+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    Boa noite, primeiramente peço desculpa caso o post seja bem "noob".

    Eu trabalho em um provedor, atualmente faço um suporte empresaxcliente, não só por telefone, geralmente eu vou na casa do cliente quando preciso e efetuo os testes lá, o problema é o seguinte, ultimamente alguns clientes estão com lentidão para alguns serviços, há alguns dias atrás eu resolvi usar o speedtest mesmo para fazer um teste rápido e básico, na parte da tarde a velocidade mostrava 45Mega de download e 50 Mega de up, eu deixei 100 Mega liberado para o teste, já na parte da noite eu resolvi fazer o teste e verifiquei que a velocidade caia para 10 Mega de download e o upload para 40 Mega, informei ao gerente e ele pediu que eu entrasse em contato com a operadora que vende o link, lá fui informado que não há uma forma deles testarem isso e que eles sabem que está "funcionando" pois no sistema deles mostra o link internacional como "verde".

    A duvida que fica é, há alguma forma de testar se realmente está tendo algum gargalo no link internacional da empresa tanto no nivel do link mesmo(servidor que gerencia) quanto no meu notebook?

    Desculpem a pergunta, ainda estou me aprendendo sobre a área de redes, e acabou que surgiu essa duvida, desculpe se tiver ficado um pouco confuso.

    ps: um fato interessante é que quando liguei para a empresa o atendente me perguntou quanto de tráfego eu tinha internacionalmente, e eu respondi "e tem essa essa diferença? que eu sabia nós temos 1Gb contratado, agora não sei se vocês fazem essa separação" e logo ele me respondeu que "não deveria", ao questionar o gerente ele me informou que não tem essa diferença ou que pelo menos ele espera que não tenha...

  2. #2

    Padrão Re: Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    Boa noite. Tudo tem separação. São rotas... Então, se a rota é para tal destino por x e y operadora é diferente de para tal destino via f e g operadora. Claro que tem separação, posto que seu tráfego para Brasília não vai a Miami, mas seu tráfego para a Europa, na maioria das vezes vai. E tem também as limitações intermediárias para o destino o qual vc deseja alcançar. Imaginemos que ele, cliente queira baixar uma atualização de linux (K - não me lembro o nome) todo dia. E me questionava que não passava no link dedicado dele mais que ,digamos 5 Mpbs, mas ele tinha 10 Mbps full duplex com a operadora! Ok,, mas o gargalo estava em um salto da Suíça, onde ficava hospedado a distribuição Linux e a FRANÇA .... ou seja, não tinha nada com o fornecedor do link, que era full operante em 10 Mbps. Solução, consegui para ele um serviço na UNICAMPI que tinha a mesmo distro Linux atualizandinha ... E aí ela baixava a 10 Mbps por segundo.
    O que limita é ponta mais restrita ou serviço intermediário mais restrito. Então, há muita coisa neste setor, até por que "link" não é tudo igual! As rotas, os CDN's, os anúncios de prefixos mais gerais ou mais específicos, tudo faz diferença na performance de um "link". Até porque , se deseja excelência para qualquer rota , o que resolve é uma VPN com SLA e tempo de resposta contratado da forma que tenha praticamente um canal direto entre solicitante do conteúdo e disponibilizador do conteúdo. Grandes empresas contratam vlan's internacionais com SLA em contrato. Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    O amigo esta correto, ao meu ver um download linux pelomenos a nivel de link /100 seria o mais indicado. Lembrando que devemos procurar um link aqui no brasil.

