Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Boa noite pessoal,

    Há semanas venho tendo problemas de interferência e oscilação onde durante o dia tenho pings entre 200 e 700 pro gateway (5.8). porém toda vez que ligo no suporte técnico do provedor eles falam que está tudo bem e que o sinal esta otimo. Durante a madrugada, curiosiosamente o ping desce absurdamente (de 5 a 40 no maximo). Já sou cliente desse provedor a 2 anos, e já teve outros "surtos" desse tipo, que foram resolvidos com a troca da cpe que parece não ser de muita qualidade (mesma marca, apenas OUTRA cpe), dessa vez o tecnico veio aqui fez a troca do equipamento mas continuou a mesma coisa, disse que o problema era só aqui e que só resolveria talvez com a troca pra um nano loco m5, ou uma outra opção de 400 reais que não me lembro agora, que seria tipo "isso" ou nao da pra me atender mais, acontece que o orçamento esta apertado pra eu "arriscar" um investimento por minha conta e continuar com a internet ruim, já que uso a mesma para trabalho.

    O que mais me chama atenção nisso tudo é que chegaram a fazer o downgrade pra um equipamento 2.4 e continuou com o mesmo problema, o que presumo que com a troca de tecnologia pra 2.4 o problema de "interferencia" estaria resolvido certo? espero a ajuda de vocês pra saber uma possivel solução.


    Desde já, grato.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ss+(2015-04-05+at+01.00.57).png
Visualizações:	808
Tamanho: 	9,6 KB
ID:      	58302  

  2. #2

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Faltam alguns dados amigo... como distancia entre sua antena e a torre do provedor. A visada é limpa? (sem árvores, edificações, obstáculos entre você e a torre?) A antena está instalada corretamente? (Na beirada da edificação e a 1m acima do telhado?). Verifique também se a antena não está instalada em nenhum local que sofra deformação com o calor (superfícies metálicas, calhas, alambrados, etc)
    Tendo dito isso e admitindo a hipótese de que não há nenhum dos problemas descritos acima, com base nos seus relatos posso afirmar que existem 2 possibilidades de responsabilidade do provedor: 1ª> os equipamentos do provedor estão dando "gargalo" e necessitam de uma reavaliação... 2ª o provedor está "pobre" e não tem link suficiente para seus usuários, já que o pico de tráfego é durante o dia, forçando a rede a trabalhar em sua carga total.

    Soluções: 1ª> Verifique cuidadosamente a instalação da antena, pois muitos "técnicos" de provedor são somente montadores de antena. 2ª> Troque de provedor pois esse está indo de mal a pior.

    Abb

    Rafael

  3. #3

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Faltam alguns dados amigo... como distancia entre sua antena e a torre do provedor. A visada é limpa? (sem árvores, edificações, obstáculos entre você e a torre?) A antena está instalada corretamente? (Na beirada da edificação e a 1m acima do telhado?). Verifique também se a antena não está instalada em nenhum local que sofra deformação com o calor (superfícies metálicas, calhas, alambrados, etc)
    Tendo dito isso e admitindo a hipótese de que não há nenhum dos problemas descritos acima, com base nos seus relatos posso afirmar que existem 2 possibilidades de responsabilidade do provedor: 1ª> os equipamentos do provedor estão dando "gargalo" e necessitam de uma reavaliação... 2ª o provedor está "pobre" e não tem link suficiente para seus usuários, já que o pico de tráfego é durante o dia, forçando a rede a trabalhar em sua carga total.

    Soluções: 1ª> Verifique cuidadosamente a instalação da antena, pois muitos "técnicos" de provedor são somente montadores de antena. 2ª> Troque de provedor pois esse está indo de mal a pior.

