+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador Multilaser ML ROT 054

    Boa pessoal do fórum, estou eu aqui mais uma vez com uma pequena dúvida que ao menos pra mim está mim deixando pirado...

    É o seguinte, encontrei aqui na minha sucata um roteador multilaser ( esse citado no post ) que testei e está em perfeito funcionamento, ele só funciona em modo G e quero usá-lo em um cliente rural e vou precisar colocar ele em cima de um mastro de 3 metros com 2 polegadas dentro de uma caixa hermética conectado a um omni de 12 DBi só para as 2 casas vizinhas a desse cliente terem internet também, como vai ficar um pouco alto e não queria usar um cabo RGC 58 com conectores tipo N e SMA grande demais para não ter muita perda ( pois não quero deixar o roteador dentro da residência ), colocarei um pigtail ligando a omni ao roteador, ou seja, não quero usar um extensão elétrica tão grande, queria mesmo saber se posso alimentar o roteador com uma fonte POE.

    Pergunto: Como não consegui encontrar nada sobre o assunto, conseguirei alimentar o roteador com uma fonte POE?

  2. #2

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Teria que usar um splitter POE:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-separador-_JM

    Esse é um injetor (Que vai em baixo, ligado na fonte original, mas pode usar fonte POE comum) e um splitter. O injetor colocar o positivo nos pinos 4 e 5, e o negativo dos pinos 7 e 8, o splitter "tira" a alimentação desses pinos e coloca no conector P4 que você pluga no roteador.

    Ou poderia parafusar um plug desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-borne-kre-_JM
    No cabo de rede. Você crimpar no padrão TIA ( http://www.ipmegapixel.com.br/blog/w...12/07/568a.png ) somente o par verde e o laranja. Aí sobra o par azul, que você parafusa no positivo do plug, e o par marrom, que você parafusa no negativo do plug.

    E pode abrir o roteador e soldar uns fios do jack RJ45 até o jack P4, mas se está perguntando isso duvido que tenha prática com soldagem então não recomendo isso pra novato (Começa com coisa mais basica tipo acender led e cia).

    E lembra de colocar em datarate baixo, tipo 12M ou 18M. No modo automatico vai pra 54M, com datarate alto assim precisa sinal muito alto, que duvido que terá. Se for pra banda pequena tipo 1Mbps pra cada coloque o roteador em B e não em G, afinal em B o maior datarate é 11M, que tem sensibilidade e potencia maximas, não precisa se preocupar com configuração otimizada em B.

  3. #3

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Bom dia caro Rubem, como sempre você um dos que mais mim ajudam... Obrigado

    Mim tira uma dúvida, eu possuo aqui sobrando um adaptador Poe do groove 52Hpn, mais como vi no link do ML que mim indicou, existe também um separador certo ? Não daria pra fazer isso apenas com o adaptador Poe do groove ? Assim, usaria esse adaptador Poe do groove + o plug P4 macho fazendo a alteração dos pares azul e marrom... Daria certo ?

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Tenho desse roteador, e os pinos que servem para PoE na lan não existe e nem na Wan, então tive de usar adaptador PoE , só que com cabo de dois plugs tipo P-4. No meu caso, a PoE vem com 24 volts e tive de reduzir para 9 volts.

  5. #5

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Opa Nilton Nakao, tudo bem ?

    Teria como você mim mostrar como fazer isso ( tipo: enviando umas imagens ai do que você fez ) ? Caso não, por favor, mim dá uma explicação ai de como você procedeu para fazer tudo isso... Sim, como conseguiu reduzir a tensão do adaptador PoE ?

    Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Bom dia caro Rubem, como sempre você um dos que mais mim ajudam... Obrigado

    Mim tira uma dúvida, eu possuo aqui sobrando um adaptador Poe do groove 52Hpn, mais como vi no link do ML que mim indicou, existe também um separador certo ? Não daria pra fazer isso apenas com o adaptador Poe do groove ? Assim, usaria esse adaptador Poe do groove + o plug P4 macho fazendo a alteração dos pares azul e marrom... Daria certo ?
    O adaptador POE que você diz é uma fonte POE?
    Se for, o único problema é ela ter 12V, e a Multilaser usar 9V.

    Se você tem a fonte original (Ou qualquer fonte 9V 1A) desse roteador é mais fácil usar o injetor POE junto da fonte, e lá fora na caixa hermetica o splitter POE.

    Se quiser baixar de 12 pra 9V tem os reguladores LM7809, ele é barato:
    http://www.huinfinito.com.br/regulad...809-9v-1a.html
    Mas você terá que montar um circuito:
    http://www.electronica-pt.com/images...quema-7809.jpg
    Se não tem prática com eletronica talvez esse seja um bom momento pra começar, mas se não tem interesse compre logo o kit com injetor e splitter e use a fonte original.

    (Ou se quiser muito usar uma fonte POE 12V TESTE se o roteador opera normal com uma 12V comum, tenho quase certeza que sim. Mas se a fonte POE for de 15 ou 24V vai precisar regulador de tensão, que aquece, desperdiça energia, e dá trabalho por nada, se tivesse nobreak 24V ou algo especial já existente valeria mais a pena)

  7. #7

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Boa tarde rubem, o adaptador poe que falo é o original do groove 52 hpn, ela vai de 9 a 24 volts... E tenho a fonte original do roteador sim, e também tenho a fonte original do próprio groove.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	587
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	57663
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	655
Tamanho: 	67,8 KB
ID:      	57664

    Só queria saber se com esse adaptador poe ( groove 52hpn ) + fonte original 9 volts do roteador ... Precisaria então do splitter, onde poderia usar o plug macho p4 para fazer funcionar o que preciso ?

