Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Amigos estou querendo implantar um sistema solar com 2 carregadores de baterias, sendo 1 carregador o controlador do painel solar e o segundo um carregador de bateria inteligente e flutuante que para de carregar quando a bateria esta com carga total.


    minha duvida e como fazer isso, posso simplesmente ligar o segundo carregador nas baterias ou tem que colocar algum tipo de circuito ?

    Abaixo algumas ilustrações do que quero fazer.

    Sistema solar como esta hoje:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sistema Solar Simples.jpg
Visualizações:	1157
Tamanho: 	52,6 KB
ID:      	57588
    E agora como eu quero fazer

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sistema Solar Simples - Cópia.jpg
Visualizações:	2018
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	57589

    o segundo carregador quero colocar pra da mais segurança ao sistema e também para prolongar a vida útil das bateria , sendo que assim elas não vai ficar descarregando toda noite.

    Estou precisando muito dessas informa coes.

  2. #2

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Mestre Rubenss

  3. #3

    Padrão Sistema Solar com segundo carregador de Bateria


    Amigos estou querendo implantar um sistema solar com 2 carregadores de baterias, sendo 1 carregador o controlador do painel solar e o segundo um carregador de bateria inteligente e flutuante que para de carregar quando a bateria esta com carga total.



    minha duvida e como fazer isso, posso simplesmente ligar o segundo carregador nas baterias ou tem que colocar algum tipo de circuito ?

    Abaixo algumas ilustrações do que quero fazer.

    Sistema solar como esta hoje:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sistema Solar Simples.jpg
Visualizações:	496
Tamanho: 	52,6 KB
ID:      	57596

    E agora como eu quero fazer

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sistema Solar Simples - Cópia.jpg
Visualizações:	599
Tamanho: 	64,3 KB
ID:      	57597


    o segundo carregador quero colocar pra da mais segurança ao sistema e também para prolongar a vida útil das bateria , sendo que assim elas não vai ficar descarregando toda noite.

    Estou precisando muito dessas informacoes.

  4. #4

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    O painel solar só vai atuar quando faltar energia elétrica

  5. #5

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Creio que o painel tenha que ter o diodo para nao mandar para ele. Os mais novos costumam ter já.

  6. #6

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Já comprou o carregador "inteligente"?
    Se ainda não, veja a seguinte idéia:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         carregador.jpg
Visualizações:	6495
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	57599
    Você basicamente precisaria uma fonte de 15 a 18V, e um diodo. Se for uma fonte de 5A coloque um diodo de 10A. Se for uma fonte de 10A coloque um diodo de pelo menos 20A.

    Todos os paineis solares que ví até hoje tem diodo, então a energia da fonte não vai pros paineis. O diodo entre fonte e controlador evita que a energia do painel vá pra fonte.

    A fonte pode ser fonte industrial (Sugiro!), pode ser carregador de notebook (Genericos não duram), pode ser fonte com trafo (Desperdiçam um pouco de energia, mas trabalham melhor com alimentação ruim). O controlador de carga se for MPPT é com PWM, ele atua muito bem com 15 a 20V de tensão de entrada, quando a tensão é maior ele simplesmente manda um pulso PWM mais estreito, acho até que eles aceitam bem fonte de 24V (Aqueles baratos do ML, de R$ 60, aceitam).


    Se quer ligar a fonte apenas de dia, ou dar uma ligada de 20 minutos a cada 2 horas, tem timer mecanico que é perfeito pra isso:
    http://www.dutramaquinas.com.br/prod...ico-8769-08769
    Se não conhece esses timers, explico: O modelo de 20 horas tem 72 marcadores, cada um equivale a 20 minutos, se apertar 1 desses marcadores conforme o disco girar esse marcador aperta um contato lateral, pelos 20 minutos do marcador. Desse modo você seleciona qualquer configuração, tipo ligar direto das 18h até as 8h, e as 9h ligar por 20 minutos, as 10h ligar denovo por 20 minutos (Precaução, vai que tem pouco sol).

    Eu testei isso aqui, painel 65W em bateria 18Ah ia bem, mas a bateria envelheceu e perdeu capacidade, não aguentava a noite toda então coloquei pra ligar 20 minutos e desligar 20 minutos das 17h até as 9h, de dia o painel solar mantinha a tensão ok, e de noite era a fonte (Uso fonte industrial).


    Se já comprou o carregador inteligente... complicou. Se isolar ele com diodo ele deixará de ler a tensão da bateria, se isolar o controlador solar é o controlador solar que deixará de ler a tensão da bateria. E ambos precisam ler a tensão da bateria pra identificar que tem bateria plugada.

