Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Boa noite!!! Gostaria que alguém me ajudasse com um problema. Necessito fazer funcionar um sistema de telefonia celular a 20Km da ERB em uma localidade totalmente sem sinal. Me indicaram fazer com 1 repetidor + uma yagi direcional na saída, inclusive já soube que fizeram algo assim próximo de onde moro, com equipamentos da Aquário.

    Seria um esquema assim; Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Repetidor.jpg
Visualizações:	2292
Tamanho: 	30,7 KB
ID:      	58303 onde A seria o repetidor com uma antena direcional na sua saída e B seria a localidade receptora (interfaces/celulares com antenas direcionais de 20Dbi tipo yagi voltadas para A). Lembrando que a localidade receptora do sinal não é área ampla, e sim um ponto com visada no alto de uma torre de 25 metros com algumas antenas direcionais apontadas para A.
    Só para constar... em A o sinal de celular é de -69db e em B não há sinal nenhum...

    Gostaria de algo que não custasse muito caro para implantação da estrutura no ponto A, pois já vi repetidores de 10Watts a R$ 20.000,00, o que não é meu objetivo... gostaria de algo até uns R$3.000,00... R$ 4.000,00 seria suportável.
    Grato por qualquer ajuda

    Rafael
    Última edição por sphreak; 05-04-2015 às 01:36. Razão: Falta de dados

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    É totalmente viável. Use no ponto A um repetidor VHtelecon que é nacional e ter ótima qualidade e custa em torno de R$2.500. Ao invés de antenas yagi use antenas de grade de 900 Mhz a prórpia VHtelecon tem pra vender. No ponto A vc vai ter que colocar as duas antenas de grade uma voltada para a ERB e outra para o ponto B. Essas duas antenas tem que estar distantes uma da outra pelo menos uns 20 metros pra não dar realimentação.

    Bom é isso, boa sorte no projeto. Tem tudo pra dar certo

  4. #4

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Os repetidores da Aquario são ruins demais pro gosto de muita gente, esses aqui tem se saído melhor:
    http://biteletronics.mercadoshops.com.br/
    Não sei como estão frente a Anatel.
    Aquario é normal parar de funcionar em 10m, esses BIT dependendo do modelo vão a pelo menos 100m (60dB), o maior chega a 500m em campo aberto.

    Antena Yagi da Aquario, ou da ProEletronic, essas sim dá pra usar tranquilo, antena é antena. As da ProEletronic acho que são mais baratas.

    Só tem 1 problema: Antena yagi tem angulo meio fechado! São 30º de angulo. Os celulares ficariam nesse angulo? Colocar divisor pra 2 ou 3 yagi não sei se seria eficiente, com o amp. de 70dB sim mas aí não se fala em 500m, mas talvez uns 200m.

    Tô por fora do angulo exato dessas yagi de alto ganho, provavelmente são maiores que uns 5º, mas raramente yagi é mais aberta que 30 ou 35º. Teria que dar uma olhada na ficha técnica se você encontra uma de alto ganho (Melhor antena de alto ganho do que amplificador com ganho alto, senão amplifica ruído demais) com angulo horizontal bom tipo 60º.

    Cuida a questão da frequencia, antenas e repetidor de 850MHz geralmente chegam em 900MHz, só que com ganho um pouco menor. Não chega a ser um problema. O problema é: Tem operadora usando 1800 ou 2100MHz, aí precisaria outro repetidor. E internet... 3G geralmente não está em 850/900MHz, pros seus clientes usarem internet decente via celular não vai dar, precisaria colocar repetidor 2100MHz em outro local, com outras antenas (E tem quem compre esses repetidores pra isso, achando que vai ter internet boa, mas putz... num sistema desse via gprs por aqui se consegue coisa tipo 5Kbps, só dá pra texto via whatsapp, o resto não abre nunca).

  5. #5

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Os repetidores da Aquario são ruins demais pro gosto de muita gente, esses aqui tem se saído melhor:
    http://biteletronics.mercadoshops.com.br/
    Não sei como estão frente a Anatel.
    Aquario é normal parar de funcionar em 10m, esses BIT dependendo do modelo vão a pelo menos 100m (60dB), o maior chega a 500m em campo aberto.

    Antena Yagi da Aquario, ou da ProEletronic, essas sim dá pra usar tranquilo, antena é antena. As da ProEletronic acho que são mais baratas.

