+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Boa tarde a todos

    Trabalho num provedor de internet a rádio e faz dois dias que tenho observado no log dos APs estes erros conforme está no print.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Post under-linux.jpg
Visualizações:	450
Tamanho: 	447,6 KB
ID:      	58838

    Não são todos os clientes que se desconectam do AP, mas quando estes erros aparecem no log, cerca de 25 clientes (de 3 APs no total) se desconectam e após um tempo reconectam. Atualizei os firmwares, os RouterOS, troquei a alimentação da regua POE para fonte com POE Gigabit e não consegui sanar este problema. Alguém ja passou por esta situação e conseguiu solucionar?

    Obrigado
    Pedro Henrique

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    eu tive um problema parecido com isso, mais foi só cadastrar ele em wireless, access list.
    e pronto.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Isso é, frequentemente, problema no radio cliente. O "data from unknown device" significa que o dispositivo é desconhecido para a rede, mas para a rede que "esta em atuação", ou seja, ele pode estar cadastrado no seu Access List e ele é conhecido para você, mas se ele não está registrado ele é, para a rede, desconhecido (unknown).

    O que acontece é que, o radio pode parar de responder por um tempo, ele vai cair da registration table (checa lá nos profiles da wireless, o tempo do "group key exchange", se ele não renegociar as chaves, ele cai) porém o radio cliente ta com o firmware bugado e ele simplesmente ignora qualquer verificação de que ele pode ter caido e ele fica achando, muito altivamente, que ele é o chefe da história toda, e continua mandando dados, como se nada tivesse acontecido. O mikrotik, por sua vez, ao receber dados de um dispositivo que não ta na registration table, manda ele se fude e ignora, o "sent death" é o "vai se fuder" do mikrotik (na realidade é uma mensagem pro radio cliente se "desautenticar", mas como ele não obedece, fica ignorando e continua mandando dados).

    Só trocando o radio do cliente em específico.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Atualmente não trabalhamos com access list, farei o seguinte: Vou implementar o access list em todos os painéis e atualizar o RouterOS e o firmware das SXTs dos clientes que estão causando este problema. Assim que eu tiver algum resultado, posto aqui. Muito obrigado a todos vocês.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Bom dia @pedrohafe,

    Na realidade você não precisa usar Access list para resolver esse problema, pois na ralidade o problema não tem relação com a access list. Mas claro, é uma forma de mandar um pouco mais de segurança utilizar access list para somente os clientes ativados.

    Mas outra coisa, os clientes que estão gerando esse problema usam SXT?? Eu tinha a idéia de que, uma SXT (sendo um hardware e software da mikrotik), não teria esse tipo de bug. Ja vi bastante esse tipo de problema, mas era comum antigamente, nos radinhos clientes que compravamos de qualquer marca (Greatek, Ovislink e outros).

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Bom dia @inquiery, sim, a maioria dos meus clientes usam SXT, e após eu atualizar alguns dos clientes que estavam recebendo esse "deauth" observei que o problema ainda persiste. Estou ficando louco com essa situação pois em clientes que tem sinal excelente estão caindo por erros como extensive data loss e o data unknow device sent deauth. Segue o print de um dos painéis que está acontecendo estes problemas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UnderLinux.jpg
Visualizações:	331
Tamanho: 	452,5 KB
ID:      	58960

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com mikrotik: data unknown device sent deauth

    Bom dia @pedrohafe

    Nestes clientes SXT que estão loucos mandando dados depois de terem caido da registration, configura um Watchdog neles para um IP remoto, como o seu gateway. Desta forma, eles pelo menos vão reiniciar depois de um tempo sem resposta da outra ponta e, se não conseguirem se registrar novamente devido a problemas de qualquer natureza, não vão mais ficar gerando trafego desnecessário que "incomoda no log".

    Agora os problemas que você tem nos logs referente a "extensive data loss" é realmente problema de conexão. Sinal ruim, muita interferência, ou muito trafego no mesmo canal na mesma região. Esse você vai ter que ir melhorando a qualidade do cliente em específico e de todos que estão por perto dele. Um cliente perto dele com CCQ baixo vai ferrar com ele, mesmo que a culpa não seja dele.