+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto Bullet 2HP - Problema perda de pacotes

    Bom dia galera,

    Tenho um ponto a ponto, que divido com um amigo, pois na minha rua não passa Adsl e os provedores via rádio daqui são muito ruins.

    Distância entre 3,9km ~ 4km - Visada totalmente limpa, tem um campo aberto entre as antenas sem arvores ou predios.
    São 2 Bullets 2HP com antenas direcionais Aquário de 25dbi.
    Ambos em modo Bridge (Ap e Estação) Potência em 20dbm em ambos ...
    Banda G em 20 mhz, Rate em 24mb. Ack Fixo Algoritmo da velocidade : EWMA
    Intensidade do sinal: entre - 43db ~ - 48db
    Canal 4 . Já fiz várias varreduras sou o único em banda G que usa esse canal.

    Fazem 6 meses que estava funcionando tudo certinho, sem perdas de pacotes e CCQ sempre em 100%.
    De uns 4 dias para cá, começou a perder pacotes e o CCQ as vezes baixa para 90%, sempre esteve em 100% durante esses 6 meses.

    Sempre fazia testes para ver se estava Ok a conexão, mas agora não tem jeito, já tentei de tudo, mudar o ACK para automático, fixo , em 0 e nada adiantou. Mudei o Rate , mudei para banda B coloquei Rate em 1 mb e a mesma coisa, perdendo pacotes.
    Aumentei a potência no máximo (para testes) e nada também , continuou perdendo pacotes.
    Não sei mais o que faço galera.

    Eu tenho lan house e meus clientes principalmente os que jogam estão reclamando muito, quase sempre cai a conexão dos jogos, ou fica dando muito lag.

    Fico no aguardo.
    Abraço a todos !



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	369
Tamanho: 	84,4 KB
ID:      	58533Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	280
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	58534Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	86,5 KB
ID:      	58535Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	69,7 KB
ID:      	58536Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	67,3 KB
ID:      	58537Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	50,6 KB
ID:      	58538

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto Bullet 2HP - Problema perda de pacotes

    Eu chamaria um sinal de -43 de grito e não de sinal, está alto demais pra um datarate desse.
    Esse ack-timeout em 47 você definiu agora ou antes? Experimentar aumentar pra 60 depois de baixa a potencia (Pra que o sinal fique entre -55 e -60dBm, sinal bom pra datarate de 24Mbps)

    Mas na verdade eu diria que o problema provavelmente é fisico, algo novo na zona de fresnel.
    A zona de fresnel em 4Km é de 11m, ou seja, precisa um tunel limpo, sem nem meia folha de arvore, de 11m de diametro indo de uma antena ate a outra. Quando há algo na zona de fresnel ocorre bem isso, o nível de sinal nem sempre baixa mas o CCQ cai.
    Calcule a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Um roteador de verdade (Bullet é bem pobre) tipo Airgrid sofreria bem menos com uma obstrução pequena na zona de fresnel, mas não dá pra ter certeza se a troca resolveria seu problema (Provavelmente não), e se for trocar algo é melhor trocar logo por equipto 5GHz, tem zona de fresnel muito menor e os equiptos 5GHz da Ubiquiti são mais parudos que os 2,4GHz geralmente.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto Bullet 2HP - Problema perda de pacotes

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu chamaria um sinal de -43 de grito e não de sinal, está alto demais pra um datarate desse.
    Esse ack-timeout em 47 você definiu agora ou antes? Experimentar aumentar pra 60 depois de baixa a potencia (Pra que o sinal fique entre -55 e -60dBm, sinal bom pra datarate de 24Mbps)

    Mas na verdade eu diria que o problema provavelmente é fisico, algo novo na zona de fresnel.
    A zona de fresnel em 4Km é de 11m, ou seja, precisa um tunel limpo, sem nem meia folha de arvore, de 11m de diametro indo de uma antena ate a outra. Quando há algo na zona de fresnel ocorre bem isso, o nível de sinal nem sempre baixa mas o CCQ cai.
    Calcule a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Um roteador de verdade (Bullet é bem pobre) tipo Airgrid sofreria bem menos com uma obstrução pequena na zona de fresnel, mas não dá pra ter certeza se a troca resolveria seu problema (Provavelmente não), e se for trocar algo é melhor trocar logo por equipto 5GHz, tem zona de fresnel muito menor e os equiptos 5GHz da Ubiquiti são mais parudos que os 2,4GHz geralmente.



