+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual antena usar para alcance 2 KM

    Prezados, amigo!
    Estou com projeto de inicio vejo varias antenas aqui na net vários preços e marcas,
    1 - Duvida qual antena e DBI usar no roteador que sai do Mikrotik? para alcance de 2 KM no máximo porem com conexão instável...
    2 - Como devo usar os canais, o mesmo para toda a rede ou canais diferente do que os outros AP's próximo estão operando?
    3 - Como devo deixar modos de frequência em cada AP. 802.11b, G, N ou BG, BGN Mix...?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESCOPO.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	106,3 KB
ID:      	58656























    Visto que AP1 o Link fica na casa de meu PAI a 200 Mts e repetindo com AP2 que fica em minha casa em modo WDS enviando via LAN direto para Mikrotik, onde gerencia 4 Maquinas de amigos via LAN e Emitirá Sinal para mas 5 Maquinas via Wifi, com Hotspot

    Obs, Uso PC Mikrotik 5,20.

    Aceito sugestões de melhoras. Desde já agradeço.
    Última edição por WesleyAlbuquerque; 28-04-2015 às 11:17. Razão: Correção

  2. #2

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Powerbeam M5 300 ou SXT 5

  3. #3

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Olá... boa noite! Posso utilizar para passar até quantos mega com essas antenas? E quais os beneficios? Estou pensando em passar 100 ou 150 mega, será que passa?

  4. #4

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Wesley,essa conexão sera somente entre provedor - você / você - seu pai ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SevenNet Ver Post
    Olá... boa noite! Posso utilizar para passar até quantos mega com essas antenas? E quais os beneficios? Estou pensando em passar 100 ou 150 mega, será que passa?

    Em 2 km também?

  6. #6

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    sim... também!

  7. #7

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Citação Postado originalmente por SevenNet Ver Post
    sim... também!
    Se for Full essa banda,o ideal é utilizar equipamento AC ( SXT,Nanobeam)
    Caso contrario pode utilizar airgrid,SXT comum.

  8. #8

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Então, me informaram que por ser 150 mega teria que ser porta giga para passar a banda toda!

  9. #9

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Kleber,Bom dia! O sinal que esta em meu pai esta indo para minha casa em WDS. Pois em casa Que quero fazer o controle com provedor para o controle das maquinas via LAN e Wirelles para Distancia de até 2 KM.
    OBS. Wirelles irei usar Hotspot e controle de banda.

    se poder me ajudar com essas tambem

    2 - Como devo usar os canais, o mesmo para toda a rede ou canais diferente do que os outros AP's próximo estão operando?
    3 - Como devo deixar modos de frequência em cada AP. 802.11b, G, N ou BG, BGN Mix...?

  10. #10

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Os canais acredito que é melhor usar diferentes em cada.
    Já os modo de frequência o N hj é a melhor opção.

  11. #11

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Tenho duvida, Acredito que 11 b é mais estável e de maior alcance sem muita velocidade, já N mais ruido menor alcance boa taxa de velocidade, então no caso usaria b,g e N Mix,

    E como se comporta a parte que de 11 B,G 20 MHZ e N vai até 40 MHZ, Isso influencia na potencia do roteador exemplo 20 MHZ 65 Wts e 40 MHZ 100Wts, teria algum relacionado ou estou falando bobagem, ainda sou leigo na área. Desde já agradeço.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WesleyAlbuquerque Ver Post
    Prezados, amigo!
    Estou com projeto de inicio vejo varias antenas aqui na net vários preços e marcas,
    1 - Duvida qual antena e DBI usar no roteador que sai do Mikrotik? para alcance de 2 KM no máximo porem com conexão instável...
    2 - Como devo usar os canais, o mesmo para toda a rede ou canais diferente do que os outros AP's próximo estão operando?
    3 - Como devo deixar modos de frequência em cada AP. 802.11b, G, N ou BG, BGN Mix...?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESCOPO.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	106,3 KB
ID:      	58656























    Visto que AP1 o Link fica na casa de meu PAI a 200 Mts e repetindo com AP2 que fica em minha casa em modo WDS enviando via LAN direto para Mikrotik, onde gerencia 4 Maquinas de amigos via LAN e Emitirá Sinal para mas 5 Maquinas via Wifi, com Hotspot

    Obs, Uso PC Mikrotik 5,20.

    Aceito sugestões de melhoras. Desde já agradeço.

