+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 // PTMP // Ajuda

    Boa noite galera! Agraço a quem puder colaborar com algumas explicações.

    Bom, começando pelo meu cenário:

    Estou utilizando uma torre com altura média de 30 metros, no ponto mais elevado da cidade.

    1) Primeira dúvida: Com qual ângulo deixo o painel? Mais inclinado, mais reto... Ressaltando que os clientes irão variar entre 1 KM e 5 KM, e utilizarei no máximo 10 clientes.

    Estou tendo muita perda de sinal com o painel da torre e o unico cliente que estou ligando.

    2) Segunda dúvida: Quais as melhores configurações na Rocket M5 para utilizar o multiponto?

    Ativo o WDS? Ativo o DFS? Deixo a frequencia no automático? Regulo o ganho da antena? Perda de cabo? Potencia de saida?

    Estou usando a BaseStation da UBNT com a Rocket M5, 19 dbi com 120º, qual seria a melhor potencia de saida e aumento o ganho da antena ou deixo no zero mesmo?

    3) Terceira dúvida: Nos clientes irei usar NS5 ou Airgrid. Qual a melhor potencia de saida para fazer o enlace suponhamos no máximo 5 KM? Deixo 14 dbm padrão?

    Ressalto que os clientes tem perfeita visada do local, que é bem elevado na cidade, e um ponto eu até acho que a altura são parecidas.

    Desculpe chegar com um monte de perguntas ai de uma só vez, mas pesquisei bastante sobre isso e não consegui chegar numa conclusão lógica.

    Obrigado por enquanto.

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 // PTMP // Ajuda

    DFS é obrigatório no brasil abaixo de 5710MHz. TEM QUE usar ele ativo abaixo dessa frequencia.
    Acima de 5710MHz ele não ajuda em nada, não é obrigatório, melhor desativa.

    Sobre angulo de inclinação, a 19dBi 120º tem 4º de abertura vertical, é a setorial de MENOR angulo vertical do mercado (Eu tenho uma L-com com 5º e é chata de ajeitar isso!), deixando ela totalmente na vertical (Sem tilt nenhum) você terá 2º de tilt eletrico dela, o tilt eletrico é uma emissão "natural" da antema mais pra baixo da linha do horizonte, nesse caso 2º. Eu acho que você vai ter que TESTAR inclinar ela 2º, e se não tiver alcance de mais de uns 3Km, voltar ela pra 1º de inclinação, porque sem inclinação ela "toca o chão" muito longe da torre, 2º a 250m de distancia dá um foco de apenas 10m de altura, só funciona com alguns clientes porque toda antena tem lóbulo secundário, se usar antena de alto ganho tipo NanoBridge ou NS M5 16dBi a 250m (Nessa distancia SE estivesse no lobulo principal uma antena de 5dBi resolveria) a uns 6m de altura resolve.

    Sobre potencia de emissão, de 5,1 a 5,3GHz o limite LEGAL é de 20dB EIRP, ou seja, teria que colocar a potencia de emissão em 1dBm, já que a antena tem 19dBi. De 5,3 a 5,6GHz o limite é de 25dB EIRP, ou seja, radio em 6dBm já que antena tem 19dBi.
    Já acima de 5,7GHz você pode usar 40dB EIRP, ou seja, pode usar 21dBm de potencia, afinal com 19dBi de ganho chega em 40dB EIRP. Pra alcance de 3 ou 4Km vai precisar quase esses 21dBm de potencia mesmo.

    De 5725 a 5865MHz você não precisa DFS, e tem possibilidade LEGAL de usar potencia bem maior, use essa faixa então.