    Abb

    Rafael
    Olá obrigado pela resposta. a distancia é menos de 1km, 1km no máximo, a antena esta fixada na parede, e não esta a 1m do telhado... a visada é limpa, só tem alguns fios e poste na frente... curioso que em uma da torre deles ficava com sinal -53 e com os mesmos problemas. já em outra que fico em média com -66 funciona "menos" pior como pode ver na imagem que postei.

    outra coisa que e chama atenção é pelo fato de as vezes pingando em idle, sem fazer uso de nenhum trafego no computador, o ping fica baixo e estavel, mas aí é só abrir uma pagina por exemplo que vai de 4-5 pra 300, 400 e tendo muita perda de pacotes.

    sao 4 da manhã e olha o que considero "bom" tamanho desespero
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ll.png
Visualizações:	365
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	58305  

  4. #4

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Bom dia, vamos dividir seu problema em pedaços pra saber onde esta o problema, o primeiro e descobrir o ip do rádio que vc conecta na torre. Pinga nele se o ping se mantem baixo, se for isso o problema e que a empresa não tem link suficiente, se ele varia o problema e na conexão da torre pra seu AP, se for esse segundo pode ser que o canal usado esteja poluído. Ou pode ser problema no AP, ou radio cliente, ou ainda o que acho que seja o problema o ack, cada equipamento esta a uma distância da torre e com isso tem um tempo pra cada um, quando vc usa um equipamento que tenha suporte a TDMA (ipol, airmax, nv2) ele resolvi isso, quando não tem vira uma zona, eu acho que seu caso seja isso, e pra resolver não adiantar trocar o equipamento precisa de engenharia de rede, que é de responsabilidade de seu provedor, peça pro seu provedor lhe dar uma explicação tecnica do problema.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Bom dia, vamos dividir seu problema em pedaços pra saber onde esta o problema, o primeiro e descobrir o ip do rádio que vc conecta na torre. Pinga nele se o ping se mantem baixo, se for isso o problema e que a empresa não tem link suficiente, se ele varia o problema e na conexão da torre pra seu AP, se for esse segundo pode ser que o canal usado esteja poluído. Ou pode ser problema no AP, ou radio cliente, ou ainda o que acho que seja o problema o ack, cada equipamento esta a uma distância da torre e com isso tem um tempo pra cada um, quando vc usa um equipamento que tenha suporte a TDMA (ipol, airmax, nv2) ele resolvi isso, quando não tem vira uma zona, eu acho que seu caso seja isso, e pra resolver não adiantar trocar o equipamento precisa de engenharia de rede, que é de responsabilidade de seu provedor, peça pro seu provedor lhe dar uma explicação tecnica do problema.

    olá amigo, obrigado pela resposta!!!

    Bom, os pings que falo é justamente para o radio que conecto, até tirei uma imagem com um print... e o ping varia durante o dia de 300 a 4000, e a noite a conexão fica otima, justamente quando o ping esta baixo para o radio que conecto (de 2 a 50 no maximo)

    o equiapamento que to usando é um pro eletronic 5.8, e o tecnico sugeriu a mudança de equipamento pra um nano loco saindo do meu bolso, logico e nem sequer me da a garantia que ira melhorar ou um rocket que ele sugeriu também.
    e a solução do tecnico foi simplesmente "assim nao da pra te atender, o problema é só em você mas se você comprar um nano oco ou um m5 vai ficar otimo" blabla o que duvido..

    o que me deixa com raiva, é que de madrugada a comunicaçao pro radio fica PERFEITO... o que me parece é que meu ap nao aguenta trafego, porque em idle na maioria das vezes o ping fica bem baixo, e quando abro qualquer pagina começa perder pacotes etc

    ah e outra, eles ja mudaram pra todos canais e torres possiveis, até a tecnologia pra 2.8, o que me coloca essa duvida que seja meu ap o problema, com a mudança de canal a unica coisa que mudou foi o dbi de -53 pra -66

  6. #6

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    olha só, pra mudar de de 5.8 pra 2.4 tem que mudar o aparelho, então se disseram que mudaram de 5.8 pra 2.4 sem mudar o aparelho, mentiram pra você. e 99% de certeza que seja problema de ack mesmo. e comprar outro equipamento não resolver.

  7. #7

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    olha só, pra mudar de de 5.8 pra 2.4 tem que mudar o aparelho, então se disseram que mudaram de 5.8 pra 2.4 sem mudar o aparelho, mentiram pra você. e 99% de certeza que seja problema de ack mesmo. e comprar outro equipamento não resolver.

    sim mudaram, pra uma antena de grade.. deixaram 1 dia e ficou exatamente com o mesmo problema. enfim, o jeito vai ser mudar de provedor mesmo, mas o que me desanima é que a maioria da região é desse nivel pra pior, complica pra quem precisa de internet 24 hrs por dia, é inacreditavel o nivel de amadorismo do tipo "ou é isso ou cancela", uma pena.

