+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Olá pessoal,

    estou em uma nova missão. E como sempre estou apanhando. Minha missão é fazer uma redundância de links. Tenho o LINK1 e LINK2 de internet. Elas vão ficar nas portas 1 e 2 respectivamente. Já pesquisei bastante mas nada deu certo. Alguém saberia como me ajudar?

    Nos últimos testes me baseei nesses dois tutoriais....mas não funcionou.

    http://www.vidalinux.com.br/archives/310

    http://chokmahtech.blogspot.com.br/2...-mikrotik.html

  2. #2

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Eu consigo navegar, porem...somente pelo meu link 2. O que deveria ser pelo link1. Meu notebook esta conectado na porta 3 do MK. O problema é que não consigo mudar o máster_port da porta 3.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	429
Tamanho: 	65,5 KB
ID:      	57427

    E também quando o link principal caia, não muda automaticamente a máster_port. Mesmo mudando na rota.

  3. #3

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    vamos em parte.
    o que voce quer vazer e so ter um segundo link de redundância? ter os links com as cargas balanceadas?
    Como voce recebe estes link? via BGP, via IP/30? via MPLS?

    estive em um cliente que voi criativo, ele pegou 2 RB450 e colocou em 1 um link e na outra outro link e fechou um bonding com a RB1100 dele e com isso ele teve nao so o fail-over como a divisão de carga dos link, seria uma opção mas tem como fazer tudo em uma unica RB so tem que definir certo o que quer fazer.

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Interessante, você pode explicar melhor as configurações desse tipo de rede valdineiq?

  5. #5

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Ficaria assim:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.png
Visualizações:	853
Tamanho: 	81,8 KB
ID:      	57477

    Nestea link mostra como configura o bonding, e bem simples, embora no exemplo seja dois link no mesmo mikrotik voce vai fechar um bonding com a RB A e a RB 1100 e outro bonding com RB B com a RB 1100

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Bonding_Examples

    Conhecendo um pouco sobre a tecnologia:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/Bonding

    Que ja viu o agregação de portas da cisco vai ver que é a mesma coisa. So atualiza as RBs para a versao 6.18 acima e todas com a mesma versao para evitar problemas.

  6. #6

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    OK, não sabia da possibilidade de fazer bonding dessa maneira. Obrigado.

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Ao amigo kilgara, se for apenas fazer redundância, faz duas rotas default, a rota que você quiser que fique como principal coloque distancia 1 e check gateway ping, e na outra coloca distancia 2. ( se fizer assim melhor que seja com modem bridge se for adsl).

  8. #8

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Ao amigo kilgara, se for apenas fazer redundância, faz duas rotas default, a rota que você quiser que fique como principal coloque distancia 1 e check gateway ping, e na outra coloca distancia 2. ( se fizer assim melhor que seja com modem bridge se for adsl).
    Já tentei fazer isso. Mas não deu certo. Realmente muitos fizeram isso e falaram que funcionou, mas aqui não funcionou.

  9. #9

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Contingência de links no Mikrotik Routerboard 750

    da pra fazer usando script tambem, use o netwatch. qualquer coisa me add no skype mayco.berghetti