  4. #4

    Padrão Re: Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    Citação Postado originalmente por DaspreLinks Ver Post
    Boa noite. Tudo tem separação. São rotas... Então, se a rota é para tal destino por x e y operadora é diferente de para tal destino via f e g operadora. Claro que tem separação, posto que seu tráfego para Brasília não vai a Miami, mas seu tráfego para a Europa, na maioria das vezes vai. E tem também as limitações intermediárias para o destino o qual vc deseja alcançar. Imaginemos que ele, cliente queira baixar uma atualização de linux (K - não me lembro o nome) todo dia. E me questionava que não passava no link dedicado dele mais que ,digamos 5 Mpbs, mas ele tinha 10 Mbps full duplex com a operadora! Ok,, mas o gargalo estava em um salto da Suíça, onde ficava hospedado a distribuição Linux e a FRANÇA .... ou seja, não tinha nada com o fornecedor do link, que era full operante em 10 Mbps. Solução, consegui para ele um serviço na UNICAMPI que tinha a mesmo distro Linux atualizandinha ... E aí ela baixava a 10 Mbps por segundo.
    O que limita é ponta mais restrita ou serviço intermediário mais restrito. Então, há muita coisa neste setor, até por que "link" não é tudo igual! As rotas, os CDN's, os anúncios de prefixos mais gerais ou mais específicos, tudo faz diferença na performance de um "link". Até porque , se deseja excelência para qualquer rota , o que resolve é uma VPN com SLA e tempo de resposta contratado da forma que tenha praticamente um canal direto entre solicitante do conteúdo e disponibilizador do conteúdo. Grandes empresas contratam vlan's internacionais com SLA em contrato. Espero ter ajudado.
    Ah.. pode ser que isso esteja realmente acontecendo aqui.
    Eu tenho uma outra duvida, um pouco diferente do post original, posso perguntar aqui mesmo ou deveria criar um novo post?

  5. #5

    Padrão Re: Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    Citação Postado originalmente por DaspreLinks Ver Post
    Boa noite. Tudo tem separação. São rotas... Então, se a rota é para tal destino por x e y operadora é diferente de para tal destino via f e g operadora. Claro que tem separação, posto que seu tráfego para Brasília não vai a Miami, mas seu tráfego para a Europa, na maioria das vezes vai. E tem também as limitações intermediárias para o destino o qual vc deseja alcançar. Imaginemos que ele, cliente queira baixar uma atualização de linux (K - não me lembro o nome) todo dia. E me questionava que não passava no link dedicado dele mais que ,digamos 5 Mpbs, mas ele tinha 10 Mbps full duplex com a operadora! Ok,, mas o gargalo estava em um salto da Suíça, onde ficava hospedado a distribuição Linux e a FRANÇA .... ou seja, não tinha nada com o fornecedor do link, que era full operante em 10 Mbps. Solução, consegui para ele um serviço na UNICAMPI que tinha a mesmo distro Linux atualizandinha ... E aí ela baixava a 10 Mbps por segundo.
    O que limita é ponta mais restrita ou serviço intermediário mais restrito. Então, há muita coisa neste setor, até por que "link" não é tudo igual! As rotas, os CDN's, os anúncios de prefixos mais gerais ou mais específicos, tudo faz diferença na performance de um "link". Até porque , se deseja excelência para qualquer rota , o que resolve é uma VPN com SLA e tempo de resposta contratado da forma que tenha praticamente um canal direto entre solicitante do conteúdo e disponibilizador do conteúdo. Grandes empresas contratam vlan's internacionais com SLA em contrato. Espero ter ajudado.
    Eu tenho um problema semelhante, minha internet tem 30Mb mas servidores de fora do BR não chega nem 10Mb, existe alguma forma de saber onde gargalo acontece, ou seja, a localização do salto?

  6. #6

    Padrão Re: Existe alguma forma de testar um link dedicado internacionalmente?

    Você é provedor ou usuario final?

    Se for internet dedicada você pode ligar para quem está te fornecendo o link e abrir um chamado, se for usuario final verifica no seu contrato(se tiver) qual é a % que eles te oferecem internacionalmente, alguns limitam outros não.



    @Topico

    problema resolvido, testei pelo wget para : wget http://ohv.net/files/10Gb.dat --report-speed=bits /dev/null
    Antes mal pegava 2 Mega, hoje está pegando até 100 Mega, pelo wifi pega 40~50 Mega(rede 5Ghz porém estou longe do roteador)
    http://prntscr.com/kczs8m

    O problema era má configuração no switch da empresa que fornece link para a nossa empresa.