+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alquem já ouviu falar do PLC?

    Tem uma nova tecnologia pintado no mercado a PLC ( Power Line Communication), é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica, Será algum inovador ou nem tanto? quando estará disponível para o publico? O que acontecerá com os provedores via rádio?

  2. #2

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Já está disponível..
    Tem vários aparelhos que já fazem isso.
    Mas fazem em curtas distâncias e tem várias limitações.
    A qualidade de toda instalação elétrica do local influência na velocidade e qualidade final..
    Já utilizamos aqui em casas muito grandes onde o cliente não queria passar cabos..
    http://www.tp-link.com.br/products/d...=TL-WPA4220KIT
    Já tivemos sucesso ao lincar do térreo de um prédio ao oitavo andar.. a função era utilizar câmeras ips, quando passava de 2Mb subia o ping e não ficava bom..
    Mas veja que foram 8 andares, imagina a quantia de fios emendados.. coisa mal feita que tinha.

  3. #3

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Eu tive experiencia ainda pior, NEM 2Mbps dentro da loja, dos fundos até a frente, 8m em linha reta, mas com fiação tão ruim que equipto de 200Mbps (Datarate nominal, o throughput real é geralmente 40% do datarate em PLC) mal pingava.

    PLC 600M tem throughput maximo nuns 240Mbps segundo os fabricantes, tá melhor que wifi nessa hora se tiver 2 paredes no meio. Mas... os equiptos 600M que prometem conexão a 300m na prática chegam com 10-20Mbps depois de uns 100m de fiação.

    E... eles não operam com repetição. Se você coloca um par com 100m de distancia, e colocar outro a 200m esse outro vai pegar o fraco sinal do master a 200m, o slave a 100m não repete nada, não tem essa opção. Pra repetir algo você precisa 2 pares, uma encriptação no primeiro, e no segundo par tem que configurar outra (que tem desligar o primeiro, apertar o botão de encriptação e deixar ele encontrar o sinal, se tiver 2 master ligados ele pode "se linkar" ao errado, é mais uma porcaria feita pra noobs que no fim das contas só atrapalha usos minimamente avançados).

    PLC de 85Mbps testei em 2012, esse ano testei de 600M com wifi, acho que isso está mais que difundido, só que ao invez de googlar por PLC talvez seja melhor procurar por PowerLine. Exemplo:
    http://lista.mercadolivre.com.br/powerline

    Em rede eletrica normal nas casas, um par desses pega na casa toda se for casa tipo 100m², com velocidade razoavel tipo 1/3 do datarate (Uns 100Mbps no modelo nominado como 300M).

    Rede eletrica ruim pra eles é de fio flexivel, com aquelas emendas de porcos que enrolam um fio no outro e enrolam por cima uma fita vinílica, a meleca da fita atrapalha contato e o embrulho de aço torcido atenua sinal (Cada emenda dessa atenua 1 a 3dB, uma casa toda feita com esse sistema porco vai ter duzias de emendas no caminho).

    Fio rígido, curvas suaves, fio parafusados direito, sem emendas porcas, com instalação assim dá pra atender bem uma empresa, mas não espere nem alcance nem banda grande, o alcance prometido é em linha reta com fiação grossa e sem emendas, e em datarate mínimo tipo 1M (Igual o Nanostation Loco que fala em alcance de 14Km, só em MCS0 mesmo, alcançar alcança, mas com que banda?). Isso dificilmente vai servir pra dividir internet com vizinho, seja de apto ou de casa, porque o caminho entre a tomada e o medidor de luz ou poste é bem grande, uma idade e volta (Até dentro da casa do vizinho) não dá 300m de fiação, mas os medidores dão uma atenuada, e as emendas no poste podem jogar muito ruído.