    Para link 2 Km pode ser feito com dois SXT da Mikrotik. Vai conseguir pelo menos 10 a 20MBps.

  13. #13

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    emilidane, neste caso a stx serve como Routeboard, ira sustituir o PC Mikrotik e eu conectaria direto do AP2 para a STX. fazendo controle direto pela stx. é isso. conseguiria um alcance melhor que uma omni, pois o pessoal que irá se conectar não estão em uma visada direta. e sim raio como 360° ou teria que usar 4 stx é isso ao invez de uma omni.

    Estava pensando eu utilizar uma antena omni de 12 dbi como essa http://produto.mercadolivre.com.br/M...ss-mm-2412-_JM

    Conseguiria chegar a um bom alcance com essa antena uns 2 KM?pois na casa de meus amigos irei usar um acesspoint repetindo sinais com o mesmo SSID utilizando hotspot controle de banda e criptografia WAP PSK2/AES

  14. #14

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Citação Postado originalmente por WesleyAlbuquerque Ver Post
    emilidane, neste caso a stx serve como Routeboard, ira sustituir o PC Mikrotik e eu conectaria direto do AP2 para a STX. fazendo controle direto pela stx. é isso. conseguiria um alcance melhor que uma omni, pois o pessoal que irá se conectar não estão em uma visada direta. e sim raio como 360° ou teria que usar 4 stx é isso ao invez de uma omni.

    Estava pensando eu utilizar uma antena omni de 12 dbi como essa http://produto.mercadolivre.com.br/M...ss-mm-2412-_JM

    Conseguiria chegar a um bom alcance com essa antena uns 2 KM?pois na casa de meus amigos irei usar um acesspoint repetindo sinais com o mesmo SSID utilizando hotspot controle de banda e criptografia WAP PSK2/AES

    Vish, que bagunça, fiquei até perdido nisso. SXT, PowerBeam, Naobridge, equipamento Direcional é para ponto a ponto ou cliente recebendo. Para 2km, pode ser omni de 6 ou 10dbi, claro, se puder fechar com paineis ficaria bem melhor, e futuramente nao precisaria trocar. Nos ptp dê preferencia para 5Ghz e canais diferentes em cada ptp, veja os canais que nao se sobrepõe. Não faça controle de banda com antena que recebe o ptp, no caso se for a SXT, deixe elas em bridge.

  15. #15

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    neste caso acredito que 180º supria a necessidade 2 setoriais qual marca e modelo recomendaria?

  16. #16

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Citação Postado originalmente por WesleyAlbuquerque Ver Post
    neste caso acredito que 180º supria a necessidade 2 setoriais qual marca e modelo recomendaria?
    Depende do radio. Se for Rocket M5, usa as basestation da Ubnt mesmo. Se for mikrotik, base da aquario, hyperlink...
    Qual frequencia vai operar para entregar aos clientes?

  17. #17

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Amigo, Obrigado pela ajuda, Irei utilizar Mikrotik, Então esta certo irei utilizar dois setoriais 90º 2.4 GHz 14 dBi, qual a influencia entre Vertical e horizontal?

  18. #18

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    Citação Postado originalmente por WesleyAlbuquerque Ver Post
    Amigo, Obrigado pela ajuda, Irei utilizar Mikrotik, Então esta certo irei utilizar dois setoriais 90º 2.4 GHz 14 dBi, qual a influencia entre Vertical e horizontal?
    Vai muito da poluiçao do local. A maioria das antenas usam verticar para transmitir, as antenas 1x1, se for Mimo 2x2 ela transmite vertical e horizontal ao mesmo tempo. Se vc transmitir com painels Horizontal, no seu cliente tem que colocar a antena, no caso, grade, airgrid, na vertical (em pé), se vc transmitir em Vertical, as antenas nos clientes ficam em horizontal (deitadas).
    Quando vc transmite em 1x1, no caso Groove, bullet, equipamentos que vc liga um cabo do radio na antena, o cliente tem que ser 1x1. Agora se vc transmite em 2x2, no caso rocket com basestation, setorial de dupla polarizaçao e afins, no cliente pode tanto ser 1x1 (grade, airgrid, NanoStation), como pode ser 2x2 (Nanobem, NanoStation M, SXT)

  19. #19

    Padrão Re: Qual antena usar para alcance 2 KM

    mathcardoso, Muito Obrigado Ajudou muito!!! ***********