    (Mas se não for um carregador inteligente, mas sim uma nhaca da Vonder ou similar, aquilo é uma fonte com trafo, inteligencia quase nula, pode isolar eles via diodo que eles mandam uns 14,4V pra bateria, não é otimizado mas funciona, não permite que a bateria dure mas pelo menos funciona)

    Daria pra usar rele pra selecionar entre solar e controlador, 2 reles 12V (De um estabilizador pifado, de um nobreak pifado) alimentados pelo painel solar (Põe um resistor de 10 ohms, afinal os paineis chegam até a 20V sem carga), um seleciona entre solar e carregador (NF pro carregador, NA pro painel) e o outro liga ou desliga o carregador da tomada. O problema é que a corrente do painel talvez seja demais pra rele pequeno, eles aguentam na prática uns 5 ou 6A (Prometem 10A), acima disso começa a grudar contato, se for painei de mais de 60W seria bom comprar rele de 20A ou maior. Se interessar essa idéia (Não recomendo) posso esquematizar melhor outra hora.

  7. #7

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Primeiramente muito obrigado pela colaboração

    Mestre rubens, so tenho uma duvida, o controlador diz que somente suporta painel com 260w no máximo, o que esta ligado tem 250, se eu fazer a ligação como na sua ilustração será que não daria problemas ?

    outra coisa, mudei um pouco o foco, agora ao invés de usar um carregador de bateria ligado na energia quero usar um aerogerador de 500W em 24V

    esse Aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...erogerador-_JM


    ele já e 24v volts e já tem o controlador de carga embutido nele

    como seria o procedimento para colocar painel e esse aerogerador juntos.


    obs: meu sistema e todo em 24v uso 2 baterias estacionarias

    a ideia do aerogerador e so uma possibilidade ainda estou considerando as duas

  8. #8

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Já comprou o carregador "inteligente"?
    Se ainda não, veja a seguinte idéia:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         carregador.jpg
Visualizações:	6495
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	57599
    Você basicamente precisaria uma fonte de 15 a 18V, e um diodo. Se for uma fonte de 5A coloque um diodo de 10A. Se for uma fonte de 10A coloque um diodo de pelo menos 20A.

    Todos os paineis solares que ví até hoje tem diodo, então a energia da fonte não vai pros paineis. O diodo entre fonte e controlador evita que a energia do painel vá pra fonte.

    A fonte pode ser fonte industrial (Sugiro!), pode ser carregador de notebook (Genericos não duram), pode ser fonte com trafo (Desperdiçam um pouco de energia, mas trabalham melhor com alimentação ruim). O controlador de carga se for MPPT é com PWM, ele atua muito bem com 15 a 20V de tensão de entrada, quando a tensão é maior ele simplesmente manda um pulso PWM mais estreito, acho até que eles aceitam bem fonte de 24V (Aqueles baratos do ML, de R$ 60, aceitam).


    Se quer ligar a fonte apenas de dia, ou dar uma ligada de 20 minutos a cada 2 horas, tem timer mecanico que é perfeito pra isso:
    http://www.dutramaquinas.com.br/prod...ico-8769-08769
    Se não conhece esses timers, explico: O modelo de 20 horas tem 72 marcadores, cada um equivale a 20 minutos, se apertar 1 desses marcadores conforme o disco girar esse marcador aperta um contato lateral, pelos 20 minutos do marcador. Desse modo você seleciona qualquer configuração, tipo ligar direto das 18h até as 8h, e as 9h ligar por 20 minutos, as 10h ligar denovo por 20 minutos (Precaução, vai que tem pouco sol).

    Eu testei isso aqui, painel 65W em bateria 18Ah ia bem, mas a bateria envelheceu e perdeu capacidade, não aguentava a noite toda então coloquei pra ligar 20 minutos e desligar 20 minutos das 17h até as 9h, de dia o painel solar mantinha a tensão ok, e de noite era a fonte (Uso fonte industrial).


    Se já comprou o carregador inteligente... complicou. Se isolar ele com diodo ele deixará de ler a tensão da bateria, se isolar o controlador solar é o controlador solar que deixará de ler a tensão da bateria. E ambos precisam ler a tensão da bateria pra identificar que tem bateria plugada.

