+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    Olá Boa tarde Amigos tô montando um provedor de internet e subindo uma torre de 18 metros em um morro de 150 metros assim ela fica acima de toda a área urbana onde sera o alvo. bom pretendo usar 4 painel setorial 5.8 com rocket m5
    para ter sinal no angulo de 360 gral gostaria de saber se eu usar basestation de 90-20 vou ter sinal em clientes mais próximo da torre ou preciso de outro modelo de setorial? pesquisei muito sobre essas da computech super pop mais melhor ver com quem tem experiencia.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    nesse caso não seria viável para mim pois preciso de eficiência profissional no sinal aos clientes visando que pretendo obter uma grande quantidade de clientes por meio dos painéis.
    alguém mais pode ajudar em que setoriais posso trabalhar para obter bom sinal tanto perto como longe da torre ?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    intendo mais não poderia usar uma omnitik nem nano como vc sitou sobre usar 4 de maior ganho e 4 de menor ganho poderia ser mais o que eu queria saber é se tem um equipamento que faria os dois papel.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    grosseria já mais desculpa se pareci ser grosso pois tenho muitas duvidas a qual quero ajuda eu tenho 4 basestation 5-17 para ser instalada mais algumas pessoas mandaram ver sobre umas da xwaver5817 blz foi pesquisar e olhei os videos falando que a dele fazia esse milagre ai que veio toda essa minha duvida

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    você poderia manda seu skype para poder mim auxiliar em outras duvidas ?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    Qual a distancia do morro para a cidade? Ou é no centro da cidade? Qts habitantes? Qual cidade? 150 metro de altura, pode colocar as setoriais mais pra baixo na torre. Nao tem receita de bolo, mas sem ver, nem q seja foto ou imagem de satelite nao tem como te responder, mesmo pq vc ta supondo.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    Olá amigo Boa noite! a distancia do morro para a área desejada tem entre 150 a 200 metros para o inicio aqui segue a foto Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	338
Tamanho: 	242,6 KB
ID:      	58415

    quero ta pegando toda essa a área em 360 graus qual melhor basestation para esse senário ?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    Sobre escolher 3 setoriais 120°, ou 4 setoriais de 90°, veja pelo seguinte lado:

    Cada RADIO suporta um numero X de clientes com qualidade. DIGAMOS 40 clientes num Rocket M5, seja ligado numa setorial de 60°, numa de 90°, ou numa de 120°. Com antenas de 120° só cabem 3 então seriam só 3 Rocket, teoricos 120 clientes. Com 4 setoriais 90° vão 4 Rocket, passa pra teóricos 180 clientes.

    Esse é o motivo de existir no mercado setorial de 60, 90 e 120°.
    (60° no brasil não costumam usar)

    Sobre diferença de ganho na antena, de 16 pra 21dBi são 5dBi de diferença. Ou seja, o sinal que na setorial chegaria em -75 vai chegar como -70 na setorial de 21dBi. 5dBi ao ar livre significa 1Km a mais de alcance geralmente, mas também pode dar esse ganho extra na antena do cliente, passar de um Nanostation Loco M5 de 13dBi pra um Nanobeam ou NanoBridge de 22dBi, são 9dBi a mais, isso dá uns 2Km a mais de alcance no mínimo.

    Se existisse setorial de 5dBi você poderia ter o seguinte alcance:
    - Rocket M5 transmitindo a 23dBm em MCS10: Cliente a 1500m com Ns Loco M5 teria sinal na casa dos -70, suficiente pra MCS10. O NS Loco M5 respondendo com 20dBm, em MCS9, e graças a sua antena de 13dBi o sinal dele na torre seria -70, suficiente.

    - Rocket M5 transmitindo a 23dBm em MCS10: Cliente a 4000m com Nanobridge M5 25dBi teria sinal na casa dos -70, suficiente pra MCS10. O Nanobridge M5 25dBi respondendo com 16dBm, em MCS9, graça a sua antena de 25dBi o sinal dele chegando na torre seria -70, suficiente.

    Precisa setorial de 16 ou 21dBi? Só se for pra alcance ainda maior!

    Com setorial 14dBi, se transmitir em 22dBm (Ou setorial 16dBi, com radio em 20dBm) em 2Km um NS Loco M5 ainda conecta com sinal suficiente pra MCS12. Se quiser usar uma polarização pra usar Airgrid nos clientes, Com setorial 14dBi e radio a 22dBm (Ou setorial 16dBi e radio em 20dBm) um Airgrid 23dBi em 8Km vai ter sinal suficiente pra MCS4. Se colocar Airgrid 27dBi na conta acho que o alcance com MCS3 deve chegar em 20Km!

    Mas seu problema como novato deve ser VISADA. Sem visada e sem zona de fresnel não existe conexão que presta, muuuuuuuuita gente compra antena 21dBi porque viu sinal baixo em cliente a 500m e acha que a falta de visada não é problema. Quando se fala em cliente sem visada não tem regra, é tudo errado. Já se tiver visada mesmo a setorial de MENOR ganho que você usar vai dar alcance pra uns 1000m em CPE barata, e 2 ou 3Km se usar CPE mais cara.

    Se a intenção não é ter mais que uns 30 ou 40 clientes ao TODO, mais barato omnitik mesmo, tendo VISADA dá pra plugar SXT ou NS Loco M5 em quase 2Km dependendo da configuração usada, se for usar datarate alto (MCS5, digamos) o alcance em CPE barata (R$ 220) cai pra 1Km, acima disso precisa CPE mais cara (R$ 330).

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    @rubem, "o fodastico"

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com montagem de torre de internet e seus equipamentos

    te indico as setoriais da Computech, as xwaves, só uso dela aqui, excelente, atende cliente de 50 metros a 3km da minha torre com excelente sinal, para mais detalhes fique à vontade para perguntar