    Num supermercado que atendo coloquei esse par de 500M, AV500 (4010), uns 70m de fio, cabinho flexivel de 2,5mm (Originalmente tinha 0,75mm, queda de tensão tamanha que tinha menos de 100V (Ligado na saída de nobreak 115V)), esse TPLink AV500 dava 60Mbps rumo ao resto da rede, ping de 5 a 20ms, ou seja, coisa beeeeem limitada (Ou não, wifi naquele ambiente metalico é impossível, e passar cabo de rede dá muito trabalho, 60Mbps por R$ 200 tá bom, quando a construção é pensada por leigos tem que resolver com essas gambiarras, PowerLine é perfeito pra casa/empresa planejada por energumenos que não conhecem conduítes extras (Como se a 70 anos atras não precisasse antena pras coisas, conduíte extra sempre foi necessario, seja telefonia, antena de tv ou radio, alarme, camera de segurança, rede ethernet...)).


    Wifi baixa o sinal depois da 2ª parede e mal se consegue 20Mbps em roteador mimo de mesa, PowerLine vai dar bem mais de 20Mbps em 10m de fiação boa mesmo se usar adaptador de 200M (Falam em 30m, mas na prática em 10m vai ter 1/3 de 200M, ou seja, uns 60-70Mbps half).

  4. #4

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Nossa experiência aqui é de total sucesso. Substituição perfeita do wirelles indor. Não fica oscilando o sinal, muito ,muito bom.
    Já fizemos 3 implementações deste tipo. Suponho que os fios da elétrica estejam ok, até poqur o sistema se propóe a usar rede elétrica obviamente em bom estado. Quem comprar um par (ou um conjunto) para uso até 60/70 Mts de distãncia da enrada da INTERNET ( do modem ) vai ficar muito contente.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Já está disponível..
    Tem vários aparelhos que já fazem isso.
    Mas fazem em curtas distâncias e tem várias limitações.
    A qualidade de toda instalação elétrica do local influência na velocidade e qualidade final..
    Já utilizamos aqui em casas muito grandes onde o cliente não queria passar cabos..
    http://www.tp-link.com.br/products/d...=TL-WPA4220KIT
    Já tivemos sucesso ao lincar do térreo de um prédio ao oitavo andar.. a função era utilizar câmeras ips, quando passava de 2Mb subia o ping e não ficava bom..
    Mas veja que foram 8 andares, imagina a quantia de fios emendados.. coisa mal feita que tinha.

  5. #5

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Bastante interessante, ao menos para casas e empresas com fiação elétrica em perfeito estado. Gostaria de testar um kit, onde encontro pra comprar?

  6. #6

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Tecnologia que já nasceu morta com relação a uso por provedores.
    Para uso indoor já comentaram.
    Mas uso outdoor se fosse algo bom as companhias de energia já teriam abocanhado sua fatia.

    Na Vila Restinga em Porto Alegre a muitos anos atrás o prefeito Fogaça implantou um projeto piloto que nunca mais se ouviu falar.
    A questão do outdoor é que o sinal não passa por transformadores, nem mesmo pelo relogio contador de energia. Tem que ter um conversor de cada lado do transformador.

    Para uso indoor vai bem, desde que não liguem o liquidificador.

  7. #7

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Furadeira eu liguei do lado e não ví tanta perda de trafego. Liguei secador de cabelo também, o problema foi encontrar cabelo pra secar :-)

    Eu ainda boto culpa no tipo de fiação flexivel e nas emendas porcas que "eletricistas" (Pedreiro-eletricista, pra piorar, pessoal que fala "voltagem", e nem digo ESCREVE 'voltagem' porque se soubessem escrever e ler direito já seria uma maravilha) costumam fazer, que atrapalham a passagem de ondas eletromagnéticas ao redor de cada fio.

    (Denovo radio-amador pode dar uma lição sobre isso, antena emendada porcamente, com fio enrolado, com aquele bolo de fios, é uma antena 10x pior que antena soldada, com as mesmas dimensões. É simples questão de facilitar a propagação da onda que vem pelo fio, ou melhor, ao redor do fio (Mesmo motivo pra não fazer curva de 90° em cabo ethernet, atrapalha a propagação, que seja 1 ou 2dB de atenuação, se SOMAR muitas atenuações pequenas a rede como um todo fica péssima)

  8. #8

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Pois é Rubem, eu nunca testei. Só li a respeito do liquidificador. Mas isso foi alguns anos atrás quando surgiram os primeiros para uso doméstico, tipo os tp-link. Talvez tenham melhorado os projetos.

