Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão protetor antisurto ubnt

    sera que o protetor antisurto da propria ubnt pod aumentar a vida ultil das airgrids m5?

  2. #2

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Sim tudo que ajuda em proteção antisurto e bom, com esse protetor ajudaria a diminir e muito as queimas de lan pois muitos equipamentos ja tem alguma proteção contra descargas eletricas que diminui as queima, agora a ubnt não tem e esse protetor ajuda nessa falha.

  3. #3

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Queima de lan, perca de potencia, sem acesso, tudo isso e decorrente a pico de energia, isso e uma merda total, todo dia e um problema diferente, tem muita gente usando won5000 e fala que nao da problemas pq o mesmo tem um antisurto de 4kv.

  4. #4

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Wom pode até nao queimar, mas veja o relato de ccq kkkkkk

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    O que protege qualquer equipamento é a rede elétrica bem dimensionada, com fio, tomada, aterramento e conexão de emendas onde necessitar. Tendo falha num desses itens, pode comprar o que for, filtro de linha, clamper, estabilizador, isolador de rede etc, dinheiro gasto à toa. Distribuidoras de energia, lhe entrega na média com uma confiabilidade de não queimar os equipamentos em 80% até 90% no pior das hipóteses; Claro que um modelo ou outro são menos vulneráveis e alguns não pode nem ver uma nuvem(queimou).

  6. #6

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Acho que se levarmos em conta todos esses criterios, serao poucas residencias a se instalar!

  7. #7

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Queima de lan, perca de potencia, sem acesso, tudo isso e decorrente a pico de energia, isso e uma merda total, todo dia e um problema diferente, tem muita gente usando won5000 e fala que nao da problemas pq o mesmo tem um antisurto de 4kv.
    Esse protetor antisurto da ubnt e de 5kv

  8. #8

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Mas são coisas diferentes. O protetor de surto da UBNT usa centelhadores, um componente passivo que absorve descargas de "até X joules", em geral os mais comuns absorvem 5 a 15KV.
    Já o que a Intelbras tem são componentes que suportam ESR de até 4KV.

    É a mesma coisa que cartões mini-pci mais velhos, eles tem componentes que suportam ESD de até 14 ou 15KV, alguns falam em 22KV. Caso um raio circule pela carcaça ele só criará problema se a DDP (diferença de potencial) entre o componente e o ar for maior que digamos 4 ou 5KV, o que é raro.

    Mas lan queimando geralmente é indução de alta tensão no cabo, causado por raio proximo, pra esse problema existem varios tipos de protetores, a UBNT usa centelhadores, a L-com/Hyperlink (Com muito mais tempo de estrada que a UBNT) usa diodos, a Linksys tem modelo com varistor, tem fabricante com protetor com PTC, fora as soluções híbridas (Acho interessante PTC + varistor).

    Cada componente atua de uma forma, os protetores ethernet não tem nada a ver com problemas na rede elétrica porque no maximo colocar varistor ou centelhador na linha poe, componentes que as CPE's já tem (E raramente são eles que queimam, quem queima é o chipset geralmente, é uma CPU, fabricar uma CPU que suporte ESD de 4KV ou 15KV custa caro, o chipset de UBNT geralmente custa R$ 20 a 50, ele é até mais barato que uns protetores de surto no mercado fabricados por uns mercenários (8 centelhadores, 2 RJ45, uma plaquinha e uma caixinha plastica = R$ 120, isso é coisa de quem é incompetente no processo produtivo ou de quem não quer vender por medo de processo (Protetor de surto não protege de tudo, em alguns locais as lan vão queimar igual, precisa uma serie de ações e não apenas colocar protetor, como brasileiro leigo acha que apenas colocar estabilizador resolve tudo mas acaba tendo equipto queimado do mesmo jeito).