    (Mas se não for um carregador inteligente, mas sim uma nhaca da Vonder ou similar, aquilo é uma fonte com trafo, inteligencia quase nula, pode isolar eles via diodo que eles mandam uns 14,4V pra bateria, não é otimizado mas funciona, não permite que a bateria dure mas pelo menos funciona)

    Daria pra usar rele pra selecionar entre solar e controlador, 2 reles 12V (De um estabilizador pifado, de um nobreak pifado) alimentados pelo painel solar (Põe um resistor de 10 ohms, afinal os paineis chegam até a 20V sem carga), um seleciona entre solar e carregador (NF pro carregador, NA pro painel) e o outro liga ou desliga o carregador da tomada. O problema é que a corrente do painel talvez seja demais pra rele pequeno, eles aguentam na prática uns 5 ou 6A (Prometem 10A), acima disso começa a grudar contato, se for painei de mais de 60W seria bom comprar rele de 20A ou maior. Se interessar essa idéia (Não recomendo) posso esquematizar melhor outra hora.


    boa ideia

    tenho um cliente que quer outra situaçao.
    a bateria sera carregada pelo painel solar, durante o dia. se caso durante a noite a tensao da bateria cair muito, ai sim entraria o carregador.

    agora e como fazer isso?? @rubem

  9. #9

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    como o mestre rubens falou basta você colocar um temporizador digital, você pode colocar o carregador pra acionar sempre la pelas 7 horas da noite e desligar por volta das 5 da manha

  10. #10

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    não seria essa condição, seria o caso de quando a bateria atingir 40 % , usar o carregador, a intensão maior e usar energia do painel solar, e caso a bateria fique baixa ai sim usar o carregador. só se a bateria baixar muito usaria o carregador. a intensão e usar o mínimo do carregador, e mais do painel solar

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Eu uso para carregar a bateria com fonte de 13,96V sem carga e 13,5 com carga em 10A mas tenho uma carga constante de 3A(modem de internet, roteadores, alarme, discador, sensor de presença), e a mesma tem suporte para 35A e testei com 20A continuo(24Hs). Fiz todo o aporte para usar o painel, mas por questão financeira não o fiz; Em termos de relê o único que me satisfez é o de buzina dos carros que pode ser de faróis auxiliares(milha, neblina etc.). Muitos controladores de carga não tem uma padronização, uns desarmam com 10,5V e 14,3V, outros com 12,3 e 16V ficando para leigos um problemão.

  12. #12

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Primeiramente muito obrigado pela colaboração

    Mestre rubens, so tenho uma duvida, o controlador diz que somente suporta painel com 260w no máximo, o que esta ligado tem 250, se eu fazer a ligação como na sua ilustração será que não daria problemas ?

    outra coisa, mudei um pouco o foco, agora ao invés de usar um carregador de bateria ligado na energia quero usar um aerogerador de 500W em 24V

    esse Aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...erogerador-_JM


    ele já e 24v volts e já tem o controlador de carga embutido nele

    como seria o procedimento para colocar painel e esse aerogerador juntos.


    obs: meu sistema e todo em 24v uso 2 baterias estacionarias

    a ideia do aerogerador e so uma possibilidade ainda estou considerando as duas
    O problema é justo o controlador, não tem como você ligar um controlador depois do outro, melhor ter 2 fontes de tensão brutas do que 2 reguladores. Pode colocar 2 reguladores em paralelo, mas tem enormes chances dos spikes e ripple de um atrapalhar a leitura do outro, a verificação de necessidade de carga é feita medindo a tensão na saída (Que é ligada na bateria), se tem outro carregador mandando um sinal PWM de digamos 18V com ciclos de 40% de modo que tenha uma DC com media de 13,8V o comparador de tensão do outro controlador pode ser o valor RMS, ou seja, os 18V de pico.

    Se isso vai acontecer ou não com os 2 controladores que você tiver, só testando pra ver, isso depende do tipo de comparador de tensão usado neles (qual CI foi usado, se foi um amplificador operacional de vovô tipo LM393, se foi um CI dedicado simples tipo um LM431, se foi um CI dedicado mas com zener e capacitores com margem de erro de menos de 1%...), e depende da resistencia interna da bateria. Algumas bateria filtram melhor ripple e spikes e outras não, depende das caracteristicas da sujeira no DC, uns carregadores geram uma DC quase limpa (Caso dos controladores MPPT), e outros uma DC bem suja devido ao PWM (Caso dos carregadores baratos).