    Só tem 1 problema: Antena yagi tem angulo meio fechado! São 30º de angulo. Os celulares ficariam nesse angulo? Colocar divisor pra 2 ou 3 yagi não sei se seria eficiente, com o amp. de 70dB sim mas aí não se fala em 500m, mas talvez uns 200m.

    Tô por fora do angulo exato dessas yagi de alto ganho, provavelmente são maiores que uns 5º, mas raramente yagi é mais aberta que 30 ou 35º. Teria que dar uma olhada na ficha técnica se você encontra uma de alto ganho (Melhor antena de alto ganho do que amplificador com ganho alto, senão amplifica ruído demais) com angulo horizontal bom tipo 60º.

    Cuida a questão da frequencia, antenas e repetidor de 850MHz geralmente chegam em 900MHz, só que com ganho um pouco menor. Não chega a ser um problema. O problema é: Tem operadora usando 1800 ou 2100MHz, aí precisaria outro repetidor. E internet... 3G geralmente não está em 850/900MHz, pros seus clientes usarem internet decente via celular não vai dar, precisaria colocar repetidor 2100MHz em outro local, com outras antenas (E tem quem compre esses repetidores pra isso, achando que vai ter internet boa, mas putz... num sistema desse via gprs por aqui se consegue coisa tipo 5Kbps, só dá pra texto via whatsapp, o resto não abre nunca).

    No ponto B onde ficariam os celulares (interfaces do tipo 4000i da Intelbras) ficarão com antenas direcionais voltadas para o ponto B.
    Minha preocupação é se um repetidor comum, essem com 60db a 70 db de ganho, ligado sua saida em uma antena direcional darão conta de enviar o sinal a 20km com visada.

  6. #6

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Ah não tinha visto esse detalhe, tem 20Km entre A e B.

    Bom, porque não daria pra colocar a repetição no ponto B? Usam esses repetidores de 60dB aqui no interior a 70Km de torre da operadora, em area sem visada (Torre da operadora em altitude tipo 420m, repetidora a algo tipo 280m) e vai bem. O problema nunca é entre repetidor e operadora (Pois tem antena alta e de alto ganho), mas sim entre repetidor e os celulares.

    Esses repetidores que na verdade são amplificadores tem funcionado direto até os celulares em algo tipo 300 a 800m, acho meio difícil virar 20Km de alcance mesmo com antena direcional ao invez de conectar direto em celular.

    Dá uma ligada na BIT, eles são bem acessíveis, é fácil falar com o pessoal técnico por lá (Na Aquario acho que o grande firewall das telefonistas é intransponível), possivelmente eles já atenderam cases similares.

  7. #7

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ah não tinha visto esse detalhe, tem 20Km entre A e B.

    Bom, porque não daria pra colocar a repetição no ponto B? Usam esses repetidores de 60dB aqui no interior a 70Km de torre da operadora, em area sem visada (Torre da operadora em altitude tipo 420m, repetidora a algo tipo 280m) e vai bem. O problema nunca é entre repetidor e operadora (Pois tem antena alta e de alto ganho), mas sim entre repetidor e os celulares.

    Esses repetidores que na verdade são amplificadores tem funcionado direto até os celulares em algo tipo 300 a 800m, acho meio difícil virar 20Km de alcance mesmo com antena direcional ao invez de conectar direto em celular.

    Dá uma ligada na BIT, eles são bem acessíveis, é fácil falar com o pessoal técnico por lá (Na Aquario acho que o grande firewall das telefonistas é intransponível), possivelmente eles já atenderam cases similares.
    Pois é amigo... Tô pensando nesses 20km... o problema é que no ponto B a intensidade do sinal fica abaixo de -100db... praticamente sem sinal....