    Cabo com area exposta pequena (2 ou 3m acima do telhado) acho pouco interessante ter protetor de surto, mas em area exposta grande tipo 6 a 10m acho fundamental, só que também precisa aterramento, pode ser aterramento porto só pra descarregar estática mas precisa alguma ligação razoavel com a terra pra equalizar DDP pra evitar ESR, e pra descarregar as pequenas cargas induzidas por campo eletromagnético próximo.

  9. #9

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Então esse protetor não resolveria descargas que causasse problema de perca de potencia nas antenas. Rubem o que a mikrotik tem de diferente em proteção que a ubnt não tem pois equipamentos da mk sao bem mais dificieis de queimar mesmo sem aterramento.

  10. #10

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Estaca de cobre + cabo 16mm + barra aterramento + cabo blindado + conector blindado.. não queima nada nas torres.

    * Esse aterramento é para os equipamentos e não tem nada a ver com o para raio que deve existir também. A única coisa que fizemos foi colocar uma nova estaca de cobre para os equipamentos.

    Att.

  11. #11

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    O problema e nos clientes não da pra obrigar a colocarem aterrramento

  12. #12

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Mas o protetor de surto da UBNT também funciona com aterramento...

    "Damaging electrostatic discharge attacks and surges are diverted to the ETH-SP and safely discharged into the ground, so network devices are protected."
    "Connect the ground and Ethernet cables in between your network devices"

    https://www.ubnt.com/accessories/eth...rge-protector/

  13. #13

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Então esse protetor não resolveria descargas que causasse problema de perca de potencia nas antenas. Rubem o que a mikrotik tem de diferente em proteção que a ubnt não tem pois equipamentos da mk sao bem mais dificieis de queimar mesmo sem aterramento.
    Essa questão da perda de potencia é curiosa, depois do monte de problemas com cartões mini-pci queimando/perdendo potencia surgiram no mercado chipsets de RF com suporte a alta tensão tipo 14KV, mas isso é ESD. O que tem na etapa de RF das CPE's geralmente é chipset desse tipo, que aguenta ESD bem alta. O amplificador de saída é que geralmente não tolera alta tensão, ele é que queima quando baixa a potencia. Olha que lindo a informação no datasheet do amplificador SiGe 2593 que é usados nos Nanostation:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2593.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	101,7 KB
ID:      	58626

    Amplificador de RF via de regra é sensível a ESD, pelo tipo de construção de um CI amplificador é complicado fazer ele resistente a ESD tipo 10KV sem tornar ele caro demais ou fraco demais.
    Roteador de mesa não tem amplificador, por isso esse problema eles não tem (Mas tem aquelas potencias baixas tipo 12dBm em MCS7, é saída direta do chipset).

    Quanto a lan, RB's maiores usam um CI de switch, um switch 5 portas, uma RB433 tem digamos o IP175, é um switch de 5 portas. Eles não são tão mais parudos mas resistem um pouco mais que a conexão direta no chipset de CPE comum (Não tem nenhum CI entre porta ethernet e o chipset). Tem que ver o preço disso, um chipset AR7240 que queima num Nanostation custa R$ 20-30, já um CI de RB433, um IP175D, custa R$ 50-60, por isso RB é mais cara.

    Algumas RB's de apenas uma porta queimam muita lan também, tem o mesmo sistema de ethernet direto no chipset, e também é só trocar o chipset (Que nem sempre é caro). Se pegar uma clássica tipo a RB411 verá lá no canto um AR8021, que é um chipset ethernet, um "PHY", se der pau na rede é ele quem queimará, não o chipset. Tem uns capacitores paralelo a entrada, mas o grosso da maior sobrevivencia quem dá é esse chipset específico pra rede.
    (E esse tipo de circuito sai caro, eu usei muita RB411 subsituitindo placa queimada de CPE, sempre gerando desempenho melhor, mas o custo não é menor, é bem maior se for comprar RB, cartão e antena (Ou uma RB411R/RB711/RB911/921 + antena))

    Eu diria que queima de lan é culpa de baixo custo de CPE, mas também de falta de cuidados mínimos tipo aterramento (Os Jetsons poderiam reclamar de dificuldade com aterramento, mas a maioria dos clientes só não quer gastar, mas sempre tem como).



