Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Pessoal tenho raiva de crimpar cabo de rede, pelo motivo de ficar pegando cor de uma ponta, puxa a cor da outra ponta, eu tô fazendo aqui uns padrões que mais me facilitam crimpar, tipo, vem o laranja com laranja branco, deixo um do lado do outro, isso em ambas as pontas o mesmo padrão. Funciona que é uma beleza, passa normal no aparelho de teste, só que pode causar algum problema não seguir as normas de crimpagem??

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Da uma googlada, olha lá padrao grimpagem cabo utp, e veja o porque existe o padrão, se vc quer realmente trabalhar nessa area é bom aprender a pesquisar antes de perguntar.

    Sei que vou levar patada de alguem, mas cá entre nós, nem se deu o trabalho de pesquisar no google.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Da uma googlada, olha lá padrao grimpagem cabo utp, e veja o porque existe o padrão, se vc quer realmente trabalhar nessa area é bom aprender a pesquisar antes de perguntar.

    Sei que vou levar patada de alguem, mas cá entre nós, nem se deu o trabalho de pesquisar no google.
    Pelo menos de mim não vai levar patada, sempre pesquiso, só não encontrei o porque usar padrão se realmente faz alguma diferença na hora das transmissões, se tem algum problema com crosstalk ou algo a mais.

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Resumindo, cada par tem uma frequencia. Pode ver que um par é mais enrolado que o outro. E eles tem padroes por causa de frequencia, pra atingir oq precisa. Ainda mais se usar POE. Mas no google tem muuuuita coisa sobre.

  5. #5

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Eu nao to achando agora, mas tem um material na net.
    De acordo com a fabricação do cabo utp, ele é enrrolado de modo a reduzir o campo eletromagnetico entre os fios.
    E ainda tem questão de quando vc injeta POE no cabo que vc tem uma corrente que não é originada da placa de rede.
    O usuário @rubem ele mesmo ja postou aqui forum em outro tópico um material sobre esse assunto, e foi muito bem detalhado.

    Mas além desses motivos da construção do cabo tem o motivo de padronização, pois cada vez que vc for instalar terá que ficar conferindo, e ai vc vai em outro lugar onde tem alguem da area e vc faz um conector do seu padrão e no andar de cima ta no padrão 568a ou 568b e ai vc tem 200 cabos como vc saber qual é o ta com o seu padrão?

    Ou vc contrata um profiossional para te ajudar um problema de latencia na sua rede interna, se o cara ver as pontas feitas fora de padrão é a primeira coisa que ele manda vc arrumar.

  6. #6

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    O amigo mathcardoso matou a charada, tem haver com a frequência cada par gera um campo que protege contra interferência do outro par. Se sair dos padrões, "poderá" eu disse poderá teoricamente ter algumas falhas sem explicações, inclusive a trança e tão importante que para atingir o padrão Gigabit com excelência a trança tem que ser mantida até quase o fim, por isso so uso o conector e cabo furukawa, o conector Gigabit e montado em 3 partes.

  7. #7

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Eu costumo dizer que tanto faz a cor, desde que 1 e 2 sejam um par (Trançado), 3 e 6 sejam outro par, 4 e 5 outro par, e 7 e 8 outro par, porque cor é só pigmento no plastico.

    A cor é pra facilitar a padronização mesmo, sempre crimpe como TIA568A aí não vai precisar ficar olhando como está crimpado "no outro lado".

    Se quiser usar 1 e 2 num cabo coaxial, 3 e 6 noutro cabo coaxial, melhor ainda, só que vai ficar 4x mais caro. Pra esses locais onde um par atrapalha o outro tem os cabos STP com blindagem ao redor de cada par. E se o ruído de fora incomodar tem os SSTP, com uma blindagem ao redor de cada par, e outra ao redor do cabo todo (Tipo FTP).

    Entenda cada par como uma via de dados isolada da outra, você nem precisa passar eles juntos, pode passar o par 1 e 2 pela porta de casa e o par 3 e 6 pela janela.

    Em 100base-tx um par transmite (1 e 2) e o outro recebe (3 e 6), por isso PC-a-PC você precisa fazer cabo cross, invertendo RX com TX, mas em rede gigabit cada um dos 4 pares faz RX e TX, imagina como se a placa fosse um load-balance que tem 4 portas pra selecionar, ele seleciona qual par vai levar qual dado.

    Veja se isso ajuda:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         T568A.png
Visualizações:	7916
Tamanho: 	18,3 KB
ID:      	57693


    Se achar estranho um par usar 3 e 6, lembra que RJ45 veio DEPOIS do RJ11. RJ11 tem em uso os 2 pares centrais, foi natural pensar no RJ45 assim também, com os 2 pinos centrais sendo um par.

    É estranho na hora de crimprar mas pensa assim: 1 par nos 2 pinos centrais, 1 par ao redor dos pinos centrais, aí sobra um par em cada lado. Pra evitar interferencia eletromagnética sempre se pensa a partir do meio, e não da lateral.
    Tenta visualizar os pares assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         568b-568a.gif
Visualizações:	1748
Tamanho: 	11,8 KB
ID:      	57694

  8. #8

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Pois é Rubem, recentemente to migrando meu backbone para Gigabit e tomei bastante pau ate descobrir que para ter sucesso em gigabit não se pode usar cat5-e com rj45 comun, a trança tem que ser mantida até 0,3 cm antes de crimpar e so consegui isso com cabos e conectores da furukawa cabo cat6 é assim ele tem um núcleo que separa fisicamente os pares e o conector e montado em 3 partes, so assim obtive sucesso em cat6, porque senão as rbs enlouqueciam quando tentavam auto negociar.