    O problema então é que com gambiarras em paralelo não tem como ter certeza de nada, eu diria que tem 50% de chances de dar problema.
    (Idem pra fontes chaveadas em paralelo, é gambiarra e das feias, o sistema de chaveamento é o mesmo, lê-se a tensão de saída pra mudar o pulso na entrada, o ruído de uma fonte pode atrapalhar a outra, não tem como ter certeza de funcionará, ou se funcionará por 2 anos ou 2 meses, só existe certeza quando se dimensiona direito as coisas.

    Se o painel tem 250W (20A em 12V), e colocar uma fonte de 4A, isso são mais 48W, arredonda pra 300W, vai precisar de um controlador de carga pra mais de 300W, teria que ver se tem algum de 30A pra 24V.

    Eu não usaria 250W em controlador de 20A de jeito nenhum, tá por um fio! Tá certo que mosfets e PWM trabalham pesado, e nnenhum tem limite tão preciso tipo 20A, o limite prático talvez seria uns 24A , talvez 28A, mas existe despadronização na fabricação dos componentes, não sei se o fabricante do controlador levou isso em conta na hora de dizer que ele suporta 20A, eu prefiro não arriscar pelo preço, mas se funcionou beleza! Viva a MPPT.

    Quanto ao aerogerador, realmente todos eles tem controlador de carga embutido, complica! Ligar os 2 controladores em paralelo é risco seu, eu não recomendo, talvez só uns 20 ou 30% pifem, mas o risco existe. Se ligar cada um (Solar e eolico) numa par de baterias, e então usar 2 diodos pra isolar um sistema do outra, aí é 100% de certeza de funcionamento, diodo de 10A está uns R$ 5 ou 8, no maximo por R$ 15 ou 20 você compra diodo de 50A e liga o troço mesmo que o consumo seja enorme.

    Tem baterias suficientes pra usar 2 sistemas?
    Colocando diodo entre cada controlador e os equipamentos a bateria descarregada seria a com mais tensão, se forem 2 diodos iguais o consumo seria feito de quem tem a maior tensão, portanto sempre de quem tem mais carga (Lembra que quando painel tem sol, ou o aerogerador gira, há tensão mais alta na bateria, nesse caso o sistema sob carga alimentaria os aparelhos, e o sistema com tensão menor ficaria fora de uso.
    Seria isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         carregador.jpg
Visualizações:	7694
Tamanho: 	137,9 KB
ID:      	57626
    Isso não funciona como nobreak, não é que hora que uma bateria acaba a outra alimenta o equipamento. Com diodos é mais simples, o equipamento consumirá de quem tem a maior tensão, hora que a tensão das 2 baterias ficarem iguais haverá consumo igual das 2.

    Você poderia nesse sistema até ligar uma fonte industrial 12V 10A com um terceiro diodo, hora que as bateria baixarem até 12V aí sim haverá consumo dessa fonte, isso garantiria que as bateria nunca reduzissem de 12V (Fonte industrial pode ser ajustada, eu ajustaria pra algo tipo 11,6V, que deve ser algo tipo 35 ou 40% da bateria).

  13. #13

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    boa ideia

    tenho um cliente que quer outra situaçao.
    a bateria sera carregada pelo painel solar, durante o dia. se caso durante a noite a tensao da bateria cair muito, ai sim entraria o carregador.

    agora e como fazer isso?? @rubem
    Teria essa idéia que postei acima, com 2 diodos isolando a coisa, de modo que quando a bateria chegasse em digamos 12V quem atuaria seria a fonte.

    Agora pra fazer a fonte carregar a bateria quando a tensão reduzisse, aí precisa um circuito mais complexo. Precisaria um comparador de tensão lendo a tensão o tempo todo, e ele teria que ter um timer, porque durante o dia a pouca tensão do painel em dia nublado é insuficiente pra carregar a bateria direito, mas os picos do PWM atrapalham comparadores de tensão, então precisaria um timer pra que quando esse carregador seja ligado ele não seja desligado antes que a tensão DA BATERIA atinja efetivamente a tensão ideal. No mínimo teria que fazer o circuito desligar o painel, porque até com lua cheia tem captação suficiente pra uns spikes de 16 ou 18V!

