Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    PessoALL, Boa tarde!
    Já tem uns 4 anos que uso o MK...
    Uso o MK com regras de firewall, queue e balanceamento PCC.
    Antes eu tinha 15Mb + 30Mb de internet, nesta época eu usava o RB750GL, quando mudei de 30Mb para 60Mb, fiquei com 15Mb + 60M, e ao fazer downloads, usando gerenciadores e dividindo o arquivo em 10 partes, a CPU do meu RB ficava em 100%.
    Resumindo, quando eu fazia download no máximo, a CPU ficava em 100%.
    Então resolvi mudar minha RB, comprei a RB450G, que tem mais memória e mais processador, meus problemas foram sanados.
    Agora mudei para 120Mb, ou seja, tenho 15Mb + 120Mb, e quando tento fazer downloads usando a internet "toda" a CPU vai para os 100%.
    Já desativei o link de 15Mb, coloquei o peso 1/0 no link de 120Mb e fica a mesma coisa.

    Qual a sugestão de vocês?
    Já usei o BrazilFW, antes do MK, já pensei em voltar pra ele pra ver se aguenta...

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    450g nao processa 100mb o maximo de pacotes que ela vai suportar é 60mb

  3. #3
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Compre uma RB1100Hx2 na wdc network com Luiz, ela é homologada.

  4. #4

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Mesmo ele sendo Gigabit ?
    Eu consigo chegar perto dos 100Mbps...
    Vejo na interface aproximadamente 97mb (em picos)
    Se eu montar um PC, qual seria uma configuração mínima para o MK processar essas velocidades ?
    Vou ter no total 165M de internet...

  5. #5

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Não sou provedor, sou usuário louco por velocidade...
    Por isso estou querendo uma solução mais barata...
    Assisto MUITAS séries e filmes em full HD...
    Meus "links", são banda larga... 1x120M + 3x15M usando PCC.

    O que vocês acham destes servidores? O 1º daria conta?
    1 - http://produto.mercadolivre.com.br/M...175gb-raid-_JM
    2 - http://produto.mercadolivre.com.br/M...-144gb-10k-_JM

  6. #6

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Amigo dependendo do seu porte eu iria logo de CCR, recomendo a 1009 8G 1S 1S+ para você nao ter que trocar depois em pouco tempo, dependendo do seu crescimento melhor migrar logo para um ROUTEBOARD mais robusta a 1100 AH X2 só tem 2 núcleos, quando chegar perto dos 200Mbps você vai querer já trocar.

  7. #7

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Cara, o hardware desses servidores são fracos para isso. Pra ter 165Mbps de velocidade pega uma RB maior (tente a RB1200 ou RB1100, deve aguentar isso).
    Como assim são fracos? Tem mais processador e memória que a RB1100...

  8. #8

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Pentium III pra 165Mbps? CPU de 400MHz pra 165Mbps?

    Veja o hardware da RB1100AHx2.

    Eu ainda acho que a RB1100AHx2 deve não aguentar, melhor ir na ideia do Maclaud uma CCR 1009.

    Anexo 58139Anexo 58140

    Quem pode falar das vantagens de PowerPC sobre PC x86 é o @rubem.
    400Mhz é a frequência da memória/barramento...
    São 2 processadores pentium 3 de 1.4Ghz.
    Tem 1,75Gb de memória.

  9. #9

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O HP Proliant é 400MHz sim, veja lá o print.

    Enfim, eu usei um PC Pentium 4 3GHz + 2GB de RAM aqui na minha casa para somente 10Mbps e wireless, na época estava aprendendo MK e usei a 5.20 com uma semana comprei uma RB750.

    Vamos esperar o @rubem nos trazer o arsenal de conhecimento, mas se quiser vá em frente, não acredito que esse Pentium III consiga 165Mbps, mas só testando pra ver.
    O HP possui 2 PROCESSADORES XEON 2.4GHZ.
    400MHz é o barramento também...

