+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Router Station Pro

    Boa noite pessoal, queria alguns comentários e relatos de alguém que usou ou usa o equipamento do link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...u-ubiquiti-_JM

    No momento uso uma RB 750 gerenciando uma pequena rede de 30 clientes... Esse equipamento da ubiquiti, possui as mesmas finalidades ?

    Qual o SO dele ? Posso conectá-lo a 3 paineis setoriais com rocket M5 ?

    Por favor, mim a real finalidade dele, onde ele cai bem na rede, se é bom ou não... etc

    Não o conhecia, gostaria de aprender um pouco mais sobre ele e se posso substitui-lo pela RB 750 ?

    Obrigado a todos

  2. #2

    Padrão Re: Router Station Pro

    Vai ter que manjar bem de linux que esse equipamento e tudo na unha, o firmware dele não e amigavel. procure por edgemax router que e os que ta competindo com as routerboard.

  3. #3

    Padrão Re: Router Station Pro

    Eu diria que não é tão difícil, é um OpenWRT comum, é um firmware com setup todo visual no estilo de firmware comum de roteador de mesa (E de Ubiquiti, "Firmware que até minha mãe configura"). A parte esmiuçada requer terminal, é verdade, mas isso ao menos é mais linux do que o RouterOS fechado.

    Melhor que colocar 3 Rocket M5 nele é colocar 3 cartões SR71, esse produto é feito pra isso, pra usar cartão mini-pci. O SR71 é a única solução 802.11n que ela aceita.
    Uma RB dessa, 3 cartões SR71, 3 setoriais Airmax, e você tem tudo gerenciado num único produto, sem precisar acessar 3 rocket's (Ou colocar switch entre eles, e correr risco de lan queimada)

    Quem não quer RB com cartões R52Hn porque não gosta do jeitão fechado e despadronizado da MK pode usar isso aí, Open-WRT é open-source e tem uma base de usuarios bem grande, o desenvolvimento não está fechado numa empresa (Caso do AirOS e do RouterOS), e você tem 7 (Sete) interfaces GPIO pra digamos controlar iluminação, ventilação, nobreak, cameras, ou o que quiser, GPIO você acessa via linha de comando no terminal, mas pode fazer um batch pra executar alguma rotina (Desliga equipto travado, conta até 10, religa).

    Isso é produto que gera mais aprendizado que RB, a Ubiquiti já teve o MiniStation e o LiteStation, atendiam mais ou menos o mesmo nicho: Quem está mais interessado em explorar o hardware com software aberto e conhecido do que quem está interessado em estabilidade num firmware plug-and-play (Fechado, pra noobs, sem opções avançadas, etc).

    A MK nunca investiu em produto com interface de expansão aberta (GPIO's, por exemplo), muita gente reclama disso, a MK supriu esse nicho com essa placa. Eu usaria, DD-WRT/Open-WRT são poderosos se usar direito!

  4. #4

    Padrão Re: Router Station Pro

    Opa senhores, primeiramente boa noite.

    O cartão que você fala Rubem é esse do link abaixo ?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...250mw-mmcx-_JM

    Eu gostei muito do produto... Achei muito interessante e queria adquiri-lo afim de aprender a usar e deixar minha rede rodando bem mais que liso. Mais vendo ela direitinho Rubem, ela só slot para 2 cartões, pelo ou menos não estou vendo a 3ª, mesmo que no anúncio diz ter os 3 slots.

    Onde encontro algum material de estudo bom sobre esse produto e o SO dele ?

    Eu comprando essa router station pro do link citado nesse tópico + os 3 cartões ( caso pegue os 3 ) + 3 paineis ubiquiti que á possuo, o que mais precisaria ? Falando principalmente da router station, ela está completa ? Fora os cartões, o que mais ela precisaria ?

    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Router Station Pro

    Aqui tem uma foto de cima e de baixo (Onde fica o 3º slot minipci), e link pro site oficial OpenWRT:
    http://wiki.ubnt.com/RouterStation

    Você precisar essa placa, uma fonte com conector P4 ou POE pra alimentar ela (Provavelmente consuma picos de 25W, seria bom fonte de uns 40W por precaução, 18V 3A ou 24V 2A serve com muita folga), 3 cartões SR71, 6 pigtails MMCX>N, 6 cabos N>SMA, 3 setoriais airmax ou qualquer outra dupla-polarização, uma caixa hermetica pra colcar a placa, e só.
    (Ou se usar antenas de polarização simples só 3 pigtails mmcx>n, e 3 cabos N até o conector da antena (Geralmente N também).

    Se você quiser usar rede antiga com 802.11A, B ou G pode achar cartão usado XR2 ou XR5 bem em conta. No tempo deles eles eram o que havia de melhor, mas hoje dão na mesma que qualquer RB barata ou Bullet N.

    Nessa parte do "o que usar" é o mesmo que RB com cartões. Placa, cartão, pigtail, cabo do pigtail até a antena, e fonte pra ligar a placa.

    Quanto ao OpenWRT, você deve receber a placa com o firmware já instalado então pula a etapa de instalação, o grosso da config. inicial pode ser feito via promt:
    http://wiki.ubnt.com/RouterStation_O...SW_Setup_Guide
    Mas pode acessar via setup no navegador:
    http://dl.ubnt.com/RouterStationChal...He/NETSHe.html

    Esses 2 tutoriais já são meio antigos (Esse produto é antigo, deve ser de 2011, igual Bullet M, Airgrid, Rocket e cia) então alguns detalhes mudaram, mas o grosso do OpenWRT acho que está aí.

    Se achar assunto demais, o que você aprender nele poderá usar em qualquer linux, até em firmware tipo DD-WRT, e mesmo no fechado e despadronizado MK os comandos não são muito diferentes.

