+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Corre de intelbras como você correria de um leão faminto ok? Não faça isso. Esqueça esses rádios com protocolo 802.11 pelo menos para ponto-multiponto. O desenho do protocolo não é para uso outdoor.

    Se você quer qualidade ao extremo e ausência de dor de cabeça use Cambium. (acima dela tem redline, airspan, etc mas nenhum de nós pode pagar. Sério).

    Sim, ele faz exatamente o que diz o site, porém, você tem de planejar a sua celula. Para atender clientes até 20km é necessário utilizar a antena de 25bi force 110 com rádio conectorizado. Quantos clientes neste cenário/distancia você teria?

    Outro ponto é que no AP ePMP você diz a ele qual é o tamanho da celula de atendimento. Digamos que você sete 3km, ele vai ajustar o clock/tempo que cada cliente seu irá falar com base na distancia. Se você disser que é 20km, ele fará a mesma coisa dando mais tempo ao cliente mais longe. É claro que você poderá continuar colocando até 120 CPE por setor porém poderá ter lentidão.

    Existe uma ferramenta da Cambium para você calcular sua rede PMP por exemplo:

    Em uma celula de 2/3/4 km você pode atender clientes com plano de 1 a 5mb e colocar os 120 CPE naquele setor.

    Em 2 km você pode atender 88 clientes colocando planos de 25mb de down por 10mb de up sem ter problemas com lentidão. O ePMP trata cada cliente multiponto como se fosse um ponto a ponto possibilitando assim integrar mais banda para cliente.

    Ficou confuso ou deu para entender?

    OBS: Pode usar TRANQUILAMENTE as antenas SETORIAIS de no minimo 17dbi da Ubiquiti para celula de até 2/3km. Acima disso antenas de 20/21/22dbi

    EDIT para o topico do ePMP Multiponto: https://under-linux.org/showthread.php?t=179535
    Legal, na realidade ainda não temos clientes, estamos iniciando os serviços julho a agosto desse ano. E estava procurando algo melhor que ubnt/mk/intelbras para colocar na torre (distribuindo sinal) e nos clientes num raio de até 5 km de cada pop.

    Usando essa solução da cambium qual seria o melhor equipamento para distribuir sinal(qual antena setorial você recomenda usar ?) e para os clientes (cpe) qual seria a melhor solução para até 5 km? Você indica um local para comprar ?

    Muito Obrigado pela ajuda. Prezo muito na qualidade. (Os planos na região é de 1 até 5 mb e no máximo 10 mb - em raríssimas ocasiões)

  2. #82

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Legal, na realidade ainda não temos clientes, estamos iniciando os serviços julho a agosto desse ano. E estava procurando algo melhor que ubnt/mk/intelbras para colocar na torre (distribuindo sinal) e nos clientes num raio de até 5 km de cada pop.

    Usando essa solução da cambium qual seria o melhor equipamento da linha epmp para distribuir sinal(qual antena setorial você recomenda usar ?) e para os clientes (cpe) qual seria a melhor solução para até 5 km? Você indica um local para comprar ?

    Muito Obrigado pela ajuda. Prezo muito na qualidade. (Os planos na região é de 1 até 5 mb e no máximo 10 mb)


    EDIT-

    O provedor da região ta usando esse equipamento:
    Anexo 58828Anexo 58829

    Só que nesse cliente ele colocou uma espécie de antena (não sei como é o nome correto).
    É ele mesmo. Na primeira foto é o ePMP 1000 com antena integrade de 13dbi e na segunda foto o mesmo + uma antena refletora para distancias de até 20 km.

    Para AP recomendo:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...0-sync-com-gps

    Como antena setorial:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...-5ghz-21dbi-60

    Como CPE:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...1000-integrado

    Onde comprar recomendo a loja em que estou postando os links acima. São o primeiro e-commerce Cambium na America Latina.

  3. #83

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Obrigado meu amigo pela ajuda. Vou comprar um kit lá pra ver como funciona. Essa antena AC da ubnt funciona de boa nele?

  4. #84

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Legal, na realidade ainda não temos clientes, estamos iniciando os serviços julho a agosto desse ano. E estava procurando algo melhor que ubnt/mk/intelbras para colocar na torre (distribuindo sinal) e nos clientes num raio de até 5 km de cada pop.