  10. #10

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Poxa, fiz confusão, rsrs.
    O que vale é a intenção de ajudar!
    To pensando em voltar pro BrazilFW pra testar... mas tem uns 4 anos que não uso ele...
    acho que ele precisa de menos hardware que o MK...
    Se eu estiver engando, me avisem...

  11. #11

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Uma sugestão eficiente é a Ubiquiti Edgemax Router Lite 3. Consome pouco e com certeza daria pra fazer o roteamento que precisa. São não sei como fica o balanceamento dos links. Outra opção out of box é o TP-link TL-ER5120.

    Essas opções de servidor com certeza dariam pra o seu caso, o problema que vejo é o consumo e o barulho.

  12. #12

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Eu diria que se a intenção é usar servidor que já tem, realmente é melhor testar outras distros.

    Comparar PowerPC com IBM-PC complica, dá pra resumir que PowerPC tá mais pra Risc e IBM-PC tá mais pra Cisc, mas acho que um grande problema do desempenho meia-boca de RouterOS x86 é ser x86, ou seja, usar instruções IA-32 basicamente.

    Não dá pra comparar clock e memórias de PC com RB pro RouterOS, o modo de processamento é totalmente diferente e isso influencia até no uso de ram, até em MIPS (BE ou LE) é diferente, dá pra resumir porcamente que o que uma RB450G com 0,6GHz de proc. e 256MB de RAM faz um RouterOS x86 precisa de dualcore de 1,6GHz e 2GB de Ram pra conseguir. E... RB450G é Mips, de 64 bits. Agora imagine se fosse um MIPS de 1,6GHZ com 2GB de Ram, ia dar provavelmente na mesma que um PowerPC de 1,6GHz e 2GB de Ram.

    O comparativo a meu ver tem que ser: RouterOS em Mips versus RouterOS em PowerPC versus BFW/Debian/FreeBSD em IBM-PC 64 bits.
    RouterOS é carta fora do baralho pra levar a serio em grandes servidores de maneira geral. Nuns usos parece que ainda tem vantagem pra alguns (Talvez border) mas isso perde feio pra RouterOS em PPC de 1/3 do preço.

    PPC e Mips tem instruções predefinidas geralmente, não dependem do sistema operacional, o enfileiramento das ações dita muito do desempenho final do equipamento, por isso uma bobeirinha em regra mal-implementada consegue derrubar capacidade de processamento de Risc, até travar (Cisc não trava, quem trava é Windows :-).

    Eu sempre comento sobre gasto de eletricidade:
    Xeon 2,4GHz me complica a memória, com barramento de 400MHz deve ser da primeira familia com HT, da época dos Pentium 4 HT, esses Xeon eram gastadores igual P4 HT, chegando fácil no consumo informado no TDP (60 a 75W provavelmente), mas isso é de 15 anos atras. Os dualcore tem todos barramento acima de 667 pelo que eu lembre, não lembro de dualcore de 2,4GHz mas pouco importa, todos os Xeon dualcore tem consumo maximo na casa dos 100W, mas com media perto do idle na casa dos 60W, então são bem gastadores também (Não são feitos pra economizar energia).
    Se pegar uma media de 60W então (Longe dos 100W de pico dos mais modernos, bem longe dos 150W de pico do melhores), juntando com uns 40W que deve gastar em placa-mãe e HD a gente fala em 100W, juntando com 80% de rendimento da fonte ATX (Se comprar uma com selo 80plus, o que pouca gente faz) isso dá consumo real em 125W.
    Já uma RB1100 que com RouterOS deve dar na mesma capacidade prática, falamos em consumo maximo já em AC de 25 a 30W, mas com media na metade disso, ou 15 a 20W em AC.

    24 horas x 125W dá 3KWh pro server Xeon por dia. O valor do KWh varia conforme faixa de consumo e região mas falamos algo entre R$ 0,4 e 0,7, uso R$ 0,55 como media. 3 x 0,55 = R$ 1,65 por dia.

