Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    @naldo864 coloquei o seguinte post num tópico sobre rede cabeada

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179495

    no seu caso seria hibrido que substituiria os pacpons carissimos da fit e overtek por exemplo.

    se tiver interesse em sabe me fale que explico por aqui a solução alternativa que encontrei.
    Vc sempre contribui com muitos no Rádio e se de alguma forma eu puder ser útil ficarei feliz em contribuir

  2. #22

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Gente presta atenção, não sou o rei da verdade mas vou lhe falar o que todos aqui já sabem: Toda e qualquer rede que trafegam pulso elétricos mista, totalmente utp, VAI SEMPRE HAVER QUIMA!!!! É fato...
    Estou prestes a subir a minha 1º rede ftth, e sinceramente me sinto o cara mais corno da face da terra quanto vou comprar cabo utp + switch, dinheiro ganho com sacrificio danado jogado no lixo(PRIMEIRA CHUVINHA LÁ VAI PRO LIXO) Decidi uma coisa, ou faço direito ou não faço.
    Outra coisa para quem fala que é caro demais, gastei 50.000,00 para subir uma rede para 128 clientes se dividir esse valor pelo nº de clientes dará 390,00. Ai eu pergunto: Com isso da pra comprar um loco M5 e olhe lá!!! Detalhe, cobro a instalação 250,00 e já consigo rever boa parte da ativação, e sabe quando preciso voltar no cliente? NUNCA MAIS!!! Um conselho, pensem e pensem para gastar o dinheiro suado de vocês em rede hibrida, NÃO VALE A PENA PODE ESTAR CERTOS, não que seja ruim pelo amor é que precisamos sim a usar o que não tem riscos, mesmo que seja mais caro inicialmente, obrigado a todos.

  3. #23

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Gente presta atenção, não sou o rei da verdade mas vou lhe falar o que todos aqui já sabem: Toda e qualquer rede que trafegam pulso elétricos mista, totalmente utp, VAI SEMPRE HAVER QUIMA!!!! É fato...
    Estou prestes a subir a minha 1º rede ftth, e sinceramente me sinto o cara mais corno da face da terra quanto vou comprar cabo utp + switch, dinheiro ganho com sacrificio danado jogado no lixo(PRIMEIRA CHUVINHA LÁ VAI PRO LIXO) Decidi uma coisa, ou faço direito ou não faço.
    Outra coisa para quem fala que é caro demais, gastei 50.000,00 para subir uma rede para 128 clientes se dividir esse valor pelo nº de clientes dará 390,00. Ai eu pergunto: Com isso da pra comprar um loco M5 e olhe lá!!! Detalhe, cobro a instalação 250,00 e já consigo rever boa parte da ativação, e sabe quando preciso voltar no cliente? NUNCA MAIS!!! Um conselho, pensem e pensem para gastar o dinheiro suado de vocês em rede hibrida, NÃO VALE A PENA PODE ESTAR CERTOS, não que seja ruim pelo amor é que precisamos sim a usar o que não tem riscos, mesmo que seja mais caro inicialmente, obrigado a todos.
    Em partes concordo com vc amigo pois realmente ftth é paz garantida 9 porisso estou partindo para essa solução)
    Mas qdo um colega posta que é inviável aplicar. eu acredito que ele não tem essa quantia para investir e nem tem como levant-la. seja pq o provedor é pequeno ou pq de alguma forma o lucro bruto é alto e o liquido baixo então não sobra capital para investir.
    Não julgo ninguem e já estive do outro lado então entendo bem os motivos de se cogitar uto ou hibrido. bom vou tomar a liberdade de explicar minha sugestão a qual num treinamento de fftx um engenheiro contra qualquer opção q não fosse ftth deu o braço a torcer cmo sendo uma opção viavel.

