Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Bisbilhotando na internet encontrei essa linha de equipamentos da TP-LINK com TDMA próprio, Alguém já está utilizando?


  2. #2

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Compra pra testa parece ser bom

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Bonitas promessas me lembro da UBNT.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    afff so faltou colocar no comercial patrocinio ubnt ,e o velho negocio na vida nada se cria tudo se copia as abas da cpe tão chupada ubnt.
    agora vo te falar a tplink sempre gostei da linha de roteadores facil de configurar e da pouco problema .
    mas wireless externo ja e outros 500 depos começa os problemas igual os da intelbras e todo mundo se omite .
    se for pra testar vale a maxima aproveite com moderacão e calma sem compra de 100 peças e depos ficar passando raiva .

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Copia da UBNT, sera que tem o mesmo problema de perda de potencia e porta lan

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Cara é o mesmo as antenas e rádios são o mesmo designer da UBNT até o firm rsrs. Vamos torcer para ser bom.

  7. #7

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Citação Postado originalmente por LMNET Ver Post
    Copia da UBNT, sera que tem o mesmo problema de perda de potencia e porta lan
    Creio que não a Tp link sempre se preocupou com proteção esd em seus equipamentos outdoor tanto que os antigos delas dificilmente queimava o problema era o firmware capado que eles tem creio que esses devem ser diferente.

    Uma descrição que achei da cpe que prova o que falei
    • Duas portas Ethernet e terminal de aterramento integrado
    • 6000V proteção contra raios, 15KV ESD





    A ubnt a unica coisa que me decepciona na ubnt e isso outros fabricante tem proteçoes esd e nem por isso seus equipamento são bem mais caro que os da ubnt.

    So vai faltar antenas pra ganhos distantes para clientes nesses produtos tplink e eu acho que a tp link demorou um pouco pra entrar nesses segmento mais quanto mais produtos melhor.

  8. #8

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK


  9. #9

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Com os novos equipamentos da UBNT e as nanobeam tem 24kv de ESD como mostra no Datasheet..!!
    O software da TPLINK é uma copia quase perfeita. Mas se os equipamentos forem bom, que venham fazer parte dos nossos projetos..!
    Agora superar nanobeam vai ser dificil..!!
    Se as SXT não reformular sua aparencia e facilidade nas instalaçoes pouco a pouco vai ser engolida..!!
    Hoje so tenho usado SXT, mais as nanobeam tem se surpreendido no desempenho e na facilidade de instalações inigualavel.
    Agora o preço ta deixando a desejar.

  10. #10

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Bom se os novos produtos ubnt estão vindo com protetor esd ja e uma melhoria muito grande so falta implementar nas argrid nanostation nanoloco pois são muito usados em clientes e ai que e bom ter uma proteção.

  11. #11

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Só tem que ver QUAIS componentes tem proteção contra ESD.

    O chipset principal ainda torra se receber tensão alta pela porta ethernet, a TP-Link tem aquele diodo zener de 15 ou 18V em serie e isso dá uma limitada (Mas TPLink com ethernet pifada eu tive, acho que ainda tenho 2 esperando CI do Ebay). O amplificador de saída também não tem proteção contra ESD, a RAM menos ainda, só a ROM que deu uma melhorada nesse aspecto.

    Tendo aterramento todos resistem a ESD, a circulação superficial rumo ao GND é tranquilo aguentar hoje. Mas sem aterramento nada mudou, chipset principal, chipset de RF, amplificador e ram ainda queimam fácil com ESD.

    Essa parte não sei se terá solução algum dia, se o neutro será usado pra esse fim (No brasil as tomadas estão prontas pra isso, só falta o consumidor pagar eletricista que saiba colocar o neutro no pino certo (O pino da direita), já que esperar aterramento nas casas é sonhar demais.



    Mas voltando a Maxtream, a parte que me incomoda com isso é:
    AP = CPE510
    Cliente = CPE510

    Coisa de amador colocar o mesmo equipto na torre e no cliente. SE o equipto é tão parudo que pode ser AP pra 20 clientes, porque não lançar uma versão baixo-custo/lite pra usar como cliente? E se o equipto é "perfeito pra cliente" cadê a porcaria do AP com maior capacidade de processamento pra 50 clientes?

    Fora que pra usar como AP essa CPE tem só 30° na horizontal, pra fechar 360° ia precisar 12 delas em teoria.
    Mas se isso for o diagrama de irradiação real:
    http://www.dipolnet.com/access_point...2x2__N2352.htm
    Quer dizer que em 40° tem uns 8dBi de ganho, ainda dá pra usar como AP:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe510.gif
Visualizações:	270
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	58785
    (O circulo -5 parece mostrar algo tipo uns 20° pra cada lado)

    Ainda que use ela até seus 22 ou 23°, que dá 45° ao todo, precisaria 8 pra fechar um atendimento em 360°.
    8 CPE's ao redor de uma torre. Não vejo profissionalismo nisso.

