+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Varios equipamentos 5.8 na torre

    Ola colegas, tenho uma torre com 8 paineis, percebi que tenho sempre que ficar mudando de canal, o problema e que em 5.8 regiao brasil, os canais sao poucos, alguem podem me dar uma ideia de como fazer para diminuir as interferencias e conseguir colocar ate mais paineis nessa torre?

  2. #2

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Isso é complicado amigo.
    O certo é usar tudo blindado e com uma boa distancia um equipamento do outro!

  3. #3

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Mas entre 5725 e 5850MHz são 5 canais de 20MHz (Azar de quem usa 40, desperdício).
    Em 5470 a 5725MHz tem mais uma dezena de canais, o único problema deles é ter que limitar a potencia a 27dBm EIRP, seriam só 3 canais pra limitar a essa potencia. E... 27dBm EIRP não é pouca coisa, dá pra muito alcance.

    O problema não é o firmware que você usa limitando o numero de canais?
    Se o firmware não tras todos os canais que a legislação permite (Referencia: http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506 ) use outro país mas limite manualmente de acordo com a legislação.

    (DFS de 5470-5725MHz, potencia de 27dBm EIRP. Acima de 5725MHz o limite é 36dBm EIRP e não usa DFS, o resumo é isso e isso já serve)

    Não sei bem porque uns firmwares liberam pro brasil só a faixa abaixo de 5700MHz, e isso tem criado um problemão: A faixa dos 5150 a 5350MHz NÃO é pra provedor, mas tá cheeeeeio de noob usando o default de 5180MHz que uns firmwares idiotamente permitem.

    ("Idiotamente" porque? Porque acho meio obvio que um SXT não será usado em ambiente indoor mas sim outdoor, ele de forma alguma devia vir por default abaixo de 5470MHz, firmware mal-feito)

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Ola colegas, tenho uma torre com 8 paineis, percebi que tenho sempre que ficar mudando de canal, o problema e que em 5.8 regiao brasil, os canais sao poucos, alguem podem me dar uma ideia de como fazer para diminuir as interferencias e conseguir colocar ate mais paineis nessa torre?
    Wesley, partindo do principio que você tem 8 painéis em um torre, entendo que você tem uma densidade alta de clientes em seus setores e/ou entrega banda mais altas. Sendo assim, simulo abaixo um cenário de ALTÍSSIMA densidade ok?

    Se você precisa colocar mais painéis e consequentemente mais usuários, recomendo expressamente que troque o tipo de equipamento que você utiliza. Recomendo montar a famosa "gigatower" da era do Canopy ou atualmente da Cambium.

    Se a sua torre atende 360º eu montaria:

    08 Ubiquiti BaseStation AM 5AC 22 dbi http://www.connectivitatelecom.com.b...m-5ac-22dbi-45
    08 ePMP 1000 com GPS http://www.connectivitatelecom.com.b...0-sync-com-gps
    E nos seus clientes ePMP 1000 http://www.connectivitatelecom.com.b...1000-integrado

    Cada SETOR da Cambium com o ePMP GPS permite que você coloque 120 CPE ou seja, 8 setores = 960 clientes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Freq.JPG
Visualizações:	131
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	58646

    Nestes oito setores é possível trabalhar MUITO bem com 3 ou 4 canais no máximo devido ao reuso de frequência proporcionado pelo GPS.

    Agora... se você tem esse monte de paineis devido ao fato de que a capacidade dos seus rádios extrapolou...você pode fazer com 4 setores/ap cambium de 90º.

    Descreve melhor seu cenário e por que tantos setores/AP's assim que te ajudo.
    Última edição por Zucchi; 26-04-2015 às 20:39.

  5. #5

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Zucchi ótima dica parabéns o GPS sync e uma ótima solução para coolocation na torre...

  6. #6

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Hoje tenho pendurado 450 clientes, paineis ubquit + rocket m5, dois paineis estao com 75 clientes cada, estou pensado em colocar blindagens laterais da computech, e trabalhar os canais da melhor forma possivel, realmente a soluçao ePMP me parece boa, mas nao para um cenario onde se tem a clientela formada, ja estou estudando a implantaçao da fibra, minha unica duvida realmente e como tratar os canais, vou testar com larguras de bandas diferente, channel shifting habilitado, data rate, enfim, serão testes dispendiosos, se alguem tiver uma sugestao nesse ambito que possa me a ajudar a diminuir a trabalheira, fico agracido.