    Bom vamos lá os principails pontos negativos que o pessoal pontua são:

    preço elevado
    queima de muitos equipamentos
    clientes que se enxergam
    ficar preso a um fabricante e outros

    quando pensei em migrar do rádio para o cabo visitei provedores vizinhos que estavam cabeando e vi de tudo
    110 e 220 nos utp provedor perdendo 200 switches num chuva e sem contar que 200x uns 4 clientes por switch olha qtos sem internet até vc encontrar num fornecedor 200 a pronta entrega.
    entã de cara decidi que tinha que matar ou minimizar ao máximo esse contras apontados á cima.
    então vamos a solução.
    a ccn comercializa um tal pdfiber que para funcionar precisa de uma onu e de um sw. oque o pd fiber faz é só o poe rever pq o resto é a onu e o sw. e isso custa mais de 350 dilmas

    pensei num jeito de fazer um sistema com a mesma ideia mais qie em caso de descarga eletrica que os switches não saissem propagando a descaga eletrica ( no da ccn isso pode acontecer)

    então a solução seria uma olt (calma que tem uma opçao mais em conta não se desespere que vou explicar no final rs) e o cabeamento distribuido da segunte forma: uma caixa de ementa com spliter 1:N ( até aí a rede é passiva) duas pernas desse splitter sairiam com um cabo de 2 FO para a mesma rua onde 1 FO desse cabo ficaria na primeira caixa com o sw poe reverso em TODAS as portas e uma onu e a 2 FO partiria para uma segunda caixa igual ( isso se houver demanda de mais de uma caixa por rua) dessa forma imaginemos que haja uma descarga eletrica quantos sw vão queimar? apenas 1 pq eles não tem qq ligação entre sí pois a fibra chega até o poste.
    e através do controle de macs da Onu vc pode ter gerencia das ruas que estão ON aí se precisar de equipos reservas nada mais que meia dúzia de sw e onus pra resolver seu problema.
    como vai trabalhar com utp na ultima milha acho que nem seria o caso de utilizar onu gpon pode ser epon mesmo ( a fit networks usa epon para vc ter idéia) sendo assim tem onus muito baratas no PY nos ching ling e nos fornecedores daqui tbm

    olt tem da overtek por uns 2600 na ispshop tiveram pessoas que relataram problemas de super aquecimento delas e outros disseram que está rodando sem qq problema. Tudo questão de pesquisar.

    se a idéia é baratear a ativação do cliente essa foi a solução mais viavel que encontrei.
    cotei vol ( fast e giga ) ccn ( utp e pd fiber) cianet (hpna e fibra) e claro a fit.

    de todos minha solução perdeia para a da fit na questão que o pac pon tem proteção por porta. mas sai mais barato ter um sw reserva do que pagar 568 por pacpon deles.

    fiz um resumão é dificil explicar tudo por aqui. Mas oque quero que saibam é que passei 45 dias cotando e estudando sobre o assunto

    tentando não me iludir pelo mais barato, pelo mais facil e nem pelo mais utilizado. ou seja

    pensei como técnico mais sem deixar de ser um administrador
    custo x beneficio pra quem tem seus motivos para não fazer ftth esse foi o que mais se aproximou do cenário perfeito.

    ahhh e depois para ativar o ftth tá facil pois sua linha back bone estará pronta vai ser trocar as caixas com sw por ctos com splitters (lógico fazendo o orçamento de potencia)

    espero não ter confundido mais do que explicado rsrs
    Última edição por jmater; 17-04-2015 às 01:00. Razão: erro portugues

  4. #24

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Amigo muito legal seu depoimento, cara só não pense que relatei o que vivi até agora pensando em desmerecer alguém, sou pequeno ainda também, igual a grande maioria daqui do fórum. Só pensei o seguinte, ou começo crescer de forma correta ou é melhor não crescer, pois preciso de algo que me dê dinheiro mais com qualidade de vida não só para mim, mas especialmente para meu colaboradores, pois são eles que ficam embaixo de sol e chuva. E sinceramente de tudo que vi até hoje nada melhor do que ftth. Prestaram atenção na conta que fiz? quanto gastei para subir 4km de rede ftth, quase o mesmo valor do que subir uma rede com ubnt ao preço impraticável que está. Valeu!!!

  5. #25

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Amigo muito legal seu depoimento, cara só não pense que relatei o que vivi até agora pensando em desmerecer alguém, sou pequeno ainda também, igual a grande maioria daqui do fórum. Só pensei o seguinte, ou começo crescer de forma correta ou é melhor não crescer, pois preciso de algo que me dê dinheiro mais com qualidade de vida não só para mim, mas especialmente para meu colaboradores, pois são eles que ficam embaixo de sol e chuva. E sinceramente de tudo que vi até hoje nada melhor do que ftth. Prestaram atenção na conta que fiz? quanto gastei para subir 4km de rede ftth, quase o mesmo valor do que subir uma rede com ubnt ao preço impraticável que está. Valeu!!!
    Realmente amigo, você tem toda razão nesse aspecto. Mas fiquei com uma dúvida, esse valor que vc investiu foi somente referente a levantar a rede, ou também contando com o valor do equipamento em cada cliente?

