+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket m2 e Basestation

    Pessoal gostaria de saber quais seriam as opções para substituir as rocket m2 e os painéis. Pois irei comprar para meu provedor só que não estão homologados ai terei problemas. As antenas e rocket m5 ta tudo certo só a m2 que estou tendo problema por causa da homologação. Se fosse para substituir não queria usar rb com cartões ... será que nanostation m2 daria conta (seriam em torno de 50 a 100 clientes para 2.4 todos com intenção de migrar para 5.8.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    Citação Postado originalmente por jedeanbendlin Ver Post
    Pessoal gostaria de saber quais seriam as opções para substituir as rocket m2 e os painéis. Pois irei comprar para meu provedor só que não estão homologados ai terei problemas. As antenas e rocket m5 ta tudo certo só a m2 que estou tendo problema por causa da homologação. Se fosse para substituir não queria usar rb com cartões ... será que nanostation m2 daria conta (seriam em torno de 50 a 100 clientes para 2.4 todos com intenção de migrar para 5.8.

    Obrigado
    Amigo,vc pode estar utilizando o APC 2M-90 da Intelbras.Porem se tem intenção de migrar para 5.8 futuramente,pq ja não começa nessa frequência.Não tem muita diferença de preço nos equipamentos hj em dia.
    Qualquer duvida me add no skype.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    Se já tem Rocket M2, não precisa usar antena UBNT, pode usar qualquer antena homologada, de polarização simples ou dupla.

    A Computech tem modelos 90° de pol. simples e dupla com homologação , computechloja.com.br
    A OiwTech tem modelo 90º V e H, com homologação, oiwtech.com.br
    A Aquario tem modelos 90º V e H também, não sei se ambos tem homologação.
    A Wirelink tem setorial de slot 120° (Ligar a setorial comum deles em Rocket M é tipo usar Ferrari pra transportar porco de um chiqueiro pro outro? Se comprar Wirelink vá de slot, elas são baratas) , não lembro como anda a homologação, no ML busca por setorial wirelink slot.
    A ProEletronic também tem setoriais 90° 2,4GHz homologadas, mas acho que só de ganho meio baixo (Nada de 17dBi, digamos).

    De Rocket pra Nanostation eu diria que é um rebaixamento, e... precisaria 6 deles pra fechar 360°. No angulo nominal tem só 10dBi, lá pelos 90º tem algo tipo 2 ou 3dBi, fica difícil atender 100 pessoa só com 4 deles dependendo de como estão espalhados. E... 6 deles precisariam um switch 8 portas lá no alto da torre, e ou uma montoeira de injetores POE ou uma regua POE (Ou um switch com POE). Fora que são 6 equiptos pra gerenciar e queimar lan.

    (Enquanto RB é só 1 lan, só 1 local pra gerenciar, 3 cartões em 3 setoriais 120º ainda são uma opção bastante prática, cartão homologado tem)

    Como teria que encher de Nanostation, pode ir logo de uma vez com NS Loco M2, 15 simultaneos cada eles aguentam, é uma opção ruim igual (CPE é feita pra cliente, não pra torre) mas pelo menos sai barato, e tem todos os contras do NS M2 (Mais lan pra queimar, mais equiptos pra gerenciar ou travar).

    Se não quer RB com cartão, tem o Groove 52hpn (3 ou 4 deles, conforme as setoriais), pode usar hoje em 2,4GHz e no futuro em 5GHz (Essa pra mim sempre foi a vantagem de cartão, poder usar como AP ou PTP, em 2,4 ou 5GHz), mas... me parece que está sem homologação, tem que verificar, mas se tiver homologação é uma boa, só troca a setorial no futuro.

    2,4GHz tá complicado montar um POP barato (Sem recorrer a omni que suporta mal e porcamente 25 clientes), pra 5GHz tem omnitik, unifi uap outdoor, tem mais radios e mais CPE's baratas pra usar como AP em quebra-galho.

