+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Prezados:

    Estou iniciando a migração de um pequeno POP que possuo com AP Mikrotik 912 OUT e SXT nos clientes. Acontece que como vou colocar outro equipamento (ePMP) necessito desligar o NV2 e deixar tudo como "padrão" sem protocolos proprietários ou o ePMP não vai rodar até que eu termine toda a migração.

    É ai que começa meu problema.

    Coloquei as SXT e em Wireless Protocol setei "Any" e o AP como "Unspecified". De 3 SXT, apenas 1 delas conecta no AP, porém, acaba não fechando a conexão PPPoE do cliente.

    Já verifiquei o que é que esta SXT tem de especial para ela ser a unica a conectar e as outras não, porém, estão todas iguais. Já não sei mais o que fazer.

    Alguma luz ?

  2. #2

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Amigo.. coloca suas AP rb 912 em 802.11..

    dai vc vai conseguir usar varios equipamentos.. eu tenho a sim e funciona ok



    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Prezados:

    Estou iniciando a migração de um pequeno POP que possuo com AP Mikrotik 912 OUT e SXT nos clientes. Acontece que como vou colocar outro equipamento (ePMP) necessito desligar o NV2 e deixar tudo como "padrão" sem protocolos proprietários ou o ePMP não vai rodar até que eu termine toda a migração.

    É ai que começa meu problema.

    Coloquei as SXT e em Wireless Protocol setei "Any" e o AP como "Unspecified". De 3 SXT, apenas 1 delas conecta no AP, porém, acaba não fechando a conexão PPPoE do cliente.

    Já verifiquei o que é que esta SXT tem de especial para ela ser a unica a conectar e as outras não, porém, estão todas iguais. Já não sei mais o que fazer.

    Alguma luz ?

  3. #3

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo.. coloca suas AP rb 912 em 802.11..

    dai vc vai conseguir usar varios equipamentos.. eu tenho a sim e funciona ok
    Charles, primeiramente obrigado!

    Fiz isso e apenas 1 SXT conecta.
    As outras duas não. A config destas duas que não conectam está exatamente IGUAL a que conecta.

    Esse Mikrotik me deixa doente. Sério rs.

  4. #4

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Zucchi todas estão com a mesma versão de firmware? Coloca todas com 802.11 que deve funcionar.

  5. #5

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Amigo, deve ser detalhes... qualquer coisa se vc quiser eu entro remoto e vejo pra vc..

    meu skype: charlespjo



    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Charles, primeiramente obrigado!

    Fiz isso e apenas 1 SXT conecta.
    As outras duas não. A config destas duas que não conectam está exatamente IGUAL a que conecta.

    Esse Mikrotik me deixa doente. Sério rs.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Zucchi todas estão com a mesma versão de firmware? Coloca todas com 802.11 que deve funcionar.
    Sim, todos estão com a versão 6.27 (instalei com todos os pacotes.)


    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo, deve ser detalhes... qualquer coisa se vc quiser eu entro remoto e vejo pra vc..

    meu skype: charlespjo
    Te adicionei

    Meu medo é trocar as SXT para 802.11 e não conseguir mais acessa-las remotamente e o cliente ficar off até amanhã em pleno domingão rs.

  7. #7

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Prezados:

    Estou iniciando a migração de um pequeno POP que possuo com AP Mikrotik 912 OUT e SXT nos clientes. Acontece que como vou colocar outro equipamento (ePMP) necessito desligar o NV2 e deixar tudo como "padrão" sem protocolos proprietários ou o ePMP não vai rodar até que eu termine toda a migração.

    É ai que começa meu problema.

    Coloquei as SXT e em Wireless Protocol setei "Any" e o AP como "Unspecified". De 3 SXT, apenas 1 delas conecta no AP, porém, acaba não fechando a conexão PPPoE do cliente.

    Já verifiquei o que é que esta SXT tem de especial para ela ser a unica a conectar e as outras não, porém, estão todas iguais. Já não sei mais o que fazer.

    Alguma luz ?
    Faz o que o pessoal disse. 802.11 neles.
    Mas você tem que começar mudando no AP para NV2 + nstreme + 802.11. Não tem opção só NV2 + 802.11.
    Assim o AP vai aceitar estes protocolos.
    Não me pergunte porque, pergunte para a Mikrotik, mas com Any ou Unepecified a coisa não rola tranquila mesmo.