    Gostei dessa do pedreiro-eletricista. Na maioria das vezes são gambiarras. Outra coisa que atrapalha muito e radioamador sabe disso pois sofre quase sempre como sendo o culpado de causar interferencias são estas emendas mal soldadas. Até calha metálica mal soldada muito próxima pode gerar interferencia. Vai oxidando na "solda fria" e dali um tempo começa a trabalhar aquela emenda como se fosse um diodo gerando sinais harmonicos de forma desordenada em muitas frequencias. Era muito comum isso afetar as televisões mais antigas. Hoje elas são mais blindadas com relação a radiointerferencia.

    Talvez os equipamentos PLC também tenham progredido neste quesito. Mas sempre vai precisar de conversores para "pular" pelos transformadores.

  9. #9

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Eu comprei logo que ví no ML a uns anos, não sei se 2011 ou já era 2012, eram modelos de 65Mbps, prometendo alcance tipo 20m ou 30m (Não lembro mais), lembro de Tenda e marcas genericas na época. Na época me pareceu mesmo que ventilador (O dimmer de ventilador de parede ou teto costuma gerar ruído, eu sempre tive muitos) incomodava. Os últimos que peguei pra clientes já eram de 200, 500 e 600Mbps (Na prática 100, 240 e 290Mbps, antes falei que o AV600 tinha 240Mbps, mas é o AV500 que tem isso), esses eu testei melhor, e do que tinha na loja (Furadeira, lamp. fluorescente, fonte chaveada velha dos anos 90, monitor TRC) nada afetou o trafego (Que já é afetado de fábrica, pelo visto).

    Em casa só testei 1, AV600, e tropecei num problemão: Rede bifasica. Se coloco em tomada 220V todas as tomadas 220V poderiam ser usadas pelo par, mas em 127V eu dividi os usos 127V pra "pesarem" igualmente nas 2 fases, de modo que só tenho 2 tomadas em cada fase. Na loja eu tinha isso também (E não fui eu quem instalou), e em mais clientes sei que tem (É comum aqui a eletricidade cair só 1 fase, aí se nota bem que metade da construção está numa fase e metade na outra). Aqui é absolutamente comum sistema bifasico em construção mesmo que usem 127V, sempre dividindo os usos, isso impede totalmente o uso de PLC por um preço baixo.


    Também acho uma solução MELHOR que wifi se for pra banda tipo até uns 200Mbps (Com um AV500), mas cliente geralmente quer wifi porque notebook já tem wifi, não precisa ficar plugando cabo de rede (Mesmo que seja aquele pessoal que usa o note 464 dias do ano parado em cima de uma mesa), aí a gente tem que colocar PLC com wifi, só compensa pra quem está aumentando alcance de rede, porque se for iniciar hoje uma rede wifi soho ou domestica é melhor já colocar um roteador melhor e antena direcional boa, o custo é menor.

    Fora que esses adaptadores são grandes, ocupam uma area ao REDOR da tomada, e nunca ví local onde só vai ele na tomada, vai também fonte de modem ou roteador, ou de desktop ou notebook, aí você precisa de qualquer forma colocar um troço escroto tipo isso pra ter 2 tomadas livres:
    Nome:      filtro_de_linha_regua_com_4_tomadas_6261_1_20141128100535.jpg
Visitas:     260
Tamanho:  2,8 KB
    É tipo fonte POE, essas aqui são 20x mais práticas de instalar que as tradicionais que comem 2 ou 3 espaços na tomada:
    Nome:      tn_1403118809_1.jpg
Visitas:     374
Tamanho:  5,8 KB
    Viva a UBNT, que percebeu isso logo e nem tem fonte sem rabicho.

    PLC com rabicho seria muuuuuuuito mais pratico a meu ver, mas... sei lá que tipo de ruído o rabicho pode captar.

  10. #10

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Vamos falar desse PLC para uso outdoor?

