Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Olá pessoal,

    Por mais que tenha o R$ curto, minha vontade de começar é muito grande.
    No entanto quero criar uma boa rede.
    A ideia que eu tinha era de fazer uma primeira torre com 4 RBs 912 com paineis de 90º da ubiquiti. Mas isso com certeza não sairia tão barato, até então porque precisaria de RB 2001 UiaS IN para fazer balanceamento e interligá-los.
    Quero partir de uma Ominitik 5.8 e Sxt Lite 5 nos clientes, acredito que seja a melhor solução e mais barata.
    No entanto, não tenho a mínima experiência com Ominitik, e gostaria de saber, quantos usuários simultâneos ela suportaria?

    Abraços e obrigado.
    Danilo

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    é depende muito o tipo de clientes que vai colocar nela, tipo quanto de banda vai liberar por cliente isso conta muito.

  3. #3
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    comprei uma Omnitik, estou com a intensão de conectar cerca de 25~30 clientes com planos de 600k em um raio de ate 1 km

  4. #4

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    é depende muito o tipo de clientes que vai colocar nela, tipo quanto de banda vai liberar por cliente isso conta muito.
    Sanches.

    Tenho ideia em colocar no máx uns 40 clientes...mas isso será de acordo com o tempo.
    Conseguirei atendê-los com pelo menos 2MB?

    Abs,
    Danilo

  5. #5

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    comprei uma Omnitik, estou com a intensão de conectar cerca de 25~30 clientes com planos de 600k em um raio de ate 1 km
    Tem previsão para instalação?

    Gostaria muito de saber o que ela suporta.

    Abs,
    Danilo

  6. #6
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    caro amigo @danilosoares estou legalizando meu "gatonet" através de uma parceria, tenho cerca de uns 20 clientes em 2.4 numa omni da L-com.. levantamos a torre de 36mts e vou usar a omnitik em 22mts e 2 basestation 19-120° em 36mts p cobrir a partir de uns 800mts da torre. ou seja, a omnitik (vai demorar um tempinho ate ter bastantes clientes) vai cobrir a sombra da basestation. vou usar mikrotik com mikrotik e ubnt com ubnt.. o clientes ja estao aparecendo e conforme a localidade designo ql equipamento comprar.. o plano é chegar aos 100 clientes ate o fim do ano. e vc..quais sao suas metas e quais planos e valores dá p oferecer ao cliente ai na sua região??vlw

  7. #7
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    @danilosoares nao tinha visto a sua primeira pergunta, olha acredito q a omnitik nao seja tão eficiente p 40 clientes com planos de 2MG, pense em algo mais robusto.. vai de setoriais tipo BS17-90°+rockets m5, com 40 clientes vc ja tem uma rendinha boa p pagar as parcelas do investimento.. estude mais sobre a topologia e outros aparelhos tipo omni ubnt+rocket.

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosoares Ver Post
    Sanches.

    Tenho ideia em colocar no máx uns 40 clientes...mas isso será de acordo com o tempo.
    Conseguirei atendê-los com pelo menos 2MB?

    Abs,
    Danilo
    até 2 mega esta antena suportaria 27 em tempo real mais vc pode ter uns 100 clientes, porque eles nunca vai estar navegando ou baixando ao mesmo tempo.

  9. #9

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    até 2 mega esta antena suportaria 27 em tempo real mais vc pode ter uns 100 clientes, porque eles nunca vai estar navegando ou baixando ao mesmo tempo.
    Genis.

    Pelo visto ela aguenta muito mais do que eu esperava, rs.
    No entanto, não quero sobrecarregar os equipamentos, já fui usuário de internet via rádio e sofri muito com latência alta, perda de pacote da estação pra torre, lentidões por conta disso, etc. (Será que após uns 50 na mesma ominitik não acontecerá isso?).


    Obrigado pela ajuda.

