Resultados da Enquete: E possivel ter equipamentos ligados a placas solar sem controlador de energia?

Votantes
2. Você não pode votar nesta enquete
  • sim

    1 50,00%
  • nao

    1 50,00%
Enquete de Múltipla Escolha.
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Montar um sistema com Placa solar para alimentar um equipamento de 5W

    Bom Dia!!

    Estou querendo aprender mais sobre os equipamentos de Placa Solar. E pensei em fazer uma fonte de água movida a energia solar. So que não sei se posso montar um sistema Bomba de Água/ Bateria(Pilhas recarregáveis)/paca solar, ou se devo colocar um controlador de carga? ou se em vez de pilha devo usar um resistor.

    Alguém poderia me dar uma orientação.

  2. #2

    Padrão Re: Como Montar um sistema com Placa solar para alimentar um equipamento de 5W

    Depende da tensão dos paineis.

    Os paineis solares são feitos com celulas de 0,5V, mas 0,5V é tensão NOMINAL, em circuito aberto chegam a 0,7V a vezes, claro que com consumo razoavel caem denovo pra 0,5V.
    Um painel fotovoltaico 12V é formado por 30 a 36 celulas em serie, nominalmente seria 15 a 18V. Na prática em circuito aberto é capaz de você medir 25 a 30V. Num painel 12V de 5W dificilmente medirá mais de 20V em aberto, e mesmo um consumo de 30mA deve ser suficiente pra que não haja mais de uns 20V.

    Por outro lado, se o consumo for alto demais a tensão cai demais. Num painel 12V 5W você mede 20V com circuito aberto, mas se ligar uma lampada incandescente 12V 10W a tensão com o painel no sol forte deve ser uns 7V provavelmente! Enquanto se ligar nesse mesmo painel no mesmo sol uma lampada 12V 5W terá a tensão de provavelmente 14 ou 15V.

    Se você ligar um motor de 5W no painel de 5W, o motor precisa aguentar até 15V, em sol forte mesmo com o motor consumindo pode ter picos dessa tensão. Geralmente motor 12V aguenta bem até mesmo 18V, especialmente uma bomba d'agua que é resfriada pela agua circulando.

    Motores típicos pra circulação de agua em baixa vazão são coisa tip 4 ou 5 litros por minuto, são pra essas fontes de jardim ou pra water cooler em desktop, o consumo em 12V fica num 300mA, ou seja, cerca de 4W. Tem bomba desse tipo pra coisa na casa dos 20 litros por minuto, mas aí o consumo vai pra perto de 1A (Um painel de 5W não daria conta), e... 20 litros por minuto é muita agua, é chafariz e não fonte.

    Aqui uma bomba típica de water cooler de PC:
    http://www.ebay.co.uk/itm/Ultra-Quie...-/371075766785

    As fontes mais baratas não chegam a usar 12V, mas não é por que não dá, mas por custo, uma bomba 6V é mais barata, e colocar painel de 14 celulas (7V sob sol forte, nominalmente pode ser chamado 5,5 ou 6V) é mais barato pro fabricante, tipo isso:
    http://www.ebay.co.uk/itm/Solar-Powe...-/221718687908

    Motor resfriado com agua pode ter muita sobretensão, ele simplesmente vai circular mais agua. Lampada incandescente também geralmente aceita 20 a 30% a mais de tensão, ela simplesmente brilha mais.

    Mas circuitos eletronicos de consumo fixo tipo led não se dão bem com alta tensão, se ligar um roteador wireless que consumo 2W direto num painel solar 12V 5W, sob sol forte o painel talvez atinja 16V, como o roteador tem consumo fixo ele não aumente o consumo quando aumenta a tensão, e se o roteador não suportar 16V ele queima, simples assim.

    Ligar as coisas direto nos paineis sem controlador dá, mas só se for coisa que aguenta tensão maior, porque a tensão no painel aumenta e diminui conforme a intensidade do sol.

    (Quando a colocar bomba de 5,5W ou de 6W em painel de 5W, a princípio só terá menor circulação de agua, porque o painei não vai passar muito de 12V, talvez fique em 11V. Mas uns motores as vezes queimam porque nem sempre tem sol suficiente pra que o motor gire, sol fraco em motor de consumo alto significa bomba parada por baixa tensão, mas tensão em motor barata aquece ele. Bomba BOA mesmo (Tipo pra poço) tem MEMBRANA, não é motor rotativo, o pouco que a membrana movimenta move alguma agua. Mas fonte de jardim é só passa-tempo, se o motor queimar ano que vem não é problema (Pra não se passa-tempo use pra agua de animais, alguns criam problemas renais porque tem nojinho de beber agua parada, nojo justo eu diria, a solução pra isso é bombinha simples dessa, motor de 2 ou 3 litros por minuto já tá bom pra animal pequeno (<5Kg))

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como Montar um sistema com Placa solar para alimentar um equipamento de 5W

    Montei dois painéis, cujo o controle é feito pela bateria e equipamento ligado a ele, mas se chover por 3 dias consecutivos até dois aí o equipamento apresenta problemas. Baterias e painíes mais potentes? Não dá, haverá sobrecarga na bateria a menos que se utilize um regulador série.

  4. #4

    Padrão Re: Como Montar um sistema com Placa solar para alimentar um equipamento de 5W

    Bah valeu pela ajuda, Deu uma esclarecida e tanto o comentário de vocês.

    Se entendi direito, pra ter ela sempre funcionando e proteger o sistema de queima e possível estragos o ideal e ter a placa solar o controlador de energia ligados a bateria e entao ligados na bomba.. Irei fazer, talves demore um pouco. Mais se eu conseguir mando umas fotos e um vídeo pra Voces... A fonte é pra dois fins.. Embelezar meu patio. e Servir de água corrente pros meus bichanos.

  5. #5

    Padrão Re: Como Montar um sistema com Placa solar para alimentar um equipamento de 5W

    Citação Postado originalmente por AlineFeller Ver Post
    Bah valeu pela ajuda, Deu uma esclarecida e tanto o comentário de vocês.

    Se entendi direito, pra ter ela sempre funcionando e proteger o sistema de queima e possível estragos o ideal e ter a placa solar o controlador de energia ligados a bateria e entao ligados na bomba.. Irei fazer, talves demore um pouco. Mais se eu conseguir mando umas fotos e um vídeo pra Voces... A fonte é pra dois fins.. Embelezar meu patio. e Servir de água corrente pros meus bichanos.
    Se o consumo estiver dentro de um patamar de digamos 50 a 100% da capacidade do painel não háverá tensão muito alta, não mais que uns 16 ou 17V, e essa tensão os motores 12V aguentam.

    Controlador é muito necessario se ligar digamos um motor de 5W num painel de 20W, aí o painel vai ter uns 19V sob sol forte, e provavelmente o motor não vai aguentar toda essa tensão por muitas semanas ou meses.
    (Eu tenho painel 65W em casa, uso só pra fan de ventilação, já queimei alguns menores, quanto menor o consumo menor a variação de tensão pelo que noto (Algo tipo: Fan de 180mm aceita 20V, fan de 120mm aceita 18V, fan de 80mm aceita 15V, fan de 40mm queima com 14V))

    Os sistemas comerciais tem painel e motor/bomba com a mesma potencia/consumo, então não precisa controlador:
    http://www.ebay.com/itm/Solar-Panel-...-/291148344134
    Painel de 5W em bomba de 5W, tem sol então a agua circula, não tem sol então a agua para, simples.