Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Ah tá, esse "Pharos" pelo visto é o sistema operacional mesmo.

    As CPE's velhas da TPLink tinham o mesmo firmware dos roteadores de mesa.


    Gostei da opção de ativar Beamforming, pra quem usar CPE single rumo a essa dual deve ter alguma diferença.
    (A UBNT diz que os hardwares XW suportam beamforming (Realmente todo chipset AR9xxx suporta), mas não tem nada pra configurar)

    Mas agora fui ver o que o pessoal do Open-WRT tinha pra ele, e até tem firmware:
    https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-cpe510

    Mas me decepcionei com o chipset. Achei que seria AR9350 separado do AR9582, digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qrtg-2shpnd-board-top-1024x683.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	128,1 KB
ID:      	62715
    No meio um AR7xxx como CPU geral, e separado em cima um AR9582 só pra wifi.

    Mas... a CPE510 tem tudo integrado, é versão do AR9350 com wifi integrado:
    http://tplink-forum.pl/uploader/uploads/1423405442.png

    Então o desempenho deve decepcionar. Tem o dissipador de calor mas a questão é de gerenciamento de recursos, chipset integrado sempre perde desempenho. O tchã é reduzir preço.

    Ele nem tem um CI pra ethernet (Tipo o AR8237 das CPE's 5210g), vai tudo reto da entrada pro chipset, tá tudo nas costas do mesmo chipset, mas ao mesmo tempo é só 1 chipset e isso reduz o preço e facilita a manutenção.

    Ele tem os mesmos protetores que NS e SXT:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prot.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	215,9 KB
ID:      	62716
    É um CI tipo TVS, um conjunto de diodos igual os protetores de surto, manda qualquer problema pro aterramento (E tá ali em cima, na esquerda, o pino pra aterrar a CPE), dá na mesma que usar protetores de surto de R$ 70 em cada lado.
    http://www.littelfuse.com/products/t...de-arrays.aspx

    Mas aterrar ninguém vai, e UBNT e MK queimam lan mesmo com esses CI's de TVS, então essa CPE510 também vai queimar.

    Talvez seja vantagem ter só 1 CI pra trocar, facilita manutenção.
    (O outro lado da moeda é ter desempenho mais sofrido pra muita banda com sinal ruim)



    Enfim, não me parece produto pra grandes usos, é uma CPE básica pra cliente, tem que ser barata já que junta tudo num único chipset. É tão basica que no site da TP-Link ela não fica na categoria "Para provedores", ela fica em "Para empresas" e em "Para residências".

    Eu até já queria testar a CPE210, por conta desse beamforming (Nos NSLoco M2 o hardware suporta, mas o software parece que não), já que é mais barato que Unifi, mas com essa de unificar chipset até desisti.

    ===============
    (Ah, o CI de Ram da CPE510 é bem mais moderno, bem mais rápido que do NS mesmo XW, não sei que diferença prática isso faz, talvez seja tipo trocar DDR3-1066 por DDR3-1600)

  2. #22

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Rubem comprei 2 desse cpe 510 e gostei do desempenho ele parece ter uma sensibilidade muito boa pois achei ssid ate com -110 no site survey.

  3. #23

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    SXT mostra até -116 :P

    É que a gente está mal acostumado com Ubiquiti, que limita lá pelos -96 a -100 nuns equiptos (Tem Nanostation que acho que mal mostra algo com menos de -92dBm), mas a sensibilidade dos chipsets é por aí mesmo, eles tem capacidade pra decifrar os dados se SSID lá pelos -110 a -115dBm fácil.

    O problema é com o percentual de pacotes perdidos com sinal baixo, dá uma testada como fica o tráfego com digamos -70dbm em MCS15, se passar uns 20Mbps aí eu chamaria de muito bom, porque mesmo sem reduzir data rate ele consegue lidar com a perda e ter throughput parecido com o que teria se reduzisse o data rate.

    (No papel todos os chipsets prometem isso, lidar com a perdade de pacotes. Na prática você reduz o data rate e com isso o throughput aumenta, problema dos firmwares pelo visto)

  4. #24

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Olá,

    alguém já conseguiu conectar as CPE210V2(UN), a que tem apenas uma porta ETH, como cliente em RB433AH apenas no modo B/G e criptografia?

    Comprei umas para colocar em modo cliente, e no log da RB nem aparece tentativa de conexão.
    Caso tenha algum macete para que ela conecte poderiam passar?

    Agradeço antecipadamente.

  5. #25

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Olá,

    alguém já conseguiu conectar as CPE210V2(UN), a que tem apenas uma porta ETH, como cliente em RB433AH apenas no modo B/G e criptografia?

    Comprei umas para colocar em modo cliente, e no log da RB nem aparece tentativa de conexão.
    Caso tenha algum macete para que ela conecte poderiam passar?

    Agradeço antecipadamente.
    Você tá usando um cartão R2N? Tem algum protocolo TDMA nativo ativo no cartão?
    Essas CPEs da TPLink são meio chatas com rádios de outras marcas. É um defeito do PharOS. Principalmente em rádios que não tem modo N ou estão em criptografia WEP.