    24h x 20W da RB1100 dá 0,48KW.h por dia, ou R$ 0,26 por dia.

    1,65 - 0,26 = 1,39 de economia por dia.

    RB1100 tá R$ 1,6 mil. O Xeon antigo e lerdo só tem usado (Novo é outro poderio, mas é outro preço, R$ 10 mil pra cima), imagino que uns R$ 1 mil. Sobra R$ 600 a pagar.
    600 / 1,39 = 431 dias, ou 14 meses pra RB se pagar na conta de luz. Sem falar que o Xeon antigo (2,4GHz 400MHz acho que só coisa de 2004) não deve ter muita vida pela frente, logo algum HD deve morrer, ou estufar capacitor em fonte. Já a RB nem tem o que dar pau, não tem nada mecanico (Tipo HD) e o consumo é baixo pra fonte.

    Se é pra subir o processamento passar pra RB100AH x2, depois pra CCR1016, depois pra CCR1036, todas elas saem mais em conta que um HP Proliant com I5 (Esquece Xeon porque quem tem RB450G tá longe de precisar de Xeon), e o consumo eletrico é muito menos que a metade em qualquer caso, geralmente a RB se paga em no máximo 2 anos na conta de luz.



    Não pensem que hardware antigo gasta menos, é bem o contrário, o pico dos processadores lixo foi a 10 anos, com qualquer porcaria domestica gastanto 150W de pico. E... equipamento x86 pra distro nova não sei se vai bem, o tchã de hardware moderno de baixo consumo é instrução 64b. Solução tipo FreeBSD não necessariamente vai usar tão bem um proc. moderno 64bits, ela fala exaustivamente de instrução EM64, EM de extended memory, ou seja, foco em suportar mais de 3GB, mas com alguma coisa usando IA32 ainda (Mas RouterOS x86 nem isso faz, é totalmente x86 ainda, uso limitado de memória e multiplos cores, que alias a CCR1036 tem mais de uma duzia de cores e usa todos). Enfim, pode tropeçar na falta de distro que "consuma" direito tudo o que um server 64 bits moderno tem, mas isso não é motivo pra usar hardware antigo que gasta 10x mais só porque vendem eles usados por R$ 1,99 as vezes, o troço é barato porque o uso é limitado, a relação de dado processado por watt de energia não compensa depois de uns meses de uso.

    Pentium 3 e Xeon dessa época realmente tinha rendimento energetico bom, os primeiros P4 (Willamete) pioraram muito, as familias seguintes foram gastando ainda mais, o pico foram o Pentium 4 HT e Xeon com HT (De 2003, se não me engano), os AMD dessa época também eram esse lixo em desperdício de energia, Core2Quad e Phenom X4 as vezes tinham clock baixo digno de P3/Duron mas com 4x mais consumo (Ou seja, dariam na mesma que uma placa mãe com varios P3. "Eu tive uma com 2 de 650MHz e era fantástica no Win98 e 2K" :-), nos últimos 6 ou 8 anos surgiram alguns proc. EE, energy eficient, mas sempre bem caros, a regra até a familia CoreI chegar era consumo absurdo tipo 150W. E esse hardware está tão defasado frente ao que temos hoje que acho que mesmo usados eles valem o que vale uma RB NOVA com MIPS que consegue o mesmo, mas com 5x menos de consumo eletrico.

    Ficar entre RB450G e RB1200, sem as firulas da RB2011, me parece que lançaram a RB850G2, um PowerPC do tamanho de RB450G. Se ela cumprir o que o proc. promete fica difícil achar outra opção tão barata no mercado pra concorrer.

    RouterOS x86 tem ainda outro problema: Plataforma fechada. Só faz o que qualquer RB faz.
    Já Debian, BFW ou FreeBSD podem fazer N coisas além do roteamento, balance ou o que for, plataforma aberta cheia de softwares pra rodar, você automatiza meio mundo usando uma distro dessa.

