+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - todos os clientes se desconectam

    Pessoal, meu cenário é o seguinte: temos num determinado ponto de distribuição cinco RB911G-5HPnD, todas como AP-Bridge, alimentamos elas usando fonte POE da Volt de 24V. Neste local é uma empresa e ela possui um gerador de energia, está acontecendo de que sempre que o gerador é ativado, os clientes que estão conectados a todas APs se desconectam, sendo que as RBs não reiniciam, somente os clientes se desconetam, já aconteceu de alguma RB travar e só dando o comando reboot de dentro do terminal.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik - todos os clientes se desconectam

    Não tem nobreak online (Dulpa conversão) entre gerador e os equiptos?

    Se não tem, seria bom colocar filtro de linha muito bom entre a rede AC e as fontes, porque gerador gera uma onda senoidal que é a coisa mais torta e suja do mundo, a fonte pelo visto não tem filtragem muito boa e isso está virando ripple na alimentação.

    Ou os cabos ethernet passam perto do gerador, do quadro de comando dele, ou da rede eletrica? Aqui um supermercado colocou cameras IP cabeadas e a camera que ficava no gerador estrava travando um switch ger. Cisco, fomos ver e o cabo passava atras do quadro de comando do gerador, 10cm de parede de concreto não isolam nada em matéria de EMI.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik - todos os clientes se desconectam

    Rubem, obrigado pela resposta. Realmente pode ser pela aproximidade do gerador com a caixa onde estão as fontes e a regua POE, sendo que as baterias estão mais próximas ao gerador, diria muito próximas. Quanto ao filtro, testamos uma outra fonte que diz suportar esses problemas, mas não solucionou.
    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik - todos os clientes se desconectam

    Desculpem-me por utilizar esse post.

    Mas, @rubem, que equipamento tenho q colocar depois (na saida do gerador) para que ele me forneça uma energia de qualidade?

    Que tipo de fonte seria essa? Qual fonte ideal para um gerador de 6.5 KVA?

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik - todos os clientes se desconectam

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Desculpem-me por utilizar esse post.

    Mas, @rubem, que equipamento tenho q colocar depois (na saida do gerador) para que ele me forneça uma energia de qualidade?

    Que tipo de fonte seria essa? Qual fonte ideal para um gerador de 6.5 KVA?

    Obrigado!
    Ideal seria um nobreak de dupla-conversão :-)

    Ele passa o AC (Seja senoidal suja, seja onda quadrada) pra DC, e depois gera outra AC limpa e totalmente isolada da entrada.

    Mas o que se pode testar é filtro de linha. Filtro de linha não conserta senoidal torta, mas fonte chaveada não precisa senoidal, fonte chaveada também transforma AC em DC pra oscilar depois, então se uma fonte chaveada está operando mal é porque essa onda AC do gerador é muuuuuuuuito suja, ou tem muitos spikes.

    "Como encontrar um bom filtro de linha"
    Taí um desafio pro Bear Grylls, porque os cidadãos comuns não conseguem.
    Não gosto do Gabriel Torres mais vou ter que passar um artigo dele pra quem não conhece nada de filtros: http://www.clubedohardware.com.br/ar...de-linha/455/2

    Analisa 2 produtos, esse diz claramente que tem filtro EMI/RFI:
    http://www.atera.com.br/produto/DPS4...r+preto+p++PC+
    Ou seja, é um filtro de linha de gente.

    Já esse lixo (Essa marca só produz lixo) se identifica como filtro mas não traz nada nas especificações:
    http://www.atera.com.br/produto/FL-6T-3337/-
    A única "proteção" disso é fusível, ou seja, é só uma regua como 99% dos produtos no mercado.

    Estabilizador tem filtro? 90% não, como eles são produtos idiotas eles operam o tempo todo passando de 127 pra 115V (Desperdiçando energia), na prática eles atuam como um filtro pela bobina do transformador. MAS... o gerador deve mandar 127V AC com uma senoidal suja que pode ser lida pelo trafo como uns 110V, aí ele vai deixar a tensão de entrada passar pra saída, então não dá pra ter certeza que o estabilizador atuará como filtro LC. Estabilizador mais barato que esse filtro da Clamper é do tipo comum que não tem nem capacitor na entrada, ou seja, "filtra menos que o filtro".

    Nobreak tem filtro? Os baratos não, mas os mais caros sim. Um SMS comum não tem, mas um SMS Net 4+, Winner Expert ou Station II em diante tem. Os APC recentes (Ou os importados) tem mas os lixinhos da Microsol/APC não (Nunca ví). Eaton importado tem. Enermax barato não tem.

    Todo mundo que atendo que tem gerador também tem nobreak (Afinal a troca de fonte de energia não pode ser rápida, tem que desligar tudo pra religar), e só o que funciona em gerador normalmente é nobreak bom, e estes todos tem filtragem boa na entrada.

