Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual a melhor frequência para celular rural

    na minha cidade esta disponível as frequências 850 vivo 900 tim e oi 1800 claro que e a mais usada, preciso colocar um celular rural a 30k da cidade sem visada, qual a melhor frequência para usar? tenho preferência pela claro 1800 pois e a mais usada na cidade, será se funciona msm sem visada??

  2. #2

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Depende do kit que vai usar. Ou vai usar antena direto no celularzinho?

  3. #3

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    vou usar antena e um celular de mesa

  4. #4

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Entao, mas quais? Qts dbi terá a antena? ou vc quer dica do que usar? Tem torre? vai ser em cima da casa? qual altura? tem serra?

  5. #5

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    na verdade ja uso uma antena de 20 dbi 900mhz cabo 15mts e um celular de mesa, eu queria saber se eu trocar a antena para frequência 1800mhz ficaria melhor

  6. #6

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    a frequência 1800 consegue passa por barreiras como mata e morros??

  7. #7

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Por exemplo, se vc usar uma antena de 1800 ela fica pior. Teoricamente quanto menor a frequencia, mais distancia ela "vai" e "penetra".
    Quando é assim, use um repetidor celular. Ele é mais potente. e pode usar o proprio celular depois sem fios.

  8. #8
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Amigo, depende da distancia, teoricamente quanto mais longe menor a frequência, mas tudo é relativo, visada, antena, cabo e conectores. Estou a 87Km da torre, utilizo antena de 20dbi, 850Mhz vivo.

  9. #9

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Uns detalhes que tenho visto ultimamente:
    Em 1800MHz as operadoras tem usado potencia mais baixa que 900MHz, que por sua vez tem potencias mais baixas que 850MHz.

    900MHz é dividido por 3 operadoras então tem limite meio rídigo de potencia. Mas em 850MHz só tem a Vivo então ela tem usado potencias bem altas, isso melhora muito o alcance.

    Quanto a celular de mesa, da Aquario, Proeletronic, Intelbras e Huawei são PÉSSIMOS em potencia e sensibilidade! Cansei de ver cliente querendo devolver essas porcarias porque eles não conectavam em fazenda (20-70Km) onde celulares comuns conectavam (Com antena externa, claro, todos plugados em antena externa). Eu mesmo fui varias vezes fora da cidade pra testar e pfff... celular de mesa é pobre demais, não adianta ter antena destacável se a sensibilidade é ruim, do lado de um Lg A275, um Nokia 100, ou mesmo de smartphones/dumbphones mais chiques, os celulares de mesa sempre deixaram de funcionar onde outros funcionam.

    Fica colocando adaptador em celular é chato (Difícil achar aparelho com jack pra antena externa, varios smartphones razoaveis tem vindo com isso), mas cansei de ver fazenda onde na mesma antena externa os celulares de mesa nem fazem ligação mas celular barato faz, nalguns casos dá pra ver que é falta de potencia, o sinal exibido é de 50% mas nenhuma ligação é completada, olhando na ficha técnica você vê que o celular de mesa tem 0,2 ou 0,3W a menos de potencia de transmissão, aí não serve, não adianta a operadora trabalhar com potencia alta se esses celulares de mesa não devolvem a conexão com potencia alta suficiente.
    (Ganho alto na antena pode enganar nessa hora, sinal pela metade mas não faz ligação, porque o sinal celular>torre chega baixo demais na torre)

    Alias, tô reparando um Galaxy S5360 que é usado em antena externa na area rural, onde ele funciona (Faz ligação e cia) os celulares de mesa Huawei e ProEletronic não fazem ligação, só um Aquario funcionou (45Km, antena 19dBi, com um morro na frente), acho bem decepcionante a potencia e sensibilidade dos celulares de mesa, quase sempre perdem feito pra algum celular basicão de R$ 99 ou pra algum smartphone barato.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Precisa saber qual tipo de obstáculo existe na região, Tive um caso aqui, que com a Claro e Tim com antena de 1800 ou 900 só funcionava quando queria e minha solução foi utilizar uma antena yagi de 15 dBi quadri band. Nesta propriedade usa a Vivo em 900 e Tim, ficando assim se uma delas ficar off, existe o suporte da outra operadora; e a Claro pega interferencia de outro estado.

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Rubem, poderia indicar telefones de mesa que sejam decentes no quesito sensibilidade e potência em 850Mhz?

  12. #12

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Rubem, poderia indicar telefones de mesa que sejam decentes no quesito sensibilidade e potência em 850Mhz?
    Então, pra mim são todos ruins nessa parte. Desde os antigos com pilhas nimh, até os mais novos com lithium, sempre me decepcionei, vendia pra fazendas mas sempre reclamavam que ficou PIOR que algum celular comum. Os piores acho que são os Huawei, os menos ruins os Aquario mais recentes. Mas todos perdem feio pra alguns celulares tipo LG A275 ou Nokia 100 em materia de alcance.

