+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Duvida poe urgente !!!!!

    ola pessoal gostaria de saber qual fonte eu uso para ligar um Switch(8portas) poe da intelbras com cabo de rede de 70m!

  2. #2

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    Tá falando do switch SF802AF?
    Ele não usa fonte externa, ele é que vai na tomada e alimenta via POE equiptos ligados neles, ou seja, ele é switch e fonte POE ao mesmo tempo.
    Só que ele tem saída 48V, ou seja, não serve pra alimentar diretamente equipto Ubiquiti comum, ou RB tipo 433, 435, 493, 912, 911, 922, afinal UBNT geralmente aceita 10 a 27V, e MK geralmente aceita 9 a 28V.

    Ou quer adaptar? Usar um switch comum e alimentar ele via POE? Se for isso, se ele usa originalmente fonte 12V, em 70m de cabo não teria tanta queda de tensão, depende do estado do VRM do switch e do ruído (EMI) no cabo (E isso depende da qualidade do cabo), de modo que acho mais seguro usar fonte 12,75V ou de 13,5V pra alimentar via POE em 70m um switch 12V.

    Agora no ML não achei, mas já comprei no brasil fonte 13,5V 1A por uns R$ 25, dessa:
    http://www.ebay.com/itm/Global-Mains...-/400817087395
    A FAG em Sta Rita do Sapucai vendia umas fonte de 12,75V, POE mesmo:
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar...12a-TUIML01C8I
    Não sei se vai encontrar isso em qualquer lugar, mas ter no mercado opções tem, resta achar vendedor com isso.

    Porque fonte 12,7 ou 13,5V? Porque a queda de tensão em 70m de cabo, com consumo de uns 300mA em 12V, seria de quase 1V. 300mA é exagero? Mais ou menos, se tiver trafego em 3 ou 4 portas vai ter até mais de 300mA de consumo em 12V, esses switches consomem mais de 4W com tráfego.

    Usando fonte 12V se o switch vai ter problema devido a entrada com 11V (12V na fonte, perde 1V em 70m, e chegam 11V no switch) depende do VRM da unidade. Se essa tensão DC no cabo vai atrapalhar as vias de dados depende da qualidade do cabo que usar, cabo barato de trançagem ruim permite mais EMI da DC indo pro pares de dados, "só testando pra ter certeza", só existe certeza se limitar o cabo a 30m, já com 70m acho que tem só uns 25% de chance de sucesso, com fonte 13,5V 1A diria que 75% de chance de sucesso, com fonte 13,5V 1A e cabo bom (E caro) diria que tem 99% de chance de sucesso.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    qual cabo recomendado ?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    Ih, você vai achar no forum gente que teve problema com cabo caro tipo Though da Ubiquiti ou Furukawa, e gente que foi feliz com cabo barato tipo MPT ou Multilaser. Eu particularmente sempre comprei cabo barato e tive poucos problemas. Em casa tenho uns 60m de MPT com POE de 15V, mas MPT tem preço bem menor que LanExpert ou Furukawa então não posso garantir funcionamento.

    Mas lembre que o problema não é o tipo de cabo, mas sim a possibilidade da fonte jogar ruído nos pares de dados (E isso depende da fonte do switchm cada UNIDADE (Não cada modelo) tem pequenas variações), e da queda de tensão. Em cabo caro ou barato a tensão vai cair 1 a 1,5V (Com fonte 9V), então se oswitch vai funcionar com 8 ou mesmo 7,5V (Tensão depois de 70m de cabo) depende da unidade (Não do modelo).

    Se não quer arriscar seria bom pegar cabo melhor (Não o mais barato, nada de Multilaser), e uma fonte com 1V a mais de tensão que o necessario. Se for o switch Intelbras SF800Q ele opera com 9 a 12V sem problemas, então mesmo que a fonte original seja de 9V pode colocar uma de 12V, que depois de 70m POE te dará apenas uns 11V. Melhor ter 11V do que ter 7,5V pra esses switches.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    Me tirou uma grande dúvida tbm. rsrs
    Posso aproveitar e pegar embalo? Daria para ligar quantos desse switch SF802AF em série ?