    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Mas o protetor de surto da UBNT também funciona com aterramento...

    "Damaging electrostatic discharge attacks and surges are diverted to the ETH-SP and safely discharged into the ground, so network devices are protected."
    "Connect the ground and Ethernet cables in between your network devices"

    https://www.ubnt.com/accessories/eth...rge-protector/
    Por isso que acho que tem fabricante nem insistindo muito em protetor de surto, o consumidor quer um produto fantasioso que proteja tudo sem precisar aterramento e sem nunca queimar.

    Já pensou o problemão de vender 10 mil protetores, e na primeira temporada de chuvas os 10 mil pedem ressarcimento porque o protetor sem para-raios queimou, ou permitiu a queima do equipto. O consumidor final "não está pronto" pra usar esse tipo de coisa, que apenas diminui os riscos, ele é bobo e espera algo milagroso que resolva tudo sozinho.

    (Se fosse nessa idéia seria só usar terra virtual, aqueles modulos com transformadores 1:1, resolveriam circulação de ESD pelo equipto rumo ao neutro (Aterrado nalgum poste))

    É tanta coisa pra colocar JUNTO com o protetor que nem eu tenho animo de fabricar uns protetores baratos, é capaz de aparecer zé-oreia comprando protetor de R$ 5 achando que isso vai evitar queima de lan e perda de potencia em equipto de R$ 500.

  14. #14

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Pois e disse tudo ubnt e feito pra país de primeiro mundo com aterramento na maioria das casa se quiser algo que não queime tão facil tem que meter a mão no bolso. De todas as rbs que eu tenho sem aterramento somente uma queimou ate hoje e foi porque o raio caiu bem ne uma omni de 15 dbi da aquario que eu tinha antigamente, abriu um buraco na antena passando pelo cartão e chegando na rb e nem assim a torrou somente depois de ter ligada novamente e que torrou um componente.

  15. #15

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Essa questão da perda de potencia é curiosa, depois do monte de problemas com cartões mini-pci queimando/perdendo potencia surgiram no mercado chipsets de RF com suporte a alta tensão tipo 14KV, mas isso é ESD. O que tem na etapa de RF das CPE's geralmente é chipset desse tipo, que aguenta ESD bem alta. O amplificador de saída é que geralmente não tolera alta tensão, ele é que queima quando baixa a potencia. Olha que lindo a informação no datasheet do amplificador SiGe 2593 que é usados nos Nanostation:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2593.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	101,7 KB
ID:      	58626

    Amplificador de RF via de regra é sensível a ESD, pelo tipo de construção de um CI amplificador é complicado fazer ele resistente a ESD tipo 10KV sem tornar ele caro demais ou fraco demais.
    Roteador de mesa não tem amplificador, por isso esse problema eles não tem (Mas tem aquelas potencias baixas tipo 12dBm em MCS7, é saída direta do chipset).

    Quanto a lan, RB's maiores usam um CI de switch, um switch 5 portas, uma RB433 tem digamos o IP175, é um switch de 5 portas. Eles não são tão mais parudos mas resistem um pouco mais que a conexão direta no chipset de CPE comum (Não tem nenhum CI entre porta ethernet e o chipset). Tem que ver o preço disso, um chipset AR7240 que queima num Nanostation custa R$ 20-30, já um CI de RB433, um IP175D, custa R$ 50-60, por isso RB é mais cara.

