+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida ospf vpls ou bridge ?

    tem um enlace onde vem meu link principal de outra cidade sao ao todo 7 torres : 1 fica ak no provedor e outra, no provedor onde pego o link na outra cidade .
    na 3° torrre tem uma vila onde tem alguns clientes altenticando ppoe
    nessa torre eu tenho uma omini 5.8 com um grove 52hpn e um omni 2.4 com outro grove igual e uma rb 750 fazendo switch
    nesse enlace que vem meu link.
    nesse enlace 2 deles de um par de rocket cada o restante é rb912 no meu concentrador eu criei um ppoe srv. na interface de entrada e um na saida para os clientes ak na cidade.

    e ainda eu aluguei a rede para um amigo de outra cidade pega link na mesma cidade onde eu pego porem em outro provedor

    ai esse enlace passa o meu link os clientes que autentica no caminho e o link do parceiro

    o trafego que to passando nesse enlace 30 megas. ja fiz dezenas de teste nele passa ate 70mb sem perda de pacote e com ccq bom ja tive problemas nele mais hoje esta otimo

    porem quando coloco o link do parceiro rodas e o meu e os clientes da uma notavel lentidao na navegacão.

    alguma dica oque eu posso fazer para tirar um desempenho melhor nesse link ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida ospf vpls ou bridge ?

    Amigo,

    Tenho um caso parecido porém com 6 torres, na verdade é idêntico ao seu. Vc precisa analisar o sinal dos PTP, provavelmente vai haver algum radio com CCQ ruim ou coisa do tipo. Analize a quantidade de PPS, pode ser que com o tráfego dos dois provedores seu enlace não estaja suportando a carga. REcomendo isolar os tráfegos, seu provedor em um VPLS o outro provedor em outro VPLS, seria a melhor forma. também é possível usar Vlan para esse senário.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida ospf vpls ou bridge ?

    para usar vpls seria necessario usar ospf ?
    e tem como eu implantar vpls com a minha rede em uso tipo é de onde vem toda minha internet e as torres a ultima fica a 280 km daqui seria possivel ?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida ospf vpls ou bridge ?

    Para implantar MPLS/VPLs não é necessário usar OSPF, mas é desejável pois e torna mais simples. Sim é possível fazer a implantação com a rede em funcionamento sem parar nada, basta planejar certinho.