    Então SE ela não lançar algo com painel decente, que seja 90°, complicado usar esse "Maxtream" em ISP, pra ter alcance efetivo de 3 ou 4Km.
    Se ficar no limite legal de 36dBm EIRP (Nem falo no de 27dBm EIRP abaixo de 5,7GHz) em 2Km esse sinal vai estar em -66dBm na outra CPE510, e pelas sensibilidade no datasheet eu diria que isso é sinal suficiente apenas pra MCS12 (Por segurança eu diria MCS11), se levar em conta o custo de 8 ou 10 CPE510 acho que chega fácil no custo de 4 SXT SA5 (Que em 2Km te permitirão o mesmo MCS12), ou de Rocket AC + AMO 5G13 que em 2Km também permitirão o mesmo datarate nominal. Então no fim das contas não ví vantagem nisso, é só mais uma opção no mercado, os 2 a 4dBm a menos de sensibilidade do hardware talvez serão compensados pelo Maxtream, e no fim das contas deve dar no mesmo que Airmax ou NV2, nenhuma vantagem prática pra justificar a escravidão à marca.

    (Ainda mais que é só 1 (UM) produto com suporte a tecnologia, não tem uma direcional de ganho maior tipo 20dBi pra cliente a digamos 4Km ou algo assim, pior que se escravizar com 1 marca é se escravizar com apenas 1 modelo)

    Só ví vantagem pra pequenos PTP's, ou pequenos PTMP's fechados (Tipo matriz-filial e cia, pra o que eu uso vai servir, mas pra ISP acho uma péssima opção).

  12. #12

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Sim pelo video eles tem basestation e radios ap so que eu não achei os mesmos no site deles vai ver que ainda não esta no mercado, pois usar essas cpe assim não e muito profissional mesmo

  13. #13

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Pois é, no vídeo aparece antena direcional, setorial, uma CPE mais alta (Deveria ser algo tipo CPE com setorial 90°) e um radio avulso tipo RB912 ou Rocket M.

    Mas... já tem 1 ano que a CPE510 foi lançada, nada além dela foi lançado. Se a TP-Link não queria correr riscos usando a 1ª geração da Qualcomm que suporta AC ela já perdeu o bonde porque já tem a 2ª geração, parece mais que a TP-Link meio que desistiu de uma linha maior.

    (Ela já teve os WA5210g e 7510n e cia pra fazer isso, não fez e pela demora sei lá se vai fazer agora. Parece que o mercado de roteador midle/high-end anda mais lucrativo, os AC1200, tipo os Archer, ela atualiza a cada poucos meses, SE ela quisesse acho que já teria lançado setorial e cia com Maxstream. Alias, no site os desenhos são só de CPE510: http://www.tp-link.us/article/?faqid=694 )

  14. #14

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Pelo vídeo postado tem CPE, tem rádio conectorizado, antena de disco e painel.
    Cada um no seu devido uso.

    Como disseram, nada se cria, tudo se copia. E não poderia ser diferente. TDMA é TDMA. A questão da compatibilidade de protocolos é a meu ver mais uma jogada para fidelizar.
    Que diferença existe entre Airmax, NV2, Ipool ou este da TP-links? Algum detalhe que cada fabricante talvez isole para que não sejam compatíveis entre si.
    Mas no fundo, no fundo todos trabalham com o mesmo princípio do TDMA.

    O importante é que pelo menos houve uma evolução na TP-Link no sentido de atender o setor de ISP.

  15. #15

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Deveria ter um protocolo tdm universal assim como o 802,11 é universal entre os dispositivos sem fio assim cada fabricante teria o tdm universal em seus equipamentos mais isso vai ser dificil pois os fabricantes não teriam como prender os consumidores com as suas marcas.

  16. #16

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Deveria ter um protocolo tdm universal assim como o 802,11 é universal entre os dispositivos sem fio assim cada fabricante teria o tdm universal em seus equipamentos mais isso vai ser dificil pois os fabricantes não teriam como prender os consumidores com as suas marcas.
    ERa isso que eu pretendia expor. Todo TDMA pela definição deve ser um só. Porém os fabricantes devem mexer em algum detalhe internamente para que não fique compatível, eu acho..... Pode ser que seja por questões técnicas, mas convenhamos em informática não tem nada que não possa ser contornado...
    Algum tempo atrás nos primeiros Nano, não tinha como aplicar chave de criptografia WPA2 quando configurava como AP+WDS.
    Só aceitava WEP.
    Daí fui à caça e recebi da Ubiquiti a informação de que era uma limitação do chipset. Fiquei encucado pois duvidava que a Atheros iria fazer uma dessas.
    Dai se passou tempo e de uma versão em diante, não me lembro bem se foi na 4.0 os Nanos começaram a aceitar WPA.

    Era pura conversa da Ubiquiti.