    Algumas RB's de apenas uma porta queimam muita lan também, tem o mesmo sistema de ethernet direto no chipset, e também é só trocar o chipset (Que nem sempre é caro). Se pegar uma clássica tipo a RB411 verá lá no canto um AR8021, que é um chipset ethernet, um "PHY", se der pau na rede é ele quem queimará, não o chipset. Tem uns capacitores paralelo a entrada, mas o grosso da maior sobrevivencia quem dá é esse chipset específico pra rede.
    (E esse tipo de circuito sai caro, eu usei muita RB411 subsituitindo placa queimada de CPE, sempre gerando desempenho melhor, mas o custo não é menor, é bem maior se for comprar RB, cartão e antena (Ou uma RB411R/RB711/RB911/921 + antena))

    Eu diria que queima de lan é culpa de baixo custo de CPE, mas também de falta de cuidados mínimos tipo aterramento (Os Jetsons poderiam reclamar de dificuldade com aterramento, mas a maioria dos clientes só não quer gastar, mas sempre tem como).





    Por isso que acho que tem fabricante nem insistindo muito em protetor de surto, o consumidor quer um produto fantasioso que proteja tudo sem precisar aterramento e sem nunca queimar.

    Já pensou o problemão de vender 10 mil protetores, e na primeira temporada de chuvas os 10 mil pedem ressarcimento porque o protetor sem para-raios queimou, ou permitiu a queima do equipto. O consumidor final "não está pronto" pra usar esse tipo de coisa, que apenas diminui os riscos, ele é bobo e espera algo milagroso que resolva tudo sozinho.

    (Se fosse nessa idéia seria só usar terra virtual, aqueles modulos com transformadores 1:1, resolveriam circulação de ESD pelo equipto rumo ao neutro (Aterrado nalgum poste))

    É tanta coisa pra colocar JUNTO com o protetor que nem eu tenho animo de fabricar uns protetores baratos, é capaz de aparecer zé-oreia comprando protetor de R$ 5 achando que isso vai evitar queima de lan e perda de potencia em equipto de R$ 500.
    Os produtos antigos da ubnt serie a, e bg o problema era mais porta lan mais não se via problema de perda de potencia nesses equipamentos que nem se ve nos da serie m, eles eram mais robusto antigamente Nanoloco m5 tem varios que dão problema de perda de potencia tambem assim como os nanostation 16 m5, agora não se ve relatos desses mesmos problema com os antigos nanostation 5 e nanoloco5.

  16. #16

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    A queima de lan as vezes é culpa do trafo/driver, mas geralmente é culpa do chipset. De um AR7K antigo pra um AR9K moderno não mudou tanto, ambos ainda queimam do mesmo jeito. Chipset mais poderoso geralmente significa litografia menor (Devem estar em 90nm hoje, enquanto processadores Intel estão em 22nm, a Intel fez seu último processador 90nm a uns 10 anos, acho que um Pentium 4 nucleo northwood (Ou já era HT? Sei que Willamete era 130nm)). Quanto menor a litografia mais sensível a ESD os processadores/chipsets/micon/microproc ficam.

    Sobre o amplificador idem, amplificador A/B/G tem tecnologia mais antiga, transistores e trilhas maiores, acaba resistindo melhor a mesma ESD que amplificador A/B/G/N (Ou AC). Não vejo como fugir disso, vejo um futuro com chipsets e amplificadores queimando cada vez mais, mas com o custo deles baixando ainda mais (Um chipset custar R$ 20-30 hoje já é barato demais, a uns 15 anos paguei R$ 30 por PIC, um microcontrolador burro de 8 pinos com capacidade bem baixa, ter um chipset completo por esse preço era coisa de livro do Asimov!).

    Implementar protetor de lan numa CPE seria interessante SE fosse na forma de um módulo, que o cliente pudesse trocar (Ao invez do chipset queimar quem queima é o protetor, centelhador entra em curto, zener entra em curto, varistor racha, etc), enquanto o mercado não produz "C.I. protetor" baratinho o negócio é trocar os chipsets e amplificadores, estação de ar-quente de R$ 300 serve pra esse fim (E pra mais coisas), já acho bem barato (Pois paguei R$ 2 mil noutros tempos).

