Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Gostaria de entender um problema que ocorre com varios clientes .
    Tenho uma base de distribuição com rb433 catão r52hn com potencia de 63mw e uma antena omni slot 17dbi plutton polaridade horizontal . NO cliente 1 antena de grade de 25dbi 1 aprouter com potencia de 16mw distancia de 500mtrs.

    O estranho que no cliente o sinal é de -57dbm e praticamnete sem ocilação e na base de distribuição o sinal é de -82dbm e sem ocilação fuciona mais têm hora que o ccq fica muito baixo então fica caindo e voltando só que o ping entre eles é baixo quando não cai mais como cai e volta toda hora fica com lentidao , a visada entre os 2 ponto é limpa 100%

    Alguem sabe porque acontece isso.

  2. #2

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Se o sinal cliente>torre está em -82, vocè precisa urgentemente aumentar a potencia do cliente.

    Defina um patamar pro sinal dos clientes, TODOS com sinal digamos -60 a -75, ou -60 a -70, depende do datarate usado. Ajuste a potencia dos clientes pra que eles cheguem na torre dentro desse patamar.

    (O nível de sinal necessario depende do datarate usado, -82 só serve pra datarate abaixo de uns 10M)

    -82 é um sinal pra lá de baixo, pra lá de ruim.

    A potencia da torre você nunca meche, deixa nesses 18dBm (63mW), mas a dos clientes depende de CADA cliente, depende da distancia e do ganho da antena, mas CADA cliente geralmente precisa potencia DIFERENTE pra que todos chegam até a torre com sinais próximos.
    (E cliente de sinal ruim atrapalha a vida de quem tem sinal bom, então é bom que TODOS os clientes tenham sinal chegando na torre mais ou menos nivelado, mesmo o mais vagabundo roteador com modo cliente tem controle de potencia (Nem que seja algo tosco tipo 100%, 50%, 25%, 10%) então TEM QUE usar isso pra ter uma boa rede)

  3. #3

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Gostaria de entender um problema que ocorre com varios clientes .
    Tenho uma base de distribuição com rb433 catão r52hn com potencia de 63mw e uma antena omni slot 17dbi plutton polaridade horizontal . NO cliente 1 antena de grade de 25dbi 1 aprouter com potencia de 16mw distancia de 500mtrs.

    O estranho que no cliente o sinal é de -57dbm e praticamnete sem ocilação e na base de distribuição o sinal é de -82dbm e sem ocilação fuciona mais têm hora que o ccq fica muito baixo então fica caindo e voltando só que o ping entre eles é baixo quando não cai mais como cai e volta toda hora fica com lentidao , a visada entre os 2 ponto é limpa 100%

    Alguem sabe porque acontece isso.
    sinal de -82dbm não vai funcionar nunca. Clientes em 2.4 tem que ter pelo menos -65dBm para ser estavel.

  4. #4

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Amigo acho que vc não entendeu a pergunta o sinal no cliente é -57dbm na torre é -82dbm , eu tenho cliente que tem que o sinal no cliente é pior tipo -65dbm só que na torre é - 70dbm ai não da problema agora porque o primeiro caso tem tanta diferença entendeu mesmo eu almentando a potencia até 100mw não muda muita coisa

  5. #5

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se o sinal cliente>torre está em -82, vocè precisa urgentemente aumentar a potencia do cliente.

    Defina um patamar pro sinal dos clientes, TODOS com sinal digamos -60 a -75, ou -60 a -70, depende do datarate usado. Ajuste a potencia dos clientes pra que eles cheguem na torre dentro desse patamar.

    (O nível de sinal necessario depende do datarate usado, -82 só serve pra datarate abaixo de uns 10M)

    -82 é um sinal pra lá de baixo, pra lá de ruim.

