+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Provedor + Ubiquiti + Novato querendo ser certo

    Bom dia a todos,
    Primeiramente, gostaria de informar que sou novo na area de wireless, e trabalho numa provedora de acesso.
    Tenho muitas duvidas e problemas que quase nunca consigo resposta certa definitiva dos "superiores" devido a isso recorri ao forum.
    A empresa tem por volta de mil clientes e ainda não se firmou (padrão) em questão de sinal, equipamento e de instalação.
    devido a isso gostaria de ter uma ajuda com questão de Sinal de instalação de cliente 2.4 e 5.8 (equipamentos completos ubiquiti). Quanta banda passa num NSM2 (e NSM5)? qual o sinal deve ser deixado ao maximo? como testar a velocidade real, pois os superiores acreditam que passa 3mb num NSM2 com sinal -65...
    Quais cursos podem me ajudar? eu realmente me interessei nessa questão de rede...
    (Atendemos regiões rurais, e com relevo muito acidentado e com barreiras de vegetação)
    ((desculpa se tem algo errado, e se o post ta em lugar errado, e MUITO OBRIGADO ))

  2. #2

    Padrão Re: Provedor + Ubiquiti + Novato querendo ser certo

    olá, suas perguntas podem ser tiradas dando uma pesquisada aqui no fórum ou até mesmo na net.

    a questão de banda passar por equipamento X ou equipamento Y é bem variável, diversos outros fatores influenciam (frequência, interferência, zona de fresnel, distância, pps, etc.)

    aqui mesmo no fórum tem relatos de ptp com nsm5 passando mais de 30mb, em longas distancias.

    cursos específicos existem, certificações ubnt, mikrotik, em redes etc., na minha opinião, partir de início para uma faculdade (caso a sua região disponibilize, ótimo), cursos técnicos (alguns gostam mais desse, pois o retorno é mais rápido, eu particularmente prefiro a graduação).

    cabe a você, ver o caminho que quer seguir.

    depois posta mais informações sobre a rede que você trabalha, assim da uma luz melhor para que possamos ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor + Ubiquiti + Novato querendo ser certo

    Boa tarde faelldantas, muito obrigado pela atenção.
    pegamos uma cidade em branco sem nenhum concorrente, recebemos por fibra, e distribuimos por radios ubiquiti, usamos muitas rbs 1100 (e em servidores de maior processamento Cloud Core) para dar conta das autenticações (PPPoE).
    Segue a foto.
    Em outra torre tenho 6 aps em 2.4 a menos de um metro, todos se atropelando em frequencias já com clientes linkados agora não podemos mudar, com o ccq e tx/rx abaixando... ai vc consegue tem uma noção da agonia q tenho de muitos erros simples.
    moro no interior no paraná, não tenho opções de graduação aqui na cidade... apenas em curitiba
    sobre os certificados ubiquiti e mikrotik, você já fez algum? quanto tempo leva? Sabe se é por "topicos" de enlace, cliente, rede.. como em si funciona o curso?
    Eu precisava de algo rapido, então teria que ser um técnico, já pra não deixar ocorrer erros tão graves quanto os que não paramos de cometer
    até mais
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         asd.png
Visualizações:	171
Tamanho: 	56,0 KB
ID:      	57987maioria dos clientes são de 700k e 1mb, alguns cassos 2 mb

  4. #4

    Padrão Re: Provedor + Ubiquiti + Novato querendo ser certo

    me add no skype amigo vou lhe ajudar. volverine503