    Confere se os SXT estão associando normalmente. Se não estiverem no registration então tem outra coisa destoando.
    Dai você vai remoto em cada SXT Station e muda para 802.11. Depois de todos mudados você passa o AP só para 802.11
    Salvo alguma outra situação não percebida, isto deve funcionar.

  8. #8

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Pessoal, primeiramente agradeço a ajuda de todos.

    Fiz de tudo o que vocês podem imaginar mas não conectou nem a paulada. Peguei o backup da uma SXT que conectava, joguei nos outros rádios, resetei, restaurei, rezei, testei, coloquei sal grosso, pus uma galinha preta em cima e ... nada. O negócio só funcionava com NV2 ligado.

    Tentei durante 6 horas quase. Me irritei, abasteci o carro, dirigi 250km, peguei um rádio com GPS e algumas unidades epmp (meu estoque zerou) e amanhã 6 horas da manha ele vai para a torre.

    Pedi desculpas para os clientes, e vão ficar desligados até amanhã. Vou migrar tudo de uma vez.

    Mikrotik é aquilo que falamos frequentemente né... rs

  9. #9

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Mano eu tinha aqui basestation 17dbi 90º + rb912 c/ 45 cliente entre eles sxt,airgrid,nano loco, tplink e wom. Tranquilo, só tirei e voltei pra rocket pq cara que implanto meu ospf nao deixo o acesso remoto a ela liberado e apos pedir varias vezes e testar varias maneiras larguei de mao e voltei pra rocket mesmo.

    Mas tirando isso nao tem segredo algum.

  10. #10

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Pessoal, primeiramente agradeço a ajuda de todos.

    Fiz de tudo o que vocês podem imaginar mas não conectou nem a paulada. Peguei o backup da uma SXT que conectava, joguei nos outros rádios, resetei, restaurei, rezei, testei, coloquei sal grosso, pus uma galinha preta em cima e ... nada. O negócio só funcionava com NV2 ligado.

    Tentei durante 6 horas quase. Me irritei, abasteci o carro, dirigi 250km, peguei um rádio com GPS e algumas unidades epmp (meu estoque zerou) e amanhã 6 horas da manha ele vai para a torre.

    Pedi desculpas para os clientes, e vão ficar desligados até amanhã. Vou migrar tudo de uma vez.

    Mikrotik é aquilo que falamos frequentemente né... rs
    @Zucchi, quero pedir desculpas pelo meu post. Não vi que era você. Pensei que fosse um "marinheiro de primeira viagem".
    Agora que vi que o tópico é seu, penso de forma diferente. Eu querendo passar o beabá da coisa para quem tem uma grande experiencia como você. Já estou pensando que nem você, o mikrotik deve estar pregando uma peça em você...

    Faz tempo que tenho observado estas "flutuações" em Mikrotik como rádio. Como servidor não posso dizer nada, apesar de utilizar. Não foi eu que configurei. Só faço manutenções de rotina. Me falta muito conhecimento para tirar mais suco do Sistema Operacional do Mikrotik.

  11. #11

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Ta ai screen da omnitk que ainda tenho um na rede, se ainda precisar de ajuda meu grande amigo Zucchi me chama no email que te passa as screen de como esta ai.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	174,2 KB
ID:      	58397

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Mano eu tinha aqui basestation 17dbi 90º + rb912 c/ 45 cliente entre eles sxt,airgrid,nano loco, tplink e wom. Tranquilo, só tirei e voltei pra rocket pq cara que implanto meu ospf nao deixo o acesso remoto a ela liberado e apos pedir varias vezes e testar varias maneiras larguei de mao e voltei pra rocket mesmo.

    Mas tirando isso nao tem segredo algum.
    Aproveitando seu gancho, estou entre "cruz e espada" aqui e vou pedir a opinião de você @JonasMT e @1929.

    Tenho um cenário simples e quero deixa-lo ainda mais simples. Na minha Base tenho uma CCR e no POP tenho uma RB450G que então sai para meu multiponto. A autenticação PPPoE já é centralizada na CCR hoje.

    Estou querendo tirar fora essa RB450G e colocar no lugar um ToughSwitch. No caso de expandir a rede, ao inves do Tough colocar um Edge Router de 8 portas. (Está tudo em bridge mesmo). Quero ELIMINAR de vez o uso de fonte, patch panel e RB.