    A alguns dias atrás estava pensando nessa solução como uma alternativa ao uso de cabeamento UTP (RJ45) que muitos provedores usam.

    A ideia era a seguinte:

    Muitos fabricantes prometem até 300mts.

    Vamos padronizar e colocar os PLS a cada 100mts.

    Usando um par de cabo metálico ou mesmo cabo de rede para conduzir enegia que no caso seria 160vdc (acredito que ele deva funcionar normalmente em dc), e então ficaria PLC----------PLC_SwitchGIGa_PLC-----------PLC_SwitchGIGA_PLC--------sucessivamente.

    Será que teria um Throughput maior de que 100mbs? isso usando um modelo de 600Mbs.

    Estava pensando nessa solução esses dias, meio louca mais so testando para saber se funcionaria...

  11. #11

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    @delegato Vish... mas como fica o custo?
    Até onde sei é cerca de R$ 180 a 200 o par de adaptadores 200M ou maior, R$ 200 a cada 100m (Ou se for cidade como a minha que tem postes em media a cada 70m o custo aumenta, ou diminui já que 140m ainda dá) fica meio caro, R$ 2 mil por Km.

    E acho que dá pra tirar o switch da estória, os master permitem geralmente 6 dispositivos pareados, seria 1 da sua rede e 5 clientes, ligados via cabo PP (Até o cliente poderia ser um cabo PP 0,5mm, mais em conta), dá pra colocar plug P4 ou algo assim na caixa pra plugar/desplugar facilmente os clientes, e montar o plug no cabo (Ou passar na casa do cliente) sem riscos.

    Quanto a DC, os 2 que abri tinham retificação e filtragem, com chaveamento posterior, igual fonte chaveada comum, então a alimentação via 140-300VDC pra eles devem ser tranquila. Não sei como a comunicação fica (1,5MHz a 50MHz, se não me engano), mas alimentação não é problema.

    O problema de adaptador comum (De R$ 200, ou talvez R$ 160 se comprar em quantidade, o mais em conta que ví na web (Não no brasil) foi o AV500 da Netgear que usei, US$ 45 na china, R$ 135 hoje, ou seja, esse preço brasileiro de R$ 180 a 200 por par não está tão alto) é que o foco é usuario domestico, tem 100Mbps half, mas em full imagino que deve ficar em metade disso, não sei como isso ia ficar com o upload meio alto que provedor cabeado vende (Tipo 1 ou 2Mbps de upload).

    Eu gostei da idéia de colocar adaptador powerline com WIFI nos postes, vender acesso a uma rede wifi na "frente" da casa do usuario facilita a vida dele, mas na prática esses adaptadores baratos (R$ 200 o par) devem ter chipset de RF bem pobre, sem potencia, sensibilidade ruim, duvido que ia atender alguém além de quem mora exatamente na frente do poste, e só nos comodos da frente.

    Quanto ao problema de ser half-duplex, em teoria seria só usar um adaptador como TX e outro como RX, usando cabo PP de 3 vias, num sistema "bifasico" (Pode ser a mesma fase ou o mesmo positivo, só precisa sair desde o começo separado), cabo PP 3 vias não é tão mais caro.

    Mas colocando o custo do metro do cabo PP suficientemente grosso, e do par de adaptadores, a coisa fica cara. Se colocar adaptador PLC como slave no cliente fica mais em conta, mas suspeito seriamente que o limite de trafego desse modo seria decepcionante.
    (Algo tipo adaptador wifi como repetidor em MCS4, com 2 antenas num divisor SMA, em cada poste, o trafego entre cada radio pode ser razoavel (50-60Mbps) mas em cascata cada "kit" desse gera um delay que no todo começa a incomodar, eu ví ping tipo menos de 5ms no AV500 só em poucos metros onde sabia que a fiação era curta tipo menos de 10m, lembro de ver só 5-20ms o tempo todo, imagino isso em cascata, 20 kits desse)