    (Mas se não precisa de mais nada, uma RBzinha gastando 20W (A RB450G gasta 1/3 disso) é a melhor pedida, não por MIPS ser ótimo mas porque MIPS gasta pouca energia e porque não tem distro otimizada o suficiente pra fazer um Celeron ULV que gaste esses 20W fazer o mesmo com instruções ibm-pc 64 bits. Processador x86 de baixo consumo tem, carrocinhas tipo AMD C50 a C70 de 1,1GHz em placa ATX, mas... custam o preço de uma RB450G, se acrescentar preço de ram, hd, gabinete e fonte você chega em preço teórico de RB850gx2. Não chegam no preço da RB1100AH x2, é verdade, mas... vai rodar o que nessas carrocinhas? Só dão conta de roteamento leve que uma RB450G dá, se subir o poder de processamento o preço de custo sobe junto e chega fácil no preço de uma RB1100AH x2, só que aí volta a entrar na conta a diferença de consumo eletrico, mesmo um Celeron 2GHz consome quase o dobro que essa RB, a plataforma ATX é gastadora mesmo.


    Torçam pra surgir alguma placa ARM com algo tipo quadcore 1,5GHz e 2GB de Ram, gastando míseros 20W. Tem linux pra ARM tem aos montes, só falta placa a venda que não seja toda fechada e voltada pra Android. Mas MK em ARM não é bom sonhar, a MK usa chipsets específicos pra redes, são uma melhor opção nas RB's basicas, eles são baratos porque varios roteadores de mesa compartilham. Já em maior processamento ela parte pra PowerPC, duvido que investiria em familia ARM intermediária, o mercado ARM está muito focado em multimidia, os MIPS é que estão focados em rede.

  13. #13

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    No meu caso, eu já tenho um computador que fica ligado direto... Tenho alguns serviços nele como Servidor DLNA e outros... Só que este computador é um Aton D525, com 4g de memória e hd SSD. Preciso rodar o Debian e o MK, processando os 165M de internet... Acho que vou montar um Core 2 Duo com o Sphere, rodando o Debian e o MK ou BFW...
    Gosto deste Aon que tenho, pois é um Mini ITX (é um computador compacto)...

  14. #14

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    TEstei uma RB1100 e uma RB1000 com 200Mb de link fibra no meu apê, sao 2 pcs e 2 notes e torrent a todo vapor, netflix e afins, a RB1000 se saiu melhor, as duas com 1,0Gb de RAM. E uso BrazilFW desde a versao 2. Usei até 100Mb nele, nunca passou de 50% de cpu, sempre dual core e 2Gb ou 4Gb de RAM.

  15. #15

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Citação Postado originalmente por thiagodp Ver Post
    No meu caso, eu já tenho um computador que fica ligado direto... Tenho alguns serviços nele como Servidor DLNA e outros... Só que este computador é um Aton D525, com 4g de memória e hd SSD. Preciso rodar o Debian e o MK, processando os 165M de internet... Acho que vou montar um Core 2 Duo com o Sphere, rodando o Debian e o MK ou BFW...
    Gosto deste Aon que tenho, pois é um Mini ITX (é um computador compacto)...
    Só pra entender, como ia rodar debian + mk no mesmo micro? Emulação acho que é 50x mais lerdo que sinal de fumaça.

    O caso do Atom D525 é curioso, ele mesmo consome pouco, provavelmente uns 5 ou 8W em uso pouco, o problema é que o resto da placa-mãe não é focado em eficiencia energética então é facil a placa-mãe consumir uns 15 ou 20W. Aí entra o HD Sata, deve ficar variando de 5 a 10W, talvez media de 7W. Teriamos uns 30 a 35W. Ótimo?