    Ao mesmo tempo penso em conservar a RB450 atualmente e por um OSPF nela. Já tenho até quem vai fazer para mim que é aqui do forum tbem.

    O que me dizem?

    OBS: Vc tem tudo aquilo de cliente em cima de uma omini ?
    Qual a banda/planos?

    Hoje mesmo falei de você para um cliente em Brasilia !

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @Zucchi, quero pedir desculpas pelo meu post. Não vi que era você. Pensei que fosse um "marinheiro de primeira viagem".
    Agora que vi que o tópico é seu, penso de forma diferente. Eu querendo passar o beabá da coisa para quem tem uma grande experiencia como você. Já estou pensando que nem você, o mikrotik deve estar pregando uma peça em você...

    Faz tempo que tenho observado estas "flutuações" em Mikrotik como rádio. Como servidor não posso dizer nada, apesar de utilizar. Não foi eu que configurei. Só faço manutenções de rotina. Me falta muito conhecimento para tirar mais suco do Sistema Operacional do Mikrotik.
    @1929, imagina hahaha. Eu estou abaixo do aprendiz de marinheiro. Sou tão básico que enjoo só de pensar no mar. Sério. De Mikrotik sou básico do básico do básico MESMO. Tanto que raramente me arrisco em algo avançado.

    Da minha base até meu POP tenho 921AC. Novamente hoje com a versão 6.27 resolvi testar e ver se tirava mais algum leite dele.

    Quase quebrei o computador de raiva. Sério. Voltei os backups e larguei lá. NÃO FUNCIONA.

    Mikrotik está foda. Não vou dizer para você que "nunca mais vou usar" mas oficialmente HOJE, enterro ele na minha vida. Se não der MESMO, se determinado cliente não quiser MESMO pagar outro rádio ai eu faço. Caso contrário não quero mais usar. De verdade. Aos poucos retirar e vender tudo. Chega de sofrer.

  13. #13

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    @Zucchi sim tenho "tudo" aquilo, poderia ser mais se nao fosse na necessidade de add cliente ubnts nessa celula. Sim pq chega no cliente tem um nano,airgrid só deu visada limpa pra esse ponto, voce nao vai instalar? Nao da né

    Cliente mais distante 800mts, planos de 600 a 2mb sim 600k aqui link custa caro ainda.

    No final do poste ping da central passando pela omnitik até a sxt na casa do cliente, ping de 0 a 1ms. Engraçado com ubnt no cliente o ping é 3 a 6ms

    Sobre tirar a rb450, olha eu tenho aqui mpls+vpls+ospf no começo eu achei uma "Merd@" fiquei totalmente perdido a pessoa que implanto me fez perder dias de serviço por coisas simples.

    Agora que se passo 6 meses, sincerramente todo o trabalho e dor de cabeça valeu a pena. A rede fico uma uva, pops com poucos cliente rb750 acima de 4 painel uso rb2011 + patch panel fag + controlador solar até o momento só alegria.

    O touch eu gostei e nao gostei, ele nao tem proteçao ALGUMA contra corrente invertida,sobre tensao e afins na entrada DC. Entao muito mas muito cuidado com ele.

    ping sxt
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping sxt.jpg
Visualizações:	263
Tamanho: 	163,1 KB
ID:      	58408

  14. #14

    Padrão

    Boa noite Zucchi, me diz uma coisa, qual o motivo da retirada dos MKs com NV2, pelo que sei o sonho de boa parte aqui da galera do forum inclusive o meu é ter todos os clientes em TDMA e de preferencia com mikrotik em NV2, tá tão ruim assim o desempenho ou esta tendo bastante problemas com defeitos???? Fico grato se puder responder.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi sim tenho "tudo" aquilo, poderia ser mais se nao fosse na necessidade de add cliente ubnts nessa celula. Sim pq chega no cliente tem um nano,airgrid só deu visada limpa pra esse ponto, voce nao vai instalar? Nao da né

    Cliente mais distante 800mts, planos de 600 a 2mb sim 600k aqui link custa caro ainda.