  17. #17

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Sobre essa questão de padronização de TDMA pra wifi, toda padronização a princípio vem pela IEEE, mas... pelo visto a coisa pra eles é bem separada: Wifi só pode usar CSMA, e TDMA só pode ser usado por conexão mobile.

    Wimax tem funcionado bem pra provedor porque parece que sem querer deixaram escapar o uso de TDMA em conexão fixa/nomade/não-movel, mas tenho a nítida impressão que a IEEE não colocaria TDMA em wifi nunca.

    (Ou será que parte do sucesso do Wimax em provedores é porque o uplink é feito em rates bem menos que o downlink? :-) Havendo sinal suficiente o downlink é em 64qam e o uplink só em 16qam, fora que é em canais separados. SE wifi CSMA tivesse uma modalidade assim acho que já teriamos redes bem melhores)

    Mas a coisa está caminhando nesse rumo: 802.11AC tem suporte a mimo com 8 streams, e não é pra 8x8, e sim pra algo tipo dispositivo "cliente" com suporte a 1T4R, ou 2T8R. A maioria dos notebooks já é 1T2R ou 2T3R, isso com chipsets de 2010. Pena que ISP não tem no mercado opções pra aproveitar isso melhor, CPE 1T2R dupla-polarização poderia ser bem mais barata, ou que seja 2T3R (Pra RB912 com 3 chains). Não é porque wifi permite rate tipo 135M cliente>torre que exista alguma vantagem nisso em PmP com muitos clientes, wimax e outros modelos tdma usam todos uplink bem mais baixo que downlink, pra mim isso é pelo menos 1/3 do motivo da qualidade das redes tdma.

  18. #18

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pois é, no vídeo aparece antena direcional, setorial, uma CPE mais alta (Deveria ser algo tipo CPE com setorial 90°) e um radio avulso tipo RB912 ou Rocket M.

    Mas... já tem 1 ano que a CPE510 foi lançada, nada além dela foi lançado. Se a TP-Link não queria correr riscos usando a 1ª geração da Qualcomm que suporta AC ela já perdeu o bonde porque já tem a 2ª geração, parece mais que a TP-Link meio que desistiu de uma linha maior.

    (Ela já teve os WA5210g e 7510n e cia pra fazer isso, não fez e pela demora sei lá se vai fazer agora. Parece que o mercado de roteador midle/high-end anda mais lucrativo, os AC1200, tipo os Archer, ela atualiza a cada poucos meses, SE ela quisesse acho que já teria lançado setorial e cia com Maxstream. Alias, no site os desenhos são só de CPE510: http://www.tp-link.us/article/?faqid=694 )
    As antenas da tp-link no py tipo rocket ta mais barato que o rocket
    http://www.excellinformatica.com.py/...%20BASESTATION

    e a cpe deles tipo nano e mais barata que o nanoloco

    http://www.excellinformatica.com.py/...DOOR%20300MBPS

    http://www.excellinformatica.com.py/...DOOR%20300MBPS


    O que vc acha do hardware comparado aos da ubnt?

  19. #19

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    O hardware parece melhor.

    Mas... poxa, essa versão XW dos Rocket e NS foi lançada pela UBNT em 2012! A TP-Link só lançou isso em 2015!

    Esse chipset AR9350 do WBS510 é de 2012, ele foi lançado depois do AR9344 do Rocket e NS versão XW por isso tem umas melhoras.

    Mas de um produto de 2015 eu esperava chipsets bem mais novos, já QCA da Qualcomm.
    (E a MK já usa QCA de 2013 ou 2014, são ainda mais novos e com mais features)


    (O chipset de RF, o AR9580, é usado nos TP-Link WRD4300 da TP-Link (É roteador de mesa mas é bom), e é usado no Unifi PRO (O mais caro), então acho que numa bridge isso aí tem potencial pra ser muito bom (Com roteamento não sei))

    E já que no paraguai ainda tem aquela velharia horrível que é o NS Loco5, teria que ver se esses NS Loco M5 que eles vendem não é um velho hardware XM de 2010, aí realmente não tem como comparar, esse TP-Link terá hardware muito superior.

    O problema está no software, vai que tem firmware capado demais, feito pra donas-de-casa, com tudo preso e fixo em automático, sem ajustes finos (Os TP-Link 5210g e 7510n não são tão capados pro meus gosto mas poderiam ter 10 itens a mais).

    Uma coisa que o WBS510 precisa ter é agregação de pacotes, suportar frames enormes tipo 2000 ou 30000B, aí sim fará um PTP de alto tráfego, o chipset suporta, mas se o software limitar isso não adianta nada.

  20. #20

    Padrão Re: Tecnologia Pharos MAXtream TDMA da TP-LINK

    Pelo jeito do firmware nesse emulador ele parece ser firmware de dona de casa mais ainda pois tem ate quick setup mais ele tem algo de diferente do airos a opção de deixar vc setar so em a ou n.
    http://www.tp-link.com/resources/sim...510/index.html