    Conforme o tempo passa o aterramento vai ficando MAIS NECESSARIO, não sei como os provedores via radio vai estar daqui a 10 anos se não aprenderem logo que componente é pra pifar e trocar, e aterramento mínimo sempre se paga, tendência é CI's cada vez mais sensíveis.

  17. #17

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A queima de lan as vezes é culpa do trafo/driver, mas geralmente é culpa do chipset. De um AR7K antigo pra um AR9K moderno não mudou tanto, ambos ainda queimam do mesmo jeito. Chipset mais poderoso geralmente significa litografia menor (Devem estar em 90nm hoje, enquanto processadores Intel estão em 22nm, a Intel fez seu último processador 90nm a uns 10 anos, acho que um Pentium 4 nucleo northwood (Ou já era HT? Sei que Willamete era 130nm)). Quanto menor a litografia mais sensível a ESD os processadores/chipsets/micon/microproc ficam.


    Sobre o amplificador idem, amplificador A/B/G tem tecnologia mais antiga, transistores e trilhas maiores, acaba resistindo melhor a mesma ESD que amplificador A/B/G/N (Ou AC). Não vejo como fugir disso, vejo um futuro com chipsets e amplificadores queimando cada vez mais, mas com o custo deles baixando ainda mais (Um chipset custar R$ 20-30 hoje já é barato demais, a uns 15 anos paguei R$ 30 por PIC, um microcontrolador burro de 8 pinos com capacidade bem baixa, ter um chipset completo por esse preço era coisa de livro do Asimov!).

    Implementar protetor de lan numa CPE seria interessante SE fosse na forma de um módulo, que o cliente pudesse trocar (Ao invez do chipset queimar quem queima é o protetor, centelhador entra em curto, zener entra em curto, varistor racha, etc), enquanto o mercado não produz "C.I. protetor" baratinho o negócio é trocar os chipsets e amplificadores, estação de ar-quente de R$ 300 serve pra esse fim (E pra mais coisas), já acho bem barato (Pois paguei R$ 2 mil noutros tempos).

    Conforme o tempo passa o aterramento vai ficando MAIS NECESSARIO, não sei como os provedores via radio vai estar daqui a 10 anos se não aprenderem logo que componente é pra pifar e trocar, e aterramento mínimo sempre se paga, tendência é CI's cada vez mais sensíveis.
    Obrigado pelo esclarecimento pena que não posso te dar uma reputação a cada vez que vc ajuda pois ela e limitada pelo under mais obrigado e vou começar aterrar cliente nem se for na propria haste da antena pois e melhor que nada.

    E mais uma pergunta já que vc tocou em estação de ar quente qual vc acha que tem um custo beneficio bom. Tava de olho nesses 3 modelos, ou outro bom se vc conheçer.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634491730-estaco-de-solda-e-retrabalho-2-x-1-yaxun-
    878d-110v-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-878d-220v-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-881d-110v-_JM

  18. #18

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Eu tenho algumas, mas a que mais uso é uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...n-850-110v-_JM
    Por 2 motivos:
    1 - A resistencia queima bastante (A cada X horas de uso), outras 2 estações que tenho tem resistencias raras, só no ebay. A Yaxun 850 e 878 tem resistencias baratas pelo menos: http://produto.mercadolivre.com.br/M...un-850220v-_JM
    2 - Pontas! Ter a ponta certa economiza horas e horas de tempo. Valeu cada centavo que investi nessas pontas, que só encaixam em ponta lisa (Não de rosca) tipo a Yaxun 850:
    Pra mosfet SMD, ou CI smd de 8 pinos:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/221315500401

    Pra chipset:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/321248242594

    Pra chipset de RF:
    http://www.ebay.com/itm/1pcs-High-qu...-/131453080930

    E tenho preferido soldador classico separado, pra não precisar ter de 2 potencias
    (Digamos http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-suporte-_JM e http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM ) tenho preferido desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-50w-220v-_JM
    Teria a possibilidade de deixar ele ligado no mínimo, pra reaquecer mais rápido quando for usar, mas eu sempre desligo, em todos a demora pra aquecer é grande igual, tenho que ir ver email toda hora por isso.