    Na macrovirtual.com.br tem uma duzias de cabo pra celular, na descrição nunca tem celulares modernos, mas com todos aqueles modelos a disposição sempre achamos um pra cada celular ou smartphone, o mais comum acho que é o 400 (CF-400 ou PQKC-400), depois talvez o 195 (PQKC-195 ou CF-195), sempre procurei ter todos na loja porque a maioria dos clientes sabia do alcance pequeno dos celulares de mesa e preferia celular comum ou smartphone com cabo adaptador (Pra TNC). No começo eu duvidava, precisei ir pra fora da cidade testar eu mesmo os aparelhos, enfileirar no capo do carro a 20Km da cidade meia duzia de celular comuns e de mesa, e ver os de mesa não conectados ou não conseguindo fazer ligação onde os comuns fazem.

  13. #13
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: qual a melhor frequência para celular rural

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Então, pra mim são todos ruins nessa parte. Desde os antigos com pilhas nimh, até os mais novos com lithium, sempre me decepcionei, vendia pra fazendas mas sempre reclamavam que ficou PIOR que algum celular comum. Os piores acho que são os Huawei, os menos ruins os Aquario mais recentes. Mas todos perdem feio pra alguns celulares tipo LG A275 ou Nokia 100 em materia de alcance.

    Na macrovirtual.com.br tem uma duzias de cabo pra celular, na descrição nunca tem celulares modernos, mas com todos aqueles modelos a disposição sempre achamos um pra cada celular ou smartphone, o mais comum acho que é o 400 (CF-400 ou PQKC-400), depois talvez o 195 (PQKC-195 ou CF-195), sempre procurei ter todos na loja porque a maioria dos clientes sabia do alcance pequeno dos celulares de mesa e preferia celular comum ou smartphone com cabo adaptador (Pra TNC). No começo eu duvidava, precisei ir pra fora da cidade testar eu mesmo os aparelhos, enfileirar no capo do carro a 20Km da cidade meia duzia de celular comuns e de mesa, e ver os de mesa não conectados ou não conseguindo fazer ligação onde os comuns fazem.
    Isso faz sentido sim, pois tinha um lg kp104, ou 105, não me recordo, mas acabei quebrando o conector interno, até tentei trocar, mas sem sucesso, pois arrancou a trilha. Numa viagem pra Jaciara encontrei um kp109, mas o mesmo ficou mudo, ai pela distância fiquei sem garantia. Agora tenho um Intelbras cf4000, mas o danado é bem ruim mesmo.
    Obrigado pelos esclarecimentos.

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Bom dia amigos aproveitando o tópico gostaria de saber qual frequência utilizar na minha cidade eu olhei no site da Anatel e a Tim trabalha com as seguintes frequências.
    "SubFaixa D Frequência 1805.000 MHz a 1820.000 MHz / 1710.000 MHz a 1725.000 MHz ""SubFaixa D Frequência 955.000 MHz a 957.500 MHz / 910.000 MHz a 912.500 MHz". Então se eu usar uma antena de 900 ou 950 MHz irá funcionar corretamente para voz ?
    E as frequências "1805.000 MHz a 1820.000 MHz / 1710.000 MHz a 1725.000" seriam para Dados Móveis ?

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Totalmente errado amigo. Dados e voz são sempre na mesma frequência. Que pode ser 2G (GSM) 3G (CDMA) ou 4G (LTE).

    2G (GSM) a Tim opera em 900mhz ou 1800mhz.
    3G (CDMA) em 850mhz ou 2100mhz (geralmente 850mhz é rural e 2100mhz é urbana)
    4G (LTE) em 2600mhz.

    Se por acaso na sua cidade tiver 3G operando, em um smartphone 3G Samsung (só esse tipo de telefone) com um chip Tim, digite *#0011# e verifique na tela preta que abrir o RX ch e o TX ch... com esses dois números consigo te dizer exatamente que antena comprar. Se não aparecer RX e TX a Tim está operando GSM...

    Digo isso porque a Tim não é confiável para registro de frequências na Anatel. Ela opera frequências feito salada. Isso significa que as vezes ela nem pode estar operando nessas frequências que você mencionou.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Ok amigo esclareceu minhas duvidas, vou olhar sim, eu tinha dito que voz e dados eram em frequências diferentes pois tinha lido em outro lugar que dependendo da quantidade de usuários a operadora utiliza frequências diferentes para evitar sobrecarga da rb. Mas ok entendi e obrigado.