    Nem tão ótimo. Fonte ATX tem o melhor rendimento entre uns 30 e 70% da capacidade. Fonte pequena no mercado é de 200W, que significa que o melhor rendimento está entre 60 e 140W. Quando o consumo é baixo tipo 40 ou 50W é normal elas terem rendimento ridículo tipo 60%. Nessa hora você pega 60W entrando na fonte ATX, aplica rendimento de uns 60%, e na saída o consumo é só 36W.

    Enquanto a RB450G (Que pelo SO otimizado pra MIPS dá praticamente na mesma que RouterOS x86 nesse Atom) consome 6 a 8W, com rendimento de 70 ou 80% da fonte (12V 1A ou algo assim) falamos em consumo em AC de 8 ou 9W quando muito. É uma diferença no consumo elétrico de pelo menos 600%.

    (Isso se não tiver regra mal-feita e o Atom ir pra alto consumo, aí o consumo na MB (Chipset) também sobe, HD consome mais, e já medi 75W em fonte ATX em desktop comum com Atom!

    Eu cheguei a comprar 2 MB com Atom 330 pra servidor MK, a intenção era usar fonte ATX 24V e conjugar sistema solar. Mas... logo surgiram no mercado as RB's tipo 1100 ou 1200, uma delas atende sozinha o que ia precisar de 2 Atom, vendi as 2 placas pra cliente apressado com placa queimada e deu mais da metade do preço de uma RB1200.

    Se for All-in-one típico, eles tem fonte de 90W, e outros (Com tela maior) com fonte de 180W. A tela consome uns 20 a 25W nos menores, o consumo total realmente não chega a 90W, chega nuns 3A (Menos de 60W), mas... denovo tem o rendimento da fonte, é igual fonte ATX, as ATX 80plus boas rendem até 85 ou 89% com carga ideal, as de AiO idem, mas as "boas mas não de alta eficiencia" rendem uns 75% com carga ideal, um Atom é a carga ideal pra fonte 90W então menos mal, mas uns 35W de mb+proc+hd (Com tela desligada) + uns 3W do CD/DVD (Mesmo sem uso ele joga no lixo uns 3W o tempo todo, se for 5,25" gasta mais de 5W a toa!) tem uns 38W, com eficiencia de uns 75% ainda dá uns 50W em AC. Ainda é 5x mais gastador que RB450G.

    Sinceramente não vejo nem meio motivo pra testar RouterOS em micro x86, só pelo aprendizado mesmo. E se é pra rodar micro que já tem, bota o debian pra rodar mais coisas além de fazer o roteamento, aí sim justifica o gasto eletrico que ele dá.

    (O Core2Duo é do que chega fácil em 90W em AC em processamento baixo-medio, tem que levar a serio as possibilidades tipo SSD, ou mesmo adaptador IDE<>CF ou mesmo IDE<>SD classe10, ou mesmo placa PCIe pra minipcie com mSata (Que gasta 2W quando muito), é bom otimizar fan's grandes e gastadores (Dissipador grande exige fan de menor gasto), desligar cd/dvd, e ir atras de fonte ATX com selo 80plus ou de rendimento similar, geralmente são investimentos que se pagam em 10 ou 15 meses se usar 24x7)

  16. #16

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    @rubem,
    Esse Aton que falei, já fica ligado 24/7... Ele é um Mini ITX, o consumo é menor que os convencionais, não tem drive de cd e o HD é SSD...
    Em relação a ter os 2 sistemas em um PC, estou pensando em usar o Sphere, que é um SO de virtualização... Tem melhor rendimento que usar um programa dentro de um SO para virtualizar...
    Queria manter o ROS, mas acho que vou voltar para o BFW64, pois ele exige menos hardware...
    Provavelmente irei trocar este Aton (Mini PC) por um convencional Core 2 Duo ou i3...

  17. #17

    Padrão Re: RB450G com cpu a 100% em downloads rápidos (aproximadamente 100Mb)

    Só pra fechar...
    Comprei e passei a usar a RB1100x2