    A vantagem que vejo do OpenWRT é ser firmware isento de fabricante, se um hardware TEM defeito cronico ninguém tem dó de chamar de lixo no forum, sem papinho de vendedor ou de fabricante de "Manda o equipto pra gente analizar melhor" (Tá, o Under é ainda mais isento, mas... não tratamos pouco de programação, nessa parte o dev.openwrt.org é excelente, pena usar o jeitão-linux-de-lidar-com-equipes-e-grupos (Muito burocrático pro meu gosto), mas ao menos é aberto e padronizado, o que você faz nele você faz em Debian, OpenSuse, BrasilFW, até mesmo no, quem diria, Ubuntu).

    O forum.openwrt.org é mais cheio de gente que está ainda instalando o openwrt, ele serve em milhares de roteadores de mesa e o pessoal tropeça muito no básico da instalação, no seu caso precisaria mais suporte pra parte de gerenciamento, nessa parte tem menos conteúdo na web mesmo (Comparado a RouterOS), essa placa acaba não servindo tão bem pra gerenciar rede, se sai melhor como acess point mesmo. Feature tipo pppoe server não é com ele, via plugin até é possível mas suporte oficial falta, o negócio dele é ser acess point e o mínimo ao redor disso (Coisa tipo QoS te obriga a instalar o IPTables ou WShaper, e nessa parte essa placa é igual qualquer linux, instala via opkg (Noutras distros é apt-get e cia), aí o "suporte" passa a ser com o pessoal desses softwares e não mais com o OpenWRT, ao mesmo tempo que isso te dá muita liberdade isso pode atrapalhar solução de troblemas .

    Ah, precisa falar que conteúdo sobre tudo isso só tem em ingles? Mas no RouterOS idem, e o AirOS tem o setup traduzido só por robo, atrapalha mais que ajuda. De qualquer forma roteamento avançado exige muito ingles.

    (Até pra aquelas placas Yanomami, que a Krazer trazia com proc. intel e cia, excelentes se bem configuradas, mas só tinha info em ingles pra coisas mais avançadas, muita gente reclamava de desempenho porque só fazia a config. básica, e nisso até routerOS ou AirOS sofrem, o default é o mínimo suficiente pra funcionar, pra ter desempenho otimizado tem que otimizar a configuração do software, eu vejo mais problemas na limitação de features do AirOS (PPPoe server? Nops...) do que no aprendizado do OpenWRT todo em ingles (E na escola eu também nunca saíd do verbo to be, aprendizado só vem com a necessidade, se fosse questão de passar fome todo mundo ia aprender ingles em 2 semanas!))

    Pra substituir RB750 + RB433 com 3 cartões, não necessariamente uma RB800 (Muito mais poder de processamento) é uma boa, o software até tem as features, mas tem melhor desempenho com tudo separado. Essa RouterStation idem, o melhor desempenho é com ela como AP apenas, com autenticação e controle de banda em outro ponto, por mais que ela poderia fazer QoS com qualidade (Não compare com QoS de roteador barato tipo Greatek ou Intelbras, o software pode ser razoavel neles (Firmware com kernel do openwrt talvez!) mas o hardware é sempre meio pobre. Se procurar por roteador de mesa AC, um AC2700, seja Linksys, Buffalo, NetGear, o preço é superior a essa RouterStation + cartões, e são roteadores de mesa com firmware bem similar ao OpenWRT, e em muito ambiente soho/micro-empresa os usuarios colocar OpenWRT nesses roteadores, pra poder gerenciar melhor a pequena rede (Digamos um TPLink WRD4300), olhando por esse lado tem que ver que 30 pessoas não é uma rede pequena, pra mim que ideal pra isso seria uma RB450G, e um AP decente roteando, sem bridge (Seja AP com RouterOS, AirOS, ou OpenWRT).

    Falo de usar RouterStation como único hardware num ponto de acesso devido ao QoS, esse negócio de interligar redes e centralizar autenticação não é um negócio tão necessario pra provedor pequeno, em rede com 30 clientes não tem 1 entrando e saindo toda semana, ter que cadastrar alguém em roteador (mac, ip, etc) não é o fim do mundo, centralizar a autenticação e usar um MK-Auth da vida acho que é mais negócio pra rede grande e com muita entrada e saída de clientes (Ou quando falta tempo pra tudo e tem que otimizar o tempo de instalação), mas acho que fazer o controla lá no acess point de saída não é uma estratégia ruim, tá cheio de gatonet com 10 ou 20 clientes em AP de mesa de R$ 120 e a qualidade da conexão de cada cliente não é tão ruim, melhorar a qualidade do AP acho fundamental (AP de mesa é pra uso indoor), mas centralizar autenticação não sei se é tão necessaria, o cliente tá pouco preocupado se tem PPPoe ou não, ele quer é internet.

    (Fora o gasto de eletricidade com um pc rodando digamos MK-auth, putz, são R$ 15 a 30 de eletricidade por mes só pra isso, não é pelo gasto no bolso do provedor, mas pelo desperdício inútil de eletricidade, cadastrar cliente via terminal (bash, prompt, via telnet ou ssh) não é o fim do mundo, e roteador sem setup visual tende a ter desempenho melhor, não desperdiça recursos com inútil webserver (Assim como servidor decente com linux não tem placa de video, pra que desperdiçar processamento com visual se o que interessa é desempenho?)

  6. #6

    Padrão Re: Router Station Pro

    Maravilha Rubem, sempre mandando bem.

    Vou adquirir uma dessa + 3 cartões e ir testando e aprendendo...

    Obrigado