  8. #8

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    faz o seguinte, compra duas nano m5, vai sair em torno de 230,00 cada uma, mas vc configura e fecha em contrato com o provedor pra colocar um na torre e outro na sua casa, mas vc tendo as duas senhas assim você sbe se eles colocarem outro conectado no seu ap, ai te garanto que vai funcionar sem dor de cabeça.

  9. #9

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    qual cidade vc esta??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    qual cidade vc esta??

    santa luzia - mg

    pois é, tenho quase ctz que o tecnico ficou "animado" com eu comprar uma nano pra colocar mais cliente e usar como repetidora

  11. #11

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Olhando por essa imagem eu diria:
    https://under-linux.org/attachment.p...2&d=1428206673

    Pééééééééssimo negócio usar 802.11G (2,4GHz) ou 802.11A (5GHz. 54M é datarate de G ou A, ambos velhos) hoje, olha o throughput mais em baixo, 6,8Mbps. Adianta cair na bobeira de usar datarate alto (54M) pra ter um throughput ridículo desse? Esse throughput se consegue até com datarate de 18M, onde os hardwares tem sensibilidade muito melhor, e o SNR requerido é menor.

    Mas também tem um problema aí que não é do seu provedor: Ruído a -64dBm é inaceitável! Pra ter ruído nesse nível tem que ter rede eletrica na zona de fresnel, ou transmissor FM por perto (Não a faixa comercial chamada Radio FM (88-108MHz), TV também usa Modulação em Frequencia, ou seja, também atrapalha muito).

    Eu diria pra setar manualmente um datarate, beeeeeem mais baixo que 54M, eu diria 12M mesmo (Seu RX é 12M, ou seja, o provedor fez a parte dele, usando 12M pra transmitir, mas você está transmitindo a 54M sem necessidade, seu upload deve ser menor que 1M então um TX Rate de 12M dá e sobra), e ver muito bem esse ruído, o ruído de OUTROS PROVEDORES devia ficar no maximo nuns -75 a -80 (Sem provedor ruidoso ficaria nuns -90dBm provavelmente), então se você tem -64dBm de ruído, não adianta trocar de provedor, o problema o ruído. Tem que ver se tem esse ruído em 2,4 e em 5GHz, se for, deve ter rede de alta tensão na zona de fresnel (Você falou em postes na frente, isso atrapalha MUUUUUITO, não são fios de 15mm, a area no entorno do fio que leva AC depende da tensão, mas varia de 30 a 80cm ao redor do condutor, ou seja, cada fio de 15mm na verdade é uma barreira de 30 a 80cm (É basicamente o triplo da distancia que você pode chegar aterrado sem que salte uma faísca). Veja a zona de fresnel no cálculo:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Olhando por essa imagem eu diria:
    https://under-linux.org/attachment.p...2&d=1428206673

    Pééééééééssimo negócio usar 802.11G (2,4GHz) ou 802.11A (5GHz. 54M é datarate de G ou A, ambos velhos) hoje, olha o throughput mais em baixo, 6,8Mbps. Adianta cair na bobeira de usar datarate alto (54M) pra ter um throughput ridículo desse? Esse throughput se consegue até com datarate de 18M, onde os hardwares tem sensibilidade muito melhor, e o SNR requerido é menor.

    Mas também tem um problema aí que não é do seu provedor: Ruído a -64dBm é inaceitável! Pra ter ruído nesse nível tem que ter rede eletrica na zona de fresnel, ou transmissor FM por perto (Não a faixa comercial chamada Radio FM (88-108MHz), TV também usa Modulação em Frequencia, ou seja, também atrapalha muito).