    A potencia da torre você nunca meche, deixa nesses 18dBm (63mW), mas a dos clientes depende de CADA cliente, depende da distancia e do ganho da antena, mas CADA cliente geralmente precisa potencia DIFERENTE pra que todos chegam até a torre com sinais próximos.
    (E cliente de sinal ruim atrapalha a vida de quem tem sinal bom, então é bom que TODOS os clientes tenham sinal chegando na torre mais ou menos nivelado, mesmo o mais vagabundo roteador com modo cliente tem controle de potencia (Nem que seja algo tosco tipo 100%, 50%, 25%, 10%) então TEM QUE usar isso pra ter uma boa rede)


    Amigo concordo com tudo que disse eu trabalho assim , só que o que eu não entendo porque no cliente o sinal é de -57dbm e na to rre -82dbm é muita diferença eu já tentei aumentar o sinal até 100mw , e o cliente esta em uma distancia pequena e com 100% de visada e mesmo assim tem essa perca de sinal , para vc ter uma ideia tenho 1 cliente em outra torre que esta a 6km da torre e tem o sinal a -61dbm e na torre -65dbm e com 80% de visada não esta perdedo nada de sinal até a torre e a potencia dele é 100mw porque esse outro da essa diferença enorme

  6. #6

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Tem essa dioferença porque o radio no CLIENTE esta transmitindo com POTENCIA MENOR!!! pode estar queimada a etapa de saida .

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Tem essa dioferença porque o radio no CLIENTE esta transmitindo com POTENCIA MENOR!!! pode estar queimada a etapa de saida .

    então pode ser um defeito do radio ele esta recebendo o sinal mais não esta transmitindo corretamente.

  8. #8

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Amigo, na minha rede quando acontece isso,é o canal que ta recebendo alguma interferência.. eu mudo o canal e resolve... nos meus casos quedo altero a potencia na antena cliente. nao muda quese nada.. muda sim quando mudo no AP..

    att

  9. #9

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Um resumo:
    Sinal torre > cliente - Deve ficar digamos entre -60 e -70. Se estiver alto demais use antena de menor ganho. Se estiver baixo demais use antena de maior ganho.

    Sinal cliente > Torre - Deve ficar digamos entre -60 e -70. Se estiver alto demais reduza a potencia no roteador/cpe do cliente. Se estiver baixo demais e já estiver na potencia maxima use antena de maior ganho.

    Quem trabalha com apenas 1 (UM) equipamento nos clientes se dá mal nessa hora, só tem a potencia no roteador do cliente pra mecher.

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    NO cliente 1 antena de grade de 25dbi 1 aprouter com potencia de 16mw distancia de 500mtrs.

    na base de distribuição o sinal é de -82dbm e sem ocilação
    Potencia de TX do cliente é responsável pelo nível de RX na torre. 16mW não dá pra nada.


    Mas essa informação que o radio dos clientes está em 16mW é o motivo do sinal cliente > torre ser baixo. O sinal torre > cliente não tem NADA a ver com o sinal cliente > torre, cada equipto pode e DEVE usar potencias diferentes, afinal cada um está numa distancia diferente.

    A potencia da torre é a mesma pra todos, então nela nunca se meche. Mas a potencia do cliente DEVE ser diferente em cada cliente que estiver em distancia diferente. Ou alguém acha que um cliente a 500m e outro a 1500m vão chegar na torre com o mesmo nível de sinal se usarem a mesma potencia tipo 63mW / 18dBm.

    O nível de sinal torre > cliente não tem NADA a ver com o sinal cliente > torre, a etapa de RX só recebe os sinais indo direto pro chipset, já a etapa de TX tem um amplificador de potencia interno, geralmente de uns 10 a 20dB, pra aumentar os sinais que o chipset envia, praticamente 90% dos roteadores razoaveis e 100% das CPE's tem amplificador de 10 a 25dB na saída.

    Antena de alto ganho dá mais alcance porque permite que um sinal de mesma intensidade chegue no chipset num nível maior. Mas não quer dizer que por ter antena de ganho maior a potencia de emissão possa ser muito baixa (16mW é muito baixo, isso é sinal pra cliente a 50m), mesmo com antena de alto ganho ainda precisa potencia de emissão razoavel no cliente. Roteador de mesa com potencia baixa tipo 12dBm existe, eles funcionam até uns 1000m com antena de grade, eles recebem sinal da torre com digamos -70, mas com ridículos 12dBm de potencia o sinal dele chega na torre com digamos -86, essa é a conexão que não pode ser mantida! OU aumenta a potencia desse cliente, OU troca a antena (Ou troca CPE por uma maior) OU cancela esse cliente.

