+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Pessoal, estou com muitas dúvidas sobre confuguração de CPE da Ubiquiti.
    Instalei uma nanostation loco M2 a 400 metros da torre, porém a navegação está com muito oscilação. O cliente contratou 3MB, sendo que quase sempre a velocidade está chegando só 1MB p/ baixo ao cliente, sendo que a nano está com visada.
    Em Main, o TX/RX Rate está dando os Mbps baixo, mais confesso que não entendo as informações que aparece nesse MAIN, mais sei que bom não está.
    Já não sei o que faço, pois nunca trabalhei com estes equipamentos, estou iniciando agora e preciso muito da ajuda de quem já é do ramo. (imagem-anexo)

    Outro problema é que mesmo esse cliente estando conectado no meu servidor DHCP ele aparece sempre waiting(imagem-anexo), como se não estivesse conectado, porém quando acompanho o traffic no Simple Queues o gráfico me indica que o cliente está em uso na rede(imagem-anexo). Como pouco entendo, desconfio que acabei configurando o cliente com as mesmas configurações de meu AP.
    Obs: Não uso Hotspot, amarro o IP ao MAC no DHCP Server.
    Conto com a ajuda dos amigos.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.jpg
Visualizações:	591
Tamanho: 	138,5 KB
ID:      	58084Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nano-Loco-M2-Cliente-dhcp-Waiting.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	58085Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Traffic-Nano-Cliente.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	117,1 KB
ID:      	58086

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Boa Noite, O que você ta usando na torre como AP ?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Boa noite Amigo!

    O AP é um Groove A-52HPN da mikrotik em bridge jogando em 19dBm com uma antena omni de 15Dbi. Faço o gerenciamento pelo RB750.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Está usando modo G-only sendo que seu equipamento suporta o modo 1000000 vezes melhor chamado N?
    Se está em modo AUTO, saiba que ele está usando um modo antiquado de 15 anos atras, o 802.11G. Seu equipamento suporta modo mais novo, não tem nenhum motivo pra usar modo antiquado então.

    Testa modo N-only no Groove, marca MCS4 (Se tem outros clientes que usam velharias em G vai ter que deixar em G/N auto, o que é uma pena).
    No NS Loco M2 coloque o MAX TX Rate em MCS2, desmarca a caixa automatic do lado, e use o modo N-only também.


    802.11G no datarate de 12M permite trafego total de uns 5 ou 6Mbps, mas se você está "divindindo" isso em varios clientes dificilmente consegue 4Mbps, então PTMP com datarate tão baixo só serve pra vender planinho de 512Kbps.

    MCS4 no Groove é o datarate nominal de 39M, em PTmP deve dar algo tipo 15Mbps. Com sinal -61 esse modo serve.
    Se outros clientes tem sinal mais baixo tipo -65 seria bom usar MCS3, 26M nominal, na prática dá uns 10Mbps em PTmP.

    Em PTmP não se consegue tanta banda dividia quanto PTP, com 18M em G dá pra chegar num 10Mbs talvez, mas em PTmP sei lá de dá pra passar de metade disso, então não dá pra vender plano tão grande tipo 2 ou 3Mbps numa rede cujo trafego em PTmP atenderia algo tipo apenas 2 clientes de uns 10 que parece ter.

    Modo AUTO só é uma boa quando tudo funciona, quanto tem algum problema joga ele no lixo e otimiza tudo manualmente. Se tem apenas equiptos moderno opte por modo N-only.

    E veja como está a zona de fresnel entre torre e cada cliente, zona de fresnel parcialmente obstruída e modos antiquados exibem CCQ alto mas na hora do vamos-ver circulam pouca banda.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Disse tudo rubem,kkk agora só o rapaz refazer a configuração.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Está usando modo G-only sendo que seu equipamento suporta o modo 1000000 vezes melhor chamado N...

    Testa modo N-only no Groove, marca MCS4 .
    Perfeito Rubem, consegui identificar tudo oque você explicou, alterei e está bem melhor. Desculpe minha ignorância, mais é aos poucos que vou entendendo os comandos do Mikrotik.
    Obrigadão.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    boa tarde,
    se alguém puder esclarecer essas duvidas agradeço
    tenho um modem roteador da oi, e queria saber se consigo usar a internet a 1.5 quilômetros de distancia usando uma ubiquiti m2 loco?
    eu precisaria de outra m2 loco para receber o sinal ou ja conseguiria encontrar o ponto de acesso com meus dispositivos wifi a essa distancia?
    detalhes: o modem roteador da oi é usado para conectar celulares com o wifi e uso com cabo ligado a uma cpu tbm, consigo ligar a m2 loco sem alterar meu uso atual?

    caso possível, q dispositivos e ou acessórios necessito adquirir para tal ligação?
    obs.: não entendo nada do assunto, estou pesquisando para ver se é viável, sendo, procurarei algum técnico para me ajudar com o trabalho.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Citação Postado originalmente por DIEGO85 Ver Post
    boa tarde,
    se alguém puder esclarecer essas duvidas agradeço
    tenho um modem roteador da oi, e queria saber se consigo usar a internet a 1.5 quilômetros de distancia usando uma ubiquiti m2 loco?
    eu precisaria de outra m2 loco para receber o sinal ou ja conseguiria encontrar o ponto de acesso com meus dispositivos wifi a essa distancia?
    detalhes: o modem roteador da oi é usado para conectar celulares com o wifi e uso com cabo ligado a uma cpu tbm, consigo ligar a m2 loco sem alterar meu uso atual?

    caso possível, q dispositivos e ou acessórios necessito adquirir para tal ligação?
    obs.: não entendo nada do assunto, estou pesquisando para ver se é viável, sendo, procurarei algum técnico para me ajudar com o trabalho.
    É bom sempre abrir post novo quando muda o assunto. Forum é pra isso, um assunto por post.

