+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problemas com PPPOE - RB450g

    Bom dia pessoal, estou passando por alguns problemas, tenho uma rb450g como concentrador, com routeros 6.22
    o pppoe conecta tudo tranquilo, mas durante a navegação ele fica lenta e cai.
    percebi q a um certo momento onde todas as conexoes pppoe é perdida, alguem tem ideia do que pode ser, estou com 60 clientes nela com trafego medio de 20~30mb

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Bom dia amigo, verifique cm anda o consumo do processador se estiver acima de 60% hora de mudar a RB. Tive problema parecido
    Atc. Valcy Paulo

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Processamento ... essa RB ae é fraquinha

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Uma dúvida dentro desse assunto: o pppoe exige mais processamento do que o hotstpot?

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    @brunobelas RB450G Tem 680Mhz de processamento, eu acredito que ela seja suficiente p/ 60 clientes c/ o trafego que você citou. No meu caso aqui, é mais ou menos o mesmo trafego, só que são 70 clientes simultâneos, uso pppoe e ospf. Minha RB é a 2011, ela tem 600Mhz de processamento e não passa de 50%, eu acho difícil o seu problema ser processamento.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    atualizei o routeros para o 6.27 e estou atualizando a firmware pra 3.22(atual 3.10), @FabianoMartins2 ela ficava topando 100% as vezes, pois tinha uma grande quantidade de regras no filter, apaguei quase todas, agora fica sempre variando de 60%-. @Arthur Bernardes passei mas de 5 meses rodando sem quedas, mas apos umas chuvas que deu começou esse lenga lenga
    qualquer novidade venho aqui novamente. obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Já tentou trocar fonte? Abrir ela para ver se não tem nenhum componente alterado? Uso uma 450G na 6.23 e 2.39, e não tenho problemas!
    Tudo bem que tenho bem menos clientes, 45, não rodo nenhuma regra e meu consumo chega aos 20 MB de link mas meu processamento não passa de 35%.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    @faelldantas a rb esta ligada a uma fonte volt 24v, com bateria, e ta alimentando tambem 2 rb912 e nanobeam, acredito que alimentação n

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Esquece amigo, rb 450 não suporta ta na hora de investir em uma 1100ahx2

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Coloca uma fonte separada so pra ela, pra vc ter certeza se não e a fonte.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Já tentou trocar fonte? Abrir ela para ver se não tem nenhum componente alterado? Uso uma 450G na 6.23 e 2.39, e não tenho problemas!
    Tudo bem que tenho bem menos clientes, 45, não rodo nenhuma regra e meu consumo chega aos 20 MB de link mas meu processamento não passa de 35%.
    E eu digo que é justo as regras que pesam.

    Testando (A.k.a. "fuçando no que não sabe") eu consigo travar uma RB750 só comigo conectado. Implementação errada de regra pesa muito, então realmente "sem regra nenhuma" acho que é o melhor jeito de ver limite de trafego, pra mim que aí bate no limite de trafego de roteamento simples tipo 30Mbps na RB750 e uns 50Mbps na RB450G.
    (Falo de tráfego com multiplas conexões, porque se obtém resultado falso testar com download em 1 instancia, ou só 1 micro conectado com download em 10 instancias. O bicho pega hora que tem 20 conectados cada um com pelo menos uma duzia de conexões simultaneas, ME PARECE que as regras são lidas numa sequencia e vão pra um cache junto com regras dinamicas (Roteamento normal), o que tem demora maior vai pro fim da fila (Afinal o que demora geralmente é conexão perdida), é a situação que conectar em um servidor a 200ms de distancia (Pra mim isso é SP, pra quem está na parte civilizada do brasil quem fica a 200ms é os EUA) "amarra" a velocidade, a conexão dele sempre está no fim da fila quando a resposta de cada pacote retorna e isso ocupa espaço em cache ou buffer.

    No MK muita gente relata ter menos travamento quando faz coisa tipo dst-nat primeiro na fila, digamos porta 999 pro IP x.x.x.x, e DEPOIS (Abaixo) um masquerade genérico pra um range todo. Se inverter a ordem vai dar erro hora que tiver 30 pessoas conectadas. Com 2 regras é facil testar a ordem, mas e com 40 ou 50? E encaminhamento é facil, o problema são as outras marcações, marca ESSE com drop, mas como cria regra pra marcar todos os outros como accept pra fila fluir sem pesar tanto?

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    boa tarde pessoal, fiz a troca de 1 sw que tinha apos a rb, e voalar sem quedas, mas ainda estou com alguns casos isolados, obrigado pela ajuda de todos...

  13. #13

    Padrão Re: Problemas com PPPOE - RB450g

    Sei que muitos donos de provedores não gostam de servidores mikrotik, mas no seu caso seria o melhor, já que tem mais de 60 clientes. O processamento como te disseram é pouco das RBs. Lógico que temos melhores porém tem que ver o custo benefício em comprar uma RB melhor ou montar um servidor.
    Com um pc não muito magnífico já vale a pena montar. Exemplo: pentium 4 - 2g de memória, um HD pequeno de 80GB sata já estaria legal e um outro HD para configurar seu cache com o webproxy do mikrotik mesmo. Já ia dar de 10x0 nesta sua RB.

    Dê uma olhada neste meu site: www.infomegaware.com.br