    Eu diria pra setar manualmente um datarate, beeeeeem mais baixo que 54M, eu diria 12M mesmo (Seu RX é 12M, ou seja, o provedor fez a parte dele, usando 12M pra transmitir, mas você está transmitindo a 54M sem necessidade, seu upload deve ser menor que 1M então um TX Rate de 12M dá e sobra), e ver muito bem esse ruído, o ruído de OUTROS PROVEDORES devia ficar no maximo nuns -75 a -80 (Sem provedor ruidoso ficaria nuns -90dBm provavelmente), então se você tem -64dBm de ruído, não adianta trocar de provedor, o problema o ruído. Tem que ver se tem esse ruído em 2,4 e em 5GHz, se for, deve ter rede de alta tensão na zona de fresnel (Você falou em postes na frente, isso atrapalha MUUUUUITO, não são fios de 15mm, a area no entorno do fio que leva AC depende da tensão, mas varia de 30 a 80cm ao redor do condutor, ou seja, cada fio de 15mm na verdade é uma barreira de 30 a 80cm (É basicamente o triplo da distancia que você pode chegar aterrado sem que salte uma faísca). Veja a zona de fresnel no cálculo:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    pois é, setando manualmente pra 12m o throughput fica variando de 2,1, 3.1 até 40.1

    e sobre mudar, ja foi trocado pra 2.4 e continuou com o mesmo problema, sobre radio fm desconheço mas na regiao tem muitos provedores piratas novos colocando antena pelo bairro todo, e sim tem um poste do outro lado da rua no caminho da visada da antena, acho que resolveria colocando um suporte mais alto, porém o tecnico disse que nao adiantaria muito. eles tem uma torre pro norte e outra pro sul, setando a antena pros dois lados continua horrivel do mesmo jeito e não era assim antes...
    outra coisa é que minha prima vizinha ao lado usa um nano loco5 com outro provedor e a internet dela é bem melhor qe a minha, e a casa dela é tipo do lado, nao tem nem 1 metro de distancia

  13. #13

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Se sua vizinha tem rede mais ok, será que não tem nada gerando ruído no seu apto ou vizinho?
    Existe EMI e RFI, ruído eletromagnético todo equipto produz, mas motores produzem muito, fonte chaveadas as vezes também. Teria que ser algo bem proximo, 1m talvez, tipo ar-condicionado, cabo de TV-a-cabo (Satelite ou pela rua), motor de elevador, não condigo pensar em nada muito ruídoso, mas cabo de TV paga via satelite é ruidosa pra caramba!

    Eu sinceramente não sei como ter uma rede ok com essa info do seu print de que já teve ruído -64dBm. Mesmo com muitos provedores acho difícil o ruído chegar sequer nuns -75, o normal é fica de uns -80 pra baixo em cidade grande (Acho que -84 a -86 é normal)

    Baixa o NetStumbler, instala no notebook e dá uma passeada pelo apartamento vendo o nível de ruído, veja se consegue colocar o note perto de onde a CPE ou antena fica hoje pra ver se o note pega algum ruído também, eu faria isso porque é bem assustador um ruído a -64dBm, não acredito que algum equipto wifi produza isso, pra mim tem outra coisa nada a ver com wifi gerando isso e ela está perto da CPE no no caminho entre CPE e provedor.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se sua vizinha tem rede mais ok, será que não tem nada gerando ruído no seu apto ou vizinho?
    Existe EMI e RFI, ruído eletromagnético todo equipto produz, mas motores produzem muito, fonte chaveadas as vezes também. Teria que ser algo bem proximo, 1m talvez, tipo ar-condicionado, cabo de TV-a-cabo (Satelite ou pela rua), motor de elevador, não condigo pensar em nada muito ruídoso, mas cabo de TV paga via satelite é ruidosa pra caramba!

    Eu sinceramente não sei como ter uma rede ok com essa info do seu print de que já teve ruído -64dBm. Mesmo com muitos provedores acho difícil o ruído chegar sequer nuns -75, o normal é fica de uns -80 pra baixo em cidade grande (Acho que -84 a -86 é normal)