  6. #26

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Tudo, atendendo 128 clientes em gepon. Olha o valor que citei ainda incluindo curso de ftth em São Paulo.
    Ai vão falar, eu não tenho 50.000,00 vai fazendo aos poucos, compra olt e umas 10 ctos e conforme vai entrando $ vai abrindo mais ctos para atendimento.Boa Sorte a todos!!!

  7. #27

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    A idéia é boa, mas uma coisa que acho inviável nessa solução, é que o cabo de rede não pode chegar a 100m, e com isso vc precisa ter um switch a cada 2 postes... ai com a quantidade de equipamentos que precisará colocar, fica no preço de uma cx com spliter...
    unic coisa que ficará mais cara sera o modem do cliente, que hj já tem na faixa de 300,00 com wi-fi...

  8. #28

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Tudo, atendendo 128 clientes em gepon. Olha o valor que citei ainda incluindo curso de ftth em São Paulo.
    Ai vão falar, eu não tenho 50.000,00 vai fazendo aos poucos, compra olt e umas 10 ctos e conforme vai entrando $ vai abrindo mais ctos para atendimento.Boa Sorte a todos!!!
    Bem interessante mesmo. Desculpa te questionar tanto, mas como estou em fase de planejamento, essas informações me ajudam muito. Você atende estes clientes em quantos km de rede?

    Obrigado!

  9. #29

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    rs

  10. #30

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Concordo 100% com nosso amigo "teresopolis". Na minha opinião essa tal rede hibrida é pura GAMBIARRA, o famoso jeitinho brasileiro para fazer as coisas. E depois quer que funciona???? É simples..olha se na Coreia, Eua, Canada, etc... estão fazendo isso?!?!?!

  11. #31

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    owner verdade mesmo esse seu relato, e sem contar que fornecedor quer te vender, empurrar de tudo, ai na hora que berra, já viu, tira o corpo de tudo quanto é jeito. Fiz um curso de ftth com um engenheiro muito bom, que além de cálculos de potencia ótica para rede ftth o cara deu um curso de contabilidade, mostrando na ponta do lápis que rede hibrida não é mais barata do que puramente ftth, e sim mais cara. Gente independente de ser mais cara o mais barata pensei: pô vou pagar 600,00 reais em uma pacpon para colocar no poste, ai vem um filho da boa mãe que diga-se de passagem aqui em minha cidade tem um merda que rouba equipamento de vários provedores, vem esse merda e leva meia duzia, e ai? NADA MAIS DO QUE 3.600,00 JOGADOS FORA, e para que é pequeno como manter 10 pac pons no estoque? fica difícil né!!!

  12. #32

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    A já ia esquecendo, comprei cx de atendimento completa por 250,00 bem mais barato do que pagar 600,00 contos em uma pacpon para por em postes e correr o risco de me roubarem. Se roubar uma cto é mais fácil de substituir do que uma pacpon, sem contar que NUNCA QUEIMA NADA.
    OBS- Não me entendam mal quem vende ou gosta de rede hibrida, achei uma sacada e tanto essa tecnologia, só que para região onde moro não é aplicavel em função de queimas por descargas elétrica. (Preciso falar isso se não os caras vão me bater aqui, rsrsrs) Abraços em todos!!!