  8. #8

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Esse sinal de -100 você mediu já numa antena?
    Se mediu numa antena de digamos 14dBi, e colocar uma de 21dBi, o sinal subirá 7dBi, vai pra -93dBm, é sensibilidade suficiente pro repetidor, que vai aumentar isso nuns 55dBm pelo menos, ou seja, vai pra algo tipo -38. Se perder 5dB no cabo ainda está em -43, mas a antena se for de uns 14dBi vai te dar -29dBm de sinal no ar.
    Aí chegamos no problema: Em 500m o ar faz você perder uns 80dBm de sinal! -29 - 80 = -109. Se cada um tiver antena de 14dBi, -109 + 14dBi = -95 de sinal.
    Imagina só, em 500m de ar você perde 80dBm, imagina em 20Km. Até onde eu sei calcular, a perda em 20Km é de uns 120dBm, ou seja, nem um amplificador de 100dBm resolveria.
    Em 200m a coisa funciona porque em distancia menor a perda é coisa tipo 50 ou 60dBm. Se pegar esse seu sinal hipotético de -100, amplificar 65dBm, e jogar numa antena de 14dBi você tem cerca de -21dBm no ar, com perda de uns 60dBm em 200m você teria -81dBm de sinal chegando, se for recebido por antena de 14dBi sobe pra -67dBm, que é um sinal alto pra caramba!

    Na prática entre o nível de sinal real de cada pacote, ruído no equipto, perda em cabo, ganho real de antena e etc.

    Não sei qual a sensibilidade dessa interface 4000i da Intelbras, mas celular vai até uns -110dBm tranquilo, então um sinal transmitido a -29dBm pode perder até 90dBm que ainda será suficiente, e em campo aberto essa perda ocorre nuns 800m geralmente (Sem obstaculos = Campo aberto), 850-900MHz tem a vantagem de atenuar menos em obstaculos, então na prática ainda dá pra falar em 500m mesmo com casas e algumas arvores comuns.

    Já se pegar o amplificador de 70dBm, ou algum de maior ganho, é só seguir o raciocínio na conta, ganho de antena e de amplificador somam, o que existe de perda é perda em cabo longo (O problema seria entre antena e o chão, mas acho que você mediu esse sinal de -100dBm já no chão, já com varios metros de cabo entre antena e o aparelho, se você colocar o repetidor mais perto da antena (com cabo de uns 2m apenas), com cabo RGC213, terá perda insignificante) e a perda no ar, é meio chato calcular a perda no ar, mas pega algo tipo:
    100m: 50dBm
    200m: 60dBm
    400m: 70dBm
    500m: 80dBm
    800m: 90dBm
    2Km: 100dBm
    A partir daí cai pouco, sobe pra 110dBm em uns 10Km, 120dBm em 20Km, 130dBm em 45Km...
    Teria que recalcular direito pra ver numeros exatos, não trabalho com isso, só anoto uns calcular pra ter estimativa quando precisar, os roceiros daqui do interior tem a mania de comprar pra testar, e depois reclamam que não funciona, eu prefiro calcular primeiro, geralmente a conta bate com margem de erro pequena, é só ser PESSIMISTA nos calculos, pensar no pior possível. No seu caso mesmo o pior possível pelos calculos ainda é animador.

  9. #9

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Então amigo... esse é o meu problema.... esses testes foram feitos todos com antena de 20dbi e um celular com transmissor de 2watts. No ponto B não rolou... o celular recebe sinal mas não tem potência suficiente pra mandar de volta...
    Por isso minha necessidade de colocar um repetidor no ponto A... Onde o sinal é de -69db. Um vizinho aqui perto diz que fez isso no mesmo ponto A, com um repetidor da Aquário de 60db de ganho e recebe sinal na casa dele a -85db (testei o sinal)....
    Mas não consegui ainda verificar qual o esquema de montagem dele pra conseguir isso... Nem os outros componentes usados junto ao repetidor....

  10. #10

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Bom, celular de 2W signigica 33dBm de potencia, realmente nenhum amplificador tem essa potencia. Imaginei que fosse celular de mesa com 18 a 20dBm, os amplificadores nem tem tanta potencia a mais (23dBm) mas podem ser colocados mais perto da antena, tirando uns 3 ou 4dBm de perdas nos cabos, faz alguma diferença)

    Se a gente colocar 20dBm no ponto A, mais 20dBi de antena, tem 40dBm EIRP (Isso se o sinal chegar no ponto A com algo tipo -50 (-70 no ar, com antena de 20dBi vai pra -50dBm, só assim pro amplificador de 70dBm ia jogar 20dBm pra antena). Se pegar 40dBm e descontar os 120dBm pelo ar em 20Km daria sinal -80. Seria ótimo.