    Baixa o NetStumbler, instala no notebook e dá uma passeada pelo apartamento vendo o nível de ruído, veja se consegue colocar o note perto de onde a CPE ou antena fica hoje pra ver se o note pega algum ruído também, eu faria isso porque é bem assustador um ruído a -64dBm, não acredito que algum equipto wifi produza isso, pra mim tem outra coisa nada a ver com wifi gerando isso e ela está perto da CPE no no caminho entre CPE e provedor.
    como eu disse minha cpe é uma pro eletronic 5.8, bem ATRAS da minha cpe, tem outra cpe, de outro provedor, sera que não seria aí o X da questao? é tipo alguns centimentros, aqui tem tv a cabo mas a antena e os cabos ficam distante da cpe no caso.
    outra coisa que notei é que o ruido SEMPRE fica no -64, até quando ta "boa" a conexão... hoje o cara vai vir aqui e colocar uma cpe de melhor qualidade e falo pra vocês os resultados

  15. #15

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Se esse "atras" é bem perto, tipo no mesmo mastro de modo que o corpo de uma e de outra CPE ficam a uns 20 ou 30cm, aí dá pra botar a culpa nisso sim!

    Pra ter bom desempenho a distancia ideal entre antenas pra muita gente é 1m!

    Proeletronic é de qualidade meio inferior, talvez um SXT ou um Nanostation M5 sofram menos com ruído, se não dá pra distanciar as antenas é de se pensar nisso.

    Ou então colocar uma lata de aço entre as 2 CPE's, uma blindagem. Tem muuuuuita gambiarra que pode ser tentada, tem proteção pronta pra uns equiptos (Exemplo: http://www.computechloja.com.br/prod...tiShield-Xwave ), mas você como cliente testar isso complica, o provedor devia ter técnico capaz de ver um ruído gigante desse tamanho e saber distanciar direito uma CPE da outra.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se esse "atras" é bem perto, tipo no mesmo mastro de modo que o corpo de uma e de outra CPE ficam a uns 20 ou 30cm, aí dá pra botar a culpa nisso sim!

    Pra ter bom desempenho a distancia ideal entre antenas pra muita gente é 1m!

    Proeletronic é de qualidade meio inferior, talvez um SXT ou um Nanostation M5 sofram menos com ruído, se não dá pra distanciar as antenas é de se pensar nisso.

    Ou então colocar uma lata de aço entre as 2 CPE's, uma blindagem. Tem muuuuuita gambiarra que pode ser tentada, tem proteção pronta pra uns equiptos (Exemplo: http://www.computechloja.com.br/prod...tiShield-Xwave ), mas você como cliente testar isso complica, o provedor devia ter técnico capaz de ver um ruído gigante desse tamanho e saber distanciar direito uma CPE da outra.
    pois é, já estou jogando o a toalha, o tecnico veio aqui em casa hj e colocou uma intelbras 3000... nao adiantou nada, ficou pior... jogou a antena um pouco pro lado pra sair do poste... ficou pior...

    ele mais uma vez me sugeriu cancelar, infelizmente terei que fazer isso. engraçado que o ruido fica estavel em -64... o tecnico disse que é uma interferencia no quarteirão, que a internet ao lado funciona bem pq é airmax, e o provedor deles nao trbalha com esse protocolo

  17. #17

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    O ideal é eles trabalharem com o protocolo proprietário de cada linha ex: Ubiquiti Airmax, Mikrotik NV2 Nstreme, Intelbras Ipoll, etc. Cara isso é interferência aonde não sei kkk a altura está boa? Não tem nada obstruindo o SNR como o @rubem disse, cara está tenso mesmo isso -64 de ruido com um ping de 72 ms rsrs acho que não com uma interferência dessas era pra tar 3000 ms kkk esse print é da sua antena?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    O ideal é eles trabalharem com o protocolo proprietário de cada linha ex: Ubiquiti Airmax, Mikrotik NV2 Nstreme, Intelbras Ipoll, etc. Cara isso é interferência aonde não sei kkk a altura está boa? Não tem nada obstruindo o SNR como o @rubem disse, cara está tenso mesmo isso -64 de ruido com um ping de 72 ms rsrs acho que não com uma interferência dessas era pra tar 3000 ms kkk esse print é da sua antena?