  13. #33
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Da
    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Gente presta atenção, não sou o rei da verdade mas vou lhe falar o que todos aqui já sabem: Toda e qualquer rede que trafegam pulso elétricos mista, totalmente utp, VAI SEMPRE HAVER QUIMA!!!! É fato...
    Estou prestes a subir a minha 1º rede ftth, e sinceramente me sinto o cara mais corno da face da terra quanto vou comprar cabo utp + switch, dinheiro ganho com sacrificio danado jogado no lixo(PRIMEIRA CHUVINHA LÁ VAI PRO LIXO) Decidi uma coisa, ou faço direito ou não faço.
    Outra coisa para quem fala que é caro demais, gastei 50.000,00 para subir uma rede para 128 clientes se dividir esse valor pelo nº de clientes dará 390,00. Ai eu pergunto: Com isso da pra comprar um loco M5 e olhe lá!!! Detalhe, cobro a instalação 250,00 e já consigo rever boa parte da ativação, e sabe quando preciso voltar no cliente? NUNCA MAIS!!! Um conselho, pensem e pensem para gastar o dinheiro suado de vocês em rede hibrida, NÃO VALE A PENA PODE ESTAR CERTOS, não que seja ruim pelo amor é que precisamos sim a usar o que não tem riscos, mesmo que seja mais caro inicialmente, obrigado a todos.
    E pessoal acho que o amigo Teresópolis tem razão as vezes o barato pode sair caro(vide o caso das won da intelbras tudo dando pau tem provedor desesperado com isto e perdendo cliente)
    Estou citando e vendo tudo quanto e coisa sobre fibra e já achei ONU a 177 para casa de cliente acho que sr fuçar mas por ai ate 150 da pra conseguir pra quem paga 250 em airgrid hoje não deve ser tao ruim .
    Ai alguem vai falar que tem o custo da rede ate o cliente mas isto não tem como evitar fora que rede principal só se fãs uma ves

  14. #34

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    gente este tal de @teresopolis é chato mais é gente boa, o negocio é o seguinte para quem consegue cobrar uma instalação um pouco mais alta e trabalha em uma região onde a internet ainda esta com um preço mais caro que ainda da lucro, investe na fibra (ftth) o cara investir R$ 50.000,00 pois não tinha nada, agora na próxima investida ele não terá que investir na rede troncal, e na olt já fica mais barato, no verão quando chover ele não vai ter nenhum prejuízo trocando Switch, não só prejuízo material, tem o prejuízo dos clientes e o tempo que você poderia estar com sua família ao invés de toda chuva você ficar preocupado com quanto você vai perder desta vez, com o tempo sua esposa e filhos já ficam preocupados quando chove, pois sabem que não vão ter você no fim de semana e que você vai ficar estressado ... cara bota na ponta do lápis, 4km de fibra e 128 clientes no ftth a R$ 390,00 o cliente é muito barato, vai la e compra 128 nano loco a R$ 250,00 +-, ai você vai ter que dividir seu pop em células, pois não vai dar para por 128 nano loco em uma antena unica, pois vai ficar uma bosta e com isso ja sobe o custo, ai em um ano destas 128 queima umas 10 com a chuva como fica? ... faz como ele disse investe na rede pequena, compra uns 20 equipamentos e vai comprando os demais conforme for aumentando os clientes você vai comprar mais equipamentos, eu participo de um grupo do zap zap do Ronaldo Couto e la um rapaz perguntou se é uma boa investir em fibra e um dos donos de uma das empresas que foram mencionadas respondeu que: "a hora de investir em fibra óptica é agora, quem chegar primeiro vai dominar e se dar bem" ... os caras não são bobos e não estão de brincadeira quem pode larga a mão de ser pão duro e investe e quem não pode corre atrás do prejuízo, você esta ficando para traz ... Um abraço ... Rodrigo

    OBS: faça um curso de fibra óptica antes de gastar dinheiro, pois com isso vai poder planejar seus gastos, planejar seu investimento e não jogar dinheiro fora como costumamos a fazer, fibra óptica é diferente tudo tem que estar 100% dentro do padrão senão não funciona, não tem como dar um "jeitinho" se a onu diz que so funciona a -26db e você chegar lá no limite você pode ficar na mão ... procura o curso do Ronaldo Couto, você vai mudar seu conceito de fibra.

  15. #35

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Gente boa noite, Rodrigo vc é meu camarada agradeço e compartilho do seu pensamento. Só discordo de uma coisa, que sou chato pra caramba, rsrsrs . Abraços e sucesso a todos nós!!!!