    Pois não tenho tempo para comprar esse splitter pela net, nem sei se consigo aqui nas eletronicas ou lojas de informática aqui na cidade.

    Mostro abaixo os exemplos possíveis acredito para esse roteador. Gostaria de saber qual funcionaria ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EX 1.jpg
Visualizações:	529
Tamanho: 	96,7 KB
ID:      	57665
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EX 2.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	105,0 KB
ID:      	57666
    Última edição por alvescomunicacao; 05-03-2015 às 20:28.

  8. #8

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Você poderia usar esse injetor POE do Groove sem problemas.

    Mas esse roteador (E acho que nenhum da Multilaser) aceita alimentação via POE, você precisaria um Splitter, como a 2ª imagem que postou.

    Sem splitter daria pra fazer gambiarra. Se você crimpar no padrão TIA568 que passei o link antes, no par de fios AZUL você terá o positivo, e no par marro terá o negativo, aí seria só soldar isso num plug P4 (Conector macho pra plugar no roteador).

    Separa e plug o par verde e o laranja assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00343.JPG
Visualizações:	376
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	57669

    Sobrou o marrom com negativo, e o azul com positivo.

    Pode descascar a ponta e usar plug P4 de CFTV desse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00347.JPG
Visualizações:	241
Tamanho: 	27,2 KB
ID:      	57670
    É só parafusar e pronto:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00348.JPG
Visualizações:	290
Tamanho: 	40,4 KB
ID:      	57671

    Ou pode procurar no comercio local um plug P4, a Multilaser provavelmente usa o comunzão de 5,5mm for fura, com furo de 2,1mm. Solda ele nos fios assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00350.JPG
Visualizações:	312
Tamanho: 	34,2 KB
ID:      	57672

    Se tiver plug P4 daquelas fontes universais de notebook também serve:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00351.JPG
Visualizações:	405
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	57673
    É só soldar:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00352.JPG
Visualizações:	230
Tamanho: 	38,5 KB
ID:      	57674

    Pra ficarem isolados sem risco põe uns tubetes de termoretratil, vende por metro, o de 2mm serve pra esse caso:
    http://www.eletrodex.com.br/espaguet...eto-metro.html
    Por mais barato e útil que seja nem sempre tem a venda.
    Depois de aquecer o termo-retratil fica mais bonitinho:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00353.JPG
Visualizações:	319
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	57675


    Só tem que cuidar polaridade, verifique com multimetro se o negativo é o de fora e o positivo é o de dentro antes de plugar no roteador. Mas se fizer tudo direito não tem erro, é só crimpar sempre no padrão TI568A: http://www.ipmegapixel.com.br/blog/w...12/07/568a.png

  9. #9

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Maravilha Rubem!!!

    No caso, tenho esses plugs sim, e o espaguete termoretrátil de 2mm também... hehehehe

    Farei isso, e na outra ponta do cabo UTP poderia usar um keystone ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-8-vias-_JM )

    Mais uma coisa Rubem, conseguiria levar a tensão necessária para um bom funcionamento do roteador utilizando até quantos metros fazendo manualmente o splitter ?

  10. #10

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    20m dá tranquilo. Mesmo que a corrente consumida pelo roteado seja de 0,5A (Mas ela deve ser mais baixa) a queda de tensão em 20m vai ser de 0,4V, e esse roteador deve operar mesmo com uns 8V.
    Se quiser calcular a queda de tensão:
    http://www.aprimorar.net.br/novo/sit...elosscalc.html
    Imagino que o roteador consuma 0,4A em 9V, talvez 0,45A.

    Descobrir a queda de tensão é facil, mas descobrir com que tensão esse roteador opera complica, alguns desses de 9V operam bem com fonte de 7,5V, se esse opera só testando. Os TPlink e Pacific de 9V operam com 7,5V, ou seja, em teoria dá pra 30m de cabo POE. Mas na prática as vezes a fonte joga ruído demais no cabo, seria bom limitar o cabo POE em roteador barato a 15m.

  11. #11

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Maravilha de novo... rsrsrs
    a distância é bem pequena ( 12 metros ) ...

    Poderei usar o keystone na outra ponta do cabo UTP certo ( para fazer o splitter ) ?

    Vou executar todos os testes sábado pela manhã, assim que concluir posto aqui os resultados e agradecimentos e fecharemos o tópico como resolvido.

  12. #12

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    O keystone só vai ser um problema se algum fio ficar mal encaixado. Realmente seria bom testar no chão antes de subir, mal-contato no keystone deve aparecer mesmo se testar com um patch cord de 1m.

  13. #13
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Roteador Multilaser ML ROT 054

    Bom eu usei assim: adaptador PoE, desses que vem nos Groove, alguns nanos etc. Só que a Lan é ligado na porta wan ou lan do multilaser e o cabo da fonte(P4) é conectado no adaptador e no multilaser. Esse cabo se acha nas lojas de componentes ou mande preparar nas oficinas de eletronica. O estranho é que o meu funciona nos modos BGN.