+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Garantia de Banda com autenticação nos POPs

    Boa noite pessoal, estou com a necessidade de aplicar a garantia de banda nos planos que vendo aos meus clientes, porém a autenticação PPPoE que faço é direto na RB de cada POP, ou seja, a simple queue não tem a informação do meu link total, então acredito que a informação de limit at nunca é respeitada, apenas a max limit, desta forma, estou vendendo planos com garantia de 100%, pois pelo que entendo do controle de banda, para o mikrotik saber quando começar a restringir o cliente no valor do limit at, ele precisaria ter uma informação de parent informando meu total de link, para assim que ele começar a saturar, o mikrotik segurar ele na banda garantida. Mas como a autenticação não é numa RB somente, como o mikrotik conseguiria fazer isso?

    Existe alguma forma?


    Agradeço a quem puder ajudar!

  2. #2

    Padrão Re: Garantia de Banda com autenticação nos POPs

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    É aí que a autenticação centralizada (com túneis L2 sobre rede L3 (VPLS/EoIP) ou VLAN) ajuda muito.
    Pois é, até tinha pensado em fazer isso, mas gosto e já estou acostumado com a forma que a rede está, não gostaria de centralizar a autenticação, mesmo que usando MPLS/VPLS, etc....

    Será que não existe outra forma?


    Se não tiver, realmente vai ser esse o jeito.....

  3. #3

    Padrão Re: Garantia de Banda com autenticação nos POPs

    Alguém teria algum material sobre MPLS/VPLS aplicado a este cenário de utilizar a autenticação centralizada na RB principal do provedor?

    Atualmente tenho a rede roteada com OSPF.

    Existe alguma perda de performance? O processamento na RB principal tende a aumentar muito ?

    Agradeço desde já !

  4. #4

    Padrão Re: Garantia de Banda com autenticação nos POPs

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Alguém teria algum material sobre MPLS/VPLS aplicado a este cenário de utilizar a autenticação centralizada na RB principal do provedor?

    Atualmente tenho a rede roteada com OSPF.

    Existe alguma perda de performance? O processamento na RB principal tende a aumentar muito ?

    Agradeço desde já !
    Aqui amigo:

    http://mum.mikrotik.com/presentations/BR13/braum.pdf

    As 2 perguntas que você fez tem a resposta: Depende.
    Qual equipamentos você tem no DataCenter?

    Fazendo dessa forma, qualquer RB750 serve na torre para que o VPLS funcione corretamente.
    Mas no DC você precisa equipamentos que comportem todas as autenticações.
    Ainda dessa forma você pode segmentar em mais de um concentrador..
    No lugar de uma CCR ou um x86 pode por mais de uma 1100 por exemplo.

    Att.