    Valeu a atenção rubem, O Ack estava em 47 desde o inicio e não tinha dado problema desde entao.
    Fiz testes como vc indicou deixei o sinal entre -55 e 60dbm como você indicou e também ajustei Ack, não tem jeito já tentei de tudo. (Estou quase desistindo),
    Agora estou com medo de comprar equipamentos 5.8 e não ter sucesso. O pior que dependo desse link, dele que tiro meu ganha pão to apavorado aqui. Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto Bullet 2HP - Problema perda de pacotes

    Quanto a isso de ser o único em modo G nesse canal, isso é irrelevante, os modos B, G e N ocupam os mesmos canais, só muda o tipo de modulação, um tipo de modulação atrapalha as outras, alias, qualquer sinal atrapalha se estiver na mesma frequencia, então poderia testar outros canais de qualquer forma.

    Mas deixa ver como seria o sinal se a zona de fresnel estaria ok. 20dBm no radio + 25dBi na antena dá 45dBm EIRP, em 4Km o sinal cairia 112dBm, que daria -67dBm no ar, com mais 25dBi da antena dá -67+25 = 42dBm. Ou seja, você tinha o sinal correto AS VEZES pra potencia e antena usadas. Pro sinal variar de -43 até -51 (Como no print) acho que TEM QUE ter algo na zona de fresnel.

    (Ou algo errado nos cabos até a antena, sei lá se vale a pena trocar o conector N da antena)

    Esse throughput de 8-9Mbps digamos que é normal em 24M em G na area urbana poluída, interligando casa de dono e empresa, empresa e filial, empresa e armazém, sempre tive na area urbana um throughput tipo 40-50% do datarate nominal com G, enquanto usando 802.11n tive coisa tipo 50-65% do datarate (Coisa tipo 15Mbps em MCS3, que é datarate de 26M), só uso N doa o quanto doer no bolso faz uns 2 anos, MCS3 e MCS4 fazem milagres por aqui.


    Eu nunca fui fã de Bullet2, chamo ele de lixo pra baixo, o Bullet 2HP melhora um pouco mas ainda não me agrada, o Bullet M2 deVIA ser bom mas na prática nunca consegui nada ótimo. O que me dá ótimas conexões com essas antenas de grade são RB411 e cia, mesmo as limitadas a 20dBm de potencia, com somente B/G.

    Se sua visada fosse 100% ok o sinal devia ter mais estável em -42, se esteve baixando até -51 suspeito ainda mais de algo na zona de fresnel, teria que ver com os olhos (Não diga, Rubem!) o que tem ao redor da linha de visada, as vezes subir a antena mais uns metros ajuda muito.
    (E ver o que tem do lado e atras da antena, material metalico tipo calhas ou telhado metalico atrapalha muuuuuito)

    Poluição não devia criar variação de sinal, mesmo num ambiente poluído o sinal ia chegar sempre no mesmo patamar, dá pra testar outros canais por desencargo de consciência mas não tem cada de ser esse o problema.

    Antes de trocar equipto eu tentaria ver visada, ver conector entre Bullet e antena (Ou se for cabo longo ver se ele não passa perto de rede eletrica), ou aumentar ainda mais o ack-timeout pra quebrar o galho por enquanto, digamos 90us, não necessariamente aumenta o throughput mas nuns cenários com zona de fresnel meia-boca isso diminui as perdas de pacotes (O ping pode aumentar um pouco, mas não deve dar timeout).

    Alias, testa sempre assim, 2 janelas de ping abertas:
    ping -t 192.168.1.1
    ping -t 192.168.1.1 -l 1400

    Se o ping com 1400 bytes (-l de Large, tamanho, o maior tamanho seria o limite do MTU, provavelmente 1480, mas testar com 1400 ou 1450 já serve) perder aos montes de o ping de 32 bytes não tiver perda pode apostar ainda mais em falta de boa visada ou num dos Bullet com problemas.
    (Coincidentemente sabado troquei um NS M2 por uma RB411R, numa antena yagi de 12dBi, a conexão ficava caindo, nem camera 640x480 @15fps rodava direito (Portanto throughput menor que 1Mbps), depois deixei a RB411R em 36M que deu perto de 18Mbps em teste (PC a PC, não uso teste de roteador). O NS M2 criou algum problema na etapa de RF, como AP não aceita muito trafego, tem sinal alto mas o ping varia, e na verdade desde novo esse PTP não era tão bom, mas de um dia pro outro começou a ficar inusável, a RB411R se saiu 10x melhor, numa antena yagi de CPE Oiwtech velha, mostrando que antena é o de menos, que dá o grosso da performance é o radio)