    Mas aí o bicho pega em ter sinal -50 chegando no amplificador/repetidor, pra que a potencia de saída seja todos os 20dBm que ele consegue.

    Se a torre da operadora transmite com 50dBm (Acho que a Vivo em 850MHz usa isso), pro sinal virar -50 levaria 2Km, como a maior antena fácil de conseguir é de 20dBi então poderia ter sinal -70, ou seja, uns 120dBm de perdas no ar, e isso vem a ser 20Km. Se tem mesmo visada e o ponto A está a menos de 20Km da operadora, e a operado transmite mesmo com 50dBm EIRP, então tá fácil você ter -50 de sinal (Depois da antena), pra um amplificador/repetidor de 70dB resover seu problema.

    Seria "só" medir o sinal no ponto A, onde colocaria a antena.

    (Na conta use o lado de potencia menor, o de uplink, nesse lado tem menos ganho e potencia de saída mais limitada. Eu usei 70dBm na conta, e isso é o download, na prática então teria sinal -85, mas... as antena 850/900MHz que conheço (Aquario e Proeletronic) de qualquer forma são 21dBi e não 20, fora outras variações possíveis (A perda no ar pode ser só 115dBm já que a distancia não deve ser exata, etc, etc, etc)

  11. #11

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Também tenho uma 2ª opção... mas não sei da viabilidade técnica... Colocar um outro repetidor na metade do caminho a 10km +ou-, daí seriam 2 repetidores em cascata... agora... um repetidor repete um sinal que já é repetido?

  12. #12

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Não sei como fica com 2, mas com 1 perde capacidade de trafegar muitos dados. Com 1 não se consegue quase nada de dados em edge/gprs por aqui, coisa tipo 20Kbps na melhor das hipóteses (Gprs é lerdo mas nem tanto, sem repetidor (Direto em antena distante tipo 20Km) dá 50-100Kbps fácil de noite/manhã).

    Apenas pra ligação é tranquilo, ligação é feita geralmente com 11Kbps (é um voip de alta prioridade), imagino que na pior das hipóteses em dia de chuva a ligação vai talvez robotizar por uns milisegundos, nada que o usuario perceba se não souber que deve acontecer.

    Com 1 dá pra notar a queda no trafego de dados conseguível, mas não tenho certeza se pros canais de voz há um algoritmo pouco eficiente tipo o de dados, se tiver na pior das hipóteses vai acontecer isso de ligação meia-boca em dia chuvoso (Quando tem potencial pro sinal cair um pouco), mas sinceramente acho que o trafego de dados de ligação usa modo mais eficientes que os dados.
    (Sei que tem datarates diferenciados conforme o nível de sinal, quando o sinal baixo cai pra datarate de talvez 5 ou 8Kbps, com sinal alto vai pra 22 ou 32Kbps, mas tem que ver que baixo pra celular bom é algo tipo -130dBm!. O problema de repetidor é que o celular não recebe sinal baixo por isso ele transmite em datarate alto, ocorre sinal baixo no trajeto mas nem sempre ocorre corretamente a negociação de baixar datarate, já notei isso algumas vezes, uns segundos de audio perfeito, depois segundos de silencio, enquanto o normal com sinal baixo é audio ruim o tempo todo, picotando)

    Mas não deixe de ir ver como é o sinal nos locais, a conta pra ver o sinal teorico (Baseado no sinal medido) não é muito difícil, melhor que ficar chutando é ir e medir (Poderia estimar com base na potencia de emissão da operadora, isso SE soubessemos esses valores, geralmente são 40 a 50dBm, mas... no interior as vezes a mesma torre sustenta as 4 operadoras, e cada uma tem alcance diferente, então usam potencias (Ou pelo menos tem antenas) diferentes.

  13. #13

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Aqui uma torre suporta 3 operadoras (Oi,Tim, Claro)... Já fiz os testes de sinal e no ponto A, no ar o sinal é de -69db... Não vai ter tráfego de dados... só voz mesmo pois as interfaces não permitem conexão de dados. Pelo meu conhecimento essa torre aqui opera em 45db para cada operadora (conjunto transmissor+cabo+antena).... Isso tudo para cálculo no ponto A... Pois daí em diante é obstruído pelo relevo e o sinal some (sem visada pra ERB)...

