+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Pois é meu amigo estava nesse dilema como você, usar cabo ou fibra porém sempre temia essa questão de instalação, poste etc.

    Porém meu concorrente iniciou na pura gambiarra a cabear, a velocidade dele em cabo sei que não chega a 50% do que vendo no wireless 5.8ghz, porém ele começou a oferecer o acesso mais barato a cerca de 10,00 ou até 20,00 a menos do que eu. Meu retorno de investimento nas cpe 5.8ghz em comodato era de mais de 6 meses.

    Não teve outra alternativa se não começar a cabear também para reduzir os custos para se ter um cliente na rede, desta forma estou cabeando, em alguns lugares retiro a cpe do cliente para deixar de estoque para por em outro cliente onde ainda não chegamos com cabo.

    Mesmo cabeando ainda tive que dar uma reduzida no valor da mensalidade, pois concorrência desleal é uma miséria, mesmo tudo subindo o cara insiste em baixar o preço da internet, R$ 30,00, 35,00 na melhor das hipóteses 40,00 o mais caro cliente dele deve pagar...

    Porém paga 100,00 o mega dedicado, um negócio insustentável, não sei até onde vai durar, primeiro ele acabou com o espectro 2.4ghz, partimos para o 5.8ghz agora ele não tendo capital para investir em cpe's comodato viu o cabo como alternativa para continuar vendendo a preço de banana. É duro mexer com gente assim mais vamos ae lutando enquanto ele tenta tomar meus clientes com preço baixo eu luto e coloco novos clientes, e os clientes dele só pagam mixaria alguns até 20,00 por isso mesmo com serviço precário não cancelam, e quando as vezes me procuram e digo meu preço eles desistem de cancelar...

    Mais me sinto um pouco feliz ao sabe que com todos esses problemas consigo ter um lucro bom no meu provedor, conquistei vários sonhos através do meu provedor, o que não vejo no meu concorrente que o que ele ganha mal da para se manter.
    Não faça guerra de preço. Se você tem qualidade, se a sua internet não cai e se os seus clientes estão felizes, deixa o cara ir para a concorrência que... ele volta. Um comenta com o outro e no final, todo mundo vai ver que não compensa.

  2. #82

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Delegato, pelo que voce conta o cara concorrente parece que nem tem cabeamento homologado, com tudo que é exigido.... Pelo visto é pura gambiarra a rede dele...

  3. #83

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Voltando ao tópico... hehe.... Acho que o wireless ainda tem um fôlego se usarmos a cambium,mas até quando? Será se existe algum projeto para dar mais thoughput ? 200M já é algo muito maior que qualquer MK OU UBNT, mas o preço é quase igual a cabo. Se pensarmos em abrir um pop para 200 clientes tudo em comodato + AP + torre + instalação, sai um preço exorbitante.
    Hoje virou febre partir para o cabo, mas essa galera toda migrando pra cabo esta virando uma bagunça do cão, os postes já abarrotados de cabos das Grandes teles, agora estão cheios de gatonet e a interferência do 5.8 passou a ser a "interferência da bagunça do cabeamento". Hoje estou perdendo muito cliente para a net, que vende aqui na região 15M (Velocidade minima, sem venda casada) por 89,90, o mesmo preço que vendo 5M, e posso dizer que o serviço da NET é bom aqui na região. Eles tem preço baixo na instalação e conseguem recuperar a curtíssimo prazo, enquanto no rádio é impossível, ainda mais se for de cambium.

  4. #84

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Voltando ao tópico... hehe.... Acho que o wireless ainda tem um fôlego se usarmos a cambium,mas até quando? Será se existe algum projeto para dar mais thoughput ? 200M já é algo muito maior que qualquer MK OU UBNT, mas o preço é quase igual a cabo. Se pensarmos em abrir um pop para 200 clientes tudo em comodato + AP + torre + instalação, sai um preço exorbitante.
    Hoje virou febre partir para o cabo, mas essa galera toda migrando pra cabo esta virando uma bagunça do cão, os postes já abarrotados de cabos das Grandes teles, agora estão cheios de gatonet e a interferência do 5.8 passou a ser a "interferência da bagunça do cabeamento". Hoje estou perdendo muito cliente para a net, que vende aqui na região 15M (Velocidade minima, sem venda casada) por 89,90, o mesmo preço que vendo 5M, e posso dizer que o serviço da NET é bom aqui na região. Eles tem preço baixo na instalação e conseguem recuperar a curtíssimo prazo, enquanto no rádio é impossível, ainda mais se for de cambium.
    Concorrer com as grandes Teles deve ser muito complicado. Ainda mais com esses preços baixos deles.