    Wifi é bidirecional, ambos os lados tem que "chegar" com potencia suficiente. Não precisa ser igual (RX igual nos 2 lados), mas o sinal recebido (Por qualquer lado) precisa ser uns 20dB a mais que a sensibilidade do datarate usado.

    E no datasheet de TODO roteador, RB, cartão, ou CPE tem a sensibilidade de CADA datarate, aplica 20dB a mais e você descobre fácil quanto de sinal precisa pra cada datarate que for usar (E você é que sabe que datarate está usando. Modo automatico tem o problema de ficar mudando de datarate).

  10. #10

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    [QUOTE=rubem;745978]Um resumo:
    Sinal torre > cliente - Deve ficar digamos entre -60 e -70. Se estiver alto demais use antena de menor ganho. Se estiver baixo demais use antena de maior ganho.

    Sinal cliente > Torre - Deve ficar digamos entre -60 e -70. Se estiver alto demais reduza a potencia no roteador/cpe do cliente. Se estiver baixo demais e já estiver na potencia maxima use antena de maior ganho.

    Quem trabalha com apenas 1 (UM) equipamento nos clientes se dá mal nessa hora, só tem a potencia no roteador do cliente pra mecher.



    Potencia de TX do cliente é responsável pelo nível de RX na torre. 16mW não dá pra nada.





    Amigo obrigado pela ajuda , mais têm alguns partes que eu não concordo tipo vc disse que a potencia de 16mw do radio não da para nada , de acordo com a Anatel todos que usa antenas de 25 dbi nos clientes estão irregulares vc sabe porque .

    Porque a Anatel permite no máximo 4w Airp de potencia em multi pontos isso significa que uma antena de 25dbi + 11dbm do radio = 36dbm = 4w Airp que é regularizado pela anatel , os raios vem no mim 12 dbm que já passa a potencia regularizada pela anatel , o que vc disse que é pouco é reprovado pela anatel , mais é impossível trabalhar só com isso por caiusa do nivel de ruido que hj encontramos na frequencia 2.4 .
    A minha duvida ainda não foi esclarecida , pois 1 cliente que esta a 500mts da torre com 100% de visada colocando a potencia em 16mw , 32mw , 50mw ,63mw e 100mw não muda em nada no sinal continua -57 do cliente e -82 na torre , porque?

  11. #11

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo, na minha rede quando acontece isso,é o canal que ta recebendo alguma interferência.. eu mudo o canal e resolve... nos meus casos quedo altero a potencia na antena cliente. nao muda quese nada.. muda sim quando mudo no AP..

    att
    AMigo eu também faço isso mais especificamente esse cliente não muda , eu desconfio que é algum problema no radio dele na transmissão a recepção esta boa ou alguma sinal ruido muito forte em cima deste cliente.
    Se alguém puder contribuir agradeço

  12. #12

  13. #13

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Quem usa antena de 25dBi não está irregular, só fica com margem pequena pra trabalhar. Ridículamente baixa de usar 5,4 a 5,7GHz, e um pouco baixa se usar 5,7 a 5,8GHz. Em 2,4GHz depende da cidade.

    Tem que reclamar disso no mundo todo, não só com a Anatel, porque em boa parte do mundo os limites são iguais, cerca de 36dBm EIRP pra 5,7-5,8GHz, e abaixo disso precisa TPC, DFS, ou limite baixo tipo 27dBm EIRP se não tiver TPC.