  14. #14

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Aqui uma torre suporta 3 operadoras (Oi,Tim, Claro)... Já fiz os testes de sinal e no ponto A, no ar o sinal é de -69db... Não vai ter tráfego de dados... só voz mesmo pois as interfaces não permitem conexão de dados. Pelo meu conhecimento essa torre aqui opera em 45db para cada operadora (conjunto transmissor+cabo+antena).... Isso tudo para cálculo no ponto A... Pois daí em diante é obstruído pelo relevo e o sinal some (sem visada pra ERB)...
    Olá Colegas,
    Lendo este tópico resolvi escrever e ver se alguém pode me ajudar numa situação semelhante a de sphreak. Você conseguiu uma solução?

  15. #15

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Tenho uma situação semelhante a de sphreak. Quero colocar celular da vivo numa fazendo totalmente sem sinal. A torre fica na cidade a 44 km. Testei na fazendo aquele kit rural com telefone e antena direcional 20dbi, apesar de pegar 2 pontos só ficou em emergência.
    A 14 km da fazenda pega o sinal com antena direcional e pensei em fazer algo semelhante ao citado pelo colega nos posts anteriores: um ponto A onde pego o sinal com uma antena receptora que joga o sinal para uma antena no ponto B.
    Não tenho experiência e conhecimento algum, mas gostaria de informações e sugestões sobre a possibilidade de isso dar certo, quais aparelhos comprar e a forma de montar lá.

    Grato.

  16. #16

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por Ezequias123 Ver Post
    Tenho uma situação semelhante a de sphreak. Quero colocar celular da vivo numa fazendo totalmente sem sinal. A torre fica na cidade a 44 km. Testei na fazendo aquele kit rural com telefone e antena direcional 20dbi, apesar de pegar 2 pontos só ficou em emergência.
    A 14 km da fazenda pega o sinal com antena direcional e pensei em fazer algo semelhante ao citado pelo colega nos posts anteriores: um ponto A onde pego o sinal com uma antena receptora que joga o sinal para uma antena no ponto B.
    Não tenho experiência e conhecimento algum, mas gostaria de informações e sugestões sobre a possibilidade de isso dar certo, quais aparelhos comprar e a forma de montar lá.

    Grato.
    A antena de 20dBi estava apontada pro rumo exato?
    E estava em que altura?

    Sinal de RF tem difração, quando tem um morro na frente o sinal "cai pra baixo" depois de alguma distancia, mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         difracao.jpg
Visualizações:	1360
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	60004

    Ou seja, logo depois de um morro, numa altitude X, você não tem sinal, mas se afastando daquele morre, na mesma altitude X, o sinal surge.

    Como você obteve sinal mas não conectou na operadora, provavelment e celular não tinha potencia de transmissão suficiente. A operadora tem algo tio 40 a 100W EIRP, e um celular tem 5W EIRP com essa antena (Sem ela daria 2 ou 3W EIRP), o sinal torre>celular é bom mas celular>torre é ruim.

    Diria que é mais fácil você erguer mais a antena, 2m acima do telhado na maioria das fazendas aqui não dá pra nada, precisa geralmente uns 8m de altura ao todo, num rumo sem arvores na zona de fresnel próxima (Que em 900MHz é enorme!). E o principal: Aponte a antena uns 2 ou 4° pra cima, pro céu.

    E o segundo principal: Telefone rural, esses de mesa, são geralmente um LIXO em sensibilidade e potencia. Tá cheeeeio de dumbphone baratinho que funciona em lugar onde celular de mesa não funciona (Com antena externa ou não).

    E não veja seu problema como distancia, mas sim como problema de topografia. Num ambiente totalmente plano (Ou melhor, num morro com visada pra torre) você poderia conectar direto (Sem antena externa) a 50Km, tem um ponto numa estrada aqui perto da minha cidade que dá 52Km da cidade e chegando lá dá pra fazer ligação normal sem antena externa, com varios celulares comuns e bons smartphones (Por "bom" não entenda iPhone e sim, mas sim smartphone simples tipo Galaxy Ace e coisas baratas do tipo).