  5. #85

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Voltando ao tópico... hehe.... Acho que o wireless ainda tem um fôlego se usarmos a cambium,mas até quando? Será se existe algum projeto para dar mais thoughput ? 200M já é algo muito maior que qualquer MK OU UBNT, mas o preço é quase igual a cabo. Se pensarmos em abrir um pop para 200 clientes tudo em comodato + AP + torre + instalação, sai um preço exorbitante.
    Ano que vem tem o ePMP 2000 com Beamforming e total compatibilidade com a linha ePMP 1000.... mas... é tudo o que posso falar.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Delegato, pelo que voce conta o cara concorrente parece que nem tem cabeamento homologado, com tudo que é exigido.... Pelo visto é pura gambiarra a rede dele...
    98% é assim...
    Mas a casa vai cair logo-logo como já está caindo em alguns lugares.

  6. #86

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Ano que vem tem o ePMP 2000 com Beamforming e total compatibilidade com a linha ePMP 1000.... mas... é tudo o que posso falar.



    98% é assim...
    Mas a casa vai cair logo-logo como já está caindo em alguns lugares.
    Esse epmp 2000 é igual ou superior ao epmp 1000?

    Tô com equipamento da intelbras aqui na rede nova. Mais pensei em usar cambium, o problema é o custo para a velocidade da região que é em média 1 mb. Mais levando em consideração ao valor pago sai igual ou até mais caro que o de vcs que é 10mb

  7. #87

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Esse epmp 2000 é igual ou superior ao epmp 1000?

    Tô com equipamento da intelbras aqui na rede nova. Mais pensei em usar cambium, o problema é o custo para a velocidade da região que é em média 1 mb. Mais levando em consideração ao valor pago sai igual ou até mais caro que o de vcs que é 10mb
    Imagina você usar o mesmo equipamento para vender 2, 5, 10, 15, 20mb. Dependendo do valor compensa sim.

  8. #88

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Esse epmp 2000 é igual ou superior ao epmp 1000?

    Tô com equipamento da intelbras aqui na rede nova. Mais pensei em usar cambium, o problema é o custo para a velocidade da região que é em média 1 mb. Mais levando em consideração ao valor pago sai igual ou até mais caro que o de vcs que é 10mb
    Ele vai ser superior ao ePMP 1000. Já começa que de inicio ele tem beamforming. Mas eu realmente não posso abrir mais nada sobre ele pois sou Beta da Cambium... então... não dá mesmo. A medida que houver a liberação oficial por parte deles vocês são os primeiros aqui a saber

  9. #89

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por alexcom Ver Post
    Imagina você usar o mesmo equipamento para vender 2, 5, 10, 15, 20mb. Dependendo do valor compensa sim.
    Pensando bem sim. Porém a diferença seria nos clientes até 1.5km que uso o wom 5000 mimo (262,00). Acima dessa distância uso o apc-5m-18+ até 3km que está perto do preço do epmp1000 (588,00)

  10. #90

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Ele vai ser superior ao ePMP 1000. Já começa que de inicio ele tem beamforming. Mas eu realmente não posso abrir mais nada sobre ele pois sou Beta da Cambium... então... não dá mesmo. A medida que houver a liberação oficial por parte deles vocês são os primeiros aqui a saber
    Então como Beta, já deve estar testando....
    Independente de preço, pois este é outro papo onde cada um terá que pesar os prós e contras, a verdade é que o wireless não morreu e ainda vai dar muito "pano prá manga".
    Nunca me esqueço das palavras do Steve Jobs, que o mundo ainda seria wireless. E Este era o sonho também do Nikola Tesla, não só na energia, mas nas comunicações como um todo.
    E parece que as empresas atuais que investem em pesquisa estão achando soluções além do tradicional.