    é sim, quando vira a cpe pra torre do norte tem um poste, pra torre do sul tem uma visada limpa tipo do alto de um predio mesmo.. e esse negocio de -64 parece até bug pq NUNCA sai disso, aí depois das 1 da manha o ping desce, agora ta mais ou menos a conexão, olha isso pro radio da torre. quando faço algumas configuraçoes no ap tipo setar em 11mb, mcs0 tem uma pequena melhora

    olha a imagem de agora Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ss+(2015-04-07+at+12.54.40).png
Visualizações:	252
Tamanho: 	26,4 KB
ID:      	58338Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ss+(2015-04-07+at+12.54.58).png
Visualizações:	289
Tamanho: 	10,5 KB
ID:      	58339Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vv.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	12,9 KB
ID:      	58340

  19. #19

    Padrão Re: Motivos que podem causar interferência entre antena e torre

    Tem algo estranho nessa info de ruído mesmo. Mostra o sinal em -68dB, e o SNR em 14dB.
    SNR é a "relação sinal ruído/noise", se aplicar 14 em cima de -68 isso dá ruído em -82, que é normal pra ambiente urbano.

    -68 é sinal suficiente pra MCS3 (26M), seria bom ter uns 20dB de SNR (Ou sena, sinal -62, já que o ruído real parece ser -82), mas não devia ter ping tão ruim.
    Dá um "ping -l 1450" rumo a esse ip
    ping -t 177.128.29.1 -l 1450
    Esse é o ping com pacote de 1450 bytes, é o ping com pacotes do tamanho que a sua navegação ou seus download usarão.

    Ou coisa a reclamar é do uso de 5200MHz (Canal 40). Esse não é um canal pra provedor usar, se quiser mostrar pro provedor:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506
    Lá em baixo, na seção X, faixa 5.150-5.350 MHz:
    I - as emissões devem estar confinadas aos ambientes internos das edificações;

    Essa faixa é pra usar em AP interno (Roteador de mesa e cia).
    O problema dessa faixa é que ela é o dobro dos 2500-2690MHz que 4G usa no brasil, especificamente em 2600MHz (Cuja 1ª harmonica, ou 1 oitava acima, seria 5200MHz) é faixa que a Sky ganhou, não sei bem a cobertura dela, mas me parece que ela tem rede 4G em quase todas as capitais (É só pra internet banda larga 4G, não é pra telefonia). É essa banda U:
    http://www.teleco.com.br/en/en_4g_freq.asp

    2585MHz dá a primeira harmonica (Oitava, ou o dobro da frequencia) em 5170MHz, e 2620 dá harmonica em 5240MHz, seu canal 40 (5200MHz) está bem no meio. Seu provedor a meu ver devia usar o que é permitido pra ele, que é acima de 5470MHz.

    Não sei se é esse seu problema, mas 4G usa potencia de emissão meio alta, na torre algo na casa dos 100W EIRP, e aqueles modens 4G da Sky provavelmente são limitados a uns 3W EIRP, esse é o tipo de coisa que geraria ruído alto em harmonica (2x a frequencia, 4x, 8x...). Já a partir de 5470MHz não tem nada pra atrapalhar (Tem radar, mas é wifi que atrapalha eles e não o contrário).

    Por isso citei instalar o NetStumbler e passear pelo apto pra ver ruído, você disse que já tinha testado 2,4GHz e era ruim igual, só teria que ver se o problema é esse ruído ou se o problema era o equipto 2,4GHz do provedor. Alguns notes tem placa 2,4 / 5GHz, o Netstumbler detecta isso automatico, escaneia o que você quiser, daria pra ver fácil se o ruído é só dos 5150 a 5300MHz, se for dá pra ter certeza que é culpa de 4G, ou melhor, a culpa é do provedor que resolveu usar em ambiente externo uma faixa destinada apenas a ambiente interno.
    (Essa resolução que passei o link é de 2008, em 2008 já existia a intenção de uso da faixa dos 2,5 a 2,6GHz pra multimidia, seja TV ou telecom, não foi mal planejado esse uso de 2,6GHz pra 4G brasileira ter harmonica em 5200MHz, as resoluções da Anatel não são por questões políticas apenas, tem caracteristica técnica por tras)

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tem algo estranho nessa info de ruído mesmo. Mostra o sinal em -68dB, e o SNR em 14dB.
    SNR é a "relação sinal ruído/noise", se aplicar 14 em cima de -68 isso dá ruído em -82, que é normal pra ambiente urbano.

