+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor versão do linux ?

    Qual a melhor versão do linux ?a mais eficiente

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Qual é o melhor carro que existe? O mais eficiente

    Sua pergunta não tem filtro.
    Especifique para que, mais eficiente em que?

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Cara eu gosto de 2 distro, Cent OS e Debian que são usados muito em servidores.
    O Cent OS é mais estável e mais limpo, o Debian tem mas repositórios no aptget.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    man, depende para qual finalidade vc está pretendendo utilizar.
    exemplo.: se quer usar apenas para utilizar como desktop ou simples usuario. ou se quer usar como servidor (de cache, email, web, etc). geralmente existe uma distro mais apropriada para cada caso.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Prefiro o Cent OS por ser baseado em Red (mais usado em servidores e com homologação de diversos fabricantes de hardware e software) o Debian nunca usei, só seu descendente, Ubuntu. Atualmente tem se destacado muito no mercado o Cloud Linux.

    Como já disseram, depende da necessidade e do domínio que você está disposto a conseguir em relação ao SO.

    Debian e derivados são simples pra gerenciar aplicativos, nos demais é um pouco mais chato (ex, no CentOS 6 pra montar partição NTFS tinha que baixar uns pacotes, coisa que no Ubuntu é nativo).

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Para uso pessoal, Arch é o melhor para mim, devido ao seu modelo de distribuição rolling release (ter que reinstalar o sistema para atualizar remete ao modelo defasado do Windows) e por ser bem enxuto (você escolhe cada pacote que vai ser instalado, não vem nada pronto).

    Para servidor, CentOS, com certeza, preferencialmente o 7 por ter incluído o systemd no lugar do defasado initscripts.

    Ou seja, você tem que analisar com quais ferramentas e métodos do sistema você se adequa melhor, seja por ter mais facilidade ou familiaridade com algum, ou por ser o que mais convém para solucionar seus problemas.

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Vou dar meu pitaco kkkk
    Gosto muito da forma que o slackware trabalha, mais sou suspeito em falar uso ele desde 97 então é mais facil eu me bater em alguma coisa no windows do que no slackware

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Achei que mais gente ia falar "Melhor pra quem, cara pálida?"

    Ou que alguém ia falar que o melhor é o Ubuntu.

    Então eu digo: O melhor é o Ubuntu. É o sistema que eu instalo pra minha mãe.
    Pra ela é ótimo.

    Pra mim vai qualquer coisa mais formal tipo Debian, Slackware, openSuse, Arch, Centos (Diria RH antigamente), FreeBSD (Foco nele, não deixe de ver as vantagens da familia like-BSD, especialmente o FreeBSD!).

    Consta que Bill Gates disse que o MAC era o micro que ele daria pra mãe dele. Mas... isso não é um elogio, eu uso esse "elogio" pro Ubuntu, é perfeito pra molecada e pras senhorinhas, mas pra uso mais profissional ou pra aprendizado mais roots ele não tem diferencial/vantagem nenhuma comparado a distros comuns tipo Puppy, Gobo, Elive ou Simplicity.

    Mas eu diria que aprendizado mesmo é rodar de tudo e sofrer com cada um pra aprender a usar tanto um apt-get como um gerenciador visual de pacote. Um desafio que dou é instalar 3 ou 4 distros e deixar com visual igual, é coisa boba mas vai obrigar a procurar temas, instalar ou desinstalar algo pra ver kernel panic do nada (Mas depois notar que removeu o que não devia, não tem erros sem motivos causados pelo usuário).

    Ou... rodar uma distro basicona, tipo tiny-core, e ir enchendo ela com os softwares que quiser. Me incomoda um pouco essas distros com centenas de softwares já instalados, quais as chances de ter os 42 softwares que você gosta justo nela?

  9. #9
    Avatar de jackbreezy
    Ingresso
    Jan 2016
    Localização
    Feira de Santana
    Posts
    7
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    Citação Postado originalmente por Jose Ver Post
    Qual a melhor versão do linux ?a mais eficiente
    Refere-se ao Kernel ou alguma distribuição GNU/Linux? Caso esteja se referindo à distribuições, recomendo você fazer alguns testes nas mais conhecidas já citadas antes: Debian, Fedora, CentOS, Ubuntu, Slackware e Arch. A partir disso você irá se identificar com alguma.

    Boa sorte amigo.

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor versão do linux ?

    para servidor, uso o Debian ou Fedora puro.
    para uso pessoal, gosto do linux mint MATE, na minha opinião até agora o mais leve, rápido e estável se comparado ao ubuntu, fedora desktop e outros.