+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Prezados,

    Estou tentando implementar uma rotina no freeradius para alterar as velocidades de determinadas conexões PPPoE sem derrubar a conexão.
    Não consegui encontrar algo a respeito, pois a melhor forma que verifiquei é utilizando o COA, mas também não entendi como setar a velocidade da conexão, tentei da seguinte forma:

    Código :
    accounting {
    	detail
    	unix
    	radutmp
    	sqlippool
            sql1
    	exec
    	update coa {
            	User-Name = "%{User-Name}"
    	        Acct-Session-Id = "%{Acct-Session-Id}"
            	NAS-IP-Address = "%{NAS-IP-Address}"
            	Framed-IP-Address = "%{Framed-IP-Address}"
             	Mikrotik-Rate-Limit = "256K/256K"
    	}
    	attr_filter.accounting_response
    }

    mas não funcionou, alguém tem uma ideia de como fazer ?

  2. #2

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Não sabia dessa função do Freeradius... interessante.

  3. #3

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue


  4. #4

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Bom dia, eu já tinha visto este post, mas como a ultima postagem foi em 2013, acredito que algumas coisas evoluirão e por isso acredito que alguém já deva ter conseguido através do COA ou outro recurso via radius (pois através de API ou SSH é tranquilo) alterar a queue sem desconectar o cliente, você já chegou a ver alguma coisa a respeito ?

  5. #5

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Parace que com pppoe não funciona

    http://eng.registro.br/pipermail/gte...er/051777.html

  6. #6

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Citação Postado originalmente por leandro1504 Ver Post
    Bom dia, eu já tinha visto este post, mas como a ultima postagem foi em 2013, acredito que algumas coisas evoluirão e por isso acredito que alguém já deva ter conseguido através do COA ou outro recurso via radius (pois através de API ou SSH é tranquilo) alterar a queue sem desconectar o cliente, você já chegou a ver alguma coisa a respeito ?
    por API não, qual seria o comando

  7. #7

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Para Hotspot Funciona Mesmo. olha o comando

    echo "User-Name=luiz.neto,Framed-IP-Address=172.16.11.43,Mikrotik-Rate-Limit=128k/750k" | radclient -x 192.168.0.2:3799 coa secret

  8. #8

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    sim, para hotspot funciona, agora para pppoe tah complicado achar... vou te mandar o comando via API para vc verificar, em breve.

    você é de cariacica / ES e eu sou de Cachoeiro de itapemirim / ES

    você trabalha em algum provedor ?

  9. #9

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    RouterOS + PPPoE + CoA = Implementação futura...

    Não vi o change log das últimas versões, mais tem que dar uma olhada se foi implementado, caso contrário realmente não irá funcionar.

    Mais em Mpd funciona perfeitamente, tenho tanto RouterOS quanto FreeBSD rodando como NAS e utilizando o mesmo Radius. O que acontece é que acabamos não implementando em produção o uso de Franquias de Tráfego.

    Uma feature interessante que implementei via UnLang foi capturar o endereço MAC do client recebido no Accounting Request inicial, e verificar se o mesmo estava nos atributos do cliente, caso não estivesse, o mesmo é gravado lá, desta forma futuras conexões deste cliente somente serão aceitas usando este mesmo MAC. Para o caso do cliente trocar o router, e desta forma o MAC, eu fiz uma rotina no nosso sistema que limpa esse atributo do cliente, assim que o mesmo conectar com o MAC novo o mesmo fica novamente gravado, funciona que é uma beleza...

  10. #10

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Até onde sei o CoA não funciona no MK, infelizmente!
    Fabricio

  11. #11

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    mandei um e-mail para o suporte do routerOS, através do e-mail [email protected], vamos ver se eles tem previsão ou alguma outra solução para este caso.

  12. #12

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Citação Postado originalmente por leandro1504 Ver Post
    mandei um e-mail para o suporte do routerOS, através do e-mail [email protected], vamos ver se eles tem previsão ou alguma outra solução para este caso.
    tbm enviei para o suporte. leandro tbm enviei uma MP para vc com meu telefone.

  13. #13

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    pois é pessoal, recebi a resposta do suporte da mikrotik... ainda há esperança, enquanto isso vou fazer as alterações via api

    segue resposta do suporte

    Hello,

    Unfortunately this feature is not supported at this time.

    We have it in our to do list and we hope that it will be included in RouterOS v7. but currently we can't give you any estimates on time of implementation.

    Regards,
    Janis M.

  14. #14

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Versao 6.33rc11 tem algo parecendo ser COA no PPPOE.

  15. #15

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    COA ja ta funcionando!! =]

  16. #16

    Padrão Re: Freeradius + COA + PPPOE + mikrotik + Queue

    Citação Postado originalmente por m3gaman Ver Post
    COA ja ta funcionando!! =]
    legal...