+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Bom dia pessoal!
    Sou novo aqui no fórum e também na àrea de TI. Estou trabalhando em uma empresa que precisa fazer a comunicação via rádio, de 3 pontos. O ponto principal é a fábrica onde fico, e os outros 2 pontos são galpões que precisam se comunicar com a fábrica.
    Eu gostaria de saber com quais equipamentos eu posso fazer esse enlace. Cheguei a pensar em 4 nanos, 2 APs e 2 Estações.
    Pensei também em usar uma omini direcional, mas não sei quais equipamentos conectar a ela. Enfim eu não sei o quais equipamentos usar para fazer o enlace, póis não tenho muita experiência em redes wirilees, apenas fiz alguns ponto a pontosa com 2 equipamentos aqui na empresa com ajuda de amigos, com 3 pontos eu não sei como nem o que usar para fazer. Gostaria da ajuda de vocês, obrigao!
    Desculpa se postei no lugar errado, é a primeira vez que uso o fórum.

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Bom dia Weslley primeira pergunta qual a distância da fabrica e os galpões? segunda pergunda os galpões estão em direções opostas ou esta na mesma direção? Porque pergunto isto para você... se os dois galpões estiverem na mesma direção da fabrica você pode usar uma nano m5 como AP e em cada galpão nano m5 como estação fechando os enlaces, agora se estiverem em direções opostas vc pode usar uma OMINITIK com SXTLITE5 desde que a fabrica não esteje em um lugar onde já tem muitas redes 5ghz ou seja muito poluído qualquer duvidas estamos ai para ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Bom dia Aurio!
    Muito obrigado pelo interesse em ajudar. Bem a fábrica é o ponto central e os galpões ficam em direções opostas cada um com quase 6mk de distância da fábrica, e as distâncias entre os galpões são de um pouco mais de 3km.
    Mas vou dar uma olhada novamente na distância entre os galpões, pois são tenho certeza se é essa mesmo de 3km.

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Você já pode descartar a ideia de usar a OMINITIK ou OMINI mesmo se for 3km! achei que os galpões eram proximos, você pode usar Airgrid, Nanobridge, Nanobeam300 ou 400 use direcional para fechar o enlace.

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Os galpoes e o predio central, são num mesmo terreno?

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Aurio, desculpe minha ignorância, mas como falei tenho pouca experiência em wirileess. Isso que você me sugeriu com esses equipamentos: Airgrid, Nanobridge, Nanobeam300 ou 400 use direcional para fechar o enlace, seria para fazer 2 Ponto a pontos ? Ex.: 2 APs na fábrica e 2 estações com os galpões ?

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Bom dia Faelldantas!
    Os galpões são em terrenos diferentes, mas tem visada pra fábrica.

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Isso mesmo você vai fazer dois enlaces saindo da fabrica é interligando os galpões.

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Certo, você me indicaria algo sobre a configuração, como a distância é de quase 6km da fábrica para os galpões ?
    Ex.: Na Wiriles a Potência de sáida,na Advance a Distância..etc. Essas coisas pois as configurações de ponto a ponto que fiz aqui na fábrica funcionam mas eu não sei bem se estão corretas.

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Primeiro vc tem que definir qual antena vai usar as configurações são bem simples a potência vc ajusta de aos poucos pode começar com 15dbi de cada lado se precisar vai aumentando aos poucos.

  11. #11

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Vou usar a nano beam400,pois já uso aqui na fábrica, porém a potência de saída dela só dá 5dBi.
    O fornecedor de onde a gente compra disse que é só alterar a região para US ou TRINIDAD AND TOBAGO que a potência aumentaria, por que quando deixa BRASIL ela diminui.
    Com essa potência de 5dBi em com código do país como BRASIL dá pra fazer essa comunicação de 6km, ou terei que mudar para US ou TRINIDAD AND TOBAGO como o fornecedor me falou ?

  12. #12

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Olha weslley acho que não precisa de mudar o Country Code vc pode usar brasil mesmo que é o certo de se usar vc vai esta dentro da faixa de frequência autorizado pela anatel ok sobre a potência vc vai na aba ADVANCED e marcar Installer EIRP Control que a Output Power vai estar liberado para que vc possa aumentar a potência caso vc não consiga ai pode mudar para US para qual vc achar melhor.

  13. #13

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Boa tarde Aurio!
    Eu marquei Installer EIRP, mas a Output Power de saída continuou com apenas 5 dBi, não alterando em nada.
    Em Advance a aba DISTANCE eu deixei topada em 24.5 km.
    Como a potência não muda, você acha que eu devo mudar a distância ?
    Potência de 5dBi, e distância 24.5km, vai funcionar no enlace de 6km ?

  14. #14

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Weslley eu não uso regular a distância dos meus enlaces! Porque se vc regular a distância vc também tem que configurar o ACK diacordo com a distância, o próprio software faz este trabalho de ajustar a distância e o ACK! nos enlaces, vc pode usar compliance Test para usar o Output Power ou seja regular a potência ok.

  15. #15

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Aurio, então se eu só mudar os modos de operação, um para AP e o outro para ESTAÇÃO, mudando apenas o canal para 40 e deixando a frequência automática o enlace vai funcionar nessa distância de 6km ?
    Aqui ná fábrica eu faço assim mas é apenas com 800mt de distância. Com 6km eu não sei se funciona com essa simples configuração, entendeu ?

  16. #16

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    olha acho que vc não vai precisar de 40mhz e muito para estes enlaces vc pode usar 10,20,25,30 ou 40 vai depender da banda que vc quer passar nestes enlaces entendeu, se for tipo 10mega pode usar 10MHZ se for mais vc usa 20, 25,30 vc vai testando agora sobre deixar o canal automático eu não recomendo porque ele vai ficar pulando de canal em canal ate achar o melhor canal faz um scan e verifica os canais que estão livres e utiliza eles mais acho que vc não vai ter problema com canal, dentro da empresa tem outros enlaces?

  17. #17

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Tem não, no terreno só vai ter esse enlace mesmo!
    Vou usar apenas a rede interna sem Internet mesmo, só vai passar dados da rede interna mesmo, é só pra colocar um programa em rede, de umas máquinas de automação que controlam as temperaturas que os pintinhos precisam. Aqui é uma fábrica de ração e criação de frangos. Cada galpão tem uma máquina dessas que precisa ser controlada via cabo console ( Serial para RJ45 ), eu vou ligar esse cabo em um Switch, e do Switch para o Nano. Vou colocar um IP para cada uma das máquinas de automação através desse programa delas que roda em rede, para poder controlar elas da Fábrica.

  18. #18

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    blz weslley manda ver nestes enlaces ai então, ficou tranquilo pra vc? Deu para entender.

  19. #19

    Padrão Re: Como configurar um enlace de 5km para 3 pontos se comunicarem ?

    Deu sim Aurio, brigadão por sanar minhas dúvidas, tudo de bom aí pra você parceiro!

  20. #20