+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [INICIANTE] DHCP Lease

    Boa tarde, sou iniciante no mk world.

    Trabalho numa sala onde em media temos 20~25 dispositivos conectados em horário comercial. Um TP-LINK WR941ND tomava conta de tudo mas esses dias começou a afogar e troquei ele por uma rb750 e nao me arrependi, coisa mais certa que ja fiz.
    Estou com a rede toda funcionando normal. Minha rede é 192.168.1.0/24 e tenho um pool de 192.168.1.2-192.168.99

    Esta tudo funcionando normal e perfeitamente. Minha duvida é a seguinte:

    Em DHCP SERVER > Leases consigo ver todos os endereços entregues normalmente. Mas temos 3 servidores onde nao tenho acesso aqui na salal Esses servidores estao setados localmente com ips 192.168.1.100 - 192.168.1.101 - 192.168.1.102. Consigo conectar com eles normalmente na rede e consigo alimentar o banco assim como efetuar consultas.

    Por eles terem o ip fixo ja localmente eu adcionei uma lease com o MAC Address de cada um e coloquei ip statico em todos, de acordo com os ips que eles ja tem localmente.

    Mas diferente dos outros clientes eles não me aparecem como "bound" no winbox.. Consigo pinga-los, acessa-los mas eles continuam apenas como "waiting". Gostaria de saber o que devo fazer pra que eu os veja como bound ( sem ter que mecher nesses servidores ), para auxiliar no monitoramento e ver quando os mesmos estão conectados na RB pelo win box.

    Agradecendo desde ja.

  2. #2

    Padrão Re: [INICIANTE] DHCP Lease

    Amigo, voce já deu a resposta a sua pergunta: IP fixo nos computadores. Já que voce definiu mac x ip na Aba LEASES, para esses equipamentos, voce pode deixar o IP dinamico nesses computadores. Agora se não tem acesso para deixar o IP dinamico nesses servidores (O correto é deixar FIXO mesmo), esquece.!!! Não tem como ficar bound, já que eles não foram "alocados" pelo MK.

  3. #3

    Padrão Re: [INICIANTE] DHCP Lease

    @cunhajr

    Agradeço a resposta amigo, era o que eu suspeitava. Nesse caso existe algum outro modo de eu checar pelo winbox uma listagem de ips/macs/ActiveHostname ativos na rede? (incluindo os servidores plugados com ip fixo)

  4. #4

    Padrão Re: [INICIANTE] DHCP Lease

    Usa o netwatch para isso.
    Só colocar o IP dos equipamentos e ele diz se estão up ou down, e ainda podem a partir do status, gerar outras informacoes via scripts.

  5. #5

    Padrão Re: [INICIANTE] DHCP Lease

    Estou utilizando o NetWatch funcionando perfeitamente.
    Obrigado pela dica!