+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual Antena Nano Usar...

    Boa tarde estou querendo montar um mini servidor de internet para celular aqui no meu bairro queria saber qual antena tem um raio de uns 5 ~~10 km ou mais, qual modelo vocês me recomendariam?

  2. #2

    Padrão Re: Qual Antena Nano Usar...

    Celular tem anteninha ridícula de 3 ou 4dBi. Uma torre de internet tem antena de 14 a 20dBi.
    Ou seja, a torre grita a 10Km de distancia, mas o celular responde com sinal tão fraco que se perde em 100m.

    Celular tem potencia de transmissão tipo 40mW, torre de internet transmite com 100 a 200mW.

    Wifi é bidirecional, pra ter alcance tipo 500m os 2 lados da conexão precisam ter antena grande e potencia decente, celular não conecta em wifi sem visada (Sem ver a torre) mal e mal em 200m, que dirá em 1Km ou em 2Km.

    Repensa o que você está querendo, wifi precisa OU visada OU distancia pequena.

    Cliente de internet em 5Km precisa CPE de uns R$ 300 em cima de casa, CPE de antena de 20dBi com 200mW de potencia, a chance de um smartphone com ridícula antena de 1/4 desse ganho, com potencia de 1/5 da potencia da CPE, conseguir conexão assim é ZERO.

    EDGE, GPRS, GSM, 3G, 4G, isso são outras tecnologias, elas operam em frequencia mais baixa (Com penetrabilidade maior) e com outro tipo de modelo de troca de dados que aceita sinais baixos tipo -110dBm. Wifi exige algo bem acima de uns -80dBm, essa "pequena" diferença de 30dBm vem a ser na verdade 24000% a mais (A cada 3dB o numero dobra, aumenta 100%). Então wifi e conexão 3G/4G de celular não tem nada a ver.

  3. #3

    Padrão Re: Qual Antena Nano Usar...

    Boa Citação @rubem

    Ao amigo dono do tópico - Acho melhor vc repensar o projeto para micro setores com ap´s em áreas bastante movimentadas para ver se atende.