    Veja que 4W é emissão pra caramba! Smartphone tá cheio de estudo INSINUANDO cancer e cia no cerebro e celular opera com míseros 1,2 a 1,8W, quando muito 2W EIRP. Não sei de onde provedores tiraram que podem meter 25dBm em antena de 25dBi e ter emissão de 100W em 5,4GHz, wireless é limitado, azar de quem apostou demais nisso achando que poderia fazer de tudo, o resultado é esse espectro poluído, parece que todo mundo ao mesmo deu uma de noob e achou que podia usar a potencia que queria, agora tem que começar a usar radome, a usar radio licenciado de 10GHz, ou partir pra 24GHz, porque a faixa dos 5GHz já tá suja.



    Se mudando a potencia no radio de 16 a 100mW o sinal dele chegando na torre não mudou então seu radio tem problemas e não está mudando a emissão dele, não dá pra tirar outra conclusão.

    Ou o firmware dele tem algum controle EIRP? As versões do APRouter que conheço não tem isso, na verdade APRouter foi responsável por muito da poluição em 2,4GHz, permitindo potencias absurdas tipo 26dBm em radio ligado em omni de 15dBi, somando 12W de potencia EIRP emitida.

    (Com 10W EIRP tem radio-amador falando com gente a 1000Km de distancia, isso não é potencia baixa! Se a frequencia tem baixa penetrabilidade azar de quem optou por usar ela, ninguém é obrigado a nada, lidar com potencia baixa faz parte dos ossos do ofício. Provedor 2,4GHz em cidade de mais de 500 mil hab. sofre mais, mas ninguém é obrigado a trabalhar com isso)

    Na homologação de plaquinhas da APRouter tipo WR254 era citado potencia bem baixa, na casa dos 17 ou 18dBm, nunca dei bola pra isso, mas em 802.11G era citado nos firmwares o limite de 63mW, enquanto em 802.11B ia até 400mW. Isso é fruto do amplificador de saída usado, algum CI amplificador que só dava 10dB de ganho usando 802.11B. Ele como qualquer CI pode estar sujeito a defeito, acredito que esse seu hardware seja velho (Não acredito que alguém comprasse isso em pleno 2013, digamos), se ele operou quente muitos anos (E Abocom sempre esquenta!) pode sim ter criado problema físico na etapa de RF.

    E o firmware usado é correto pro hardware? Tinha muita zona com essas placas, muita placa Abocom sendo vendida no brasil dentro de roteador APRouter, Firemax, 90% iguais umas da Krazer ou outras marcas, e tinha muito firmware pra elas, geralmente o firmware de uma funcionava na outra (Porque era tudo a mesma carroça do RTL8186). O último firmware da Krazer, o WispOS, tinha um modo curioso de trabalhar, tinha que aumentar a potencia pro maximo numa barra, depois em baixo diminuir o percentual desse maximo que se devia usar, não fazendo isso a sensibilidade ficava péssima, nunca olhei bem o "porque" desse comportamento estranho, mas RTL8186 teve varias manhas bobas e probleminhas típicos nessas placas comuns da Abocom. Sugiro ver se sua placa é da Abocom mesmo, e se o firmware dela é o correto (Lembro de característica de firmware tipo: Firemax em modo AP não permitia conexão de uns notebooks em G. Firmware da Fastlan em modo cliente não conectava em G com WEP. Provavelmente cada firmware tinha alguma característica problemática, eu geralmente usava como cliente com antenas de 17 a 25dBi, potencia no radio de 18 a 20dBm (63 a 100mW) porque posso (Cidade de nem 20 mil hab.), em distancia tipo 200 a 4000m.

    Mas o controle de potencia nunca me pareceu preciso mesmo, sempre tratei roteador com RTL8186 como o pior lixo do mundo porque numa grade de 25dBi com 63mW era comum chegar na torre no mesmo nível de sinal que uma antena biquad 12dBi com radio de 100mW, ambos na mesma distancia. O que sempre lia é que o amplificador de saída desses lixinhos tinha tanto ruído que em 802.11B ele modulava o ruído e isso fazia o sinal escaneado ser alto (Mas o CCQ na prática era péssimo), então a sugestão era evitar o uso do amplificador (Usando 802.11G).


    Então eu não teria a mínima duvida em dizer que OU seu hardware tem problema OU seu firmware é que está fazendo a limitação indevidamente.