  16. #36

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Galera boa tarde, vamos continuar promovendo esse debate, tendo em vista que é a menina dos olhos de qualquer Empresa do ramos que pretende levar qualidade aos seus clientes. Por favor alguém mais que já esteja com uma rede ftth em operação e pode contribuir com informações do tipo: Prós e contra se houver? se teve alguma dificuldade na implementação? fornecedores onde e valores de aquisição. Gente precisamos em pleno século 21 estar com a mente um pouco mais aberta a tudo, temos de entender que o nosso maior concorrente não é o provedor da minha cidade, do meu lado, esse tem sues 1000 clientes quanto muito. Ai tem aquele cabeça de jumento que fica roubando cabo, switch e cortando fibra do provedor da mesma cidade e se quer tem a sensibilidade para entender que não é o provedor da mesma cidade que é seu concorrente MAIOR, e sim as operadores que só com planinhos 3g que funcionam muito mal, tem sei lá , mais de 10.000,00 cliente só na sua cidade. TEMOS DE TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DAS COISAS, OU SÓ NOS RESTARÁ FALENCIA, ISSO SIM.
    Outro dia fui visitar um lugar e nesse lugar pude adentrar em um pop da claro, e lá para vocês terem uma ideia, tinha: equipamentos da tim, da vivo e até da Nextel. Ou seja, até as grandes de certa forma se ajudam, pois a claro sede para essas Empresas lá e em outo ponto eles se sentem na obrigação de seder também. Ou seja, até quem não precisa se ajuda, ai OS CABEÇAS DE JUMENTO DE PLANTÃO, QUE TEM SEUS 100, 200, 500 CLIENTINHOS QUE SÃO A GRANDE MAIORIA FICA SACANEANDO O PEQUENO PROVEDOR. Sinceramente, torço para esse tipo de cara possa falir o quanto antes, sem remorso algum.
    Aqui em nossa cidade tenho relação ótima com quase todos os provedores, inclusive um deles está contribuindo para esse tópico, ele pelo menos uma vez por semana me visita em meu escritório eu visito ele e somos Empresas do mesmo ramo. Nem por isso somos inimigos, pelo contrário é um amigo que fiz depois que comecei a trabalhar com isso a 5 anos atrás. Mais cedo ou mais tarde teremos que ser maiores do que nossas diferenças, temos que por isso o quanto antes em nossas vidas, abraços e sucesso a todos!!!!

  17. #37

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Parabenizo os amigos por mostrar benefícios e custo de trabalhar com ftth.
    Poderiam disponibilizar quais marcas de equipamento estão trabalhando e quais fornecedores?

  18. #38

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    Verdade, lá em cima também pedi para que quem já estivesse com rede em operação postasse sua experiência para alimentar o fórum com informações de suma importância, mas até agora se não me engano ninguém colaborou nesse sentido. Então eu iniciarei para ver se o pessoal passa a colaborar nesse ponto, vamos lá: Parte de hardware foi toda comprada na Cianet, os caras estavam com preço acessível e pelas pesquisa que fiz funciona muito bem, não vi ninguém reclamar, quase que comprei a da Overtek mas não quis correr o risco pois houvi uns falando bem e outros mal, ai já viu ne, fazer um investimento relativamente alto para pagar pra ver não quis arriscar.
    Parte de CTOs foi toda adquirida na ispshop, optei em comprar separadas e eu mesmo montei aqui e com isso consegui economizar uma prata, e o restante foi meio que pulverizado conforme conseguia disponibilidade em fornecedores. Boa sorte!!!

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    pac pon e pac swit ? vixi na boa , to com 13 aqui pra devolver e mais uma olt , to queimando eles sim , foi 10 mil jogado fora , pra ter dor de cabeça , pro cara virar e falar que tinha que ter mandado pra garantia , kkkkkkkkkkkkkkkk , como vou tirar todos os pacs e mandar pra garantia ? meus clientes vao ficar pendurados em que ? kkkkkkkkkkkkk
    Mesmo que aconteceu comigo com os PDs da volt.

  20. #40

    Padrão Re: Rede de fibra otica qual a melhor ?

    @JonasMT palavra de quem ja se fud+++ com rede cabeada utp da volt e mesmo usando 100% dos equipamentos deles como
    Fonte Nobreak
    PD 02 PD 04
    switch vlan que eles lançaram.

    não sei se melhoraram o projeto deles, mas a saida da fonte dos pds variava muito e tive enormes prejuisos, e perca de tempo destravando postes em picos de energia.