    Te recomendo testar com um celular de sinal bom, vaaaarios smartphones bons e celulares comuns ainda são (E sempre serão) fabricados com conector pra antena externa, um LG A275 já saiu de linha mas é um de sinal ótimo, um Samsung GS5360 ninguém dá nada mas também é excelente de sinal e potencia nesses ambientes (Já usei ele em antena que com celular de mesa Aquario e Motorola não funciona), é só conseguir pigtail pra testar, tipo http://www.mundomax.com.br/telefonia/kits-adaptadores

    ACHO que umas 3 fazendas que conheço tem celulas de mesa funcional em antena externa, outros 20 precisam usar smartphone ou celular comum porque os cel. de mesa não tem sinal suficiente.

    Já atendi fazenda que com antena de 17dBi a 20m de altura tinha sinal ruim, ficando a 20Km da cidade, enquanto outras a 70Km de distancia, devido a topografia ajudar, uma antena de 14dBi só 2m acima do telhado permite ligação. Depende não da distancia, mas sim da topografia. E sinal de celular sem essa particularidade de se dar bem com difração, as vezes é só se afastar uns 20m pra tras do obstaculo e que na MESMA altura o sinal fica suficiente, lembra sempre da zona de fresnel, ela existe em toda frequencia e faz muita diferença.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         difracao2.gif
Visualizações:	509
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	60005

  17. #17

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A antena de 20dBi estava apontada pro rumo exato?
    E estava em que altura?

    Sinal de RF tem difração, quando tem um morro na frente o sinal "cai pra baixo" depois de alguma distancia, mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         difracao.jpg
Visualizações:	1360
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	60004

    Ou seja, logo depois de um morro, numa altitude X, você não tem sinal, mas se afastando daquele morre, na mesma altitude X, o sinal surge.

    Como você obteve sinal mas não conectou na operadora, provavelment e celular não tinha potencia de transmissão suficiente. A operadora tem algo tio 40 a 100W EIRP, e um celular tem 5W EIRP com essa antena (Sem ela daria 2 ou 3W EIRP), o sinal torre>celular é bom mas celular>torre é ruim.

    Diria que é mais fácil você erguer mais a antena, 2m acima do telhado na maioria das fazendas aqui não dá pra nada, precisa geralmente uns 8m de altura ao todo, num rumo sem arvores na zona de fresnel próxima (Que em 900MHz é enorme!). E o principal: Aponte a antena uns 2 ou 4° pra cima, pro céu.

    E o segundo principal: Telefone rural, esses de mesa, são geralmente um LIXO em sensibilidade e potencia. Tá cheeeeio de dumbphone baratinho que funciona em lugar onde celular de mesa não funciona (Com antena externa ou não).

    E não veja seu problema como distancia, mas sim como problema de topografia. Num ambiente totalmente plano (Ou melhor, num morro com visada pra torre) você poderia conectar direto (Sem antena externa) a 50Km, tem um ponto numa estrada aqui perto da minha cidade que dá 52Km da cidade e chegando lá dá pra fazer ligação normal sem antena externa, com varios celulares comuns e bons smartphones (Por "bom" não entenda iPhone e sim, mas sim smartphone simples tipo Galaxy Ace e coisas baratas do tipo).

    Te recomendo testar com um celular de sinal bom, vaaaarios smartphones bons e celulares comuns ainda são (E sempre serão) fabricados com conector pra antena externa, um LG A275 já saiu de linha mas é um de sinal ótimo, um Samsung GS5360 ninguém dá nada mas também é excelente de sinal e potencia nesses ambientes (Já usei ele em antena que com celular de mesa Aquario e Motorola não funciona), é só conseguir pigtail pra testar, tipo http://www.mundomax.com.br/telefonia/kits-adaptadores

    ACHO que umas 3 fazendas que conheço tem celulas de mesa funcional em antena externa, outros 20 precisam usar smartphone ou celular comum porque os cel. de mesa não tem sinal suficiente.

    Já atendi fazenda que com antena de 17dBi a 20m de altura tinha sinal ruim, ficando a 20Km da cidade, enquanto outras a 70Km de distancia, devido a topografia ajudar, uma antena de 14dBi só 2m acima do telhado permite ligação. Depende não da distancia, mas sim da topografia. E sinal de celular sem essa particularidade de se dar bem com difração, as vezes é só se afastar uns 20m pra tras do obstaculo e que na MESMA altura o sinal fica suficiente, lembra sempre da zona de fresnel, ela existe em toda frequencia e faz muita diferença.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         difracao2.gif
Visualizações:	509
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	60005

    Rubem, acredito que estava no rumo correto pois quando mudamos de posição fica sem serviço e do contrário fica com dois pontos, porém em emergência.
    Colocamos a antena à 17m de altura, mas o sinal melhorou quando reduzimos para 10m.