    Eu gostava muito de usar uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...uto-4-em-1-_JM
    Porque conjuga tudo num único equipto. Mas... a resistencia do ferro é cara e difícil achar, a resistencia do ar-quente demorei uns 6 meses pra conseguir última vez que precisei, com o tempo (1 ano) foi criando mal-contato nos conectores, hoje detesto o que tenho com esses conectores de encaixe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...yaxun-110v-_JM
    Em caso de reparo o tempo pra abrir a estação e trocar os fios não é grande (Já que se faz isso 1x ao ano e olhe lá), ponta com fios nunca me deu mal-contato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ya-xun-850-_JM

    (Tanto o soldador como o soprador pra mim dão mal-contato nos pinos de temperatura, o painel fica marcando alta temp. mas você vai usar e o ferro ou ar estão gelados... isso incomoda muito, você deixa o troco aquecendo 1 minuto, volta, e ainda está gelado! Essa pontas de encaixe são terríveis (E os fios são curtos, eu, pelo menos, vivo puxando eles, talvez isso acelere o mal-contato, mas enfim, com soldador avulso ou soldador com regulagem, e com estação de ar-quente em que o ar é comprimido na base (Tipo a Yaxun 850) nunca tive mal-contato.

    A solução mais barata pra mim acaba sendo a solução mais versátil. Hoje na verdade eu procuraria algo ainda mais barato, tipo isso:
    http://www.ebay.com/itm/Hot-Air-Sold...l/301366776905
    Pra poder usar a diferença pra comprar mais pontas, ter a ponta certa economiza muito tempo.
    E também porque tem outros acessórios que precisa, tipo fluxo de solda pra facilitar: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-com-100ml-_JM (Não gosto dos desse tipo, parece que atrapalham mais que ajudam: http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-223-10ml-_JM )
    Ajuda muito ter uma pinça que gruda bem: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-reballing-_JM
    Também precisa alcool isopropílico pra limpar direito, e as vezes precisa uma malha pra limpar muita solda, no fim das contas um "kit" desse pra "aprender a mecher com isso" pode ser uma boa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...da-e-solda-_JM
    (Essa solda salva-chip tem temperatura de derretimento mais baixa, CI grande tipo chipset AR7xxx você recoloca no lugar rapidinho com ela, a solda tem condutividade meia-boca mas a area de contato nos AR7xxx é grande então não atrapalha)

    Mas pro amplificador de saída é só ar-quente, fluxo de solda e jeitinho, uma limpeza com alcool isopropílico, uma retocada na solda na placa, pasta, e denovo ar-quente com jeitinho.

    Ah, também acho bom ter uma ponta bem fina tipo essa:
    http://www.ebay.com/itm/3mm-BGA-Circ...-/180910059495
    Pra tirar solda de ilha "entupida", coisa tipo RB tem um dos terminais de cada capacitor num GND cuja area de cobre é grande, isso atua como dissipador e dissipa o calor que o ferro coloca no local, nem sempre derrete toda a solda, uma ponta desse jogando ar ao redor e pra dentro "desentope" o burraco bem mais rápido. Alias, RB é o de menos, em motherboards e placas de video ela ajuda muito.
    (Até em CI de rede de placa-mãe que entra em curto e impede a placa de ligar, é um CI de 5x5mm geralmente, mete essa pontinha ao redor e ele logo cai, nem precisa tirar a placa-mãe do lugar (Geralmente ocorre em coisa velha tipo celeron dualcore de 2010, cliente não pagaria 2 ou 3 horas de trabalho pra depois ainda pagar placa de rede PCI, tira o CI sem desmontar nada que economiza muito tempo e resolve o problema do cliente da mesma forma)