    No final do poste ping da central passando pela omnitik até a sxt na casa do cliente, ping de 0 a 1ms. Engraçado com ubnt no cliente o ping é 3 a 6ms

    Sobre tirar a rb450, olha eu tenho aqui mpls+vpls+ospf no começo eu achei uma "Merd@" fiquei totalmente perdido a pessoa que implanto me fez perder dias de serviço por coisas simples.

    Agora que se passo 6 meses, sincerramente todo o trabalho e dor de cabeça valeu a pena. A rede fico uma uva, pops com poucos cliente rb750 acima de 4 painel uso rb2011 + patch panel fag + controlador solar até o momento só alegria.

    O touch eu gostei e nao gostei, ele nao tem proteçao ALGUMA contra corrente invertida,sobre tensao e afins na entrada DC. Então muito mas muito cuidado com ele.

    ping sxt
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping sxt.jpg
Visualizações:	263
Tamanho: 	163,1 KB
ID:      	58408
    Quanto a latência ela está realmente muito boa mas é sem trafego correto? É uma pena tbem não usar nenhum protocolo proprietário que melhora o desempenho como o Airmax ou o NV2.

    Eu não manjo de MK como você por exemplo de forma que, se quem não implantar aqui para mim não deixar redondinho eu estou realmente F@#$%@!!. A única preocupação que quero e posso ter é cadastrar o cliente e ativa-lo na casa dele. Só isso.

    Quanto vc fala do Tough e a entrada DC é a entrada normal de energia dele correto? Pensei em liga-lo em um No-Break (que já possuo no local).

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Boa noite Zucchi, me diz uma coisa, qual o motivo da retirada dos MKs com NV2, pelo que sei o sonho de boa parte aqui da galera do forum inclusive o meu é ter todos os clientes em TDMA e de preferencia com mikrotik em NV2, tá tão ruim assim o desempenho ou esta tendo bastante problemas com defeitos???? Fico grato se puder responder.
    Master, Boas !

    Na realidade é o seguinte: Eu atualmente fiz uma escolha e vou arriscar testar intensamente o cenário com rádios ePMP. Tinha 3 cenários em mente:

    1 - 921 AC + SXT AC em todos os clientes.
    2 - Rocket AC + NanoBeam AC em todos os clientes (no fórum da UBNT tem um relato bem positivo sobre este cenário)
    3 - Cambium ePMP com GPS + ePMP 1000 em todos os clientes.

    Mas pq estes equipamentos?
    Pq preciso entregar no MÍNIMO 25mb de down por 10mb de up.

    Então, pensei um pouco nos prós e contras: Basicamente o valor das CPE são iguais nos 3 cenários. O valor dos AP ficaria Mk>UBNT>Cambium.

    Optei pela Cambium por alguns motivos:

    Quando comprei a 921AC foi o pega-para-capar para fechar um link com ela. Ela travava, reiniciava, não aceitava configurações e etc ou seja, totalmente CRUA. Chegou aqui com a versão 6.8 e só estabilizou mesmo quando saiu a 6.27. Não usei ela para PTMP então coloquei ela em um PTP e usei uma 912 OUT para o PMP. Cheguei a ter 6 clientes conectados nesta 912OUT com SXT + NV2 ativo. Funcionou MUITO BEM MESMO. Não vou sentar o pau não pois não tenho motivos para tal.

    (inclusive estou vendendo lá nos classificados a 912OUT, 3 SXT AC e a 921AC).

    Depois pensei em fazer com Ubiquiti que particularmente gosto muito mais que MK. Acho muito mais fácil de configurar e se a batata assa o pessoal da UBNT dá um help no forum deles. Mas minha conclusão foi a mesma depois de testar um par de PowerBeam AC. O desempenho está muito, muito longe do prometido. (também já a vendi).

    A minha conclusão inicial referente ao AC é:

    Pode ser promissor. Parece que vai ser promissor. Reza a lenda que vai funcionar bem. Mas no momento é para quem tem muita coragem, tempo, dinheiro e paciencia disponivel. E para quem tem um local de baixa concorrencia e que o cliente não vá se irritar com seus testes ou com downtime.... e cancelar.