  7. #7

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Hoje tenho pendurado 450 clientes, paineis ubquit + rocket m5, dois paineis estao com 75 clientes cada, estou pensado em colocar blindagens laterais da computech, e trabalhar os canais da melhor forma possivel, realmente a soluçao ePMP me parece boa, mas nao para um cenario onde se tem a clientela formada, ja estou estudando a implantaçao da fibra, minha unica duvida realmente e como tratar os canais, vou testar com larguras de bandas diferente, channel shifting habilitado, data rate, enfim, serão testes dispendiosos, se alguem tiver uma sugestao nesse ambito que possa me a ajudar a diminuir a trabalheira, fico agracido.
    Infelizmente você chegou em um ponto que não dá mais. Habilitar channel shifting fará com que seus clientes desconectem frequentemente e seu telefone vai tocar muito. É lógico que você pode melhorar colocando cada AP em um canal diferente e usando Bases blindadas mas... vai usar o espectro todo só na sua torre.

    75 clientes em cada Rocket é... bastante cliente para ele. Seus planos são de quanto?

    Se você quer manter seus Rockets recomendo o uso das BaseStation da linha AC que tem blindagem lateral e são otimas.

    O ePMP tem compatibilidade com o modo WIFI (digo compatibilidade pois ele não é um radio 802.11) o que permite que você vá migrando a sua rede aos poucos. Faça um teste em um setor e instale um destes. Você consegue entregar planos de até 30mbps de down por 10 de up para seus clientes. Outro mundo.

  8. #8

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Ola zucchi, estou pensando em habilitar o channel shitft, vc fez um comentario que ele fica desconectando os clientes, vc tem uma explicaçao tecnica sobre essa informaçao?

  9. #9

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Vale apena usar shield nessas antenas da ubnt ac ?

  10. #10

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Wesley se vc usar o canal shifting, vc vai ficar preso aos equipamentos da ubnt.

  11. #11

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Vale apena usar shield nessas antenas da ubnt ac ?
    antenas ac ja vem com blindagem lateral, a vantagem dessas antenas e que o angulo de 45 graus ou 60 ajuda bastante a minimizar interferencias.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Ola zucchi, estou pensando em habilitar o channel shitft, vc fez um comentario que ele fica desconectando os clientes, vc tem uma explicaçao tecnica sobre essa informaçao?
    Perdoa a demora em responder.

    Quanto a troca de canais, quando ele trocar o canal ele desconecta seu cliente pois a conexão "cai" e teoricamente, a CPE vai realizar um scan para conectar-se ao AP. Ele também realiza toda aquela troca de informações e ajustes de primeira conexão por exemplo.

    Nos rádios da Cambium, Alvarion e etc, o AP avisa para a CPE que a próxima comunicação entre eles será na frequencia X e a troca. Assim o cliente não desconecta e o seu link não cai.

    Ajudei ou ficou pior?

  13. #13

    Padrão Re: Varios equipamentos 5.8 na torre

    Mas em UBNT o channel shifting não muda de canal, que faz mudar de canal é deixar o "Frequency, MHz" em AUTO.

    O Channel shifting só altera o centro do canal (E só 5MHz).

    O channel shifting não faz nada além de alterar o centro, que dá pra conectar MK nele dá, quem não conecta é firmware padronizado, que segue os canais padrão (Numeros redondos, 5700MHz digamos, que é o canal 140, com shannel shifting ativo ele passa pra 5705MHz, só isso). A UBNT diz que isso é proprietário dela, mas em MK se usar super-channel você seleciona o centro do canal de 5 em 5MHz.
    (Alias, não confundir os canais em 5,8GHz (149 a 165) que terminam em 5 com os canais abaixo de 5,7GHz que são terminados em 0. A motivação dessa bagunça é que a faixa de 5,8GHz é 5725-5850MHz, não tem como fazer caber certinho em 125MHz canais de 20 e 40MHz, ou os primeiros 5MHz ficariam de fora ou os últimos, optaram por deixar de fora 5845-5850MHz (Bota em 5MHz e escaneia ruído nessa faixa via MK, deve aparecer extremamente limpo, um mini-ptp em 5MHz passa fácil 15Mbps com MIMO!)

    Engraçado que a numeração dos canais é divisões de 5MHz, realmente não entendo porque a UBNT usa esse papinho besta que o channel shifting é um "modo proprietário", nenhuma legislação estabelece centro de canal, só especifíca uma faixa a usar (5725-5850, digamos), se será usado canal de 15 ou de 35MHz de largura tanto faz, só se padroniza pra justamente facilitar o scan (Escanear de 5 em 5MHz pra conectar ira demorar muito mais que escanear de 20 em 20MHz (Ou de 40 e 40 se usar isso).