    -68 é sinal suficiente pra MCS3 (26M), seria bom ter uns 20dB de SNR (Ou sena, sinal -62, já que o ruído real parece ser -82), mas não devia ter ping tão ruim.
    Dá um "ping -l 1450" rumo a esse ip
    ping -t 177.128.29.1 -l 1450
    Esse é o ping com pacote de 1450 bytes, é o ping com pacotes do tamanho que a sua navegação ou seus download usarão.

    Ou coisa a reclamar é do uso de 5200MHz (Canal 40). Esse não é um canal pra provedor usar, se quiser mostrar pro provedor:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506
    Lá em baixo, na seção X, faixa 5.150-5.350 MHz:
    I - as emissões devem estar confinadas aos ambientes internos das edificações;

    Essa faixa é pra usar em AP interno (Roteador de mesa e cia).
    O problema dessa faixa é que ela é o dobro dos 2500-2690MHz que 4G usa no brasil, especificamente em 2600MHz (Cuja 1ª harmonica, ou 1 oitava acima, seria 5200MHz) é faixa que a Sky ganhou, não sei bem a cobertura dela, mas me parece que ela tem rede 4G em quase todas as capitais (É só pra internet banda larga 4G, não é pra telefonia). É essa banda U:
    http://www.teleco.com.br/en/en_4g_freq.asp

    2585MHz dá a primeira harmonica (Oitava, ou o dobro da frequencia) em 5170MHz, e 2620 dá harmonica em 5240MHz, seu canal 40 (5200MHz) está bem no meio. Seu provedor a meu ver devia usar o que é permitido pra ele, que é acima de 5470MHz.

    Não sei se é esse seu problema, mas 4G usa potencia de emissão meio alta, na torre algo na casa dos 100W EIRP, e aqueles modens 4G da Sky provavelmente são limitados a uns 3W EIRP, esse é o tipo de coisa que geraria ruído alto em harmonica (2x a frequencia, 4x, 8x...). Já a partir de 5470MHz não tem nada pra atrapalhar (Tem radar, mas é wifi que atrapalha eles e não o contrário).

    Por isso citei instalar o NetStumbler e passear pelo apto pra ver ruído, você disse que já tinha testado 2,4GHz e era ruim igual, só teria que ver se o problema é esse ruído ou se o problema era o equipto 2,4GHz do provedor. Alguns notes tem placa 2,4 / 5GHz, o Netstumbler detecta isso automatico, escaneia o que você quiser, daria pra ver fácil se o ruído é só dos 5150 a 5300MHz, se for dá pra ter certeza que é culpa de 4G, ou melhor, a culpa é do provedor que resolveu usar em ambiente externo uma faixa destinada apenas a ambiente interno.
    (Essa resolução que passei o link é de 2008, em 2008 já existia a intenção de uso da faixa dos 2,5 a 2,6GHz pra multimidia, seja TV ou telecom, não foi mal planejado esse uso de 2,6GHz pra 4G brasileira ter harmonica em 5200MHz, as resoluções da Anatel não são por questões políticas apenas, tem caracteristica técnica por tras)

    uau!!! que dados incriveis, instalei o netstumbler mas por ele ser antigo não trabalha com a placa do meu note, enfim.. essa informação que você deu foi super importante, porque desde quando assino esse provedor ele trabalha em canal 40 - 56 sempre, e o tecnico sempre diz que o problema é só aqui, inves de resolver o problema me sugeriu o cancelamento por estar dando "dor de cabeça" como se eu usasse de graça, mas enfim. ja efetuei o cancelamento do mesmo por motivo de incopetencia e falta de vontade em resolver, eu sou CLIENTE e precisei vir em um forum, o que custava o tecnico, que inclusive é membro daqui também dar uma pesquisada? to assinando contrato com um servidor diferente que parece ser bem profissional, tem torres no canal 104, 112 e 120. inclusive no ato do contrato com esse servidor, ele me passou dados que nenhum outro passou, e disse que ta migrando muita gente desse meu atual provedor...

    enfim, so tenho a agradecer a todos, e depedendo do resultado pos instalaçao posto aqui pra saber se era de fato interferencia na torre deles.

    e ah, o comando que você indicou, como sempre quando força o ap o ping sobe...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ff.png
Visualizações:	266
Tamanho: 	27,8 KB
ID:      	58344