    Até os anos 70 se fazia sistema com resistor variavel ou reostato, junto com rele. Com tensão baixa o rele não arma, aí o carregador ligaria, aí teria que montar outro conjunto de reostato/resistor + rele pra armar quando chegasse em 14V, mas isso não tem precisão, você teria que achar rele de 9V e resistor variavel de uns 4,7 ohms de 1 watt, ou comprar um saquinho de resistores de 100 resistores de 0,1 ohm por meio watt e ir ligando eles em serie até ajustar a tensão de fechamento na unha, mas isso é trabalho pra caramba e não é confiável (Componentes envelhecem), se quiser selecionar a fonte teria que montar um circuito mais complexo, eu sou fã de usar o LM3914 que tem leds pra indicar a tensão, e quando atingir o led de baixo ligaria o carregador, só desligando quando atingisse o led de cima, 2 reles de 12V, um LM3914 ou LM3915, meia duzia de resistores e capacitores, 2 trimpots, uma placa de circuito pra corroer, e muita prática em montar circuitos (Essa parte não tem a venda, tem que praticar). Se quiser posso passar um circuito pra testar, mas é muuuuuuuuuuuuito mais complexo do que simplesmente isolar fonte e controlador de carga com 2 diodos, que é só soldar em 2 fios e pronto.

    O problema dessa idéia de isolar por diodo é que a fonte industrial (Pode ajustar a saída entre algo tipo 11 e 13V, se quer garantir mais energia nas baterias ajuste pra 12,5V) teria que ficar na tomada o tempo todo, sem consumo na saída ela deve consumir na entrada cerca de uns 2 a 5W (Veja na ficha técnica das que comprar, google por fonte industrial 12V, ou fonte chaveada industrial 24V)

    Se usar sistema 24V, tem fonte industrial de 24V, elas só sobem a tensão até uns 26,5V, não chegam a 27V as que testei, elas não são tão boas pra ligar na entrada de um controlador, mas pra fazer isso de isolar com diodo servem, ajusta pra uns 24,5V e enquanto as bateria tiverem mais que isso é das bateria que será "puxada" a energia, chegando em 24,5V passará a ser meio-a-meio, quando as baterias cairem pra 24,4V só a fonte vai alimentar os equipamentos.

  14. #14

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    valeu pelas dicas Rubens já tenho uma noção melhor , mais vou ficar com a sua primeira ideia mesmo por ser mais fácil, vou ligar um carregador inteligente nas baterias porem com um timer mecânico, assim configuro ele pra funcionar sempre a partir das 7 horas da noite ate as 5:00 da manha (período em que a bateria iria entrar em modo de descarga)

    da certo neh ? uma vez que os dois carregadores não vão funcionar simultaneamente.

  15. #15

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Da certo tranquilo.

    Daria certo até se usasse os 2 simultaneamente. O painel tem resistencia interna fixa e conforme a corrente consumida (Pelo controlador de carga, ele que diz quanto de corrente vai pra bateria) a tensão varia, se consumir corrente demais a tensão cai muito, então se você ligasse painel e fonte juntos teria um consumo meio dividido neles.

    Mas se você tem controlador de 12V 20A e painel de 240W, eu colocaria um controlador maior.

    Se são 2 paineis 240W em serie, dá 240 / 24 = 10A. Se colocar uma fonte de 4A teria consumo de 14A no controlador, tá tranquilo pra um de 20A.

    Se é só 1 painel de 240W, dá 240 / 12V = 20A. Se o controlador suporta 20A já está no limite dele!

    Fonte de 4A parece pouco? Se colocar uma fonte 24V ajustada pra saída em 27V você tem uns 100W, não é o mesmo que o painel mas se o equipto consome 40W você terá 60W como carga pra bateria, vai carregar a noite ao invez de descarregar!

    O eventual problema que pode ter com sistema 24V é achar fonte industrial que chegue a 27V, eu tive poucas. A maioria vai até 26,5V ou pouco mais, já dá pra manter as baterias bem carregadas sem problemas.
    Se fosse um sistema 12V seria mais simples, fonte de notebook tem qualidade interna boa, as "universais" de boas marcas tipo Leadership ou Comtac são bem parudas, ajusta pra 15V ou 16V e terá uns 4A a disposição, custo baixo. E se pifar pega qualquer uma de 18V de notebook e pendura no sistema uns dias até conseguir uma sobressalente, pode até injetar 20V que como está tudo isolado por diodos o controlador vai é ficar FELIZ por ter um pulso PWM mais estreito, quanto mais estreito o pulso menos o mosfet aquece.