    Sinal -82 em 500m acho que condiz com potencia tipo 10dBm no cliente usando antena de grade 2,4GHz 25dBi.
    10dBm em antena 2,4GHz 25dBi excede o limite legal? Nops, a resolução 506 (Google: Resolução 506 anatel) fala em limite de 400mW EIRP em cidades acima de 500 mil habitantes. Ou seja, abaixo de 500 mil habitantes (O brasil tem 5573 cidades ainda? Quantas 35 tem mais de 500 mil habitantes?) a resolução não fala em limite, ou seja, em mais de 5500 cidades brasileiras pode usar antena de 2,4GHz 25dBi com o radio em qualquer potencia que quiser, pode estuprar a vizinhança toda usando os 26dBm dos malditos radios APRouter/Abocom/Firemax com RTL8186.

    SE alterando a potencia no transmissor o receptor continua recebendo sempre sinal baixo, então esse transmissor (O APRouter do cliente) não está de fato mudando a potencia de emissão, ele está "preso" em alguma potencia baixa.

    Agora olha que interessante sobre a faixa dos 5,4 a 5,7GHz, SE o equipamento tiver TPC (Que limita potencia automaticamente) a potencia EIRP pode ser de 30dBm, sendo que o hardware pode emitir até 24dBm. Então o problema dessa faixa ser restrita demais não é da Anatel ou da FCC, ou de qualquer orgão mundial que padroniza isso, o problema está na gente usar MK, Ubnt, Aprouter, Krazer, ou coisas piores, afinal estes não se preocupam em implantar TPC. Não que 30dBm vá mudar o mundo, mas é melhor que os 27dBm atualmente permitidos sem TPC, são 3dB de diferença, ou 100% de diferença no nível emitido.

    SE fosse um equipamento decente tipo Ubiquiti, Mikrotik, Intelbras/APC/Ligo, até poderia tentar mais coisas, mas APRouter sempre foi basicão, coisa problemática de nascença, hardware limitado e despadronizado, eu me decepciono muito com a industria nacional (A Intelbras só tem coisa boa desde a parceria com a Deliberant), eu bem que gostaria que fosse diferente, mas em radio nacional não dá pra confiar.

  14. #14

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Aprouter.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	107,0 KB
ID:      	58088Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	236,3 KB
ID:      	58089

    Fotos do cliente com problema
    Mas qual o datarate de TX do cliente?
    O MK na torre está fazendo o TX dele em 12M, ok. Mas pra ter o pass throughput de 18M me parece que o TX do cliente está sendo feito com 36 ou 54M, é isso mesmo? (No MK vai aparecer RX/TX tipo 12M/54M)

    Se for isso (Cliente transmitindo com datarate alto), teste colocar o datarate de emissão do cliente em 12M também, que eu saiba sem amplificador de saída a potencia do RTL8186 de 13dBm é só em datarate tipo 6 ou 9M, e em 54M é algo tipo metade dessa potencia.
    (E todo hardware tem essa diferença de potencia conforme o datarate, só que os manuais dos roteadores nacionais nunca informaram detalhes disso, tem que abrir e ver o amplificador pra só então ver a potencia conforme o datarate)

    Ou esse pass throughput do printscreen em 18M está muito errado. Eu só ví isso usando algo tipo 36M como datarate de emissão.

  15. #15

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Aprouter.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	107,0 KB
ID:      	58088Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	236,3 KB
ID:      	58089

    Fotos do cliente com problema
    Amigo o CCQ está em 50%. Péssimo, vai dar problema mesmo. Revise toda a instalação. Cabos coaxiais são danados para dar problemas em conectores. E tem outra coisa, a antena do cliente é de 24dbi. O lóbulo dela é muito estreito, você precisa alinhar muito bem esse cliente, na horizontal e na vertical. Para clientes próximos assim, utilize antenas de menor ganho. E procure usar SXT nos próximos clientes, assim você já se prepara para o futuro e não se preocupa com cabos coaxiais, conectores e coisas do tipo.