  19. #19

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu tenho algumas, mas a que mais uso é uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...n-850-110v-_JM
    Por 2 motivos:
    1 - A resistencia queima bastante (A cada X horas de uso), outras 2 estações que tenho tem resistencias raras, só no ebay. A Yaxun 850 e 878 tem resistencias baratas pelo menos: http://produto.mercadolivre.com.br/M...un-850220v-_JM
    2 - Pontas! Ter a ponta certa economiza horas e horas de tempo. Valeu cada centavo que investi nessas pontas, que só encaixam em ponta lisa (Não de rosca) tipo a Yaxun 850:
    Pra mosfet SMD, ou CI smd de 8 pinos:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/221315500401

    Pra chipset:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/321248242594

    Pra chipset de RF:
    http://www.ebay.com/itm/1pcs-High-qu...-/131453080930

    E tenho preferido soldador classico separado, pra não precisar ter de 2 potencias
    (Digamos http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-suporte-_JM e http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM ) tenho preferido desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-50w-220v-_JM
    Teria a possibilidade de deixar ele ligado no mínimo, pra reaquecer mais rápido quando for usar, mas eu sempre desligo, em todos a demora pra aquecer é grande igual, tenho que ir ver email toda hora por isso.

    Eu gostava muito de usar uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...uto-4-em-1-_JM
    Porque conjuga tudo num único equipto. Mas... a resistencia do ferro é cara e difícil achar, a resistencia do ar-quente demorei uns 6 meses pra conseguir última vez que precisei, com o tempo (1 ano) foi criando mal-contato nos conectores, hoje detesto o que tenho com esses conectores de encaixe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...yaxun-110v-_JM
    Em caso de reparo o tempo pra abrir a estação e trocar os fios não é grande (Já que se faz isso 1x ao ano e olhe lá), ponta com fios nunca me deu mal-contato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ya-xun-850-_JM

    (Tanto o soldador como o soprador pra mim dão mal-contato nos pinos de temperatura, o painel fica marcando alta temp. mas você vai usar e o ferro ou ar estão gelados... isso incomoda muito, você deixa o troco aquecendo 1 minuto, volta, e ainda está gelado! Essa pontas de encaixe são terríveis (E os fios são curtos, eu, pelo menos, vivo puxando eles, talvez isso acelere o mal-contato, mas enfim, com soldador avulso ou soldador com regulagem, e com estação de ar-quente em que o ar é comprimido na base (Tipo a Yaxun 850) nunca tive mal-contato.

    A solução mais barata pra mim acaba sendo a solução mais versátil. Hoje na verdade eu procuraria algo ainda mais barato, tipo isso:
    http://www.ebay.com/itm/Hot-Air-Sold...l/301366776905
    Pra poder usar a diferença pra comprar mais pontas, ter a ponta certa economiza muito tempo.
    E também porque tem outros acessórios que precisa, tipo fluxo de solda pra facilitar: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-com-100ml-_JM (Não gosto dos desse tipo, parece que atrapalham mais que ajudam: http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-223-10ml-_JM )
    Ajuda muito ter uma pinça que gruda bem: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-reballing-_JM
    Também precisa alcool isopropílico pra limpar direito, e as vezes precisa uma malha pra limpar muita solda, no fim das contas um "kit" desse pra "aprender a mecher com isso" pode ser uma boa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...da-e-solda-_JM
    (Essa solda salva-chip tem temperatura de derretimento mais baixa, CI grande tipo chipset AR7xxx você recoloca no lugar rapidinho com ela, a solda tem condutividade meia-boca mas a area de contato nos AR7xxx é grande então não atrapalha)

    Mas pro amplificador de saída é só ar-quente, fluxo de solda e jeitinho, uma limpeza com alcool isopropílico, uma retocada na solda na placa, pasta, e denovo ar-quente com jeitinho.