  16. #16

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    uso um painel de 255w e um controlador de 24v mppt com 2 bat de 150AH freedom , o carregador vai ser um flach 24V por 5 AH, os equipamentos que sao alimentados sao 4 rb 922 e 1 switch

  17. #17

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Olá bom dia, gostaria de saber uma informação.
    Tenho um no-break de 600va SMS, com uma bateria de 100A e um painel solar de 85w e um controlador de carga de 20A.
    o que eu gostaria de saber, meu no-break e o painel solar com o controlador de carga não tem força suficiente para carregar a bateria, o que queria saber é se eu posso ligar tudo junto para carregar a bateria, ou seja deixar o no-break ligado na energia AC e ligar o painel com o controlador de carga juntos para carregar a bateria.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         energia.jpg
Visualizações:	1564
Tamanho: 	51,5 KB
ID:      	57855

  18. #18

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Sobre o painel ter "força suficiente" pra carregar a bateria, não é bem isso que está ocorrendo provavelmente.

    Um painel de 85W captura 85W sob o sol, isso são 7A. Uma bateria de 100Ah tem carga ideal com corrente de 10A, mas usar 7A nela não é tão ruim.

    O problema é que só tem sol suficiente umas 6 horas por dia, você tem 6 horas de 7A na bateria, isso soma 42A, mas a bateria não armazena tudo o que circula, ela deve armazenar com PWM uns 75%, nesse caso eu diria que a bateria está armazenando uns 31A por dia de sol. Levaria 3 dias de sol forte pra carregar a bateria de 100Ah.

    O problema talvez esteja em consumo mais que esses 31A por dia.
    Por segurança seria bom não consumir mais que 20A nesse caso se a intenção é que o painel supra tudo.


    Mas qual a intenção de misturar nobreak com energia solar? Um não casa com o outro, é uma mistura com tudo pra dar problema.

    Sim, pode ligar o nobreak e o controlador solar na mesma bateria que tem umas 30% de chance de não ter erro.
    Mas são uns 60% de chance de ter erro. Porque? Porque um vai mandar alta tensão que irá enganar o outro, avisando que a bateria já está carregada (Afinal a medição de tensão se baseia na tensão da bateria) quando na verdade não está.

    Se a intenção do painel solar é apenas manter a bateria com carga por precaução, sem usar todo dia o que ela carregou, poderia fazer isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.jpg
Visualizações:	11928
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	57856

    A função do diodo é fazer com que o nobreak não atrapalhe na carga por parte do controlador solar, esse é o único jeito que vejo de aproveitar TODO o painel. Mas usar isso não faz sentido... e se acabar a energia a noite? A bateria só seria recarregada as 9 da manhã seguinte...

    Ou você usa o equipamento em 12V? Se for isso, joga o nobreak fora já que a capacidade de carga dele é ridícula (0,7A) e coloca uma fonte, pode ser uma fonte de R$ 50 de notebook, ajustada pra 15 ou 16V, liga com 1 diodo isolando a fonte do painel, assim:
    https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1425272616
    Mas ideal seria uma industrial 15V 8A pro seu caso.


    Usar o nobreak pra inverter DC em AC desperdiça energia pra caramba, esse modelo antiquado de nobreak tem rendimento tipo 70%, se ainda por cima usar fonte chaveada meia-boca o rendimento delas é de outros 70-75%, de modo que no total pode estar desperdiçando 40 a 50% da energia da bateria, só em inversão e depois em fonte chaveada voltando pra baixa tensão tipo 12V. Só use nobreak se não tiver opção, mas quase sempre tem opção, geralmente conversor DC-DC, seja pra aumentar a tensão (step-up, passar de digamos 12 pra 24 ou 36V) ou pra reduzir (Step-down, reduzindo pra 5V ou 9V pra algum switch ou modem).

    Ou explica melhor a intenção de uso, não vejo porque colocar painel solar num nobreak.

  19. #19

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Olá rubem.
    Eu uso o no-break como inversor de corrente, comprei a placa solar para diminuir a minha conta de energia, achando que uma placa de 85w me ajudaria, aí eu fico assim, um dia o no-break serve como estabilizador, e no outro uso como inversor com a placa solar por poucas horas, meu consumo nesse sistema ( uma tv led 40w e dois note book ) queria poder utilizar com nada dois para um ou seja dois dias carregando como no-break e placa solar e um dia como inversor. e o no-break não serve para inversor ? consome muita carga ?

  20. #20

    Padrão Re: Sistema Solar com segundo carregador de Bateria

    Uma outra pergunta rubem.
    Eu tenho um outro no-break de 700va de outra marca que não serve como inversor, se eu colocar ele para ajudar a placa solar conforme a foto em anexo, e colocar no-break SMS como inversor ficaria bom tambem, só por um pouco de tempo, até eu comprar mais placas .

    solarClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         carregador 2.jpg
Visualizações:	2012
Tamanho: 	60,2 KB
ID:      	57859