+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Pessoal eu estive estudando um pouco sobre IPV6, e consegui abrir um pouco a mente de como funciona este protocolo.
    O IPV6 é dividido em endereço Global (Usado para acessar a Internet) e Local (Usado na rede interna).
    Não será necessário o uso de muitas rotas devido ao cabeçalho já conter informações do destino, isso me faz pensar que daqui a alguns anos roteadores serão menos usados nas redes.
    Tudo mundo mudou a rede para roteada afim de evitar broadcast, depois de um tempo acredito que vão voltar para Bridge depois do IPV6 totalmente usado, porque no IPV6 NÂO existe broadcast!
    - Nós teremos a grande vantagem também de gerenciar nossos clientes apenas na base.
    - O Nat que existe para IPV6 é de 1X1 (1 Endereço IPV6 para 1 IPV4)

    Se alguém querer usar algum dia NAT com IPV4 na rede interna eu posso sugirir o seguinte:

    Um túnel de IPV6 para IPV4 >>>>>>> NAT nesse IPV4 >>>>>> Rede Interna!!!!!!

    1X1
    Vão debater sobre o assunto afim de nós estarmos preparados para usar este protocolo.

  2. #2

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Vou disponibilizar este vídeo que foi uma palestra sobre o ipv6

  3. #3

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Vou acompanhar essa discussão, IPv6 me interessa muito.
    Do jeito que aparenta, os roteadores nos cliente terão que trabalhar em brigde, porque ja que não vai ter NAT o endereço real vai ter que passar até chegar no dispositivo móvel (Celular, Notebook, etc).

    Então esses equipamentos tem que suportar o IPV6, se não nada feito.
    Como tem muito dispositivos que suporta apenas IPV4 me parece que essa transação vai demorar anos.
    Acredito também para ser estável teríamos que ter uma estrutura mundial muito boa, porque este protocolo é de ponta a ponta.

  4. #4

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Acredito que vai ficar assim até tudo ser IPV6
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1111111111.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	54,5 KB
ID:      	58018

  5. #5

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    alguem ja fez ospf com ipv6? venho tentando fazer, mas to conseguindo

  6. #6

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Eu já fiz, e funciona.

  7. #7

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Eu já entrego ipv6 nos meus clientes muito antes de ter ASN. É tudo uma questão de pesquisa e dedicação.

  8. #8

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Quase certo. Mais os routers não irão trabalhar em bridge (pelo que entendi) o que acontece é que vc vai disponibilizar um bloco /64 ou /56 ou até /48 para os clientes dependendo do número de redes (sim redes não mais IP's) que o cliente necessitar.

    Para BGP, o menor bloco roteável é /48 para IPv6, assim como /24 para IPv4.

    Usando PPPoE no router do cliente, o mesmo receberia o bloco pelo parâmetro do FreeRADIUS: Framed-IPv6-prefix, no lugar do que usamos hoje Framed-IP-Address.

    Graças ao recurso de auto endereçamento utilizando o MAC da interface, o router do cliente conseguirá endereçar todos os dispositivos que precisarem de endereços IPv6 sem uso de nenhum software adicional como DHCPv6 (apesar de esta opção também estar disponível).

  9. #9

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Bom dia!
    Indico canal do You Tube academiadoip e nicvr.
    A rede que desejar ser acessada remotamente não precsisará de DDNS, pq terão endereços globais.
    Não vai precisar configurar MTU.
    Desabilitar o DHCP do roteador.

  10. #10

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Não só nos dispositivos móveis, como também na geladeira, ar condicionado, equipamento de monitoramento remoto de segurança, de fatores clínicos,, ou seja, será a "INTERNET das coisas" acontecendo. Tudo conectado com uma presença válida na rede ( não atrás de NAT). Claro está, que a segurança vai mudar de conceito, posto que invasores degelarem o freezer vai acabar com o churrasco para quando chegássemos de viagem, mas desregulando o monitoramento cardíaco de alguém vai ter consequências bem mais graves. Em verdade , a INTERNET está só começando, por isso somos levados a pensar apenas em computadores, tablets e smarts. Um abraço para você que encara as coisas com seriedade e visão empreendedora.

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Do jeito que aparenta, os roteadores nos cliente terão que trabalhar em brigde, porque ja que não vai ter NAT o endereço real vai ter que passar até chegar no dispositivo móvel (Celular, Notebook, etc).

    Então esses equipamentos tem que suportar o IPV6, se não nada feito.
    Como tem muito dispositivos que suporta apenas IPV4 me parece que essa transação vai demorar anos.
    Acredito também para ser estável teríamos que ter uma estrutura mundial muito boa, porque este protocolo é de ponta a ponta.

  11. #11

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste ipv6 1.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	231,3 KB
ID:      	58020Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste ipv6 2.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	229,6 KB
ID:      	58021Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste ipv6 3.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	271,1 KB
ID:      	58022

    Eu tentei fazer, mas ainda não conseguir, alguém pode dar uma luz

  12. #12

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    caso queiram da mais uma estudada no assunto, segue mais material http://saladeaula.nic.br/moodle/course/view.php?id=9

  13. #13

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Se todos os dispositivos serão visíveis na internet será uma rede real maior ainda.
    Alguém sabe se os celulares atuais android etc, suporta o IPV6 nativamente?

  14. #14

    Padrão Re: Um pouco sobre o assunto do IPV6

    Aqui tbm estou em testes com ipv6. Mais o sopfv3 não sobe nas rbs 2011L, somente rbs 1100 acima!