  6. #6

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    Teria que testar que range de tensões esse switch aguente, se ele aguenta de 44 a 56V, ou de 40 a 56V.
    Pra isso é só usar um conversor dc-dc ajustavel e ir reduzindo a tensão com o switch ligado e trafegando dados.
    E também não sei se ele aguenta ser alimentado via porta POE. Ele é pra alimentar OUTROS equiptos via POE, se ele tiver um mísero diodo em cada porta ele não pode ser alimentado via POE, teria que verificar isso.

    Se ele suportar trabalhar alimentado via POE com 44V, e usar fonte de 48V (Nobreak 48V vai até 56V, nesse caso cada volt conta), a conta é: 3,5W do consumo dele divido por 48V, dá 72mA de consumo. Vamos arredondar pra 100mA mesmo, vamos exagerar. É só calcular:
    http://novo.aprimorar.net.br/tools_poelosscalc.html
    Com tensão de 44V, corrente de 0.1A (A menor que a calculadora permite), em 100m de cabo ethernet comum a tensão cai só 0,4V. No 2º siwtch (De tras pra frente) você terá então 44,4V mas com corrente de 0,2A, que dá queda de 0,9V, e por aí vai:
    1 - 44V - 0,1A (0,4V de queda)
    2 - 44,4V - 0,2A (0,9V de queda)
    3 - 45,3V - 0,3A (1,4V de queda)
    4 - 46,7V - 0,4A (1,9V de queda)
    5 - 48,6V.
    Ou seja, se ele for bem restritivo dá pra colocar só 4 em serie com 100m de cabo entre eles.

    Se o switch for mais elastico e operar com 40V, começamos:
    1- 40V 0,1A
    2- 40,4V 0,2A
    3- 41,3V 0,3A
    4- 42,7V 0,4A
    5- 44,6V 0,5A
    6- 47V - 0,6A
    7- 49,9V
    Ou seja, se ele operar a partir dos 40V ele suporta 6 em serie, com 100m de cabo entre cada um.
    Na prática ele vai consumir menos de 100mA, provavelmente uns 70-75mA mesmo (Em 48V, claro), dá trabalho ficar ajustando o consumo (3,5W em 48V são 72mA, mas em 44V são 79mA) então o numero exato varia, mas o mínimo imagino que seriam 5 com 100m de cabo entre cada (6 com 70m de cabo entre cada), imagino que eles operem bem com 43V (Tensão de nobreak DC 48V com as baterias quase acabando).

    Se tiver 50m de cabos entre cada a conta muda, é só refazer.

    (Na prática nem sempre funciona com 100m, eu colocaria no maximo 85m de cabo entre cada switch. Se o cabo terá ruído de DC atrapalhando tráfego de dados depende do cabo, se o switch opera com 40V depende do switch, mas ta aí o jeito simples de calcular)


    Se eu fosse a Intelbras eu colocaria diodo em cada porta POE, pra não ter entrada de tensão na porta, só saída, pra evitar usos incorretos, seria bom verificar isso antes de comprar meia-duzia.
    (Na pior das hipóteses usa switch comum e conversor DC-DC pra passar de 48 pra 12V, com isso dá pra usar usar uma duzia em série, e tem custo extremamente baixo (R$ 15-25 por conversor, R$ 30 o switch, R$ 25 um soldador, R$ 10 um rolo de solda de estanho, R$ 2 um estilete pra abrir os cabos, R$ 1 por cada conector P4 pra soldar na saída do conversor DC-Dc step-down)

  7. #7

    Padrão Re: Duvida poe urgente !!!!!

    usei uma fonte 12v 1a funcionou perfeitamente chegando bem o sinal ! vlw a todos

  8. #8