    A solução com um monte de CPE como AP na mesma torre também tem o problema de sinal demais na CPE nas costas (Isolamento ruim), e a falta de distancia decente entre os canais (13 canais de 20MHz sendo que a largura real é 2483 - 2400MHz = 83MHz, simplesmente não cabe sem sobreposição). Se optar por isso sugiro usar somente N e canal de 10MHz se o hardware dos AP's der essa opção. Com potencia de emissão de 20dBm em CPE tipo NS M2 como AP dá pra alcançar 2Km mesmo com CPE barata em cliente, baixo ganho de antena não é um problemão se a intenção é usar datarate baixo (2,4GHz não é pra quem quer grandes bandas tipo mais de 1 ou 2Mbps).

  4. #4

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    Obrigado pessoal pela resposta. Acho que em 2.4 seria melhor optar pela opção mais barata tendo em vista que a ideia e em curto espaço de tempo atender todos os clientes em 5.8.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    Mas porque 2,4GHz seria mais barato? Um Omintik 5hnd level 4 é uma opção pra lá de barata pra usar como AP na torre. Nos clientes a CPE Wom5000 é o que há de CPE mais barata. Ambas são opções 5GHz.

    Em 2,4GHz não tem nada de custo tão baixo, Unifi UAP outdoor é caaaaaaro, e CPE 2,4GHz barata é a WOG212 ou o NS Loco M2, mas eles são bem mais caros que a WOM5000 ou mesmo que o NS Loco M5!

    50 a 100 clientes exige mais hardware que apenas um Omnitik 5hnd, a meu ver a melhor opção seria 4 SXT SA5, cada uma tem antena de 90º. Em 2,4GHz não tem CPE de 90° pra isso, teria que colocar 6 CPE de 60°, ou 3 radios em 3 setoriais 120°, e isso resulta num custo maior que 4 SXT SA5.

    Cada SXT SA5 está menos de R$ 600, dá R$ 2400 pra atender 360°, cada SXT dessa atende 40 simultaneos tranquilo, dá pra digamos 60 a 80 pagantes em cada, ou 240 a 320 clientes pagantes.

    Cada Rocket M2 está uns R$ 500, cada setorial 120° UBNT 2,4GHz está R$ 700 pelo menos, dá R$ 1200 por 120°, pra fechar 360° o preço subiria pra R$ 3600!
    Se pegar 3 RB912 2,4GHz dá R$ 1100 as 3, se pegar 3 setoriais 14dBi 120° slot da Wirelink da R$ 1000, dá R$ 2100 ao todo, mas... em polarização simples a banda passavel diminui, acho que daria pra 20 simultaneos de 1Mbps por setorial, uns 30 ou 35 pagantes, digamos que por R$ 300 a menos (Que 4 SXT SA5) você teria potencial pra apenas METADE do numero de clientes.

    Fora o problema das CPE's, se os clientes já tem CPE ou antenas 2,4GHz é uma coisa, mas se for comprar HOJE o equipto 5GHz (Wom5000, NS Loco M5, etc) está R$ 40 a 50 mais barato que CPE 2,4GHz (WOG212, Loco M2). Só CPE 2,4GHz meia-boca e velha tipo B/G tipo GTS, Elsys ou Oiw que devem sair mais baratas que CPE's 5GHz, questão de demanda).

    Ou a intenção é usar nos clientes grade e roteador de mesa? Grade com 10m de cabo tá uns R$ 75, tem roteador de mesa de R$ 65, custo de R$ 140, não tem CPE tão barata. Pra um uso desse acho que seria mais em conta uma RB433AH + 3 cartões R52HN + 3 setoriais Wirelink 14dBi 120°, custo na casa dos R$ 1800, deve atender 60 simultenos com folga (Eu atendi apertado 40 simultaneos por cartão, mas não recomendo nem 30, dependendo da qualidade do equipto dos clientes nem 20! Você como iniciante provavelmente vai fazer instalações ruins (Nada pessoal, todo iniciante faz *agada) por isso falo em 20 simultaneos por setorial pra ter qualidade, dá 60 ao todo, provavelmente 100 pagantes na sua região significa 50 a 60 simultaneos). Mas você não quer RB+cartão, aí tem que partir pra RB tipo Basebox2, Groove 52hpn, Rocket M2m, ou mesmo hardware pra cliente tipo Bullet M2 como AP (Nesse caso de Bullet M2 como AP duvido que com 20 clientes simultaneos de 1Mbps numa setorial de 120° teria qualidade muito boa).