    Ah, também acho bom ter uma ponta bem fina tipo essa:
    http://www.ebay.com/itm/3mm-BGA-Circ...-/180910059495
    Pra tirar solda de ilha "entupida", coisa tipo RB tem um dos terminais de cada capacitor num GND cuja area de cobre é grande, isso atua como dissipador e dissipa o calor que o ferro coloca no local, nem sempre derrete toda a solda, uma ponta desse jogando ar ao redor e pra dentro "desentope" o burraco bem mais rápido. Alias, RB é o de menos, em motherboards e placas de video ela ajuda muito.
    (Até em CI de rede de placa-mãe que entra em curto e impede a placa de ligar, é um CI de 5x5mm geralmente, mete essa pontinha ao redor e ele logo cai, nem precisa tirar a placa-mãe do lugar (Geralmente ocorre em coisa velha tipo celeron dualcore de 2010, cliente não pagaria 2 ou 3 horas de trabalho pra depois ainda pagar placa de rede PCI, tira o CI sem desmontar nada que economiza muito tempo e resolve o problema do cliente da mesma forma)
    Obrigado pela resposta e vou optar pela 850 mesmo e depois uso o ferro separado e esses kit ja estava vendo pra comprar ai depois um bom microscopico usb vai ajudar a soldar componentes mais sensiveis para verificar as trilhas mais um bom que e da marca supereyes http://www.supereyes.cc/ pois esses genericos da china dizem ter uma pessima resolução e esse da supereyes achei um no ml mais ta meio carinho mais vai acabar sendo essa opção http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-110-500x-_JM

  20. #20

    Padrão Re: protetor antisurto ubnt

    Aquelas webcam baratas com lente rosqueavel dão foco bom se aproximar tipo uns 8cm, eu uso assim, só pra ver melhor o ponto de fusão na hora de fazer reflow (Reballing ainda exige mascaras e esferar, meu kit de mascaras é de 2013 e já não serve pra maioria dos notes mais recentes).
    Falo desses lixinhos:
    http://www.dx.com/pt/p/usb-pc-webcam...3#.VUVamThVVlY

    Não é tão bom como microscopio (Meu sonho era pelo menos 200x), mas deve ter por aí jogado um lixinho desses.

    (Quando trabalhava com vistorias de carros precisava foto do nº do motor e cambio, cheguei a pegar uma camera Samsung Digimax 1MP (Top da época) e colocar o sensor e lente na ponta de um cabo de uns 40cm, foto VGA ficava bem nítida, a lente original pode ser reposicionada pra focar em algo bem proximo tipo 3 a 5cm, pelo calor de IR eu deixo a quase 10cm minha webcam (Custou caro, US$ 5 em 2009, não posso danificar algo tão caro))


    Tem estação de retrabalho BGA que nem é tão mais cara mas tem uma coisinha boba: Sensor de temperatura avulso.
    Em estação comum você seta a temperatura e ela liga e desliga a lampada conforme um ajuste de fabrica dela, ela não verifica a temperatura da placa. O jeito que uso é colocar um termometro desse do lado e monitorar na unha:
    http://www.dx.com/pt/p/3-5-lcd-digit...2#.VUVcAzhVVlY
    Mas em estação deecente você cola o sensor na placa, ao lado do chipset, e define digamos 240°C, a estação só vai parar quando a PLACA chegar a 240°C, é muito mais seguro! Mas... são as estações de R$ 3 a 4 mil, meio inviável hoje, onde todo notebook até precisa reflow/reballing mas o usuario é desinformado demais e não aceita pagar por isso, prefere mandar pro lixo e comprar um novo.

    Eu tava vendo a Yaxun 850 que uso (Velha), e uso o vento no mínimo, a temperatura no maximo e o fluxo de ar no mínimo, assim acho mais fácil trocar CI tipo o amplificador. Então... uma estação pequena, sem base, cujo maior problema é pouco vento, serviria bem pra esse uso.
    Vento no mínimo, temperatura no maximo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03676.JPG
Visualizações:	198
Tamanho: 	76,7 KB
ID:      	58750