    Sei que tem uns usos de PLC com frequencia abaixo de 500KHz (Tipo smart grid, pra casas inteligentes e cia, até o Google tem um pé nisso com aqueles controladores de temperatura, é algo assim, com essas bandas de alguns Kbps: http://www.ti.com/lit/ug/tidu160/tidu160.pdf ), só pra monitoramento ou comandos básicos, esses sim falam em 1Km de alcance sem tantos ruídos, então acho que pro uso de provedor o problema são os adaptadores comuns no mercado, são feitos pra uso "muito" indoor (Se é que tem como), pra provedor poderia haver uso separado de alimentação e sinal (Cabo PP de 4 existe, meio caro mas ter tem), e modo de repetição/amplificação também (A TI e a National tem CI's pra isso), só que não tem isso no mercado pra gente comprar.

    Alias, pensando aqui com meus botões, em teoria você poderia levar até o cliente apenas 1 fio, já que pode usar o neutro da cia eletrica como outra via (Acredito que nos projetos permitam ligar GND de caixa ao GND dos postes aterrados), como o neutro faria um caminho mais longo talvez não fosse viável, mas isso reduziria o risco do usuário fazer besteira com o PLC dele, e o custo de fiação poste>usuario. Mas... dá muito trabalho colocar o troco na tomada e pegar dela só o neutro (E ser casa 220V onde nem sai o neutro do medidor, só vem 2 fases?). Denovo o uso pro provedor é limitado pelo tipo de equipto (AC e dados juntos) e pelas instalações. PLC serviria muito bem pra gente com pequenas modificações.

  12. #12

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Seguinte: quando há paredes a serem transportas e precisamos utilizar PCs em outras salas, vai pela rede elétrica numa boa. Muito , mas muito melhor que qualquer wifi. Ou seja, trabalha-se em paz em todos os pontos conectados. O Wifi dá os 64 Mbps ou o dobro de cara com o equipamento. Mas, havendo paredes no meu , a degradação é total. Então, pelas tomadas elétricas, na nossa prática aqui, é muito bom e estável. OUTRO DETALHE: No futuro todas as casas podem ter tomadas-inteligentes. A falha maior, a meu ver , é que tem que se usar plug adaptador, postos que é óbvio que deveria ter uma saida de tomada de energia dos equipamentos para ligarmos PCS e etc nos mesmos sem precisarmos de plugs.

    Outro ponto : não é tecnologia para provedor, mas para uso indoor. Mais uma questão de topologia interna. Para distribuição,
    só se fosse algo como distribuir em um edifício. Imagino que seria possível vc ter um prédio em que cada unidade tivesse uma tomada - inteligente em cada cômodo. Até na cozinha? Sim, afinal quem vai comandar o Freezer e o micro-ondas pode estar fora de casa. IPV6 e a Internet das coisas, nem que estas coisas, no início, sejam PCS nas outras salas..
    É muito massa! Me desculpem a expressão, mas a INTERNET é um caminho que que quanto mais se anda , mas se nota que pode caminhar mais! Amigos, já pensaram em que tomadas estarão todas como uma saída RJ45 ativa além do conector de eletricidade? Conectou ta na rede! E , se for necessário, as casas devem ter fases diferentes para batedeiras, liquidificadores, e secadores (acho que estas sempre ficam legal em 220 Volts) e as ficam muito ok no 110. Estamos falando de obras novas, ou remodeladas com técnica. Fios emendados não é típico de imóveis antigos, é típico de imóveis mal mantidos. O futuro já começou. Toda tomada vai estar conectada..

  13. #13

    Padrão Re: Alquem já ouviu falar do PLC?

    Tenta com este: http://produto.mercadolivre.com.br/M...pa2010-par-_JM

    Não estou vendendo e não conheço o vendedor, mas o preço está legal e tem boas qualificações lá no M Livre.

    Tenta e que velocidade vc consegue. Ou então parte para o AV500 de uma vez. É bem mais caro. Na maioria das vezes se de a para b (indoor) vc conseguir perto dos os 100 Mbps , UAU, e sem, oscilações para os usuários ficarem reclamando... um show.

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Bastante interessante, ao menos para casas e empresas com fiação elétrica em perfeito estado. Gostaria de testar um kit, onde encontro pra comprar?