Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Rede de fibra otica qual a melhor ?

    boa noite pessoal .

    venho pesquisando a algum tempo sobre qual a melhor forma para chegar a melhor conexão para cliente final em sua casa e com um custo viavel para o consumidor final .

    vi varias soluções da ccn da volt da fitnetworks .

    e interesante e que ainda e tudo muito caro .

    o que pelo jeito para provedores pequenos ainda e invialvel .

    então quando sera que realmente o brasil vai pra frente se dependermos so de radio ?

  2. #2

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    venho pesquisando a algum tempo sobre qual a melhor forma para chegar a melhor conexão para cliente final em sua casa e com um custo viavel para o consumidor final .
    Se quer custos menores para o cliente (e nem tanto para o provedor): rede híbrida (HFTP - Hybrid Fiber Twisted Pair).
    Se quer uma rede para toda a vida e praticamente ilimitada para ideias e serviços: FTTH.

    Digo que o custo para o provedor não é tão melhor assim com rede HFTP, porque já vi gente falando de porta de PACPON queimando (se tiver com todas portas lotadas, tem que trocar ou perder um cliente), tem que aterrar todos senão vem uma descarga da casa do cliente e lá se vão R$600 (Vertical Simples tem proteção, mas não sei se quem vi reclamando usava produto deles), usuário desliga a fonte PoE e reclama quando o PACPON bloqueia o tráfego (ou uso às custas de outros clientes com a fonte ligada quando o equipamento não faz o bloqueio), etc.

    Pelo que estive vendo quanto a esse tipo de rede, a implantação fica barata, fazendo a rede PON até em barramento, com 1 ou 2 fibras, pagando os PACPONs com taxa de instalação de cliente, usando em alguns lugares algo como o PACSWITCH, da FIT, ligado no PACPON ao invés dele, colocando a cada uns 180m (cada PAC atende a metade do espaço) e em esquinas...

    Não acho que seja inviável para pequenos/médios provedores. Se já tem licença da Anatel, registro no CREA todo correto, com RT e tudo mais, está facílimo. É só reinvestir todo ou maior parte do lucro por um tempo, fazer uma associação com outros provedores para compartilharem a mesma rede cabeada, constituída com verba de todos beneficiados, financiar, fazer contrato com futuros clientes antes de criar a infra, para garantir que vai ter como cobrir os custos, etc.
    Criatividade, homem!

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    então quando sera que realmente o brasil vai pra frente se dependermos so de radio ?
    Acredito que, se a maioria dos donos e técnicos de provedores wireless não fosse um bando de indivíduos sem noção, preguiçosos e gananciosos, ainda não teria ninguém sofrendo com interferência em 5GHz, teriam pensando em abandonar solução barata com Ubiquiti e MikroTik (e Intelbras?!) e partido para algo melhor, como Cambium com GPS sync. Teriam também pensado em fazer associações, ao menos em pequenas cidades, para fazer um acordo de uso das frequências e potências, evitando problemas na própria rede e na alheia, etc.

    Sobre as fabricantes de solução HFTP: pelo que leio por aí, FIT está sendo a melhorzinha, por ter nas caixas acomodação para fibra, suporte que funciona, - ao menos o comercial, em outras fabricantes, nem isso (Horizontal Complicada...) - OLT mais em conta (parece que tiraram os modelos 1000 e 2000, mas eram mais baratos que as opções da Cianet e OverTek, então a 5000 deve ser também)...

  3. #3

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    pac pon e pac swit ? vixi na boa , to com 13 aqui pra devolver e mais uma olt , to queimando eles sim , foi 10 mil jogado fora , pra ter dor de cabeça , pro cara virar e falar que tinha que ter mandado pra garantia , kkkkkkkkkkkkkkkk , como vou tirar todos os pacs e mandar pra garantia ? meus clientes vao ficar pendurados em que ? kkkkkkkkkkkkk

  4. #4

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    pac pon e pac swit ? vixi na boa , to com 13 aqui pra devolver e mais uma olt , to queimando eles sim , foi 10 mil jogado fora , pra ter dor de cabeça , pro cara virar e falar que tinha que ter mandado pra garantia , kkkkkkkkkkkkkkkk , como vou tirar todos os pacs e mandar pra garantia ? meus clientes vao ficar pendurados em que ? kkkkkkkkkkkkk
    Eita. E qual é o problema que está ocorrendo com esses equipamentos? Porta de PAC queimando? OLT travando (se for isso, você calculou mal as perdas da rede óptica)? ...?

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Afff queimando porta ,não sabia destes dados e não to afim de começar errado e tendo percas astronômicas .
    Nos vídeos das empresas eles não falam nada disto tudo e bom e funciona .
    Pra levar ONU ate o cliente fica meio caro minha região e renda baixa

  6. #6

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Eu também estou louco para montar uma fibrada mas o custo é muito alto.
    Pensei em fazer a rede híbrida,mas realmente vi muitas pessoas reclamando de queima pac-pon,travamento e etc.Na verdade não gosto de jeitinho,ainda vejo estes relatos.Não tem jeito,tem que ser fibrada por completo.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Então to com medinho de comprar estas soluções e passar raiva

  8. #8

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    Então to com medinho de comprar estas soluções e passar raiva
    Eu acho que esses relatos de porta queimanda são tudo com FIT (é de longe a mais usada). Vertical Simples tem proteções nas portas, e deixam isso bem claro (tem a proteção normal e a extra nos PAC, mas não sei qual é nos PACPONs).

    Os equipamentos da Vertical Simples parecem ser mais bem feitos, mas pena que a empresa não te dá a mínima atenção, nem mesmo para comprar. Horizontal Complicada....