    Uma dica: Use datarate BAIXO e fixo nos clientes! O TX rate da torre está em Automatic? Provavelmente está em MCS15 (300M), mas não tem motivo pro cliente responder em 300M, ele provavelmente tem taxa de upload de 1Mbps quando muito, pode limitar o TX RATE dele em MCS9 sem absolutamente nenhuma perda de velocidade pro cliente, mas aumentando muito o CCQ do RX na torre (CCQ baixo significa pacote perdido, pacote que a torre teve que reenviar ou re-solicitar, significa trabalho dobrado na conexão. Se não tem upload alto tipo 50Mbps não vejo nenhum motivo pra usar datarate alto, mas vejo duzias pra usar datarate baixo nos clientes (Na verdade te recomendo que teste TX Rate em MCS12 na torre, e MCS9 nos clientes, com canal de 20MHz (Não desperdice espectro, 40MHz é só pra bandas grandes tipo 100Mbps), nos clientes TESTE ack-timeout (Aba advanced, opção distance) uns 20% maior que o real, se a distancia real é de 400m, coloque 500m, desmarque a caixa automatic no cliente (Não na torre, já que a torre terá clientes em diversas distancias)).

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 // PTMP // Ajuda

    Obrigado pela rápida resposta parceiro.

    Fiz o que o Sr. me instruiu. Coloquei a antena em média 2º de inclinação, fiz os ajustes dbi, dbm que me auxiliou. O sinal ficou muito bom, mas a navegação está péssima. Ficou em -72 de sinal, 70% de qualidade e 35% de capacidade, o ping baixo em média 2 ms, mas não vai, qualquer informação que tento trafegar demora absurdamente.

    Nessa torre que está ligado a Rocket, é uma torre de distribuição de TV. Praticamente todas as antenas estão ali. Pode ser que está ocasionando muita interferência?

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 // PTMP // Ajuda

    O ping foi digamos ping -t 192.168.1.1 , isso?
    Testa sempre 2 opções
    ping -t 192.168.1.1
    e
    ping -t 192.168.1.1 -l 1450
    O -l 1450 usa pacote de 1450 bytes, é o pacote que a navegação e downloads usam. O ping "normal" usa pacotes de 32 bytes, nem WhatsApp usa pacote tão pequeno. Onde a conexão wifi está ruim os pacotes pequenos tipo 32 ou 200 bytes passam bem, mas acima de uns 1200 bytes perde a maioria. Isso é puro sintoma de problema FÍSICO na conexão (Algo na zona de fresnel, uso de lóbulo secundário, ruído demais, essas coisas).

    Tenho setorial L-com de 5º e não achei receita mágica, com conexão a 200 e a 3Km conectados eu ajeitei um meio-termo com o netbook ligado em cima da torre exibindo sinal e um ping -l 1400 rumo às 2 conexões, foi o único jeito que consegui conexão decente nessas 2 distancias.

    Pra isolar problema na antena ou ruído vai mais longe da torre, digamos a 600m, com visada deve conectar e ter ping -l 1450 com sucesso, enquanto mais perto da torre precisa uma beeeeeela antena no cliente pra usar lóbulo secundário.

    Lóbulo secundário tem utilidade, ele só não é padronizado nem confiável, pode sumir quando chove ou quando esquenta, pode mudar quando troca de canal, pode ser reflexo em ferragem da torre, dependendo da unidade (Não do modelo) pode variar 1 ou 2dBi de ganho ou 1 ou 2º mais pro lado ou pra baixo, enfim, só testando pra ver se vai prestar, no seu caso não tá prestando.

    (E transmissor de TV acho que atrapalha mais a rede ethernet (Dá um ping no AP via wifi, e depois no servidor, pra ver se o cabo perde uns ping -l 1450), acho que só seria um problema se fossem transmissores tipo 50W meio perto do seu equipto, potencia alta significa harmonica com potencia meio alta, se tem harmonicas ou não deve depender dos transmissores, sei que tem gente dividindo torre com transm. FM e de TV sem problemas, outros tem problemas, tem muita variação nos transmissores a venda no mercado, acho que o incomodo depende deles e não do equipto wifi)