  6. #6

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    É, o problema é que esse clientes tem bastante antenas de grade com 10 metros de cabo e isso todo mundo sabe que só causa problemas, por isso quero de imediato atender esses clientes e aos poucos (tendo em vista todo o gasto para ter algo regularizado e dentro da lei) ir troca TODOS para 5.8 onde temos várias opções de qualidade para atender os clientes. Estou começando com 5.8 mas como disse não quero deixar os 2.4 e não deixar de atende-los até migrarem para 5.8

  7. #7

    Padrão Re: Rocket m2 e Basestation

    Únicos problemas que ví com grade sempre foi cliente cavalo que movimenta o roteador na base da patada e cria mal-contato em conector SMA. Em torre se coloca conector SMA entre rocket e basestation ou grid e passa anos com alto trafego sem mal-contato, SMA não é um problema, o problema é usuario que fuça. Cabo RGC58 facilita nessa hora (RGC213 exige pigtail, o usuario chacoalha o troço sei lá pra que).

    Se tiver muito roteador B/G ainda, eu diria que é bobeira investir em Rocket ou em antena cara tipo BaseStation, com B não tem como vender quase nada de banda, e em G o problema são alguns roteadores de mesa com potencia baixa demais em datarate alto (14dBm em 24M). Mas nada que impeça uma rede boa.

    Eu diria que pra G uma ótima opção é 3 setoriais 14dBi 120° slot wirelink (Não compre as comuns, as de slot custam pouco a mais e o desempenho é bem melhor). Como radio um Groove A52HPN seria uma boa (Pra 2,4 hoje e pra 5GHz no furuto), oua a RB912 2HPnd, mas você pelo visto está atras de homologação.

    Se precisa homologação então Bullet 2 ou Rocket M2 não dá (Homologação suspensa), de UBNT homologado tem Bullet M2 e Nanostation M2 (O Loco M2 não tem SMA).

    De MK homologado tem só nos cartões R52HN que eu saiba (Que opera como AP em 2,4GHz).

    A Computech tem os "kits" dela com UBNT e MK com homologação, tem que ver o que eles tem agora. Coisa tipo RB711 em caixa propria, mas o preço é alto.

    A Intelbras tem como homologação o 2M-14 (Fechada demais, 30º se não me engano, sem saída SMA), a APC 2M-90 (Sem saída SMA, só antena 90°, R$ 700-800 cada, eu arriscaria só 3 porque a antena tem uns 6 ou 7dBi lá pelos 120°), e a fraquinha WOG212, tem SMA mas duvido que dê conta de muitos clientes como AP, essa eu não arriscaria.


    Se não quer RB+cartão eu diria que o jeito é arriscar com Bullet M2 como AP em setorial (E os Bullets são hardware pra cliente, o foco não é ser AP), ou 3 unidades da AP 2M-90, o preço dá no mesmo (3x R$ 700 das APC 2M 90 dá R$ 2,1 mil, ou 3x R$ 300 de antenas (900) + 3x R$ 400 de Bullet M2 (1200) dá nos mesmo R$ 2,1 mil).

    Se quiser ir de meia duzia de Nanostation Loco M2 são 6x R$ 230 = R$ 1,4 mil. Se for 6x NS M2 são 6x R$ 450 = R$ 2,7 mil, mais switch 8 portas e regua poe. Dá pra ir com 5, fecha os 360° com uns buracos de menor ganho no meio, não é o fim do mundo. Pra coisa pouca tipo 10 simultaneos em cada tá tranquilo 6 NS Loco M2, o problema é interpolação nos canais, colocar eles em canal 1, 3, 5, 7, 9 e canal 11 não é distanciamento decente, vai ter que trabalhar com potencia baixa, e fazer suporte pra distanciar eles.

    (Se é pra dar preço, RB433AH R$ 450, R52HN R$ 600 (3x R$ 200), dá R$ 1050, + R$ 900 de 3 setoriais slotted wirelink dá menos de R$ 2 mil, solução que dá pra migrar pra antena dupla-polarização ou 5GHz no futuro)