+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar Servidor Ubiquite pequeno. 5.8

    Olá amigos Boa Tarde. li bastante aqui no fórum sobre os equipamentos.
    mais gostaria de uma ajuda melhor se for possível.
    tenho um link de 20 mega. quero montar um provedor usando ubiquiti,+mikrotik.

    gostaria de saber qual equipamentos devo usar..

    um amigo me indicou usar mikrotik 450g +Rocket m5 + Antena Ubiquiti

    eu nao entendo muito sobre o rocket m5 . se e necessário e para que serve realmente.
    e se as antenas ja tem radio junto nanobeam ; nanostatiom e etc.

    pretendo começar com 120º depois + 120º depois mais 120º completando os 360º

    quem puder me ajudar a montar agradeço

    para 20 a 30 clientes em menos de 2 km

  2. #2

    Padrão Re: Montar Servidor Ubiquite pequeno. 5.8

    A RB450G seria pra fazer o controle dos usuarios, cadastrar qual usuario pode receber internet, e em que velocidade. Pra somente 20-30 clientes PAGANTES poderia usar RB750, ela é bem mais em conta. 20-30 PAGANTES geralmente significa 15-20 pessoas conectadas simultaneamente, o limite prático na sua rede será umas 30 pessoas conectadas simultaneamente (Ou seja, provavelmente 50 pagantes) se optar pela RB750.

    O Rocket M5 seria o Acess Point, o radio basicamente, ele seria a etapa de RF entre os clientes e a RB750 (Ou a RB450G), todo mundo se conecta no Rocket M5, ele repassa tudo pra RB750/450G e essa é que define quem vai receber internet e em que velocidade.
    E a antena é a antena... é que fazer a transferência física entre o sinal no cabo que sai do Rocket M5 e o ar (E uma antena faz só isso, passa do ar pro cabo e vice-versa).

    Vai um Rocket M5 ligado numa antena setorial Airmax 120°, pra 3 antenas de 120° precisaria 3 Rocket M5. Já viu o preço disso? É bem caro.
    Eu acho exagero um Rocket M5 e setorial Airmax (AM-5G-16-120, digamos, 5GHz, 16dBi de ganho, abertura de 120°) pra apenas 20-30 clientes. Pra apenas 20-30 clientes poderia começar com um Mikrotik Omnitik 5hnd, exemplo de preço:
    http://lista.mercadolivre.com.br/omnitik#D[Amnitik]
    Ele já tem antena de dupla-polarização integrada, de 7,5dBi. Se colocar nos clientes somente CPE SXT Lite5 ( http://lista.mercadolivre.com.br/sxt-lite5#D[A:sxt-lite5] ) poderá atender 2Km tranquilo, é só configurar direito e TER VISADA

    (Esqueça possibilidade de instalar cliente sem visada, com uma arvore ou casa na frente, isso detona a qualidade da conexão também DOS OUTROS)

    Poderia começar com custo bem baixo com RB750 e uma Omnitik, isso atende tranquilo 50 clientes pagantes entre 100 e 2000m. Melhor fazer isso e investir o resto do dinheiro no que realmente precisa: O lado legal do seu "negócio", abrindo CNPJ, procurando SCM (Próprio ou algo tipo "parceria"), operar sem nem ao menos ter CNPJ (Não sei se é o caso) é um absurdo em pleno 2015 (Em 1950 era normal, mas não vivemos no passado).

    (É uma bela diferença de preço entre RB750+Omnitik (R$ 700) e RB450G+3RocketM5+3Basestation16120 (R$ 2,4 mil), se você não tem prática com antenas recomendo que comece com Omnitik e SXT mesmo, são baratos hoje, só não dá conexão se fizer cagada, e... iniciante TEM QUE fazer cagada pra aprender, a gente diz: Não instale cliente sem visada, mas... isso sempre ocorre, tem que sofrer pra aprender, melhor sofrer com equipto mais em conta do que apostar um dinheirão sendo que tem possibilidade de 90% dos clientes em potencia não terem visada ou zona de fresnel boa até sua torre)

  3. #3

    Padrão Re: Montar Servidor Ubiquite pequeno. 5.8

    Muito bom @rubem.