+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estruturação física da rede

    Olá pessoal,

    Enfim, consegui um bom (primeiro) emprego aqui na minha cidade e uma das minhas funções será reestruturar a infraestrutura da rede de toda a empresa tanto fisicamente como logicamente, porém eu possuo algumas dúvidas e por acompanhar o fórum a algum tempo achei que seria o melhor lugar para tirá-las.

    Antes de apresentar minhas dúvidas, irei dizer como está atualmente a rede da empresa: possuímos um link de 5MB dedicado e 5MB ADSL (desativado), ou seja, em funcionamento apenas 5MB que é fornecido diretamente a um switch central que fica encarregado de compartilhar com os demais switchs e roteadores da empresa e ao servidor que possuímos.

    Entretanto, foi solicitado 10MB dedicado da Embratel (com 16 IPs), que substituirá o atual link de 5MB dedicado, sendo assim eu pensei numa rede da seguinte forma:

    Fibra > Roteador > Mikrotik RB750 > Servidor (VMware ESXI com várias VMs) e Switch Central (não gerenciável) > Switchs Secundários (não gerenciável) > Demais equipamentos

    RB750 = 2 Interface para entrada dos links, 1 para o servidor que possuímos e 1 para o switch central.
    Servidor = O servidor possui apenas uma interface de rede

    As minhas dúvidas são:
    1º) Como farei para ter os 16 IPs visíveis no meu servidor e possíveis de serem distribuídos entre as VMs?
    2º) O meu servidor ele pode virtualizar algumas vLans em sua interface, pois ele virtualiza um Switch, seria necessário a configuração da mesma tendo em vista que não possuímos um Switch Gerenciável?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estruturação física da rede

    se quer começar direito arranje um gerenciador para o provedor com autenticação radius .
    use pppoe para autenticar clientes pelo radius em routerboards .
    crie um bom sistema para entregar banda para os clientes dependendo da garantia afinal 10 mb da para fazer pouca coisa hehehe alias ja fis milagres com 6 megas + cache mas hoje em dia e meio complicado vai ter que usar burst e queue .

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    se quer começar direito arranje um gerenciador para o provedor com autenticação radius .
    use pppoe para autenticar clientes pelo radius em routerboards .
    crie um bom sistema para entregar banda para os clientes dependendo da garantia afinal 10 mb da para fazer pouca coisa hehehe alias ja fis milagres com 6 megas + cache mas hoje em dia e meio complicado vai ter que usar burst e queue .
    Olá colega,

    Antes de mais nada obrigada pelo conselho, mas já estava ciente e pensando nisso mesmo. As dúvidas são apenas as especificadas no final do primeiro post. Mais uma vez, muito obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Estruturação física da rede

    Uma nova dúvida e necessidade surgiu, no caso, o switch estará conectando todos os computadores do bloco e as APs estarão sendo conectados na RB, entretanto, todos os computadores estarão sendo integradas em um AD..

    Já é passivo ou existe algum processo a ser feito para que seja feita essa autenticação dos computadores no AD, com o Mikrotik nesse meio termo?