    Pode ser que fique bom mas... no futuro. E pode ser que não fique pois acho que os datasheets dos equipamentos tanto da UBNT quanto da MK são baseados na teoria da teoria. Hora... se não existe uma versão de firmware PRONTA, não existe um teste REAL fora das planilhas de projetos. Os DS são baseados nas capacidades nominais e não reais. Já faz quase 1 ano que essa linha AC chegou e só a estabilidade melhorou. O desempenho não aumentou EM NADA do que conhecemos. (talvez, salve a exceção dos novos Rockets no momento...).

    Então, optei por trabalhar com os equipamentos da Cambium/ePMP que nada mais é do que a versão mais nova dos famosos Motorola Canopy.

    Esse projeto, estou dimensionando ele é para até 220 pontos. Até o momento tenho 6 pontos instalados e eles vão começar a crescer mês a mês. Como tenho a possibilidade de ver o trafego e as unidades crescer vou testa-lo até seu limite real. De ficar show, coloco mais uma Antena e um AP GPS em outra frequencia e continuo crescendo. Se não for satisfátorio vou fazer um cenário misto de AC de uma das marcas.... e ai poderemos compara-lo em um projeto exigente e de grandes proporções.

    Atualmente com Cambium e 6 clientes (4 são usuários pesados) o rádio está tranquilo. Antena de 17dbi, célula de 2km, banda conforme comentei e 7dbm de potência.
    Última edição por Zucchi; 15-04-2015 às 21:10.

  16. #16

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    @Zucchi o que mais me chamou a atenção foram os 7db de potencia... Com certeza o espectro vai agradecer.
    Quando que um MK ou UBNT vão trabalhar só com isso.... lenda.

    Ah! outra coisa: firmware já consolidado e não versão nova a cada semana.

    Trabalhamos com wireless e o que mais marca o setor é a instabilidade com estes equipamentos.
    Cliente está ficando cada dia mais exigente não só em banda mas principalmente estabilidade do serviço.
    Um serviço estável e com menor banda até é preferido em relação a um serviço com mais banda mas instável

  17. #17

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @Zucchi o que mais me chamou a atenção foram os 7db de potencia... Com certeza o espectro vai agradecer.
    Quando que um MK ou UBNT vão trabalhar só com isso.... lenda.

    Ah! outra coisa: firmware já consolidado e não versão nova a cada semana.

    Trabalhamos com wireless e o que mais marca o setor é a instabilidade com estes equipamentos.
    Cliente está ficando cada dia mais exigente não só em banda mas principalmente estabilidade do serviço.
    Um serviço estável e com menor banda até é preferido em relação a um serviço com mais banda mas instável
    Vou até ser mais sincero ainda e reconhecer meu erro.

    Das 6 unidades instaladas, 2 ficaram com o mastro "baixo" de mais. Normalmente instalo mastros de 1m dependendo da casa/local e 1.50M em outras dependendo do local que vai.

    Como eu não tinha mais mastro de 1.50M instalei os de 1M e eles realmente ficaram muito baixos e bem próximos/rente da "laje" por assim dizer (eu preciso postar as fotos que o Jadir me pediu). Acontece que o MCS de Downlink oscila pois eles realmente não estão bem instalados. Como meus mastros ainda não chegaram, resolvi adicionando 2dbm a mais de potencia (e foi para 9dbm, muito pouco mesmo), logo, resolvi o problema de oscilação e o link se fixou.

    Vou corrigir essas duas instalações na semana que vem e fazer o devido serviço

    Fim de semana posto as screens.

    OBS: O que mais gosto nele mesmo é a estabilidade. Cliente estavel não faz Speed Test e não reclama rs!

  18. #18

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Boa tarde Zucchi, grato por sua última resposta, quantos clientes pretende atender por painel e qual a banda máxima passante que espera alcançar, o pessoal da cambium chegou a te passar alguma estimativa de desempenho?

  19. #19

    Padrão Re: Não consigo desligar o NV2 - Ajuda

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Boa tarde Zucchi, grato por sua última resposta, quantos clientes pretende atender por painel e qual a banda máxima passante que espera alcançar, o pessoal da cambium chegou a te passar alguma estimativa de desempenho?
    Olá JC!

    Quanto a estimativa eu mesmo fiz o calculo com o ePMP Link Calculator (free no site da Cambium) mas posso te mandar ele com meu calculo e cenário no e-mail se quiser. Só me passar que te envio.

    Ontem criei um topico sobre o epmp com GPS. Dá uma olhada que tem as prints:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179535