    Abraços.
    Danilo

  10. #10

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    caro amigo @danilosoares estou legalizando meu "gatonet" através de uma parceria, tenho cerca de uns 20 clientes em 2.4 numa omni da L-com.. levantamos a torre de 36mts e vou usar a omnitik em 22mts e 2 basestation 19-120° em 36mts p cobrir a partir de uns 800mts da torre. ou seja, a omnitik (vai demorar um tempinho ate ter bastantes clientes) vai cobrir a sombra da basestation. vou usar mikrotik com mikrotik e ubnt com ubnt.. o clientes ja estao aparecendo e conforme a localidade designo ql equipamento comprar.. o plano é chegar aos 100 clientes ate o fim do ano. e vc..quais sao suas metas e quais planos e valores dá p oferecer ao cliente ai na sua região??vlw
    Bom dia @SanchesMT

    Ótima ideia em partir para a legalização, eu estou abrindo ainda, não tenho nenhum cliente, apenas o link (15 MB GVT) e o ptp fechado, a torre será entregue nesta semana, ela terá 12m e abrange toda região do meu bairro (onde quero iniciar) os clientes ficam em um raio de no máximo 1,7km (considerando a casa mais distante da região).
    Lá não tem internet cabeada ainda GVT, NET, OI, que são os maiores concorrentes, mas tem SKY (que está expandindo muito rápido com sua internet 4G ainda mais com isenção de taxa de instalação).
    Na região do meu bairro tem aproximadamente umas 1.200 casas + 280 em construção (bairro é novo), espero atingir uns 50 clientes até final do ano (chutando baixo), mas antes disso até lá quero estar com a SCM em mãos.

    A ideia que tenho de rede é fazer 100% Mikrotik (nada contra UBNT), mas RB 912 + painel setorial de 90º da UBNT e Sxt Lite 5 nos clientes, acredito que seja uma combinação perfeita.
    Mas, enquanto não dá, vamos de Ominitik 5.8 + Sxt nos clientes.

    Referente aos planos que irei oferecer, são eles:

    1 MB - 59,90
    2 MB - 75,90
    3 MB - 95,90
    4 MB - 105,90
    5 MB - 145,90

    Lembrando que em todos os planos o cliente terá wifigrátis (roteador) incluso.

    A taxa de instalação de clientes de 3 a 5 MB é de 150 reais, e de 1 a 2 MB é de 250 reais podendo ser parcelado em até 3x (estou estudando ainda a proposta de parcelar).

    Consegue dar uma demonstração do que você pratica hoje em SJQM?

    Atualmente estou em Cuiabá, concorrência aqui é feroz.

    Abs,
    Danilo

  11. #11
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    @danilosoares estamos perto entao! cuiabá é mto ampla e realmente as teles nao cobre tudo, mas o bom q vc pode fz um ponto a ponto da casa de alg e contratar gvt ou net que tem upload alto.. aqui somos refém da adsl da Oi(que nos ultimos dias esta bem instavel), link dedicado esta mto caro, cerca de 1000 dilmas o mega. vou oferecer planos de:
    600k 56.10
    800k 76.10
    1 MG 96.10

    se o cliente pagar direto cmg, ganha a taxa do boleto de 6,10...affff

    vc ta fazendo bacana em começar em 5.8 com mikrotik, tem config bem mais avançasdas.. vou trab com ubnt pq as cpe's cliente tem ganho maior, tipo: NB-22 e 25dbi.

    vamos nos comunicando, meu sogro mora em V. Grande, é dono de uma Subway.. sempre vou ai, posso te fz uma visita!!

  12. #12

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Para começar até ter uns clientes, omnitik cai bem, o negócio é nao forçar colocando muito cliente e esquecendo de trocar, ou apenas ir colocando paineis com rocket ou 912.