    Mas se quiser acrescentar e o da Clamper for caro (E não sei se tem algum barato), não é difícil construir, é um projeto perfeito pra quem nunca fez nada, tem inúmeras formas, o basico é 1 ou 2 bobinas, 2 ou 4 capacitores:
    https://www.google.com.br/search?q=f...+linha+esquema

    Tem meios termos, tipo os isoladores. São transformadores com entrada igual a saída. Autotransformador não ajuda muito (Mas é melhor que uns estabilizadores baratos), mas um transformador isolado ajuda mais, geralmente os isoladores (Ou terra virtual) tem filtragem na entrada e saída, todos que ví tinham, tipo:
    http://www.atera.com.br/produto/MIEG3-300WB/-
    (A Microsol não fez só porcaria basicona)

    Os antiraios nesse caso não ajudam em nada, eles não tem filtro, só protetor.


    E... bom... uma fonte chaveada boa tem filtro de linha na entrada, e tem filtragem dupla na saída:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fte.24v.jpg
Visualizações:	2645
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	58399

    Com esse capacitor de entrada grande (200uF, digamos), qualquer variação media na tensão é ignorada (Por isso estabilizador é inútil na função de "estabilizar", fonte chaveada opera no mesmo modo com variação lenta (Que é a única coisa que estabilizador resolve) ou sem variação nenhuma). Com 2 capacitores na saída qualquer variação no consumo desde que seja media não cria ripple ou spikes.
    Aí que entra um porém: Se colocar consumo demais numa fonte a filtragem de saída fica prejudicada!
    Eu digo que 500uF em 24V é suficiente pra 1 (um) radio (Consumo normal, tipo 8 a 15W). Se a fonte tem capacitor de saída de 1000uF eu não ligaria 3 radios (De 8W, tipo UBNT, ou 3 RB's integradas), só 2.
    Dá pra acrescentar mais capacitor na saída, eu colocaria filtro LC na saída da fonte, com capacitor eletrolítico e de tantalo, inclusive existe a venda:
    http://www.readymaderc.com/store/ind...roducts_id=138

    É mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lc.dc.jpg
Visualizações:	1295
Tamanho: 	40,8 KB
ID:      	58400
    (As especificações da bobina não são precisas, qualquer coisa parecida com a da foto de cima tá bom, fonte ATX tem dessas bobinas na saída geralmente (Ou melhor, fontes ATX DEVIAM ter, mas é comum ver um jumper no lugar de bobina, corte de custos)


    Num supermercado colocaram um switch 8p num local onde a tensão estava na casa dos 100V sob gerador ou nobreak, fiação fina e já passada por duto, difícil demais trocar por fio mais grosso depois que a m*rda já foi feita, eu até pedi da china fonte chaveada 85-265V pra usar no local, mas notei que o switch travava na hora da "mudança", ou seja, uma pequena queda de tensão de milesimos criava o travamento. Coloquei uma fonte chaveada comum (12V 1A, essas de 100-240V mesmo) mas coloquei um filtro desse na saída (O capacitor de tantalo por minha conta, na web não vão te recomendar ele, mas coloquei pra filtrar ruído de alta frequencia, tantalo mantem capacitancia sob alta frequencia (40KHz do chaveamento da fonte) enquanto capacitor eletrolítico comum não), e problema resolvido, semana passada estava lá e ví o switch piscando feliz da vida, com a mesma "gambiarra" na fonte feita a 3 anos, uma caixinha Patola (patola.com.br) entre a fonte e o switch.

    Outros problemas em clientes eu resolvia sempre com diodo e capacitor, equipamento travando quando nobreak ou estabilizador estala relé, demorei um tempo até aceita que precisaria diodo + bobina + capacitor, que não era falta de energia (Que o capacitor resolve) mas sim ripple da fonte.

    Capacitor demais em filtro de saída LC nunca é exagero, as fontes vem com capacitores suficientes pra quando tem alimentação boa, mas se a fonte AC é suja essa fonte 24V vai gerar ripple na saída, ou spikes, o filtro LC interno nem sempre é suficiente, e sinceramente tenho lá minhas duvidas que as fontes Volt tem filtro LC na saída, já reparei nobreak DC de 2 ou 3 marcas e achei circuitos pobres demais pro preço (A placa da primeira imagem é um nobreak DC em placa que estava uns R$ 130 no ML, a meu ver isso é preço justo pra simplicidade do circuito, mas R$ 300-450 por um nobreak DC comum acho exagero, especialmente porque nesses casos de rede AC suja (Gerador é sujo) não dá pra usar mais que uns 50% da capacidade da fonte, senão ocorre esse problema dos capacitores de saída serem insuficientes.