    Medi a altitude onde fica a torre na cidade e a minha fazenda. A fazenda está a 40m de altitude acima de onde está a torre. Isso faz diferença em relação ao que você descreveu sobre difração? A área lá realmente não é plana.

    Não sabia sobre a ineficiência do celular rural, kkkk, suas sugestões foram ótimas e irei testá-las.
    Conto com sua ajuda.

    Obrigado.

  18. #18

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por Ezequias123 Ver Post
    Tenho uma situação semelhante a de sphreak. Quero colocar celular da vivo numa fazendo totalmente sem sinal. A torre fica na cidade a 44 km. Testei na fazendo aquele kit rural com telefone e antena direcional 20dbi, apesar de pegar 2 pontos só ficou em emergência.
    A 14 km da fazenda pega o sinal com antena direcional e pensei em fazer algo semelhante ao citado pelo colega nos posts anteriores: um ponto A onde pego o sinal com uma antena receptora que joga o sinal para uma antena no ponto B.
    Não tenho experiência e conhecimento algum, mas gostaria de informações e sugestões sobre a possibilidade de isso dar certo, quais aparelhos comprar e a forma de montar lá.

    Grato.
    Olá! Depois de algum tempo eu encontrei algumas soluções... Mas geralmente caras e de implantação técnica difícil.

    Estou testando repetidores em cascata, o difícil é isolar eles para evitar a realimentação.

    Dica a todos: Esqueçam repetidores da Aquário... Não trabalham em cascata e sofrem realimentação constante. Estou testando com repetidores VHT Telecom. Eles possuem uma gama de produtos GSM bem mais completa que a Aquário e de qualidade superior (http://www.vhtelecon.com.br/)

    Amigo Ezequias123 o correto para os nossos casos e utilizar repetidor de faixa deslocada da Amplicell (http://globaltrade.loja2.com.br)... o problema é o valor de implantação do sistema que é proibitivo (superior a R$ 15.000,00)

    Conforme eu tiver resultados posto aqui... Mas por enquanto não são animadores com equipamentos na faixa de até R$ 2.000,00, tendo muito problema de perdas de sinal e realimentação. Estou em fase de testes com cabos LM400 e melhorando a isolação de antenas.

  19. #19

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Boa Tarde aproveitando o tópico gostaria de saber se é possível enviar sinal de celular a uma distancia de 16 km? Nesse lugar que pretendo enviar o sinal pega bem inclusive 3g e tem uma boa visada até o local que irá receber, dá pra fazer um ptp ?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jailson Ver Post
    Boa Tarde aproveitando o tópico gostaria de saber se é possível enviar sinal de celular a uma distancia de 16 km? Nesse lugar que pretendo enviar o sinal pega bem inclusive 3g e tem uma boa visada até o local que irá receber, dá pra fazer um ptp ?
    PTP não dá amigo. Você consegue enviar o sinal a 16km com alguns repetidores chineses de 2Watts... Mas lá na outra ponta tem que estar o equipamento definitivo de recepção (celular rural, interface, etc)... Você não vai conseguir por exemplo colocar um outro repetidor depois desses 16km pra espalhar o sinal dentro de casa por exemplo e usar um celular ou smartphone. Esse cenário só é possível quando o sinal da operadora está a poucos metros de distância. Mas é possível instalar equipamentos que permitem usar um número de celular como se fosse linha fixa e transformar o 3G em wifi., baseado nessa sua idea de levar o sinal a 16km.

    Digo isso por experiência própria. Nesses últimos anos me aventurei em alguns experimentos com repetidores... Bati muita cabeça mas aprendi muito.

    O mais importante de tudo amigo, é verificar se realmente tem visada... E digo que ela tem que ser perfeita.... Sem arvore, morro, nada... (Isso pro 3G em 2100mhz... Se for em 850mhz é um pouco mais flexível)
    O segundo passo é identificar exatamente qual a frequência que a operadora está trabalhando, pois os repetidores e antenas tem de ser comprados na frequência exata, senão não funciona.

    Veja qual sua necessidade e escreva aqui que vou passando os macetes.