou entre comprar WOM5000 da Intelbras ou Ubiquiti Nano Loco M5. Qual seria mais interessante? lembrando que eu prentendo usar uma como AP e outra como cliente.