  16. #16

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Aprouter.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	107,0 KB
ID:      	58088Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	236,3 KB
ID:      	58089

    Fotos do cliente com problema
    Amigo, o seguinte.. eu notei que o equipamento clientes esta medindo sinal em RSSI... no mk é diferente..seu cliente esta com sinal baixo mesmo.... 59 RSSI equivale isso os 81 no mk.. e com 81 nao funciona. 2,4 tem que ser abaixo de 65 pra ficar bom... tem melhorar o sinal....

  17. #17

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas qual o datarate de TX do cliente?
    O MK na torre está fazendo o TX dele em 12M, ok. Mas pra ter o pass throughput de 18M me parece que o TX do cliente está sendo feito com 36 ou 54M, é isso mesmo? (No MK vai aparecer RX/TX tipo 12M/54M)

    Se for isso (Cliente transmitindo com datarate alto), teste colocar o datarate de emissão do cliente em 12M também, que eu saiba sem amplificador de saída a potencia do RTL8186 de 13dBm é só em datarate tipo 6 ou 9M, e em 54M é algo tipo metade dessa potencia.
    (E todo hardware tem essa diferença de potencia conforme o datarate, só que os manuais dos roteadores nacionais nunca informaram detalhes disso, tem que abrir e ver o amplificador pra só então ver a potencia conforme o datarate)

    Ou esse pass throughput do printscreen em 18M está muito errado. Eu só ví isso usando algo tipo 36M como datarate de emissão.

    Amigo aqui na minha eu to sofrendo com ruido os concorrentes colocam antenas de alto ganho e coloca os radios em 23dbm em airp da 63w chega a noite o sinal ruido fica menos que -85 então a banda B não estava passando bando então eu comecei a trabalhar na banda G , na torre eu coloquei o datarate em automatico e no cliente coloquei 12 ficou bem melhor passa banda funciona só que o ccq fica baixo mais o throughput sobe , so que quando o ccq cai muito os clientes ficam conectando e desconectando olha na foto do mk vc repara que tem 3 clientes enta conectando pouco tempo é que a conexao caiu e voltou .
    Foi o que eu consegui fazer no 2.4 , para melhorar mais só mudando para 5.8.

    Na teoria tudo funciona , mais na pratica quando se tem ruido , complica tudo , aqui eu já cheguei pegar sinal ruido de -70 , então milagre eu não consigo fazer so que os clientes não querer saber querer que funciona.
    Até pensei em migrar para 5.8 o que pega é que o investimento é grande e os concorrentes estão migrando tambem imagina se eles conseguirem poluir o 5.8 tambem .

  18. #18

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo, o seguinte.. eu notei que o equipamento clientes esta medindo sinal em RSSI... no mk é diferente..seu cliente esta com sinal baixo mesmo.... 59 RSSI equivale isso os 81 no mk.. e com 81 nao funciona. 2,4 tem que ser abaixo de 65 pra ficar bom... tem melhorar o sinal....
    Amigo mais outros clientes então tambem e no mikrotik aparece normal sem tanta diferença.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Amigo o CCQ está em 50%. Péssimo, vai dar problema mesmo. Revise toda a instalação. Cabos coaxiais são danados para dar problemas em conectores. E tem outra coisa, a antena do cliente é de 24dbi. O lóbulo dela é muito estreito, você precisa alinhar muito bem esse cliente, na horizontal e na vertical. Para clientes próximos assim, utilize antenas de menor ganho. E procure usar SXT nos próximos clientes, assim você já se prepara para o futuro e não se preocupa com cabos coaxiais, conectores e coisas do tipo.
    Amigo eu já não uso cabos coaxiais grandes só no maximo 30cm , eu uso a antena de alto ganho é porque têm muito ruido aqui e já tentei usar de ganho menor e deu problema

  20. #20

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Amigo mais outros clientes então tambem e no mikrotik aparece normal sem tanta diferença.

    Amigo, nesse caso creio que deva trocar a cpe do cliente... eu to usando aqui MK como AP e cpe intelbras APC2S-14.. ta ficando bom demais...