    Detalhe do nucleo em branco os pares não se entrelaçam como o cat5
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cabo cat6.jpg
Visualizações:	849
Tamanho: 	40,8 KB
ID:      	57695

    Conector em 3 partes
    Nome:      conector cat6.jpg
Visitas:     3565
Tamanho:  4,0 KB

    Custa caro mas vale cada centavo.

  9. #9

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Sendo o chato, imagina a lógica, um cientista engenheiro, passa 10, 20 anos projetando um cabo, derrepente chega eu e decido fazer diferente.
    eu fiz isso no início de minha carreira, nunca mais.
    decidi que se tem caras dando a vida por um padrão não vai ser eu um mero dono de provedor que vou fazer melhor que eles nê.

  10. #10

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Se VC usar cabo como POE pode queimar a fonte, a antena e roteador.Observe que alguns pares são mais trançados que outros. Não tente reinventar a roda!

  11. #11

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Resumindo, que padrão é recomendado para nossa rede, radios?

  12. #12
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Tenho um post de blog aqui no Fórum com os dois padrões A e B. Não precisa tanta polêmica em torno do assunto, o @rubem falou tudo, procurem manter o par central responsável pelo positivo em POE, o outro par separado um de cada lado do central, o restante um par em cada lateral do conector. A questão dos padrões são devido à facilidade em instalações feitas por terceiros.
    Quanto à sua pergunta amigo, pode sim criar o seu padrão, mas não fuja da regra que o rubem falou. Da um conferi no meu post tem os dois padrões.

  13. #13

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    So lembre de uma coisa, sua rede poderá crescer e você pode precisar de mais mão de obra, umas mais especializada, agora imagine o tempo que ira aprender a reeducar o técnico para o seu padrão.
    Padrões são feitos para que qualquer pessoa possa mexer, desde que siga o padrão, sem a necessidade de terceiro falando como é.

  14. #14

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Verdade, analisando todos os fatos, com certeza é melhor seguir o padrão. Não que todo padrão seja bom, vide as placas do detran, fazem padronizadas, mudam de tempos em tempos só para arrecadar $$$. Então analisando os fatos técnicos é bem mais seguro trabalhar com o padrão alem de ser + fácil num futuro realizar as devidas manutenções por terceiros.

    Realmente eu não sabia que poderia ocasionar falhas operacionais e até queimas por não utilizar o padrão para crimpar. Valeu mesmo!

  15. #15

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Dados técnicos de Engenharia a parte, vcs já devem ao menos ter ouvido falar de AppleTalk, NetBeui, IPX/SPX e TCP/IP. Ouve uma época que uma mesma máquina tinha todos esses protocolos configurados para se comunicar em uma grande rede, ai algum "idiota" notou que seria mais interessante para interoperabilidade (no seu caso manutenção feita por qualquer técnico com conhecimento dos padrões de crimpagem) manter um único padrão do que interoperar entre muitos. Graças a esse "idiota" hoje as redes são basicamente TCP/IP.

    Não sei na sua rede, mais na minha tenho tantos outros problemas de maior relevância a resolver que prefiro seguir os padrões do que ficar experimentando o meu próprio, até por que não nasci para semente, e técnicos de instalação trocamos direto (vem uns e vão outros), já pensou se tiver que re-educar todos? Ou então se eu esquecer de ensinar meu padrão, o cara vai lá em um prédio, faz 5 pontas e não funciona, ai ele tem que ir um a um switch antes e ver que o cabo de uplink na ponta do outro switch não estava no padrão e tudo que ele fez não funcionou por conta disso.

    Podem falar mal, podem me criticar, mais na minha humilde opinião é um desperdício de massa cerebral repensar esses padrões tão pesquisados e difundidos a anos. O número de redes e cabos aumenta diariamente de forma assustadora, e não entendo o por que dificultar a manutenção disso tudo, sendo que existe uma forma conhecida no mundo todo para abordar o problema!

  16. #16

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    man, vou tambem expor minha ideia, e meu humilde conhecimento.

    vc pode crimpar os seus cabos em qualquer sequencia, nao vai ter problema. porém, existe uma padronização e normatização em relação a cabeamento. vou te dar um exemplo. se vc usa equipamento com alimentação poe. o par de azul e o par de marron. são usado para transmitir corrente ou a energia para o equipamento, blz. outro. digamos que vc vai em um cliente que ja tenha uma rede montada. o que vc vai fazer. trocar todos os conectores do cliente para por o seu padrão?
    então. um conselho. fica fera nas categorias que vc nao vai ter problema com cabeamento.
    quando alguem falar pra vc crimpar um cabo categoria A ou categoria B, ou crossover. vc nao vai ter dificuldades.

    falou man.

  17. #17

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Pelo meu conhecimento um fio isola o outro em suas variadas frequência por isso a cor e o trançado, mas posso estar errado.

  18. #18

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    É verdade, foi besteira minha tentar invetar moda, não custa nada puxar os fiozinhos e ficarem meio todos hehehe Valeu mesmo pessoal!

  19. #19

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    se a resposta lhe ajudou, clique na estrelinha e nos ajude a ajudar sempre

  20. #20

    Padrão Re: DUVIDA - Cabo de rede para crimpar, faz diferença eu fazer meu padrão?

    Tu não é o unico a crimpar de qualque geito, em pequenas redes com cabos de 5 ou 6 metros não vai ter problemas, mais se um dia tiver que por um cabo de 80 metros com poe ou cabear muitas maquinas dai sim vai notar a diferença, aqui optamos pelo padrão "B" com cabo de qualidade.