  13. #13

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    @danilosoares estamos perto entao! cuiabá é mto ampla e realmente as teles nao cobre tudo, mas o bom q vc pode fz um ponto a ponto da casa de alg e contratar gvt ou net que tem upload alto.. aqui somos refém da adsl da Oi(que nos ultimos dias esta bem instavel), link dedicado esta mto caro, cerca de 1000 dilmas o mega. vou oferecer planos de:
    600k 56.10
    800k 76.10
    1 MG 96.10

    se o cliente pagar direto cmg, ganha a taxa do boleto de 6,10...affff

    vc ta fazendo bacana em começar em 5.8 com mikrotik, tem config bem mais avançasdas.. vou trab com ubnt pq as cpe's cliente tem ganho maior, tipo: NB-22 e 25dbi.

    vamos nos comunicando, meu sogro mora em V. Grande, é dono de uma Subway.. sempre vou ai, posso te fz uma visita!!
    Opa, com certeza.
    Tenho alguns parentes aí em Mirassol do Oeste.
    Se caso possuir Skype, me adicione e a gente marca de nos encontrarmos quando estiver por aqui.

    Abs,
    Danilo

  14. #14

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    Para começar até ter uns clientes, omnitik cai bem, o negócio é nao forçar colocando muito cliente e esquecendo de trocar, ou apenas ir colocando paineis com rocket ou 912.
    Max,

    Já teve alguma experiência com Ominitik?
    Se sim, pode postar como foi?

    Abs,
    Danilo

  15. #15

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    @danilosoares - uso na rede aqui Omnitik a algum tempo, temos cerca de 25 - 35 clientes por AP, elas funcionam muito bem com o NV2 da mikrotik, que no seu caso seria uma ótima opção para dar o ponta pé inicial. Hoje em dia já mudamos um pouco a estrutura, utilizamos as omnitik em 10 mhz para planos de 1 Mb que é o nosso menor plano e utilizamos RB912+Paineis Ubiquiti de 16 dBi para atender clientes com planos maiores em 20 Mhz.Pode comprar sem medo, Omnitik tem um calculo muito bom entre RF+saída da antena, da um bom nível de sinal e se você conseguir ajustar bem o MCS você terá uma boa ferramenta para atender seus clientes.

  16. #16

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Citação Postado originalmente por JwOliveira Ver Post
    @danilosoares - uso na rede aqui Omnitik a algum tempo, temos cerca de 25 - 35 clientes por AP, elas funcionam muito bem com o NV2 da mikrotik, que no seu caso seria uma ótima opção para dar o ponta pé inicial. Hoje em dia já mudamos um pouco a estrutura, utilizamos as omnitik em 10 mhz para planos de 1 Mb que é o nosso menor plano e utilizamos RB912+Paineis Ubiquiti de 16 dBi para atender clientes com planos maiores em 20 Mhz.Pode comprar sem medo, Omnitik tem um calculo muito bom entre RF+saída da antena, da um bom nível de sinal e se você conseguir ajustar bem o MCS você terá uma boa ferramenta para atender seus clientes.
    Boa tarde JwOliveira.

    Dão algum tipo de problema? Ou é algo que você põe na rede e esquece de mexer?
    Sobre a forma de conexão, pretendo usar o nv2 da MK mesmo.

    Obrigado pelo retorno.

    Abs,
    Danilo

  17. #17

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Colocando ela com fonte nobreak boa com backup de baterias funciona muito bem, é o tipo de equipamentos que você vai esquecer que esta funcionando na rede, devido ao grande range de voltagem que a Mikrotik disponibiliza nos seus equipamentos conseguimos soluções variadas e de alta qualidade, temos cerca de 15 na rede e até hoje somente uma apresentou defeito mas funcionou mais de 2 anos na torre. Não tem defeitinhos como acontece em alguns UBNT que travam e precisam de reiniciar, perde potência e não aguenta tráfego. É uma solução muito boa e com preço acessível! Vale a pena o investimento

  18. #18

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Sobre o NV2 sempre atualize os equipamentos pra versão 6.21 pra cima pois elas tem algumas correções que melhoraram bastante o NV2.

  19. #19

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Opa, desculpa a demora, eu nao tenho mais tenho amigos que estao usando, e estao satisfeitos, estou montando uma essa semana que vem em uma lanhouse, será um omnitiki + rb 450g pra ele começar.

  20. #20

    Padrão Re: Quantos usuários consigo com Ominitik 5.8 AP?

    Entendi..
    Não lembro que versão está no meu, mas irei atualizar.

    Obrigado novamente.