  9. #9

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    que que tem haver calculo da fibra com a porta do pac swit romper ?

  10. #10

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Olha , pelo que vi , e pelo que testei , posso falar duas coisas somente :

    Ou usa o sistema da volt com pd02 e pd04 que é bem simples e limpo
    Ou fibra tudo.

  11. #11

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Vejo com frequência o pessoal comentando que o ideal é levar fibra até o cliente, mas o custo ainda é muito alto e por isso estas soluções estão nascendo, ok, entendo, mas quando se falar nesse custo, qual é ele efetivamente?

    Claro, uma média, pra saber se compensa. Alguém que fez poderia contribuir com essa informação?

  12. #12

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    No meu provedor, temos muito problema com raios pois estamos no litora, procuramos diversas formas para ter uma rede cabeada, mas todas falhavam quando o assunto eram descargas elétricas... Assim resolvemos começar com uma rede fttx, lógico que tem um custo maior, então resolvemos fazer uma rede um pouco menor, e ir crescendo aos poucos, hoje já estamos com mais de 30 km de fibra lançadas e nunca tive tanta paz no provedor, cliente não reclama de lentidão, não me preocupo com raios (apenas quando queima algo dentro do cliente), e assim vai crescendo aos poucos, e com a fibra também da para concorrer diretamente com a vivo, net, gvt... lógico que eles vendem mais banda, só que nós vendemos menor banda, só que temos atendimento...

  13. #13

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    No meu provedor, temos muito problema com raios pois estamos no litora, procuramos diversas formas para ter uma rede cabeada, mas todas falhavam quando o assunto eram descargas elétricas... Assim resolvemos começar com uma rede fttx, lógico que tem um custo maior, então resolvemos fazer uma rede um pouco menor, e ir crescendo aos poucos, hoje já estamos com mais de 30 km de fibra lançadas e nunca tive tanta paz no provedor, cliente não reclama de lentidão, não me preocupo com raios (apenas quando queima algo dentro do cliente), e assim vai crescendo aos poucos, e com a fibra também da para concorrer diretamente com a vivo, net, gvt... lógico que eles vendem mais banda, só que nós vendemos menor banda, só que temos atendimento...
    Amigo, e você que já fez poderia comentar um pouco sobre custo da rede fttx?

    Acredito que o caminho é esse mesmo, ir crescendo a rede aos poucos.

  14. #14

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Olha os custos não são coisa de outro mundo também, aqui eu tenho uma rede Gepon e uma outra Gpon, utilizo a Gpon para atender um condomínio de padrão bem alto, e a Gepon para ir aos bairros, pois tem o preço mais acessível, sobre custos, você vai gastar +- de 12 a 15 reais por metro de cabo lançado, dependendo do tanto de caixas de acesso cliente vai colocar... cada projeto varia muito... aqui eu utilizo OLT da Overtek, nunca tive problema algum... entra em contato com eles, que eles te mandam os preços certo da OLT e ONU, aí ja tem uma ideia do custo para o cliente... depois que a sua rede tiver instalada, o custo para ativar um cliente não é tão mais caro do que instalar uma antena, pois já ta barateando os modens...

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Olha os custos não são coisa de outro mundo também, aqui eu tenho uma rede Gepon e uma outra Gpon, utilizo a Gpon para atender um condomínio de padrão bem alto, e a Gepon para ir aos bairros, pois tem o preço mais acessível, sobre custos, você vai gastar +- de 12 a 15 reais por metro de cabo lançado, dependendo do tanto de caixas de acesso cliente vai colocar... cada projeto varia muito... aqui eu utilizo OLT da Overtek, nunca tive problema algum... entra em contato com eles, que eles te mandam os preços certo da OLT e ONU, aí ja tem uma ideia do custo para o cliente... depois que a sua rede tiver instalada, o custo para ativar um cliente não é tão mais caro do que instalar uma antena, pois já ta barateando os modens...
    a onu se conseguindo a quanto ....

  16. #16

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    por volta de 300, já com wi-fi e porta para fxs mas depende muito da quantidade que compra...

  17. #17

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Emiliano, estou justamente cotando essa soluçao simples e "barata" da volt, fibra ainda fica inviavel e pelo pouco que pesquisei o custo final por cliente passa de 500,00 facil

  18. #18

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Que passa dos R$500,00 é verdade, mas faz a conta de quanto gasta colocando um nano m5 ou uma nanobeam??? Não fica muito longe dos R$500,00, e fora que a qualidade nem se compara, e outra, a manutenção vai diminuir absurdamente, sem contar que poderá entregar quantos megas seu cliente tiver disposto a pagar... pode colocar upload mais alto... o custo benefício é incomparável... hoje para eu crescer minha rede eu faço primeiro um POP de rádio, aí conforme for crescendo o número de assinantes, eu começo a migrar para fibra, aí pego os rádios e monto em outro bairro, e assim por diante...

  19. #19

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    @lucas.intervel, entao usamos aqui muita Sxt o custo fica menos de 300,00 e praticamente nao tenho problemas, mas voce tem toda razao quanto a qualidade de uma rede em fibra.

    Mas para micro-provedor como meu totalmente inviavel fibra no momento.

  20. #20

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Sim, eu sei como é difícil, pois quando começamos nosso primeiro projeto de fibra, além de gastar bastante dinheiro ainda tomamos um calote de uma empresa que veio lançar fibra pra gente, então imagina o sacrifício que foi pra gente, pois também éramos bem pequeno na época, hoje crescemos consideravelmente, pois a fibra nos deu tempo para correr atras de clientes novos, ao invés de fazer manutenções... como você disse, é bem difícil a primeira rede fttx, mas recomendo a todos que queiram arriscar...