    Usando essa solução da cambium qual seria o melhor equipamento da linha epmp para distribuir sinal(qual antena setorial você recomenda usar ?) e para os clientes (cpe) qual seria a melhor solução para até 5 km? Você indica um local para comprar ?

    Muito Obrigado pela ajuda. Prezo muito na qualidade. (Os planos na região é de 1 até 5 mb e no máximo 10 mb)


    EDIT-

    O provedor da região ta usando esse equipamento:
    Anexo 58828Anexo 58829

    Só que nesse cliente ele colocou uma espécie de antena (não sei como é o nome correto).
    Essa refletora parece adptada ta na cara.

    Essa antena refletora da aquario acho que serve pra esse epm integrado.
    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=199
    Última edição por wala; 05-05-2015 às 19:18.

  5. #85

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    é verdade. sem a antena refletora qual alcance máximo desse cpe ?

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Obrigado meu amigo pela ajuda. Vou comprar um kit lá pra ver como funciona. Essa antena AC da ubnt funciona de boa nele?
    Funciona sim sem problemas, alias, essa linha de antenas é ótima. É a melhor relação custo x beneficio x VSWR.

    O unico ponto que eu diria ser "negativo" é que os radios da Cambium só encaixam em antenas Cambium assim como rádios da UBNT só encaixam nas UBNT e os da Mikrotik só com aqueles suportes da RFS Elements.

    Mas... nada que uma fita hellerman daquelas grossonas de 2 reias não resolva o problema.

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    é verdade. sem a antena refletora qual alcance máximo desse cpe ?
    Até 20km.
    (o DataSheet diz 13 milhas, mas eu usaria-o até o máximo de 15km. Acima disso usaria a Antena Force 110 com um rádio Conectorizado SEM GPS.)

  7. #87

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Zucchi com esses radios epmp com antena integrada da para fazer ponto a ponto de 04 km com qualidade?

  8. #88

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Funciona sim sem problemas, alias, essa linha de antenas é ótima. É a melhor relação custo x beneficio x VSWR.

    O unico ponto que eu diria ser "negativo" é que os radios da Cambium só encaixam em antenas Cambium assim como rádios da UBNT só encaixam nas UBNT e os da Mikrotik só com aqueles suportes da RFS Elements.

    Mas... nada que uma fita hellerman daquelas grossonas de 2 reias não resolva o problema.



    Até 20km.
    (o DataSheet diz 13 milhas, mas eu usaria-o até o máximo de 15km. Acima disso usaria a Antena Force 110 com um rádio Conectorizado SEM GPS.)
    Legal mesmo, aqui a cidade tem 12km de uma ponta a outra, com uma torre bem alta daria para cobrir a cidade toda com apenas uma torre (Estamos mais ou menos no meio)

  9. #89

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Zucchi com esses radios epmp com antena integrada da para fazer ponto a ponto de 04 km com qualidade?
    Sim, sem problemas. Quantos mbps vc precisa passar neste PTP?

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Legal mesmo, aqui a cidade tem 12km de uma ponta a outra, com uma torre bem alta daria para cobrir a cidade toda com apenas uma torre (Estamos mais ou menos no meio)
    Qual a banda que você deseja entregar para seus clientes e qual o numero de assinantes que você espera atingir?

    Que dá para fazer dá sim. Mas eu recomendaria dividir a cidade em 2 torres ao menos dependendo do que você tem em mente.

  10. #90

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Zucchi seria tipo rede local, para interligar um laboratório.

  11. #91

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Zucchi seria tipo rede local, para interligar um laboratório.
    É tranquilo então, pode usa-lo com os olhos fechados.

  12. #92

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Os planos aqui em média é 1 a 5 mb (devido o alto custo, 1 mb aqui na cidade é em média 110,00) e em raros casos 10 mb.

  13. #93

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Os planos aqui em média é 1 a 5 mb (devido o alto custo, 1 mb aqui na cidade é em média 110,00) e em raros casos 10 mb.
    Extremamente suave

  14. #94

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    guigol, quanto a ter aberto nao vejo nada d+. Garantia no br nao funciona isso é fato.

    Problema na antena,pigtail ou alinhamento eu descarto completamente. Eu ja tinha uma rb912 nesse mesmo ponto passando cravado 40mb de down que é meu link contratado no momento. Ping raramente passava de 10ms.