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Aparentemente é 2G mesmo. Olha o print do Cell. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20170110-WA0028.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	65916

  18. #18

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Citação Postado originalmente por Jailson Ver Post
    Aparentemente é 2G mesmo. Olha o print do Cell. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20170110-WA0028.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	65916



    Olá amigo. Seu celular captou a torre da Tim com Uplink em 910Mhz e Downlink em 955Mhz.

    A banda então que a Tim utiliza aí é 2G (GSM) em 900mhz. Isso é bom, pois nessa frequência o sinal tem uma melhor penetrabilidade e portanto um melhor alcance. O ruim é que a conexão 2G dá mal e porcamente pra utilizar o Whatsapp.

    Não sei se está longe da torre e também não sei o que pretende (montar celular rural? Repetidor?)

    Conta aqui que eu te dou umas dicas de quais equipamentos usar.

  19. #19

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Olá então fica a 10 km da cidade e a uns 600 mt da casa o celular pega sinal bem fraco sem antena, aí estou pensando em colocar a antena onde pega o sinal e retransmitir através do repetidor. Pesquisando aqui encontrei essa antena http://produto.mercadolivre.com.br/M...20-aquario-_JM e estou pensando em usar esse repetidor http://www.dx.com/p/gsm990-cell-phon...7#.WHVx7tIrJdg

  20. #20

    Padrão Re: Qual a melhor frequência para celular rural

    Não espere tanto dos repetidores. Mesmo com antena de 20dBi na entrada, a saída com aquela porqueirinha de 5dBi vai mesmo alcançar 10m sem obstáculos (E quem tem uma sala com 10m de comprimento?) como fala no post. Se botar 1 parede no meio, dependendo do celular mal dá 3m de alcance. Alguns aparelhos (Digamos smartphone LG L3) são péssimos de sinal, com ou sem repetidores.

    Fui taxado nos 2 repetidores que pedi do Ebay, coisa tipo R$ 200 em taxas num, e no outro nem lembro, mas nos 2 passou do preço disso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-claro-oi-_JM


    Se já QUASE pega sinal no chão, então nem precisa colocar uma grande antena, uma de 14dBi num mastro uns 4m acima do telhado (De preferência sem árvores na frente) já deve resolver, é muito mais pela antena estar digamos a 8m de altura e sem paredes que pelo ganho em si. Se preocupe mais com a altura da antena externa, e em tirar os obstáculos da frente, que com o ganho. Uma antena de 20dBi dentro de casa é inútil, faz 10% do efeito que uma antena de 10dBi uns 10m acima do telhado. Invista em mastro, não em ganho de antena (Mas eu não usaria menos de 14dBi. Repetidor precisa muito mais sinal que antena plugada em celular)

    E tem que posicionar de modo que a antena externa fique de costas pro repetidor. Antena no alto, repetidor em baixo, mas não reto pra baixo porque antena tem emissão espúria pra todo lado, tem que colocar de modo que a antena interna fique "isolada" da externa com uns 20dBm de isolamento entre elas, pra evitar feedback (Realimentação). Seria digamos isso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repetidor.jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	27,5 KB
ID:      	65917

    Usar antena interna de alto ganho, tipo 10dBi setorial, nem sempre ajuda porque ela cria essa realimentação, aumentando o ganho da antena de baixo precisa aumentar o isolamento entre as 2 antenas então depende do tipo de construção (Laje, telha de barro, esses são os melhores isoladores), de modo geral a antena nativa de 5dBi passa pelo menos 1 parede, não pega na casa toda mas pelo menos te livra de ter que plugar celular em antena.

    (A maior parte de quem conheço usa assim, só no cômodo onde o repetidor fica, porque nos outros cômodos pega mal, depende do celular e da posição dele)

    Uma coisa que pra mim também ficou ok foi colocar o repetidor lá fora, no alto, com 2 antenas yagi de 14 e 17dBi, mais ou menos assim:
    http://www.teleco.com.br/imagens/fig...lrepetidor.gif

    Com uns 8m de diferença na altura, uma de costas pra outra, uma na vertical (A de cima) e outra na horizontal, assim pegou dentro da casa toda em frente a antena inferior, mas fica acho que uns 5m da casa e as paredes são comuns, com forro comuns de PVC e telha de amianto, materiais de baixa atenuação. Só que é mastro de 10m de altura, pra ter sinal efetivamente BOM na entrada do amplificador (Invista em 6m a mais de cano ao invés de 3dBi a mais de antena, geralmente faz mais efeito). E essa solução foi melhor porque tinha uma duzia de árvores ao redor de casa, colocar o repetidor depois das árvores funcionou 100x melhor que tentar passar pelo meio das folhas. Tem visada limpa ao menos nas primeiras centenas de metros é importante.