    Beamforming é coisa para poucos fabricantes. Mas o resultado pode ser o diferencial.
    Jà vi um Wavion em ação e o beamforming faz a diferença.
    Não tenho a menor ideia de como é feito isso, mas sei que na prática o sinal é reforçado para a conexão do momento, enquanto que para o outro lado é atenuado o sinal.
    No momento seguinte o firmware muda a direção do melhor sinal para atender a outro cliente em outra direção... Isso é coisa para louco, mas "louco do bem" . kkkk

  11. #91

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então como Beta, já deve estar testando....
    Independente de preço, pois este é outro papo onde cada um terá que pesar os prós e contras, a verdade é que o wireless não morreu e ainda vai dar muito "pano prá manga".
    Nunca me esqueço das palavras do Steve Jobs, que o mundo ainda seria wireless. E Este era o sonho também do Nikola Tesla, não só na energia, mas nas comunicações como um todo.
    E parece que as empresas atuais que investem em pesquisa estão achando soluções além do tradicional.

    Beamforming é coisa para poucos fabricantes. Mas o resultado pode ser o diferencial.
    Jà vi um Wavion em ação e o beamforming faz a diferença.
    Não tenho a menor ideia de como é feito isso, mas sei que na prática o sinal é reforçado para a conexão do momento, enquanto que para o outro lado é atenuado o sinal.
    No momento seguinte o firmware muda a direção do melhor sinal para atender a outro cliente em outra direção... Isso é coisa para louco, mas "louco do bem" . kkkk
    Poise pelo que li rapidinho no conceito. Ele foca em transmitir pra quem está recebendo mesmo e não perde tempo transmitindo para todas direções.

  12. #92

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    O segredo ainda vai ser pequenos pops, CELULAS pequenas para atendimento quase local via wifi.

  13. #93

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    O segredo ainda vai ser pequenos pops, CELULAS pequenas para atendimento quase local via wifi.
    micro-celula de até quantos km você acha?

  14. #94

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    de 1 km até no máximo 1.5km... uso aqui a 2 anos tem sido o segredo pra fugir da interferência.

  15. #95

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    so se ele tiver mais de uma antena, de outra maneira nao tem como transmitir diferentes as de potencia em direcoes diferentes

  16. #96

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    so se ele tiver mais de uma antena, de outra maneira nao tem como transmitir diferentes as de potencia em direcoes diferentes
    O Wavion por exemplo são 6 anteninhas omni. Cada uma para um rádio. Fisicamente um Wavion é um só rádio, mas lá dentro são 6 e o firmware é que faz todo o trabalho.
    Eu não sei tecnicamente como ele faz isso, mas na descrição do beamforming diz que ele concentra na direção do cliente que vai atender.
    Sei que em radioamadorismo pode-se usar um sistema de mais de uma antena vertical para trabalhar em fase e assim direcionar a onda eletromagnética em determinada direção.
    E como são leis de física, daí eu "imagino" que se ele vai atender um determinado cliente só vai emitir por duas omni que estarão naquele momento transmitindo não em 360º mas num feixe em direção ao cliente.
    Noutro momento a situação muda radicalmente para atender outro cliente. E tudo isso em frações de segundos. Por isso 6 rádios trabalhando em harmonia.

    Não sei se é isso mesmo o beamforming

  17. #97

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Isso mesmo, tem que ter fisicamente pelo menos mais de duas antenas para poder fazer o beamforming, e cada antena ligada a um radio, internamente o software faz a discriminacao qual das antenas recebe melhor sinal , e quais estao em fase ou contrafase para anular sinais indesejados.

  18. #98

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Zucchi, como está sua rede hoje? Dê nos um Feedback! Já ta usando EPMP2000?

    Hoje só penso em investir em novo POP se for CAMBIUM, mas ainda to batendo de frente com os custos. Mas queria ver relato de quem ja ta usando EMPM 2000 e como está sua rede EPMP hj, quantidade de clientes, planos...

    Abraço!

  19. #99

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    @Zucchi estou com projeto para montar 01 Pop em 04 cidades e gostaria saber mais sobre a EPMP2000 e o uso da CPE da Cambium. Ótimo tópico sobre pmpt.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  20. #100

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Qual o numero de homologacao dos epmp, nao achei na anantel.