    Pretende aumentar o link e sempre prezo por uma boa lactencia pois sao 5 saltos ai nesse enlace, entao nosso amigo zucchi falo do epmp latencia de 1 a 3ms banda nao sei das quantas resolvi testar.
    Por sorte peguei na promoçao por 450,00 a unidade. Sei que o valor dele agora esta beirando os 650 a 700,00.

    E rocket dish nao tem qualidade? Po rapaz fala isso nao, no forum da ubnt case com af5-x em pouco mais de 33km passando 200mb como é que antena nao presta? Area extremamente poluida.

    Porta /100 em um radio do valor e das promessas do epmp 1000 é uma pisada de bola sem tamanho.

    Outro problema em ePTP só da pra usar 40mhz até 24km, como vou passar mais que 50mb em 36km usando 20mhz? Ou nos enlace maiores que tenho de 46 e 56km!

    Nesse enlace de 46km teste de rb912 para rb912 110mb tcp, que na "vida real" sabemos que ela só vai bem até seus 70mb

    Outro enlace de 37km 126mb tcp novamente por rb912 para 912.

    Se o radio só trabalha bem até 18dbm, como fechar enlace grande com ele?

    Tbm fiz teste com iperf e apresento os mesmo problemas que teste de radio/radio e rb1200/rb1100 x2.

    Bom mandei um email para a Adriana lotado de screen e informaçoes. Até o exato momento nao recomendo o radio.

    Nao resolvendo até domingo tiro eles e anuncio no ml, ja é mais um $$$ pro cofrinho do af5-x rsrsrs
    Jonas ja pensou em abrir essa 912 colocar um cartão mini pci-e mikrotik 5.8n e colocar duas antenas em cada lado assim colocando um cartão em rx e outro em tx assim vc teria possibilidade de mais banda
    Última edição por wala; 14-05-2015 às 10:49.

  15. #95

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @wala eu acho que deve da muito trabalho, e mais um ponto para possivel falha =/ e vou aguardar o af5-x mesmo. Se passar até uns 150mb estavel ja vou estar sorrindo atoa.

  16. #96

    Padrão

    Olá pessoal, sei que faz tempo esse post e por acaso acabei achando ele, vou postar hoje meu cenário com Cambium Force 110 PTP com antena original de 25 Dbi.

    Tenho um enlace de 11.7 Km com um kit Force 110 PTP (porta giga sincronizado gps), uso em modo ePTP e atualmente está passando em UDP 115 MEGA (limitado a banda contratada junto ao fornecedor de link) e a mesma coisa em TCP 116 mega de Down, segue print em anexo, reparem na latência, os testes foram feitos e com uma rb 1100Ahx2 na ponta que envia e uma ccr1016 na que recebe, acredito que deva passar pouco mais, já que está limitado a banda contratada, dúvidas é só chamar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE TCP.png
Visualizações:	151
Tamanho: 	95,2 KB
ID:      	64670   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE UDP.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	165,9 KB
ID:      	64671  


  17. #97

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Muito bom. Quanto esta fazendo um both?
    Citação Postado originalmente por gtxnet Ver Post
    Olá pessoal, sei que faz tempo esse post e por acaso acabei achando ele, vou postar hoje meu cenário com Cambium Force 110 PTP com antena original de 25 Dbi.

    Tenho um enlace de 11.7 Km com um kit Force 110 PTP (porta giga sincronizado gps), uso em modo ePTP e atualmente está passando em UDP 115 MEGA (limitado a banda contratada junto ao fornecedor de link) e a mesma coisa em TCP 116 mega de Down, segue print em anexo, reparem na latência, os testes foram feitos e com uma rb 1100Ahx2 na ponta que envia e uma ccr1016 na que recebe, acredito que deva passar pouco mais, já que está limitado a banda contratada, dúvidas é só chamar.

  18. #98

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Muito bom. Quanto esta fazendo um both?
    Olá, segue print em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BOTH TCP.png
Visualizações:	173
Tamanho: 	86,1 KB
ID:      	64672   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BOTH UDP.png
Visualizações:	159
Tamanho: 	84,4 KB
ID:      	64673  


  19. #99

  20. #100

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por gtxnet Ver Post
    Ele está em eptp mesmo? Vc rodou o analisador de espectro nele? Esse é o melhor canal?

    Qual versão de FW?