    Mas funciona sim, 1,5Km pra 2 Nanostation Loco M2 dá.

    SÓ QUE... precisa VISADA entre eles.

    Wifi funciona com obstaculos só em distancia pequena tipo 5 a 20m (1 a 5 paredes), pra distancia maior uma CPE precisa VER a outra.
    E mais, além de visada precisa quase toda a zona de fresnel limpa:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Em 1,5Km de distancia a zona de fresnel é como um tunel de uns 5m de diametro, nesse "tunel" não pode ter galho de arvore nem fiação eletrica. Pra isso geralmente tem que colocar a CPE em cima de um mastro, um tubo de aço de digamosd 3 ou 4m, e estaia ele sobre o telhado.
    (Por isso que se coloca antena em torres, e não no chão)

    Uma CPE atuará como Acess Point, ela vai "gerar" o SSID. A outra CPE a 1,5KM ficará no modo cliente, um modo em que ela é "escrava" do Acess Point.

    A internet "entra" por um cabo ethernet (De rede) no Acess Point, vai via wifi 1,5Km, chega na CPE em modo cliente, e "sai" pelo cabo ethernet.

    Se a CPE como Acess Point está plugada num modem ADSL, num modem VDSL, num modem 4G, se está ligada só num computador, tando faz, internet não existe em sí, o que você estará fazendo é levar uma rede TCP/IP. Na saída da CPE em modo cliente você pode ligar um cabo ethernet (De rede) que vai até um notebook, até um desktop, até uma impressora, até uma smartTV, ou até um roteador wifi pequeno dentro de casa.
    (A CPE em modo cliente não "recebe e envia wifi pra dentro de casa", ela é tipo sua antena parabolica, a antena se comunica com o satelite, se você quiser TV sem fios dentro de casa terá que colocar um transmissor de TV dentro de casa, senão tem que ligar um cabo da TV até a antena. O equivalente ao transmissor de TV (Que pode ser ligado na saída de um DVD player, qualquer origem de vídeo serve) é um acess point dentro de casa, um roteador wifi tipo um TPLink WR741nd, um Dlink Dir300, etc)

    Primeira coisa é ver como é a visada entre os 2 pontos, se tem certeza que tem predios e arvores no caminho então esqueça, não tem equipto que atravesse nem 500m de obstaculos, que dirá 1500m. Nem com antena maior dá pra fazer isso.

    Pelo Google Earth dá pra ver a altitude de cada ponto, e seguir com o mouse por entre os pontos, dá pra ver a diferença de altitude. Mas... aquilo é a altitude do SOLO, ele (Nem nenhum mapa) mostra a altura das arvores e casas/prédios, por isso é mais fácil olhar com binóculo.
    (Ou colocar uma maquina fotografica filmando com zoom no máximo em cima de um mastro de 4m e segurar ele no alto, as vezes dá pra ter noção se dá pra pelo menos ARRISCAR comprar o equipto. Se ver uma muralha de arvores e predios é melhor nem arriscar, 1500m é muita distancia pra equipto pequeno tipo Ns Loco M2 ou Loco M5, mas nem com Airgrid M5 27dBi ou Airgrid M2 21dBi deve conseguir nada sem visada em 1500m)

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    primeiramente desculpe a todos por mudar o assunto do post, é a primeira vez q participo de um forum,
    obrigado pelas informações, verifiquei aqui é a altitude de ambos pontos está favorável, e as construções tem +- 10 metros de altura telhado e não possui arvores, creio q a visada é boa,
    deixa eu ver se entendi, de acordo com a figura abaixo funcionaria?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         M2 LOCO 2.JPG
Visualizações:	164
Tamanho: 	35,8 KB
ID:      	58639
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         M2 LOCO 3.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	66,1 KB
ID:      	58640  

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Isso, a imagem está perfeita.

    Se aparentemente tem visada dá pra comprar o equipto pra testar.

    As CPE's vem com tudo automatico, se não conectar ou ficar com ping ruim (ping -t 192.168.1.1 -l 1400) tem como dar uma otimizada na configuração depois, otimizando acho que dá pra conseguir uns 10 a 15Mbps de trafego real em 1,5Km.
    (Lembra que esse é o equipto mais basico, LOw COst, é a linha de baixo custo, pra bandas maiores tem equipto mais caro)

    O trafego real na verdade vai depender do que tem na zona de fresnel, se for tudo limpo mesmo (100% da zona de fresnel livre) talvez consiga 20Mbps entre os 2 NS Loco nessa distancia.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda Na configuração de Nanostation Loco M2 com AP Mikrotik - Iniciante

    Obrigado Rubem pela ajuda